Autor Tópico: Reformando a Minoltinha 1/2 frame  (Lida 22969 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 16 de Dezembro de 2008, 09:16:25
Estou começando a acreditar que temos um gênio entre nós.
Obrigado pelo elogio  :ok:. Mas se eu fosse gênio já estaria era rico.   :hysterical:
Mas que a tal gambiarra funciona lindamente isso funciona.

Guto, vou montar o tutorial depois mas se tiver pressa me avisa que eu já te mando algo.

Citar
Pelo visto o único problema que falta resolver é a lente arranhada.

Falta testar o fotômetro também. É de Selênio, não sei se está 100% mas está gerando tensão e movimentando o ponteiro. Tenho que ver se o valor que ele indica está de acordo com o real e caso não esteja se dá pra ajustar.
Mas de qualquer modo acho que isso eu resolvo. Só questão de tempo.

Citar
PS - Já sei pra quem vou mandar minhas máquinas quando derem algum problema... :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

Problema é saber se elas vão voltar...  :assobi:   :hysterical:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #31 Online: 16 de Dezembro de 2008, 09:27:35
Isso sim é engenharia reversa... :hysterical: :hysterical:

Parabéns Rogerio "Magiver" Prazeres....

abraços


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 16 de Dezembro de 2008, 09:43:06
Rogerio, eu espero pelo tutorial.  :ok:
Quanto ao fotômetro vc pode comparar com a sua digital para ter uma referência mas como é de Selênio provavelmente já deve ter perdido um pouco das suas propriedades foto-elétricas devido o tempo. Isso é o de menos. Quem gosta de câmeras antigas tem que se contentar em fazer a fotometria no olhômetro, usar tabelas ou comprar um fotômetro de mão.
Agora...se vc verificar que o fotômetro está detonado e conseguir fazê-lo funcionar como antes, o título de gênio é seu.  :)
abs.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 09:53:15 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #33 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:27:08
Putz, eu postei sobre isso no tópico sobre TLRs... Queria arrumar os fotometros de selênio... Ai ficaria bala.
Rogerio, eu espero pelo tutorial.  :ok:
Quanto ao fotômetro vc pode comparar com a sua digital para ter uma referência mas como é de Selênio provavelmente já deve ter perdido um pouco das suas propriedades foto-elétricas devido o tempo. Isso é o de menos. Quem gosta de câmeras antigas tem que se contentar em fazer a fotometria no olhômetro, usar tabelas ou comprar um fotômetro de mão.
Agora...se vc verificar que o fotômetro está detonado e conseguir fazê-lo funcionar como antes, o título de gênio é seu.  :)
abs.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:33:57
Putz, eu postei sobre isso no tópico sobre TLRs... Queria arrumar os fotometros de selênio... Ai ficaria bala.

Fala Lucas!

Pô! Gambiarra é a minha área (sou engenheiro de eletrônica :hysterical:).

Fique acompanhado o tópico. Parece que vai funcionar com o original mas posso ter que desenvolver algo diferente pra essa minoltinha.
Fotômetro eu garanto que ela vai ter, nem que eu faça um.  :D

E de qualquer modo posso ter uma solução alternativa para seu caso. Depende muita da cam etc.
Se quiser conversar mais manda MP pra não sobrecarregar o tópico aqui  :ok:.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #35 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:44:11
Beleza... Eu conheço eletrônica também, mas um fotômetro de selênio é algo q não consigo imaginar!! Como algo funciona sem energia??? Foi o tesla q inventou???? rs

Putz, eu postei sobre isso no tópico sobre TLRs... Queria arrumar os fotometros de selênio... Ai ficaria bala.

Fala Lucas!

Pô! Gambiarra é a minha área (sou engenheiro de eletrônica :hysterical:).

Fique acompanhado o tópico. Parece que vai funcionar com o original mas posso ter que desenvolver algo diferente pra essa minoltinha.
Fotômetro eu garanto que ela vai ter, nem que eu faça um.  :D

E de qualquer modo posso ter uma solução alternativa para seu caso. Depende muita da cam etc.
Se quiser conversar mais manda MP pra não sobrecarregar o tópico aqui  :ok:.

