Autor Tópico: Editar ou não a foto?  (Lida 11263 vezes)

Alberto Melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • Betume / Flickr
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:52:16
eu fotografo por diversão , ai posso me dar o luxo de não editar nada , só assinar a acabou

mas se fotografasse profissionalmente e o cliente me pedisse q colocasse uma vaca rosa chock e um cahorro azul com bolinhas verdes limão no meio da foto tava colocado , o cliente tem sempre a razão (e o dinheiro)


o incomodar com o photoshop , desculpem e sem ofender ninguem , mas é q é meio q uma "trapaça" na fotografia , assim: o cara não conseguiu fazer a foto no lugar do jeito q queria ai chegou em casa sentou no computador e deu um jeito. desculpem mas acho q o sentimento é esse. por mais existiam "truques" de revelação é como se o photoshop deixasse "facil demais".

mas se deixar claro foto crua - foi assim q saiu da maquina e foto editada - rolou o photoshop. acho q não tem birra nenhuma , é só diferenciar o cru do editado. e mesmo assim só qdo a foto não é trampo , se é trampo vale tudo pra chegar no resultado q o cliente quer (e cobrar cada etapa, claro)


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2008, 23:19:39
Olá a todos...
Acho que o mais importante não é editar ou não as fotos... o que não concordo eh com uma certa preguiça de alguns.... ex. fotografou viu no visou q a foto não ficou boa... muito escura ou muito clara e ai o figura simplismente fala... "Deixa arrumo no PS" isso não dá. Acho q o fotografo tem de fazer o melhor clik possivel mas se depois disso ele ainda acha que pode melhorar mudar um pouco a saturação ou um DOF... vai lá sem problemas... Mesmo porque puxar iso, usar quimicos para alterar cores fazer ampliações... e muito mais. Isso não seria editar?
Vou citar uma frase de um fotografo famoso q li certa vez em uma revista ou livro não me lembro e tb não me lembro o nome do fotografo.
"se na minha epoca tivesse Digital ou Photoshpo não precisaria ficar tanto tempo exposto a quimicos cancerigenos"(vou procurar o dono da frase e depois posto)
Abraços...
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2008, 23:50:11
No início eu também era meio "purista" mesmo...
Depois me lembrei que programas de edição fazem a mesma coisa (quer dizer, fazem muito mais) que se fazia em laboratórios.

Eu mesmo já fiz! E tinha me esquecido disso...
Fazia crop, "queimava" ou protegia áreas, fazia viragens, distorções inclinando o marginador, aplicava vinhetas, corrigia erros de exposição na hora da ampliação, etc, etc.

Agora penso como a maioria: editar uma foto para aplicar correções ou melhoramentos é totalmente válido.
Já modificar radicalmente uma foto, tornando-a um clone surreal da original, a insere no campo de "trabalho artístico" ou coisa parecida, não menos interessante, porém distinto da edição que objetiva apenas o seu melhoramento.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:51:16
1. Fotografar
2. Passar para o pc
3. Adobe Bridge, para dar uma olhada geral nos RAWs, deletar alguma foto que tenha ficado ruim, e renomear as fotos para o formato YYMMDDxx.
4. Lightroon. Exporto na resolução máxima em 300 dpi, mas em Jpg mesmo.
5. Photoshop para dar um crop se necessário. (Se for "evento", procuro sempre enquadrar um pouco mais aberto, deixando margens sobrando), escolho o tamanho que eu quero o arquivo final e jogo em outra pasta, tipo: "Jpg 10x15cm" em 300dpi, já dando um Smart Sharpen.
6. Com o Fast Stone Image Viewer, Reduzo o tamanho para 800 pixels no lado maior em 72 dpi coloco assinatura e moldura...

Enfim, não sou profissional, apenas faço bicos bem raramente. Acho que o PS faz parte da fotografia. Mas, tenho notado que comparado com um ano atrás, ou dois anos atrás, tenho que "consertar" menos a foto no computador, tanto em termo de exposição errada, qto de crop... acho que isso é bom...  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2008, 09:42:17
O cara da foto tem 100 anos...
Uma foto registro sem recurso e o único objeto de interesse na foto é o cidadão,
via PS ganhou um refletor e uma lente “Zeiss”  :assobi:


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:25:45
Nossa, ficou muito boa. Impressionante a diferença, mas não seria o caso de fechar a foto nele, e cortar esses espaços laterais?
Abraços

O cara da foto tem 100 anos...
Uma foto registro sem recurso e o único objeto de interesse na foto é o cidadão,
via PS ganhou um refletor e uma lente “Zeiss”  :assobi:



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:06:04
Obrigado!
Talvez, mas era para a escola aparecer tb, o cara participou da construção
no milênio passado...


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:15:59
O cara da foto tem 100 anos...
Uma foto registro sem recurso e o único objeto de interesse na foto é o cidadão,
via PS ganhou um refletor e uma lente “Zeiss”  :assobi:


Beleza de tratamento Pictus, parabéns


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2008, 04:06:35
Esta é uma discussão que sempre aparece, da qual eu sempre costumei participar armado de uma listinha de pode/não-pode, mas hoje penso diferente.

Puxa vida, tem um lance acontecendo na sua frente, aí você vai lá, usa uma lente pra distorcer aquilo e projetar sobre um sensor que tem diversos tipos de problemas e desvios de cor etc... sem falar que a fotografia não é infinita, não captura toda a realidade de todo o universo: o que aconteceu antes dela não é registrado, nem o que aconteceu depois, nem o que aconteceu fora das molduras que a foto impõe.

Ou seja, pensando dessa maneira, o ato fotográfico em si é uma espécie de edição. Apontar a câmera, se movimentar, mexer no zoom, no foco, tudo isso é edição. Graças a esse tipo de pensamento, eu acho engraçado usar o termo 'edição' só pra Photoshop e afins.

E é justamente por esse motivo que acredito não ser possível condenar certos tipos de 'edição' apenas porque eles acontecem após a captura, já que a fotografia nunca se resumiu apenas à captura. Se assim fosse, poderíamos fotografar simplesmente com câmeras de filme sem o filme, ou então apenas jogar o filme fora quando ele acaba, sem revelar e ver as fotos (já que revelar e ver as fotos são coisas que acontecem após a captura).

Dito isto, acredito que este assunto dá muito pano pra manga porque as ferramentas usadas para edição pós-captura na fotografia digital dão margem a isso. Explico: o Photoshop (assim como qualquer outro software similar) é uma ferramenta de edição de IMAGENS, que nós acabamos usando para editar fotografias MAS ele pode ser usado (e é MUITO usado) para se editar outros tipos de imagens, e inclusive criá-las do zero, como pinturas e quadrinhos digitais etc.

Pois bem, em todo esse universo de "outras imagens", existe uma categoria de imagens que possui como ingrediente (ou insumo, como diz muito bem o Ivan) imagens fotográficas. Essas imagens não são fotografias, apenas utilizaram uma fotografia na sua composição. Fazem parte da esfera que vocês chamaram de Arte Digital.

O problema é que essas imagens são feitas na mesma ferramenta que nós utilizamos para fazer fotografia e isso gera uma confusão: se editarmos uma fotografia com essa ferramenta, ela deixa de ser fotografia? Ora, é claro que não, pois estamos falando de duas coisas diferentes: uma é editar uma fotografia (pós-captura), e outra é criar uma imagem digital usando como um dos ingredientes uma fotografia.

Da maneira como vejo as coisas, portanto, só o que importa é a imagem final, isto é, saber ou não se ela faz parte da esfera das imagens fotográficas. Essa é a discussão que eu acho que cabe aqui: o que define essa classe? O que é fotografia? E o que não é?

Afinal, edição sempre haverá.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2008, 09:41:53
Oi Thiago,

resumo esse debate em dois conceitos:
1 - se é fotoreportagem, não devemos - digo, DEVEMOS - alterar via edição porque pode tirar a veracidade do fato.
2 - se não é, a foto termina quando o fotógrafo diz que ela está pronta. E isso também sempre foi válido na película quando vai aos químicos e sofre manipulações de luz no ampliador.

abraços


kerberus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2008, 09:52:16
Se editada voce gostou da foto, então valeu o resultado.

Nem sempre acertamos todo tempo.


nataliakf

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:28:38
o que seria de minhas fotos sem um photoshop.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2008, 11:24:26
E aí Wellington!

Cara, seu ponto #1 é realmente interessante e boa fonte de debate também. Mas concordo "200%" contigo, pois realmente, remover ou adicionar elementos a uma imagem compromete a sua veracidade.

Claro que, em certas ocasiões, dependendo de onde você aponta a câmera, você pode estar passando uma idéia errada com uma foto (por exemplo, fazendo determinadas pessoas parecerem ter mais culpa em um determinado crime do que elas realmente têm, livrando a barra de outras, que não aparecem na foto). Pensei nesse tipo de coisa porque falei anteriormente que o próprio ato de apontar a câmera já é uma edição, é uma escolha do fotógrafo.

Mas é evidente que, mesmo considerando isso, que a manipulação maliciosa pode acontecer em praticamente qualquer etapa do processo fotográfico (em uma foto jornalística), acredito que sem dúvida o processamento após a captura, numa ferramenta como o Photoshop, oferece muito mais possibilidades de se manipular e/ou forjar informações.

E isso só reforça o seu ponto.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


E.Aphotographer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • E.A Photographer.
    • FlickR
Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2008, 03:05:45
Na minha opinião, a edição serve para aprimorar a foto, serve para melhorar e deixar a fotografia mais bela, sim eu edito, para aprimorar a foto e deixa-la mais bonita.
Bye, E.A Protographer.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #29 Online: 22 de Dezembro de 2008, 20:06:56
Não edito por que simplesmente não tenho saco! Acho um porre ficar na frente do computador, operando um software qualquer. Photoshop? Nem pensar! A única coisa que eu faço é dar um crop, para isto utilizando-me do próprio aplicativo Image do Windows Vista, bem simplesinho mesmo. E tá bom! :assobi: