Autor Tópico: Qual melhor jeito de tratar os ruídos ?  (Lida 1998 vezes)

Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Agosto de 2005, 19:39:28
olá amigos,
tenho uma FZ-20 da panasonic, que seria, pra mim, a câmera perfeita (num posso nem lembrar que acabaram de lançar a fz30  :rude: )  se não fossem os excessíveis níveis de ruído que ela gera....
Atualmente uso o Neat Image, com os profiles para este modelo que baixei no site dos caras, gostaria de tentar formas alternativas, ou talvez, aprender algumas dicas sobre o Neat Image, que é até bonzinho, resolvendo o problema em boa parte dos casos....

Pictus, vi em outro post que vc usa o NoiseWare, vc o considera o melhor ? já testou outros pra chegar a esta conclusão ? agradeço qualquer ajuda

outros proprietários de fzs-20, o que vcs fazem para compensar o ruído ?

Georges, se não me engano já o vi comentar que usa ou já usou o Neat-Image, vc já utilizou o profile para a FZ-15, ele relamente funciona ?

valeu a todos,
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 19:40:45 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:00:03
Veja... Você está tratando ruído para quê? Essa é a pergunta principal.

Se você fala de visualização na tela, sugiro colocar a opção de sharp da câmera em soft ou o que nela seja equivalente e não usar cores muito saturadas na captura, e depois dar sharp seletivo ou só no canal lightness (em Lab Color). Nas reduções de tamanho o sharp diminui consideravelmente, de modo que não o perceberá ao final,

Se é para impressão, vale a mesma coisa, algum tratamento de contraste e sempre sharp localizado.

O ruído mesmo, voc~e deve evitar que apareça nunca subexpondo e nunca usando na câmera sharp alto nem saturação alta. Se precisa muita correção nas fotos, elas não estão bem expostas ou você está tentando fotos impossíveis.

No mais, não precisa tratar, pois o ruído que aparece na tela em 100% não se vê nas cópias em papel.

Eu tenho uma câmera que é considerada ruidosa, e não uso nenhum programa de tratamento de ruído. Eu os detesto.

Ivan

 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:07:51
Citar
Pictus, vi em outro post que vc usa o NoiseWare, vc o considera o melhor ? já testou outros pra chegar a esta conclusão ? agradeço qualquer ajuda
Fiz um monte de testes com o NoiseWare, Ninja e o Neat Image
sendo que o Neat costuma a ter o melhor resultado na maioria
das vezes. O que vc pode fazer é só aplicar o redutor de ruído em
áreas especificas da imagem e/ou com potencia diferenciada,
no PhotoShop duplica o layer, aplica o tratamento e apaga o que
não quer ou selecione áreas e aplique redutor somente nelas...