Abraços.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 16 de Dezembro de 2008, 12:31:39
Beleza... Eu conheço eletrônica também, mas um fotômetro de selênio é algo q não consigo imaginar!! Como algo funciona sem energia??? Foi o tesla q inventou???? rs

Como assim não consegue imaginar? Não consegue imaginar como uma célula de selênio gera energia?
Se for isso  a resposta é: Convertendo energia luminosa dos fótons em elétrica.

Nos tempos modernos as células de selênio foram aposentadas pelo uso das de silício mas o princípio é basicamente o mesmo porém duram mais.

Só não sei se o silício seria bem aplicado em fotografia. Teria que ver se a resposta dele aos diversos comprimentos de luz é a mesma.
Aliás é algo que certamente foi tentado. Vale pesquisar.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #37 Online: 16 de Dezembro de 2008, 13:57:36
Matou a charada! Era exatamente essa a questão.
Mas o que faz o selênio parar de funcionar? Ou ficar preguiçoso...

Beleza... Eu conheço eletrônica também, mas um fotômetro de selênio é algo q não consigo imaginar!! Como algo funciona sem energia??? Foi o tesla q inventou???? rs

Como assim não consegue imaginar? Não consegue imaginar como uma célula de selênio gera energia?
Se for isso  a resposta é: Convertendo energia luminosa dos fótons em elétrica.

Nos tempos modernos as células de selênio foram aposentadas pelo uso das de silício mas o princípio é basicamente o mesmo porém duram mais.

Só não sei se o silício seria bem aplicado em fotografia. Teria que ver se a resposta dele aos diversos comprimentos de luz é a mesma.
Aliás é algo que certamente foi tentado. Vale pesquisar.

Abraços!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 16 de Dezembro de 2008, 16:56:52
Lucas,

Pesquisei um pouco aqui e os motivos para a célula de selênio parar de funcionar.

Pelo que vi muitas vezes é apenas por conta de mal contato e oxidação do material. Às vezes essa degradação é interna à célula e ela estraga completamente.
Mas parece que em muitos casos é recuperável com limpeza geral e restauração das trilhas com tinta contato.

Há também uma empresa que está vendendo células de selênio novas para fotômetros e alguns estão adaptando elas em suas câmeras.

Por outro lado parece que o pessoal está conseguindo bons resultados também com modernas células de silício. Elas não tem exatamente a mesma resposta do selênio ao espectro de luz mas é próxima e na prática os que tentaram dizem que funciona muito bem tendo que ajustar apenas o valor do resistor do circuito.

Veja um exemplo:
http://www.thermojetstove.com/Autoeye/meter.htm

Ou seja, com um pouco de trabalho e pesquisa tudo é possível  :ok:.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #39 Online: 17 de Dezembro de 2008, 10:33:31
Rogério, criei coragem pra abrir uma pentax 50mm q tenho de sobra aqui, e que está absurdamente fungada.
Porém, cheguei num ponto onde nao consigo mais tirar nada, e é justo o ponto onde preciso limpar!
Estou ciente de todos os riscos q estou correndo, porém, como te disse, tenho "sobrando" 50mm.
Como vc comentou que já abriu, peço uma ajuda!
Seguem fotos:





rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Dezembro de 2008, 10:58:47
Lucas,

Vc começou pelo lado mais difícil  :hysterical:. Já desmontou até o helicoidal. rsrs.
Mas se foi bem sucedido está ótimo.  :ok: :ok:

Geralmente vc pode desmontar a ótica inteira sem mexer na mecânica da lente.
A Pentax, Seagull e essa Minolta que desmontei são assim.

Pra desmontar a ótica da Pentax o começo é tirar esse anel frontal onde tem a marca. Ela é rosqueada na mesma rosca frontal da lente.
Depois sai essa parte frontal inteira (mais 3 pequenos parafusos) e o resto dos elementos saem só desrosqueando um do outro.

O melhor jeito é com uma ferramenta que é tipo um tubo de borracha que vc consegue colocar torque neste anel sem estragá-lo e sem pôr em risco a objetiva.
Se não quiser comprar essa ferramenta pode improvisar com um pedaço de mangueira de borracha dessas bem grossas.

No fundo o processo é parecido. Tem uma proteção que sai com 3 parafusos minúsculos e o resto é só desrosquear. Cuidado que na minha essa proteção não é de metal, é um tipo de resina.

Quanto à mecânica:

O anel de abertura é preciso ter cuidado (mas vc já desmontou.. rsrs) pois pra ele ter aquele giro compassado tem uma pequena esfera sob pressão de uma molinha que salta ao desmontar. Se perdê-la tem que arrumar outra ou se contentar em girar a abertura livremente ( o que pode nem ser ruim  ;) ).

Abraços!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 11:06:19 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Dezembro de 2008, 11:04:46
Dica:

Ao remontar resista à tentação de lubrificar algo com óleo.

Se o helicoidal estiver meio duro, limpe bastante com uma escova de dentes, teste e lubrifique com uma quantidade mínima (mínima mesmo) de graxa grafitada dessas que não endurecem com o tempo.

À propósito, só estou incentivando pois vc se disse ciente dos riscos.

Abraços e parabéns pela coragem. :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 17 de Dezembro de 2008, 13:20:02
Onde vocÊ consegue peças para reformar? Tenho uma Trip 35 precisando de reparos aqui. Queria ver se conseguia reformar ela também!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Dezembro de 2008, 14:07:59
Onde vocÊ consegue peças para reformar? Tenho uma Trip 35 precisando de reparos aqui. Queria ver se conseguia reformar ela também!

Não precisou de peças Léo.

Vou precisar de alguns parafusos, talvez trocar um resistor ou adaptar uma célula de silício no fotômetro (ainda não testei ele comparando com uma referência).

O que estava danificado era o tal pino (que foi recuperado), as lentes do visor que estavam completamente arranhadas (não usáveis) e consegui polir.
Depois faltará só recuperar o elemento frontal da lente que deve ser possível polir também. Mas estou estudando isso com mais calma ainda e devo mandá-lo pra um profissional.

O resto é estética e estou decidindo se vou reformar seguindo o padrão original ou dar uma "tunada".

Eu acho legal reformar coisas comprando o mínimo de peças possíveis. Se quebra uma mola eu arrumo um fio de aço mola e faço outra. Se não tem o fio eu arrumo de uma mola velha.

Como engenheiro, vejo esses equipamentos antigos, muitos feitos à mão e invejo muito a habilidade e criatividade dos que fizeram com tão poucos recursos.
Reformado e dando soluções novas aos problemas durante a reforma eu me sinto um pouco mais próximo deles.

Desisti da Seagull e dei ela pro Elmo justamente porque onde moro atualmente não dá pra fazer certos serviços que a reforma exigiria (soldas delicadas etc). Além disso ela é de construção bem mais complexa e eu não me vejo usando filme 120 por enquanto.
Como tem uma igual pra comparar, o Elmo tem muito mais chance de fazê-la voltar á vida.

Quanto à sua Trip, como vc mora em Sampa a possibilidade de uma reforma quase sem comprar peças é imensa. Mas se precisar acho que o melhor caminho é o EBAY e as oficinas antigas nacionais mesmo. A Trip foi muito vendida e tem muita quebradas por aí.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #44 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:21:00
Pô, esse tópico tá rendendo. Eu tinha feito um teste de obturador com o microfone mesmo. Segurava o espelho levantado e os picos de sinal davam mais ou menos na hora da abertura e fechamento das cortinas. Aí era só medir a distância entre os dois picos. Certamente não era tão preciso quanto o seu método e também não funcionava com as cortinas modernas verticais com várias lâminas.

Você tem que descrever direitinho esse dispositivo fotossensível que você fez, qual o componente e tal. Será que funciona obturadores de plano focal e com as cortinas mais modernas? Se funcionar, vai ser útil para muita gente aqui do fórum, além dos usuários de analógicas.

Queria entender mais de eletrônica... talvez eu faça um curso técnico no futuro ou umas disciplinas como ouvinte na graduação, sei lá, algo que dê o embasamento que eu preciso para mexer em amplificadores valvulados, efeitos de guitarra e câmeras fotográficas.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS