Autor Tópico: Reformando a Minoltinha 1/2 frame  (Lida 22910 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:37:34
Depois do tópico da Trip 35 deu vontade de dar um fim melhor às duas câmeras semi destruídas que eu tinha aqui.
A Seagull ganhou dono novo, mas a minoltinha repo ficou.

A bichinha foi briquedo de criança por uns 20 anos  :doh:.

Fotos da reforma:

A Minoltinha pelada e recebendo alta da UTI. O coração já tá batendo...  :clap:



Aí o obturador, diafragma e transporte já estão funcionando.
Pra testar falta polir a ótica da lente frontal e visor e testar se o fotômetro está medindo corretamente.
Haja paciência pra ajustar cada peça pra se encaixarem perfeitamente, firmar novamente os pinos frouxos, cada mola etc etc etc. P#t@ dum trabalho!!




A primeira vez que desmontei só pra ver como funcionava. Ainda não tinha intenção de reformar.





Agora sim... De forma organizada e com cuidado.




Minha primeira burrada foi tentar lubrificar o obturador com óleo... Depois tive que desmontar inteiro pra lavar pois o óleo gruda as lâminas... Mas foi até bom pois aproveitei pra limpar bem e deixei como novo!
Quando dispara chega a fazer um som metálico bonito de sino.
"Pliiim!!"  :ok:


Pino guia quebrado. Esse troço tem espessura de 1,5 mm mais ou menos



O pino que estava quebrado recuperado.


Esse troço aí deu trabalho pra fazer. Uma semana pensando como fazer e tentando achar material adequado.
Depois achei na rua uma haste de sombrinha que serviu pra começar....
Mais um dia inteiro de trabalho, um pouco de araldite e aí está.
A única solução foi fazer por cima do antigo.... Ficou mais espesso que o original mas eu compensei aparando o sulco do disco de ajuste que ele corre.



Lixando pra tirar o ferrugem, cola, tinta velha etc. Quando ela voltar a fotografar vai ganhar uma roupa nova. Provavelmente personalizada.  :assobi:



É isso aí!!

Pô! Se vou entrar pro clube dos analógicos tenho que ter uma compacta de filme com mais de 30 anos também.  :D
Ah sim... E essa minoltinha tem modo "Bulb"  :clap:

Abraços!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 00:42:12 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:17:40
Sensacional!

Você sabe polir lente? Com que? Dizem que com vermelhão dá.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:22:56
Sensacional!

Você sabe polir lente? Com que? Dizem que com vermelhão dá.

Não sei Ivan.  :(

Já estudei um pouco sobre polimento de espelho de telescópios e conheço alguma coisa.
Mas pra uma lente desse tamanho tenho medo de distorcer a superfície e como não sei se a ótica dessa cam é boa não quero piorá-la.

Vou conversar com um pessoal de ótica pra ver se eles tem equipamento pra polir de forma controlada.

O que é vermelhão? Aquele pó que chamam de Xadrez?
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:26:56
Ohh, Rogério, se vc começar a fabricar relógios eu vou ficar com um. hehe
"Relógios Prazeres".
Cara isso é trabalho para relojoeiro.
 :worship: :worship:
 :clap: :clap:
 :clap: :clap:
 :clap: :clap:

Aguardo ansioso por ela em alta.
Qual o modelo desta camera?

abraços e bom trabalho
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:56:22
Ohh, Rogério, se vc começar a fabricar relógios eu vou ficar com um. hehe
"Relógios Prazeres".

Aguardo ansioso por ela em alta.
Qual o modelo desta camera?

abraços e bom trabalho

Interessante que eu também gosto de relógios mecânicos. Mas não tenho mais que o meu atual de ponteiro, porém à bateria e um de plástico de 5 reais. :hysterical:

É uma Minolta Repo model II.

http://licm.org.uk/livingImage/Minolta_Repo.html

A minha estava bem pior que esta. É pena que não a fotografei antes.

A cam não é nada extraordinário, é apenas mais uma compacta vendida na década de 60.
A graça aí é mais o processo da reforma.  ;)

Obrigado pelos incentivos!  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 08:14:58
Parabéns, Rogério, trabalho muito bom.
Quanto a lente acho melhor voce procurar uma no Ebay só para peças e desmontar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2008, 09:35:40
Muito bacana mesmo.
O mais legal de tudo isso é quando ela estiver prontinha, você fotografar com ela e sentir "aquele" prazer :ok:
Parabéns pelo trabalho!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 09:36:58 por Marcelo »
Deutschland

Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2008, 09:57:20
Sensacional!

Você sabe polir lente? Com que? Dizem que com vermelhão dá.

Não sei Ivan.  :(

Já estudei um pouco sobre polimento de espelho de telescópios e conheço alguma coisa.
Mas pra uma lente desse tamanho tenho medo de distorcer a superfície e como não sei se a ótica dessa cam é boa não quero piorá-la.

Vou conversar com um pessoal de ótica pra ver se eles tem equipamento pra polir de forma controlada.

O que é vermelhão? Aquele pó que chamam de Xadrez?

Isso mesmo, pó xadrez e água. A água é importantíssima todo o tempo. Acho que o Luiz Paracampo fala alguma coisa disso no site www.novacon.com.br Só que o site é infernalmente organizado, e encontrar algo lá é dificílimo. Mas ele já me falou sobre isso, sobre plimento com pó xadrez vermelhão (óxido de ferro) e água, sendo a água o elemento fundamental para o polimento. Segundo ele faz uma sujeira desgraçada mas dá certo.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2008, 10:39:21
Para polimentos de vidros....

essa empresa tem um kit para limpeza e polimento de vidros. Dá para utilizar também pasta diamantada (bem mais caro, mas excelente)

http://www.easycleaning.com.br/index_arquivos/vidros.htm

Mas se o risco for profundo, o melhor é mandar para uma óptica. Pois como o rogério disse o risco (perigo) de deformar a lente é grande...

Abraços


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2008, 23:21:52
Conheço esse site Ivan. Muito legal! É como uma viagem no tempo totalmente desordenada.  :hysterical:
E o autor escreve como se vivesse nesse tempo. Incrível! Esse Luiz deve ser uma figura ímpar!

Tem um artigo lá sobre polimento porém é mais teórico. Amanhã vou comprar o pó xadrez vermelho e testar na lente frontal do visor, que de um lado é plano, polindo sobre outro vidro plano.
Também tomei também a liberdade de mandar um email pro site novacon pedindo ajuda.

Paulo,
a dica do Ebay é uma boa, mas se eu tiver que destruir outra pra fazê-la funcionar a coisa perde o sentido. A menos que achasse uma totalmente inutilizada porém com a ótica perfeita, o que é quase impossível.
Vou tentar revivê-la na paciência mesmo. Recuperando e reconstruindo cada parte inclusive a lente se for possível.

Marcelo, vou me empenhar pra ela funcionar bem. Fotografar ela vai, porém se vai fazer boas fotos aí é outra história.
O maior problema é que ela é semi-automática. Não dá pra escolher abertura e velocidade.
É assim: Vc aponta pra onde quer e vai girando o dial até juntar dois ponteiros.
Ela mecanicamente vai mudando a velocidade (não dá pra saber exatamente qual) e depois fechando o diafragma num "algoritimo" próprio dela (depende do formato dos sulcos de um disco).

Por isso ainda vou ter que desenvolver um método específico só pra testar o fotômetro, mas isso também faz parte da diversão.
Depois vem o ajuste de foco que ainda não tenho certeza como vou fazer. :doh:
Serão vários capítulos hehe...

Renato, valeu pelas dicas também.
Estão anotadas pra caso não ache uma solução mais caseira ou uma ótica que faça o serviço. :ok:

Abraços a todos!!!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2008, 00:55:37
Parabéns. Pelo visto vc está "ressuscitando" a máquina.  :ok:
Faço votos que consiga deixa-la funcionando novamente, Rogério. Já pensei em comprar uma Trip 35 bem baratinha e detonada no ML só para mexer nela e tentar restaurá-la mas quando penso que não tenho as ferramentas corretas acabo desanimando. Achei uma vez na net um manual de reparo dela com especificações de todas as peças. Tem coisa pra caramba. Da até medo de abrir.
Vou aguardar o desfecho desse conserto.
abs  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2008, 18:30:08
Pessoal,

Aos interessados, após muita pesquisa e trabalho tenho notícias sobre o polimento das lentes e visor da minoltinha.

Não achei nada que indicasse um bom método para polimento caseiro de lentes de forma controlada. A únicas informações que achei são relativas aos materiais usados e pessoas desencorajando o polimento caseiro ou em ótica :(.

Mas houve uma boa evolução em dois aspectos  :D.

Estou conseguindo recuperar o visor em casa. Para a lente achei um profissional em São Paulo que faz esse tipo de polimento. Ele me pareceu muito técnico e não me cobrou preços abusivos.
Segue então a novela.

Sobre o visor.

Como as duas faces do visor que arranharam são planas, estou conseguindo um bom resultado com uma lixa d'água (carbureto de silício) granulação 1200, muita água e muita paciência.

Tentei o Xadrez vermelho (Óxido de ferro sintético). Parece que funciona, mas como o desgaste é muito suave não rendeu o trabalho. Parece que os arranhões são muito profundos pra sairem só com ele.

Certo que teria que desgastar mais a superfície do visor antes do polimento final, apoiei a lixa sobre um outro vidro plano e comecei o desgaste da superfície.

Por incrível que pareça a lixa não tem dureza suficiente pra cortar o vidro com profundidade e lubrificada com água dasgasta muito lentamente a superficie ficando bem próxima de uma superfície já polida.

Vi um filme inteiro enquanto fazia o movimento para polir um dos elementos.
Apenas com a lixa já consegui deixar o visor bem usável. Vou apenas tirar os últimos arranhões e após isso voltar a tentar um método de polimento final pra ficar 100%.
Obviamente vou tentar com outros pedaços de vidro antes pra não estragar a evolução já feita.


Mas que fique claro que são superfícies planas do visor e que não interferem na imagem da foto. Para a parte curva do elemento frontal não ousei experimentar nada para não deformá-la.


Sobre o elemento frontal

Entrei em contato com uma assistência em São Paulo, contei o caso e o senhor que me atendeu me indicou o profissional que faz esse serviço para eles.

Liguei para o sujeito e fui muito bem atendido também. Expliquei novamente o caso e ele não só disse que faria, como me fez um preço muito viável por entender que se trata de um equipamento sem valor comercial. Nem precisei pechinchar.

Ele me orientou a não tentar fazer nada na lente antes de mandá-la pois ao tentar polir, se eu distorcer o raio ele não terá condições de medi-lo pra refazer.
Teria que fazer com um raio estimado o que não garante o funcionamento correto da lente.

Ele diz trabalha com lentes grandes de uso profissional. A única coisa que atualmente ele não faz é o coating, mas como a lente já não tem, creio que ficará como original.

Optei por não colocar os nomes antes de experimentar os serviços.
Amanhã devo mandá-la e se tudo continuar dando certo divulgarei e recomendarei com muita alegria o nome e contato dos envolvidos.

A pena é que queria fazer tudo sozinho :( mas essa da lente vai ficar pra a próxima  :D.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2008, 18:48:25
Rogério,

Mandei polir as lentes de minha Elmoflex aqui e custou R$ 110,00, vale lembrar que são dois conjuntos na TLR.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2008, 19:25:23
Elmo,

Nem sabia que aí em BH tinha esse serviço. Será que no Rio ou Salvador ( casa do meus pais que eu vou agora no fim no ano) também tem e eu não achei por procurar mais na Internet?  :ponder:
Vou ligar para algumas assistências pra ver.  :ok:

Mas tira umas dúvidas.

Quantas superfícies no total foram polidas na Elmoflex por esse preço? Alguma tinha Coating?

Estavam realmente arranhadas ou foi só um polimento de limpeza superficial? A nitidez ficou perfeita?

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:29:10
Rogério,

As lentes da Elmoflex são removíveis, mas não rolou polimento nos três elementos de cada lente nao, só nas 4 superfícies externas. NA verdade elas estavam todas opacas, mas não era arranhão não. Ficou perfeito. Muito bom.

Fiz aqui na Perfil Digital e uma semana pra entregar.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 21:30:30 por Elmo »