Autor Tópico: Editar ou não a foto?  (Lida 11190 vezes)

Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Online: 10 de Dezembro de 2008, 09:54:51
Tenho me perguntado sobre editar ou nao as fotos, as minhas nao edito, o que sai na hora que tiro a foto eh a que fica.

Claro que se estivermos tirando foto profissionalmente, ai eh uma discucao completamente diferente

Mas sendo fotografo amador, eu gosto de tirar a foto e deixa-la sem editar, as vezes fico um bom tempo tentando achar o contraste certo na mesma foto, tirando varias de um mesmo angulo ou objeto.

Qual seria a opniao de voces com relacao a edicao?

Editar ou nao as fotos? :ponder:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 11:28:42 por Kika Salem »
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:08:47
É coisa do demo!  ;) :hysterical:


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:22:00
Posso estar falando besteira...
mas acho que uma produção artística nunca termina... amanhã você pode olhar para determinada imagem e achar que ela ficaria linha  p&b, ou que um crop de apenas um detalhe ampliado ficaria demais...não vejo problema nisso

só acho que não deve se expor como fotografia... mas como arte digital.

por ser uma Arte acho que a fotografia permite essas coisas.

abraços


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:23:16
Seja pragmático, o que vale é o resultado final. Se a foto ficou boa o suficiente, não edite. Se achar que ela precisa de um leve tapinha no visual, vá lá.

Só não utilize esses argumentos meio loucos tipo "Bah, eu não edito a minha foto porque eu acredito que a imagem crua captura a essência do momento e os constructos sociais e antropólogicos da imagem não condizem com o que Platão disse bláblábláblá não existia Photoshop na época do Bresson e o espírito do Sebastião Salgado vive na minha câmera, etc etc etc..."


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:23:55
Tratamentos de contraste, cores, etc fazem parte das técnicas fotográficas desde sempre.

Retirada de objetos, crops corretivos, etc, isso eu não faço porque minha atenção à feitura da foto no click ficaria prejudicada. mas edição de contrastes é outra parada, é simplesmente não achar que as configurações feitas pelos engenheiros das fábricas são perfeitas.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:08:01
eu edito, sem remorso algum... :D :D


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:37:17
... mesmo porque quando se fotografa em raw é praticamente obrigatório que haja correções de cor, brilho, contraste, etc... Não sou muito fã de crop e manipulação tipo montagem, os demais tratamentos (cor, brilho, nitidez, saturação, vinhetas, etc...) eu uso frequentemente nas minhas fotos.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:05:50
Para apaziguar a sua consciência. :D
Fiz agora pouco...

Antes


O cabra queria algo “artístico”, então mandei

 


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:47:10

Gostei da colocacao do Renato como Arte Digital, acho que eh uma leitura interessante.

Eu tento selcionar na maquina para ela tirar automatico a foto com 01/02 pontos a mais e a menos de exposicao.. acabo tirando 3 fotos da mesma coisa quase sempre mas...

Peace..



www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:47:52
Veja esse vídeo, caso já não tenha visto, e tire suas conclusões.

http://br.youtube.com/watch?v=u7u_y-__62w



Abs.

Noel Thomas


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:52:13
Fotografia é uma coisa, arte digital é outra. A arte digital pode ter a fotografia como INSUMO, mas seus problemas fundamentais são de ordem distinta dos problemas fundamentais da fotografia. Trato minha fotos como fotografias, não como arte digital.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:57:51
Antes (o dynamic range da A300 deu pro gasto...)


Brincando com DOF



Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2008, 13:26:01
Concordo Ivan...

Eu me lembro que quando fiz o curso de fotografia, as máquinas digitais estavam começando a se tornar acessíveis a maioria dos fotógrafos. E nascia uma discução: o fato de poder ver a foto na hora, no visor da camera e se necessário poder apagá-la destreinaria o olhar do fotógrafo? já que um dos diferênciais dos fotógrafos analógicos era o olhar apurado (uma vez que os processos eram caros).

o tempo mostrou que não... a busca pela excelência fez com que bons fotógrafos continuassem a treinar o olhar e a tirar otimas fotos com o equipamento digital.

acredito que a tecnologia, assim como ajudou nas maquinas digitais, pode ajudar na pós produção. Como  por exemplo: você tira a foto de uma pessoa e na hora se preocupou com tudo (enquadramento, composição, iluminação) depois no pós vc observa que o olhar daquela pessoa te diz muito mais que o resto...não vejo problemas em cropar a imagem para realçar aquele olhar... eu não descartaria a imagem pura e simplesmente...

O que não acredito e não acho certo é:  não ter a mínima preocupação na hora de capturar a imagem e depois corrigir tudo ...(eliminar objetos, ou inserir objetos...a menos que o job peça isso, como é o caso do pictus)

abraços


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:32:54
que atire a primeira camera quem nunca editou uma foto

eu nao tenho o menor pudor em editar fotos pra torna-las ainda melhores ou pra corrigir erros bestas do dia a dia como um fio no canto.... corrigir o horizonte.... ajuste de curves...contraste....

o que eu nao gosto muito é magica, como rejuvenescer via photoshop 30 anos, fazer perder 30 kg na foto.... pq acho que uma coisa é vc corrigir uma foto....acabar com uma cicatriz , retocar os labios...ate ai tudo bem....

mas vai de cada um.... a sua fotografia é algo pessoal seu, se vc acha que ta bom como ta....parabens e seja feliz, mas nao ha nada de errado com uma edicao leve...

mas o importante é que muita gente se sente ...como vou explicar..."incomodada" com o photoshop ou edicoes em geral...nao sei se por nao saber usar ou por achar que todos que usam fazem cirurgias plasticas nas pessoas fotografadas...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 21:34:44 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:38:23
Já fiz retratos encomendados onde retoquei mais pesado e o/a cliente AMOUUUUUU.
Fez bem para a pessoa ver-se bem na foto, por mais que seja , digamos, meio afastada da realidade.

Como diz a música, "if it makes you happy, it can't be that bad" !!!!  ;)

Há casos e há casos. Bom senso tb nunca é demais.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 21:38:59 por guigui »