Autor Tópico: Qual ASA usar?  (Lida 5210 vezes)

BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:07:52
Pessoal,

Sou praticante de artes marciais, e tenho uma turma maravilhosa. Então, pensei em fazer um book da turma, ao longo dos 60 minutos da aula. Vou usar uma lente Tamron 28-75 f2.8 e uma Canon 70-300 f.4-5.6 USM IS, numa câmera analógica Canon Elan.

A pergutna que faço é a seguinte: qual ASA utilizar? Quero fotografar em PB, e pensei num filme ASA 400. Vou levar tripé para as fotos sem IS. O ambiente é uma sala muiot bem iluminada e repleta de espelhos. Haverá fotos em que meus colegas estarão parados, e outras se movimentando. Nestes casos, ASA 400 resolve? Ou é melhor algo como 800 ou 3200?

E se eu usar ASA 400, cabe com ou sem flash?

De fato, eu nunca fiz algo assim. Sempre fotografo paisagens, pois é o que eu gosto. Entretanto, vai ser legal fazer umas fotos minhas com a turma, pois somos todos amigos.  :D

Grato pela ajuda que puderem me dar.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:27:41
Para congelar os movimentos vc vai precisar de velocidades altas.
Com a 28-75 até dá por causa da abertura (2.8), porém com a tele já vai sofrer um pouco mais.

Considerando que a sala é muito bem iluminada (porém fechada), eu iria de 800 justamente para poder usar velocidades altas :ok:
Deutschland

Flickr


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:48:19
Bacamarte, eu iria de iso 800 também, mas se quiser um efeito artístico, o 3200 dá uma granulada legal, e com uma boa revelação puxando bem pro preto, fica bem bonito.

Pessoal,

Sou praticante de artes marciais, e tenho uma turma maravilhosa. Então, pensei em fazer um book da turma, ao longo dos 60 minutos da aula. Vou usar uma lente Tamron 28-75 f2.8 e uma Canon 70-300 f.4-5.6 USM IS, numa câmera analógica Canon Elan.

A pergutna que faço é a seguinte: qual ASA utilizar? Quero fotografar em PB, e pensei num filme ASA 400. Vou levar tripé para as fotos sem IS. O ambiente é uma sala muiot bem iluminada e repleta de espelhos. Haverá fotos em que meus colegas estarão parados, e outras se movimentando. Nestes casos, ASA 400 resolve? Ou é melhor algo como 800 ou 3200?

E se eu usar ASA 400, cabe com ou sem flash?

De fato, eu nunca fiz algo assim. Sempre fotografo paisagens, pois é o que eu gosto. Entretanto, vai ser legal fazer umas fotos minhas com a turma, pois somos todos amigos.  :D

Grato pela ajuda que puderem me dar.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:52:12
Bacamarte, vc conhece as tabelinhas para estimar a fotometria correta com analógicas? Digo analógicas pq muitas vezes usamos câmeras que o fotômetro não funciona mais ou mesmo não encontramos a bateria  com facilidade. Fiquei conhecendo essas tabelas através do Elmo e de um artigo do Rodrigo. Mesmo que vc use o fotômetro da sua máquina é uma boa referência para vc tirar algumas dúvidas.
Por exemplo: Num dia bastante ensolarado, a referência é: abertura f/16 e 1/400 s ou 1/500 s para um filme ASA 400. A partir daí altera-se a abertura e a velocidade seguindo a mesma proporção. Isso para dia ensolarado (Sunny 16  ;)) mas na tabela há outras situações de ambientes e condições de iluminação seguindo a mesma lógica. Com certeza vc poderá usá-la para ter uma boa referência de quais velocidades e aberturas poderá usar com um filme ASA 400 no ambiente que irá fotografar para "garantir" uma boa fotografia.
Outra tabela interessante foi disponibilizada pelo Rodrigo F. Pereira. Trata-se basicamente do mesmo assunto usando outra forma de consulta.
Olha...logicamente não tem a precisão dos modernos sensores eletrônicos mas essa tabelinhas quebram um galho viu e funcionam. Sobretudo para usar nas nossas analógicas com filmes.
Tabelas:
http://expomat.tripod.com/pdf/ExposureMatMini.pdf
http://camaraobscura.fot.br/wp-content/uploads/2008/04/guia-ev-v2.pdf

Já montei as duas tabelas e só andam juntas com as câmeras agora.

Abs e boas fotos, Bacamarte.  :ok:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 13:57:30 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2008, 18:19:58
Guto,

Valeu pelas dicas. Eu já ouvi falar alguma coisa sobre isso, mas nunca me preocupei muito. Entretanto, quero caprichar nas fotos que vou fazer da minha turma, e vou na sua dica de usar o ASA 3200 também. Aliás, vai ser a primeira vez que uso. Vou por alguns desses na lista que estou preparando para a próxima compra na BHPhoto.  ;)


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2008, 18:31:00
Bacamarte, recomendo q vc revele por mais tempo, pra q o preto fique bem reforçado! Isso + o ruído, fica bem legal!

Guto,

Valeu pelas dicas. Eu já ouvi falar alguma coisa sobre isso, mas nunca me preocupei muito. Entretanto, quero caprichar nas fotos que vou fazer da minha turma, e vou na sua dica de usar o ASA 3200 também. Aliás, vai ser a primeira vez que uso. Vou por alguns desses na lista que estou preparando para a próxima compra na BHPhoto.  ;)


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:22:55
MAs com um filme ASA 3200 desses, e uma lente clara como a Tamron f2.8, num ambiente muito iluminado em que vou fotografar, ainda assim preciso usar flash? Ou torna-se desnecessário? Também vou levar tripé.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:12:39
Esqueça flash, tripé!
Vc vai usar velocidades altas. Eu recomendo inclusive, dependendo da cena, subexpor, pra ressaltar os tons pretos, ou superexpor aumentando o contraste com branco. Eu infelizmente não tenho scanner, senão te mostrava fotos. Mas dá uma procurada no flikr por "bw 3200 film", tem algumas bem legais.
Eu particularmente gosto, usando 3200 do ruído com bastante contraste. Se ficar só aquele cinzão granulado, perde a graça  :D. Então eu tento sempre fotometrar visando isso, ou corrigir na revelação. E quando amplio por minha conta.

Abraços

MAs com um filme ASA 3200 desses, e uma lente clara como a Tamron f2.8, num ambiente muito iluminado em que vou fotografar, ainda assim preciso usar flash? Ou torna-se desnecessário? Também vou levar tripé.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:58:28
Amigo Lucash,

Acabei de comprar, na Diafilme, dois rolos do Ilford 3200. Andei lendo a respeito dele, na Internet, e todos estão dizendo que é muito bom. E recomendam que eu o use logo e prontamente o revele, pois trata-se de um filme muito sensível e por isso não convém demorar muito tempo com ele na câmera. Estou animado.

Particularmente, adoro fotografar com tripé, é uma delícia. Mas para o que eu vou fazer, é melhor a câmera na mão mesmo. Só uma pergunta, como nunca usei um filme assim: como o ambiente é muito bem iluminado, por se tratar de um tatame de academia, ainda assim é interessante um filme tão sensível quanto este? Ele não seria melhor aplicado nas ruas de uma cidade, à noite, para aproveitar somente as luzes artificiais?  :ponder:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:58:12
Eu iria de 800 sem medo. Mais do que isso não sou chegado. E pensando bem, com uma mão firme, o 400 tá bom demais.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 21:59:44 por Elmo »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2008, 04:42:28
Pergunta de um leigo que pretende reiniciar em filmes em breve...  :assobi:

No caso aí como a luz certamente á bem distribuída não dá pra usar um 800 que é menos granulado e fazer uma puxada pra 1600 ou 3200 não?  :ponder:

Simão! Sei que já escolheu o filme, mas vai uma idéia que pensei agora e pode ser útil pra quem nunca fez um evento parecido.
Sei que é um insulto :hysterical: mas se estiver inseguro sobre a exposição pode levar a digital compacta um dia antes e clicar com ela sem flash. Depois olha o exif e histogramas e terá uma boa idéia da luz disponível e do que pode ser feito com a de filme.

Outra opção é levar a cam antes tb só pra medir, assim dá pra ver como está a luz antes de escolher o filme sabendo do que precisará sem ter que ficar matutando na hora.
Quanto ao flash, se for uma sala cheia de espelhos deve ser bem difícil controlar a luz dele. 


Guto, vou ver se testo essas tabelas com a D30 antes de tentar usar uma cam de filme sem fotômetro  :D.

Abraços com insônia!!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2008, 07:38:38
Bacamarte, também acho que ASA 400 já resolve. Você disse que o ambiente é bem iluminado e sua lente é 2.8 em todo o range então não vai precisar se preocupar muito. Acho que com esse setup já poderá usar altas velocidades (1/125 ou 1/250) e dependendo da iluminação até 1/500. Um ASA 800 então já garante velocidades maiores. Maior que ASA 800 vai granular bastante.

Rogerio, a tabela ajuda bastante e é um ótima referência. Usei, fazendo umas fotos no FDS passado e funcionou. O dia estava nublado mas bem iluminado. Situação chata pois o céu costuma ficar estourado mas eu fiz as regulagens de acordo com as tabelas e saí para fotografar. De vez em quando o tempo abria ou então entrava num ambiente mais escuro e eu ia fazendo as alterações (fotometrando) meio que por "instinto" e procurando seguir uma certa lógica. Não é que funcionou. A latitude do filme favorece esse tipo de fotometria no "olhômetro". Podemos subexpor/superexpor um ou dois pontos que o resultado ainda fica muito bom. Em 36 fotos, perdi só 2 por terem ficado muito escuras e usei a OLY OM1 que é totalmente manual. Acho que é até um bom exercício para entender a luz. Usei ASA 400 e as fotos ficaram jóia.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2008, 12:49:34
Eu acho q 800 vai muito bem na verdade, comentei do 3200 pra uma coisa mais artística. O grão dele é bem bonito. Daí juntando com uma revelação de qualidade, fica bem legal. Eu uso ele, e gosto de contrastar bem os tons, deixando bem branco e bem preto, mas acho q não vale pra ti, já q faço isso na ampliação (eu mesmo faço).
Mas com certeza, pra efeito de registro, o 800 vai muito bem. O 3200 vai permitir usar altas velocidades, então talvez valha a pena no aumento de nitidez!
Enfim, comprou o 3200, independente de usa-lo na academia, é um filme bacana de usar.

Abraços!
Amigo Lucash,

Acabei de comprar, na Diafilme, dois rolos do Ilford 3200. Andei lendo a respeito dele, na Internet, e todos estão dizendo que é muito bom. E recomendam que eu o use logo e prontamente o revele, pois trata-se de um filme muito sensível e por isso não convém demorar muito tempo com ele na câmera. Estou animado.

Particularmente, adoro fotografar com tripé, é uma delícia. Mas para o que eu vou fazer, é melhor a câmera na mão mesmo. Só uma pergunta, como nunca usei um filme assim: como o ambiente é muito bem iluminado, por se tratar de um tatame de academia, ainda assim é interessante um filme tão sensível quanto este? Ele não seria melhor aplicado nas ruas de uma cidade, à noite, para aproveitar somente as luzes artificiais?  :ponder:


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:46:10
Simão, nesse caso, a sua demanda é por uma velocidade que permita congelar os movimentos, e a partir desse princípio é que você vai definir o ISO mais adequado.

Pessoalmente te recomendo comprar filmes 800 para ter uma "margem", e se necessário, caso o local seja muito escuro trabalhar o filme inteiro como 1.600 e procurar um laboratório profissional para fazer a revelação "puxada".

Tente fazer uma fotometria com a lente em 2.8 e verificar qual o ISO necessário para usar uma velocidae de 1/250, que creio ser o mínimo para conseguir bons resultados nessas condições.

E para as luzes da cidade, já que você gosta de fotografar com Tripé, tente filmes lentos, como os 100 para fazerlongas exposições, capturando o rastro de veículos, pessoas, etc..

Abs.,
Marcelo.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2008, 19:37:45
Valeu pelas dicas. E mesmo que eu não use esse 3200 na academia, eu posso usá-lo em outra situação, com certeza. Eu também tenho dois rolos de 800 comigo, guardados. As luzes da academia são muito fortes, e aí o ISO alto seria só para congelar os movimentos mesmo.  :ok: