Autor Tópico: Qualé a melhor abertura?  (Lida 1788 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 19 de Agosto de 2005, 01:24:44
Olá!
Gostaria de discutir um pouco neste tópico a respeito da abertura.
Muitos irão dizer de "cara" que a melhor abertura é a maior possível.
Mas percebi em uns testes malucos que se eu fechar bem a lente, obtenho com um iso maior e com uma luz boa (flash) um excelente ou até um melhor resultado.

Bem, e já cheguei a ler uma vez que a melhor abertura para se obter uma boa qualidade de imagem seria a f/8 (que se for ver nem é uma abertura tão grande e nem tão pequena - relativamente falando...)

Aí entra a questão das lentes tb!
Uma lente que tem f/2,8 de abertura geralmente mais clara que uma f/3,5 terá uma qualidade melhor, o preço dela é mais elevado, etc...
Aí pergunto: será que esta lente mais "clarinha" se estiver aberta em f/3,5 será ou terá o mesmo rendimento que a f/3,5 nativa? (levando em conta que essas lentes teriam a mesma construção e a mesma distância focal).

Ah, depois eu mostro uns exemplos para ilustrar que nem sempre - pelo menos nos meus testes, a abertura maior (menor de número focal) tem a melhor qualidade (mas ganha-se na velocidade é claro).

E quem puder dizer também se existe alguma abertura em que favorece o foco multi-ponto (ou é relativo ou não existe isto, etc...) e a abertura que favorece o foco pontual.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2005, 01:48:47
Bem, eu não sei o embasamento teórico mas já li algumas vezes que as aberturas intermediarias de uma lente, p. ex uma F2.8~F8, em F4~5.6 possibilitaria melhor nitidez, acho que é um fato, mas não sei o pq, alguém que souber explique aí.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 01:49:09 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2005, 07:31:37
Depende do projeto da lente. De modo geral, a nitidez no ponto de foco é maior nos comprimentos intermediários entre 5,6 e 8. Isso que dizer que sua foto ficará mais nítida? Não exatamente se 0 seu assunto for fundo. Se voc~e quiser nitidez em todo o campo (profundidade), a menos abertura possível é a mais adequada. Inversamente, se quiser nitidez somente em uma faixa pequena da profundidade com fundo ou primeiro plano embaçado, a maior abertura é a melhor. Tudo vai da intenção. Mesmo na faixa de maior nitidez (faixa central do diagragma), voc~e pode selecionar 8 ou 5, se quiser mais ou menos profundidade de campo. As lentes muitas vezes são projetadas paa um fim específico, e isso quer dizer trabalharem melhor em uma abertura que nem sempre é a média. Já vi testes onde uma Jupiter=8 para fotos em distãncia deu mais nitidez na máxima abertura que nas médias, por exemplo, o que contrariaria a expectativa. As lentes antigas eram mais seletivas, pois feitas para finalidades especiais (retratos, paisagens, etc). As lentes modernas são feitas para uso geral na maior parte das vezes, e nelas é mais verdadeira a nitidez no foco ser maior nas médias aberturas.

Contudo, nas lentes atuais há ainda uma outra variável mais importante que essa. Nenhuma lente se comporta igual em todo o zomm. Geralmente ela vai pior nos extremos, e pior na grande-angular que nas teles, embora a impressão de nitidez seja maior nas GA devido à enorme profundidade de campo.

pE preciso distinguir nitidez de profundidade de foco. A título de ilustração, posto aqui duas fotos feitas no mesmo contexto, uma com a s7000, outra com a Canonet 17 (filme). Como pode ser visto, a sa s7000 apresenta relativa nitidez em toda a profundidade, enquanto a da Canonet apresenta muito mais nitidez no ponto de foco mas menos nitidez nas outras distâncias.

Da Canonet
http://ivandealmeida.multiply.com/photos/photo/27/5.jpg

Da s7000
http://ivandealmeida.multiply.com/photos/photo/27/27.jpg

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2005, 09:19:31
Para ver isso tem que análisar a nitidez em cada abertura, via de regra grandes aberturas são ruins, assim como as muito pequenas, mas o problema é definir exatamente o que é muito pequena, porque para isso vc precisa definir o círculo de airy para saber se ele se tornou ou não maior que o círculo de confusão, o que acabaria causando ama difração perceptível e prejudicando a imagem, em vários casos é bem difícil quantificar isso antes de f/22 então podemos encaras que na maioria das lentes quento menor a abertura melhor a nitidez (a não ser que o esquema da lente leve a círculos de confusão menores do que o círculo de airy onde a difrenção afetaria esta resolução). Então tudo dependende de como a lente é construída para definir corretamente isso.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2005, 15:24:40
Perguntinha: o que é o circulo de airy?
 
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 15:53:25 por Leo Terra »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2005, 15:59:51
É um fenômedo relacionado a difração da luz quando passa pelo diafragma.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:41:54
Minha humilde opinição é a seguinte:

Seria mais fácil chegar a um veredito fotografando um mesmo objeto em um fundo branco.
Ai sim acho que dá para chegar a um bom senso com relação a nitidez ser maior na faixa média de abertura ou nos extremos.
Afinal estaremos concentrando a avaliação ao objeto focado que não tem um fundo.

Não desmerecendo as fotos do Ivan, mas ao colocar fundo fica muito mais complicado de avaliar e diferenciar profundidade de campo de nitidez (como o próprio Ivan citou).

Já que aberturas grandes (f/2.0 - f/2.8) tem uma profundidade de campo pequena e as grandes uma maior profundidade.

Vou pegar a A60 e ver o que consigo (apesar que duvido que consiga resultados significativos com ela :))
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:43:30
Entre difração (e no caso das digitais: dust) X softness, eu prefiro a segunda opção. :)

abraços