Autor Tópico: Como usar lentes close-up e filtros?  (Lida 19774 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 18 de Agosto de 2005, 19:29:39
Na empolgação, comprei alguns filtros e lentes close-up. Nem sei se a marca presta. :wallbash:

Filtros CPL (polarizador?), UV (ultravioleta?), Skylight 1B (???), todos da Sunpak (made in ???).
Lentes close-up: +1, +2, +4, +10, da Asian (made in???).
Lente Telephoto 3x Tokina (mande in Japan; me falaram bem dessa).

A dúvida é como posso usar esses lentes:

1. Posso usar em combinação?
2. Em qual ordem?
3. Quais as situações em que devo usar cada um dos filtros?

Desculpem se a pergunda é bem idiota.:russian_roulette:

 


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:08:49
Eu também gostaria de saber as respostas.
Essa mensagem já foi lida + de 150 vezes e ninguem respondeu?
Cadê os deuses da fotografia? Estão de férias ou esse forum é só para elite, iniciante não tem vez.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:20:11
Hehehehehehe...pessoal, na prática eu não entendo nada de filtros mas tem um artigo do Leo explicando muito bem o principio de funcionamento e as aplicações dos principais filtros. Vale dá uma conferida : http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20716.0
abs  :ok:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2008, 11:21:26 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:20:28
Valeu, vou dar uma lida. Cara eu não sei se estou errado, mas como eu muita gente frequenta este forum, para garimpar informação. Acho que nenhuma pergunta deveria ficar sem resposta.
Por isso envoco os deuses da fotografia, para olharem por nós e nos orientarem.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:29:51
Vc pode até usar alguns em conjunto, mas ai o problema é vinhetagem, se for em uma tele dá p/ contornar, mas em uma wide é fatal.

O Sunpak é razoavel, tenho um flash deles muito bom, nunca deu problema, só come pilha.

Tokina tb é uma marca boa, mas nunca tive nada deles.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


alessandropimenta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
    • Alessandro Pimenta • Fotógrafo • Edição de Vídeo • Tratamento de imagem
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:13:03
vc pode usar todos os close up juntos ai vc teria +17 eu ja usei e fica bom
Alessandro Pimenta
Nikon D300s • 50mm 1.8
www.alessandropimenta.com
www.flickr.com/alessandropimenta


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2008, 15:44:36
Beleza, então, vale a pena comprar um conjunto de "+1 até +10", estou pensando seriamente. Acredito que comprarei de 72mm que servirá para a Sony(74) e Fuji(67), já que possuo os aneis para 72.
Valeu


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2008, 17:25:54
Vc pode utilizar os filtros em conjunto. Mas como disseram corre o risco de ter vinheta em certos casos. Devido a quantidade de vidro extra na frente da lente a nitidez poderá ser sacrificada, a quantidade de luz que vai chegar no sensor será menor, sendo necessário compensar.

Nos testes que fiz com +1,+2 e +4, notei que mais de 3 fica uma combinação um pouco complicada. Se precisa de um +10, é preferível comprar o de +10 do que tentar usar uma combinação de filtros p/ chegar neste valor.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2008, 18:27:46
Eu cheguei a pensar nisso, e como o meu interesse é puro Hobby, vou tentar comprar a +10 sómente, acho que vai ser bem mais do que suficiente.
Valeu


leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:53:12
Nesse link fala sobre mais algumas lentes que não foi falado no site acima

http://blog.rostev.com/2008/11/filtros-fotograficos.html


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2010, 10:15:32
Acho que um tubo extensor é muito mais jogo que esses filtros.


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2010, 18:32:50
Filtros CPL -Polarizador linear. Um polarizador funciona eliminando luz somente com uma polarização. Isto é meio complicado de explicar tecnicamente para quem não tem uma boa base teórica de física, mas vamos lá. Imagine que cada fonte de luz seja composta por um conjunto de feixes luminosos e que cada feixe tenha uma seção transversal retangular bem estreita. Se todos os feixes estiverem alinhados, como um retângulo ao lado do outro na mesma direção, a luz está polarizada. O polarizador funciona como uma peneira de furos retangulares, deixando passar somente luz em polarizada em uma determinada direção. Não sei se a explicação ajudou muito... Em termos de uso prático, um polarizador serve para matar reflexos em vidros e conseguir dar mais contraste em algumas situações. O filtro polarizador gira livremente e você deve ajustá-lo para que atue corretamente. Duas observações importantes: se sua lente movimenta o elemento frontal quando você foca, usar o polarizador vai dar um trabalhão. Outra coisa é que muitas fontes de luz não geram luz polarizada, ou seja, você vai girar o filtro e não perceberá nenhuma mudança (imagine que cada feixe de luz está em uma posição).
O filtro UV, como o próprio nome diz, filtra os raios ultra violeta. Embora invisíveis, interferem na fotografia. Sensores eletrônicos são mais sensíveis a este tipo de radiação. Além disso, serve como uma proteção para a lente.
O filtro skylight é muito usado por quem fotografa paisagens. Ele diminui um pouco o azul do céu. Também serve como proteção para a lente, mas observe que ele faz mais sentido quando aplicado a fotografias de paisagens.
Lentes close-up: +1, +2, +4, +10. Eu tenho uns filtros +1, +2 e +4 e uso para fotografar flores em conjunto com uma 50mm 1.4 da Nikon. Realmente não é muito aconselhável usar todos juntos. Mesmo com uma lente super luminosa como a que uso com os meus filtros, muitas vezes dá trabalho. O vinhete não me causa problema, pois eu estou usando uma lente full frame em uma máquina cropada, então isto não apareceria tão fácil. Usar estes filtros reduz ainda mais a profundidade de campo. O efeito é bem interessante, mas foco mais movimentando o meu corpo para frente ou para traz que girando o anel da lente.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


farrokhpacheco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2010, 15:22:25
Pode-se usar um +10 com outro +20???


aleextavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 18:34:36
Olá Boa Tarde
novo na area rsrs

Eu tenho Uma Fuji 1800 comprei o adaptador e lentes Macro +1 +2 +4 +10 (foi um kit galera) rsrs mais n sei como utilizar cada lente, alguem pode mim ajudar?


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2013, 22:19:12
Citar
mas foco mais movimentando o meu corpo para frente ou para traz que girando o anel da lente.

Esperava ouvir isso.

Acabei de comprar um kit e com meia hora já estava balançando o corpo para frente e para trás.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli