Autor Tópico: Abertura / Velocidade - tentando entender  (Lida 5870 vezes)

Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:07:22
Buenos!!

To aqui batendo a cabeca  :aua: para tentar entender como utilizar melhor a abertura e a velocidade da minha camera, estou tirando fotos no manual utilizando a "cola" da camera (o indicador que tem no visor) (Samsung GX 10).

Normalmente utilzo um ponto a baixo de luz.

Bom vamos a pergunta. Criei meio que uma cola simples na minha cabeca.

Considerando que tenho uma mesma condicao de luz.

Abertura Maior (Numero Menor no visor), tenho mais objetos em foco e uma profundidade maior na foto.

Abertura Menor (Numero Maior no Visor), tenho menos objetos em foco e uma profundidade na foto.

Quanto mais lento o obturador, consigo captar mais detalhes na foto, quanto mais rapido o obturar capto menos detalhes na foto.

A logica que estou tentando criar tem logica??? :assobi: :eek:

Estou tentando criar uma logica primeiro para ficar mais facil de utilizar corretamente a abertura e a velocidade.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 11:30:09 por Kika Salem »
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:37:06


Vou tentar explicar a grosso modo...

Abertura do diafragma (número "f")
Quanto mais aberto o diafragma, mais entra luz no sensor, mais clara vai sair a sua foto.
"f" é um número fracionário, ou seja, quanto mais aberto o diafragma estiver, menor será o número dele
Por ex.
f2: Diafragma quase totalmente aberto
f11: Diafragma quase totalmente fechado

Só que tem um porém:
- quanto mais aberto (f2.8), menor a profundidade de campo, ou a área de foco. Bom para desfocar o fundo nos retratos.
- quanto mais fechado (f9), maior a profundidade de campo, deve ser utilizado em paisagens por ex.

No seu caso, vc trocou as bolas. É justamente o contrário do que vc escreveu.

2. velocidade
É o tempo que o diafragma fica aberto. Quanto mais tempo aberto, mais clara vai sair a sua foto.
2s: tempo suficiente para tirar aquelas fotos noturnas e pegar os rastros dos faróis dos carros
1/200s: tempo suficiente para congelar o movimento de um jogador de futebol chutando a bola usando uma lente 200mm por ex.

Quanto mais alta a velocidade, maior a chance de se conseguir uma maior nitidez.
Lembre-se da regrinha: Para uma lente de 100mm usar velocidade no min. de 1/100s
Para câmeras cropadas, considerar o fator de corte.
Ou seja, quando usar uma canon que tem fator de crop 1,6: Se usar uma lente 100mm deve-se usar uma velocidade no mínimo de 1/160s
Deutschland

Flickr


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:20:59
Valeu Marcelo.

Obrigado pelas dicas..Agora vai ficar mais facil!!

Eu tirei algumas fotos com os "rastros do carro" coloquei no tripe e usei 10" de abertura!!!

Coloquei no corredor polones aqui no Forum (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28168.0)

Mas sempre me perco em questao de abertura e velocidade... apesar de tirar as fotos no modo Manual..

Peace


www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:22:50
bom, o Safioti já disse bem oque devia ser dito...

se ainda não sim não for suficiente para te ajudar, eu indico dar uma olhada aqui:

http://livrariaupstage.com/index.php/fotografia/curso-de-fotografia-national-geographic.html

vai te ajudar bastante. :ok: :ok:


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2008, 11:32:27
Uma dica: Pense na foto como uma caixa d'água.

A lente é o tubo por onde passa a água que vai enchê-la e o diafragma um Registro.
A obturação é o tempo durante o qual ocorrerá esse fluxo de água para a caixa.

Se considerarmos o fluxo fixo, a variação do tempo deve ser compensada com a abertura ou fechamento do registro para que a caixa d´água não transborde e vice-versa.

A exposição correta é sempre o enchimento perfeito dessa caixa d'água, sem que transborde nem que fique incompleta.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2008, 21:27:16
Galera..

Hoje tentei sair para bater algumas fotos e coloxar em praticas as dicas de abertura e velocidade..

Porem... de manha estava sol mas a tarde.. para variar tempo fechado.. claro mas sem uma luz legal para tirar algumas fotos..

Podem ter certeza que lembro de vcs a hora que vou fotografar.. mais abertura??? Menos abertura.. e ai cada vez chego mais perto do que quero mostrar!!!!

Peace
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:22:32
Legal, qualquer coisa vai gritando aí que a gente vai ajudando de cá, no que for possível...
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com