Autor Tópico: Fotografando Baladas  (Lida 2537 vezes)

Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:22:26
Opa galera, seguinte

Vou fotografar uma festa este fim de semana e preciso de certas dicas..a festa é em uma boate, ou seja, um local escuro porem com mtas luzes proprias de boates, junto tem um pequeno bistro-pub no local, com uma iluminação mais legal

O qq eu tenho de equipamento, uma Nikon D40, a lente do kit 18-55 (tenho também a 70-300 mas como as fotos são tiradas de perto, 70mm as vezes nao consegue pegar muita coisa) e também uso um flash externo, um sb-600 com um rebatedor.

O problema: semana passada fui em uma festa bater fotos por conta propria, para mim treinar, e vi que por ex..neste pub existem luminarias que dão uma luz legal pro ambiente...em minhas fotos elas ficaram como se estivessem apagadas..fico feio, porque comparei com as fotos do site do lugar, e as oturas estão mtooo melhores.
Então, o que eu preciso mais ou menos é a receita do bolo, o ISO eu sei que devo deixar em 800. abertura em uns 7 e velocidade uns 30...e o resto, o flash no TTL, mas, qual o lance para deixar o fundo iluminado?

outra coisa que usei no flash, foi ele com 60º de inclinação...


Aqui vai um exemplo, primeiro a foto que eu tirei, e depois, uma foto que foi tirara por um fotografo de lá.

Minha foto: http://i176.photobucket.com/albums/w197/julianoeb/DSC_0747Medium.jpg

Foto do fotografo: http://i176.photobucket.com/albums/w197/julianoeb/191020091727278085_a_jeb0163_resize.jpg


Então, aonde foi que eu errei?
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2009, 17:23:00 por Kavra »


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:38:17
Bom...

ISO joga o máximo possível, levando em conta que vc não vai fazer ampliações etc.

Abertura, joga 1/15, é o limite, segure firme, mas o flash vai te ajudar muito a não sair tremido.

Abertura maior possível....

A fumaça atrapalha muito, ela deixa a foto meia branca

As cores dele estão mais quentes...
Tenta usar um WB mais elevado, tipo uns 7 mil kelvim (acho que quanto maior, mais quente)
Talvez ele tenha uma canon, e usou um picture style proprio, onde contraste etc estão mais elevados..

Pega uma foto sua, e eleva o contraste em algum editor... vais ver que ela fica mais quente mesmo...


Uma regrinha que aprendi para deixar o fundo mais claro em locais assim, é talar o iso mesmo.
Isso faz com que se vc não tiver flash, a foto fique clarinha...
ai o flash vem e ilumina o assunto..

Eu tb costumo esperar as luzes da danceteria...
em certos momentos elas ficam apagadas(segundos apenas), ai quando ligam, eu clico..

Eu tb costumo pedir para as pessoas virarem de costa, para o local mais iluminado da festa... assim pega o maximo de luz por traz...

Não sou fotografo de balada, acho que não vale a pena colocar o equipamento nestes locais por 50 reais, mas já dei umas brincadas

espero ter ajudado..
abraços


Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:45:27
Bom...

ISO joga o máximo possível, levando em conta que vc não vai fazer ampliações etc.

Abertura, joga 1/15, é o limite, segure firme, mas o flash vai te ajudar muito a não sair tremido.

Abertura maior possível....

A fumaça atrapalha muito, ela deixa a foto meia branca

As cores dele estão mais quentes...
Tenta usar um WB mais elevado, tipo uns 7 mil kelvim (acho que quanto maior, mais quente)
Talvez ele tenha uma canon, e usou um picture style proprio, onde contraste etc estão mais elevados..

Pega uma foto sua, e eleva o contraste em algum editor... vais ver que ela fica mais quente mesmo...


Uma regrinha que aprendi para deixar o fundo mais claro em locais assim, é talar o iso mesmo.
Isso faz com que se vc não tiver flash, a foto fique clarinha...
ai o flash vem e ilumina o assunto..

Eu tb costumo esperar as luzes da danceteria...
em certos momentos elas ficam apagadas(segundos apenas), ai quando ligam, eu clico..

Eu tb costumo pedir para as pessoas virarem de costa, para o local mais iluminado da festa... assim pega o maximo de luz por traz...

Não sou fotografo de balada, acho que não vale a pena colocar o equipamento nestes locais por 50 reais, mas já dei umas brincadas

espero ter ajudado..
abraços

gastro, ajudou um monte.

Mas me diga uma coisa, a minha D40 se nao me engano nao tem controla manual de temperatura em numeros, apenas ajustes pre-definidos.

Entao uma temperatura de 7 mil kelvim seria o que? Luz solar, flash, nublado...qual pre definição deve ser usada?

valeuuu abs


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:49:21
Nem a minha tem hehehe
mas aparece em baixo das siglas, nublado, sol etc..

7 mil, na minha camera é nublado, e 5 mil é dia de sol...
não entendo pq...

Mas uma dica que posso te dar, já que temos cameras diferentes.. é o seguinte..

coloca umas camisas coloridas no varal de dia..
peda um papel e caneta...
marca o wb, bate foto, anota o numero
altera o wb
marca o wb, bate foto, anota o numero
altera o wb
marca o wb, bate foto, anota o numero

até experimentar todos
ai vc vai no pc, e vê qual resultado ficou mais quente, e qual mais frio

Se na sua aparece sol, ou nublado, é provável (99% de certeza) que por regra usando estes, as cores ficaram mais quentes...



rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 18:11:36
cara, eu não arriscaria alterar o WB na camera, eu fotografo em RAW e depois ajusto a temperatura para todas as fotos facil e rapido. Assim nao corro o risco de ter todas as fotos com WB errado.

Outra coisa, em eventos fechados dessa forma muitas vezes o fundo so atrapalha, então uso a maximo abertura possivel, f2.8 ou ate menos e mais o ISO alto tenho o fundo claro, porém desfocado, ressaltando mais ainda o assunto e as vezes ate dispenso o flash e obtenho a luz natural do momento.

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2009, 18:14:57 por rodrigophoto »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 20:48:26
Pelo exif dá para ver que ele usou uma Nikon D2Hs. Iso 640, abertura 2.8 e velocidade 1/8. Não existe receita de bolo. O negócio é pensar na foto e testar.

[ ]s

Formel


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2009, 02:32:49
Citar
O negócio é pensar na foto e testar.

exatamente. o ideal é vc pensar em cada momento, em cada situação. o q vc quer dessa fotografia?

essas coisas de ter uma luminária acesa ao fundo, escurecer o fundo, desfocar assunto... vc vai pegando com o tempo. é lógico, não é só chegar e ir clicando insanamente; é essencial vc ter uma boa teoria.

com uma boa teoria, vc vai chegando às conclusões. como, por exemplo, o q fazer para que um objeto emissor de luz parca apareça no fundo, com assunto principal iluminado por flash externo.

é mto empirismo apoiado em teoria.