Autor Tópico: Dúvida no valor de uma EF 50mm F1.4  (Lida 2518 vezes)

fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Online: 11 de Dezembro de 2008, 09:31:55
Olá a todos!

Espero que entendam que como sou iniciante estou um pouco perdido com relação a valores e equipamentos!

Por exemplo, encontrei um lente ( usada )... EF 50mm F1.4 AF USM por R$ 850.00... diz o dono que esta praticamente nova, sem riscos e comprada ainda este ano...

Esta bom o preço?

Outra questão... como estou iniciando e caso compre esta lente eu teria uma 28-135 IS e a 50mm... está de bom tamanho para começar, e estudar não é?

Abraços a todos e desde já muito obrigado a atenção! Sei que todos aqui se ajudam muito!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:50:07
Olá. Seja bem vindo ao MF!

Tendo em consideração que uma lente desta nova custa US$ 314.95 na B&H
http://www.bhphotovideo.com/c/product/12140-USA/Canon_2515A003_50mm_f_1_4_USM_Autofocus.html

O preço da lente usada está bom.
Apenas tome cuidado com a procedência de produtos comprados de terceiros. Se possível e puder realizar a compra pessoalmente, leve sua câmera e teste a lente.


Sim, para começar e estudar está bom. :ok:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:52:51
Fábio,

Essa 50mm é uma lente muito bem conceituada e serviria não só pra estudar, seria uma lente pra ficar por muito tempo se pretende fazer fotos de retratos produtos, fotos e espetáculos etc.

Já a 28-135 eu não sei da qualidade, mas achei o range um pouco fechado começando em 28mm. Vc ficaria sem uma opção pra fazer fotos abertas de paisagens, festas em locais pequenos etc.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2008, 16:09:00
André, muito obrigado pela resposta!

Rogerio muito obrigado tbm, a respeito do que vc me disse então a 50mm seria para fotos de retratos, produtos e espetáculos e Shows, então para fotos abertas de paisagens, festas em locais pequenos qual lente vc indicaria? Há lentes boas em preço e qualidade que sejam equivalentes as da série L que pelo que ando pesquisando são muuuuuuito caras?

Mais uma vez obrigado!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:52:28
Fábio,

O comprimento focal da lente dá o ângulo de visão. Não tem relação direta com a qualidade ou preço da lente.

No caso aí a 50mm é uma lente fixa (sem zoom). O outro número que vem depois (f 1:1.4 ou f/1.4) é a abertura máxima da lente, que influencia na quantidade de luz captada e na profundidade de campo.

A 28-135mm já é uma zoom, ou seja, uma lente que muda o ângulo de visão ao girar um anel.

Pra câmeras Full Frame (Canon 5D, Sony Alpha 900, Nikon D2X, D3, D700), que acho que não é o seu caso esse range 28-135mm é até bom.
Mas para câmeras cropadas (a grande maioria e bem mais baratas) uma lente zoom começando próxima dos 16 ou 18mm e indo até próximo dos 50 ou 70mm é o mais indicado pra uso geral.

Já quando se fala de lentes "L" etc aí já tem a ver com qualidade construtiva e optica, não com âgulo de visão.

Se quiser entender melhor mesmo sobre comprimento focal pode dar olhada neste artigo no Léo Terra e depois postar mais dúvidas.  :ok:
Distância Focal, Zoom e Crop: entendendo os mm da lente.

E aqui tem outras divagações para iniciantes...
Um norte ao iniciante à deriva

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2008, 00:00:21
Há lentes boas em preço e qualidade que sejam equivalentes as da série L que pelo que ando pesquisando são muuuuuuito caras?

As lentes L são parte do universo Canon apenas.

Dentro desse universo Canon as lentes L no geral são consideradas as melhores em qualidade de construção e óptica.
Mas existem outras lentes excelentes que não recebem o símbolo L e que podem até ser mais indicadas para um certo uso.

