Autor Tópico: [OPINIÃO] Qual o papel dos fóruns no processo de aprendizagem?  (Lida 5040 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2008, 20:01:34
Obrigado, Braga.

Mesmo assim, é preciso senso crítico para aproveitar o blog, até mesmo para saber em que ocasiões aquilo tem sentido.

Abraços,
ivan


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2008, 23:39:38
Olá Ivan,tudo bem?

Não gostaria de desvirtuar a essência do "post" da nossa amiga Kika, mas não posso me furtar em te afirmar que você é referência, lógico que cada um assimila o que melhor lhe interessa, mas você não pode se furtar de que faz um trabalho sério e merecedor, por este mesmo fato, de credibilidade, como disse o Braga (aliás também sou Braga).

Suas próprias palavras dão conta da seriedade de seu trabalho, quando diz sobre resguardar a Autoria, então, fica confirmado aquilo que eu disse na minha resposta, não só em relação a ti, mas também como por vezes um assunto fica disperso nos fóruns, muitas vezes até mesmo morto pelas intervenções inadequadas sobre o assunto e pelas intercorrências inseridas.

Vá em frente, digo-lhe apenas uma coisa, no livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, essa grande escritora diz que "a vaidade no Homem é negativa, mas que o orgulho é um direito dele".

Abraços

Ricardo Braga Lou
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 23:42:44 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2008, 23:44:01
Citar
"a vaidade no Homem é negativa, mas que o orgulho é um direito dele".
Legal isso.
Obrigadão, Ricardo.


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:08:57
aprendi tudo de fotografia em foruns.... devido a boa vontade e interesse de compartilhar conheciomento de muitos participantes daki.... hj sou fotografo de ambienetes e nao fiz nenhum curso =]


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2008, 17:15:20
O fórum me parece um espaço muito útil para solucionar dúvidas técnicas pontuais. Que equipamento usar e como usar para produzir tal atmosfera. Nisso os fóruns são valiosíssimos. No entanto, a parte filosófica, a parte de linguagem, a semiótica, a parte acadêmica a até mesmo a parte da experiência profissional de cada um, essas coisas não são muito debatidas. Às vezes nos são expostos trabalhos na galeria do fórum, mas não ficamos sabendo muito sobre a sua concepção.

Obter informação apenas a partir do fórum torna o aprendizado pouco arejado. Olhando a súmula de uma disciplina de fotografia que a minha namorada fez no curso de psicologia, já obtive uma lista de livros interessantes para complementar o meu aprendizado. Alguns consagrados, mas que eu não os conhecia: A Câmara Clara, de Roland Barthes e O Ato Fotográfico de Philippe Dubois, entre outros.

Esse tipo de sugestão de leitura é difícil aparecer no fórum e, caso apareça, rapidamente se perde no meio dos tópicos sobre qual equipamento comprar, reviews de objetivas e coisas do tipo.

O fórum é ótimo, mas como única fonte de aprendizado, é um bocado pobre.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2008, 17:38:51
Francisco,

Muito boa a sua colocação...


SARAIVANIL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:51:53
Parabéns pela iniciativa, para mim que sou iniciante e muito bom poder aprender muito com fotógrafos de primeira, e pessoas muito humanas, vale a pena fazer parte dessa comunidade de artistas e profissionais, cada dica de vocês, cada conselho, e de muito valor. parabéns por vocês.


Bruna Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:24:24
Oi gente! Sou nova aqui no forum, e me identifiquei muito com o seu depoimento Kika, pois vivo o mesmo processo que vc contou. Sou estudante de pos graduação e moro fora do Brasil. "Descobri" a fotografia a pouco tempo, comprei uma câmera, e sem condicoes de fazer curso , a internet tem me ajudado muito. Como foi falado antes, as discussões feitas no fórum, alem de trazer muita informação, motivam nossas reflexões. Tb participo de um fotoclube, e as atividades promovidas por ele estimulam discussoes, aprendizado e claro boas amizades.

Bj!




Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2008, 23:21:39
Bruna, bem-vinda ao fórum, espero que você possa tirar bom proveito dele nessa etapa particular da sua vida.


jacqueline-reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:01:50
Eu adoroooo fóruns! Sempre aprendo muito.
Só acho que devemos tomar cuidado com as informações e ter discernimento...
O que eu leio não considero como uma "verdade absoluta", mas sim como um roteiro para uma busca mais aprofundada sobre o tema.
Eu leio quase tudo o que vejo sobre fotografia...como sou novata...leio no fórum e vou atrás de aprofundamento.

A troca de experiencias,as informações e dicas sempre são válidas. E acredito que para todos! Independente de de nível técnico.
No meu caso, o fórum alem de propulsor de novos rumos na minha caminhada fotográfica me ajuda na escolha de equipamentos,livros e cursos...

Além obviamente na possibilidade de novos amigos!

Abços.
Jacqueline Reis
Fotógrafa


Duda2009

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2008, 17:20:39
Sou novata no forum. Estou adquirindo muuuuuuito conhecimento, principalmente técnico. O pessoal daqui é bacana demais,  não se nega informar, orientar. Aqui é um dos grandes meios de aprendizagem.