Sobre lentes, é melhor vc entender um pouco os conceitos de distância focal e abertura e logo saberá diferencia-las sozinho.  ;)

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2008, 13:43:57
A 50mm é uma lente bacana, eu tenho a f/1.8, que é muito mais barata, possui uma construção pior, custa uns R$ 350
Boa para fazer uns retratos, usar em locais de pouca luz, aprender e treinar mais composição, já que vc fica limitado aos 50mm.
A f/1.4 possui uma ótima nitidez é uma lente legal.
Se for usar mais para retrato do que para ambientes com pouca luz, existe as lente 85mm f/1.8 e a 100m f/2, são lentes que eu gosto, geram um bonito boken em retratos e possuem um preço bem menor do que uma L hehehe

Sobre a 28-135mm é uma lente para uso geral. Eu sentira falta de mais GA para fotos de paisagens, que são o tipo de  foto que eu mais exploro.

As duas lentes são bacanas sim para começar.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:37:01
O preço parece bom, porém talvez vc consiga uma f/1.8 pela metade desse preço e já li algumas pessoas dizendo que ela é mais nítida em f/1.8 do que a própria 50/1.4 em f/1.8. Para começar a estudar, qualquer coisa serve, até a lente do kit. Até é melhor, pois a partir dela você começa a se dar conta do que está faltando para vc chegar no resultado desejado.

Senão essa discussão não acaba nunca. Você precisa de uma lente macro para macros, de uma zoom grande-angular luminosa para paisagens e eventos em espaços reduzidos, uma cinqüentinha para um super-desfoque e luminosidade a um preço convidativo e uma zoom tele como uma 70-200 f/2.8 para eventos, shows e animais. Para completar, um TC 1.4x para turbinar a sua tele. Acho que esse é um bom set básico para começar a fotografar de tudo um pouco.

Nesse mundo do consumismo fotográfico, ou você é rico ou então se conforma e aceita a idéia de que não pode ter tudo e aprende a tirar leite de pedra :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:01:24
Desculpas a todos por não ter agradeçido os conselhos... foram as férias!!!...rsss..
Bom.. muito obrigado a todos vcs, André, Rogerio, Jesiel e Francisco...Valew mesmo...Eu acabei não comprando aquela 50mm F1.4 porem tenho a oportunidade de pegar outra mas a dúvida persiste.

Eu na verdade na verdade queria um conjunto de lentes para Paisagens e Fotos Externas, Retratos e uma para fotos em ambientes fechados tais como eventos, shows e festas.

Sei que para paisagens e externas eu preciso de uma grande angular ( Sofri nas férias com a 28-135mm para paisagens ) mas qual vcs indicam que tenha qualidade e com um preço bacana?

Para retratos eu acho que a 50mm F1.4 é ideal ou mesmo as fixas que o Jesiel indicou como as 85mm e 100mm.

Agora para fotos em Shows, Eventos, Festas e afins e usaria a 70-200 F2.8 certo? Mas é carinha ela né...rsss... tem outra que tenha uma qualidade similar e bom preço?

Pessoal sei que são muitas dúvidas porem gostaria de expor todas de uma vez..rss..

Estou entre pegar uma XSI e uma 40D... eu utilizava antes a 30D e achei ela excelente, rapidez e facilidade dos menus, botões, peso e principalmente quando tinha que usar iso alto 1600... meu medo é pegar uma XSI e sofrer com muito ruido em iso acima de 800, acesso aos menus, botões etc... ou a diferença entre as duas nesta questão não é perseptivel?!

Vale a pena a XSI?

Bom é só isso pessoal....rss... se puderem me ajudar!
Agradeço desde já a todos!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:35:48
Pelo que ouvi falar e pelos exemplos que vi a XSI é tão boa ou melhor em ISO alto que a 40D.

A diferença gritante é o corpo. O corpo da 40D é similar ao da 30D. Já a XSI é menor, mais leve, mais frágil e com visor pior.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br