Autor Tópico: Filtro IR danifica sensor da camera ?  (Lida 4786 vezes)

PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:07:35
tava lendo por ai sobre filtros IR e dentre outras coisas achei esse site.... que vende e tem testes com esse filtro

http://www.kaya-optics.com/products/overview.shtml

resultados achados na net



inclusive ja vi a muito tempo atras um topico sobre isso aqui,mas nao to achando....

tava pensando em comprar um filtro desse mas como eu ja imaginava...achei esse comentario aqui :

Each brand of IR filter has different roll of frequencies, some let more of the visible red light through. Some are very high quality and only let the high end of the IR spectrum through.
All digital cameras have an internal IR filter to block IR light from hitting the CCD chip. To get true IR pictures, it is necessary to open the camera and remove the IR filter. Different cameras have different quality IR filters inside, therefore some cameras can be used for IR photography without removing the internal filter.
So depending on your combination of IR filter on your lens (that only lets IR light through) and the IR filter on your CCD chip (That blocks IR light) determines if and how you can take pictures.
Just wanted to share that it doesn't work with an unmodified Canon XTi.


se as cameras possuem um filtro IR, remove-lo ou expor o sensor a mais radiacao IR que o normal estraga o sensor ?


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:31:03
PDA,

Eu tentei muito fazer fotos IR, mas nunca obtive resultados como este.

Apos voce fazer a foto, ainda requer um tratamento no PS, aprimorado.

Mas o maior problema que vejo é o modelo de camera, adequado para este tipo de fotografia, a D70 tem muita gente que chega a comprar e retirar o filtro só para fazer IR.

Na NET, existem alguma listas de maquinas mais adequadas para este tipo de fotografia, parece que a Canon G5 (se nao engano) é uma delas.

Agora quando a questão de danificar, eu duvido um pouco disso.

A B&W tem dois filtros muitos bons para IR, acho que consegue eles no EBAY.

Abs.

Abdo

Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:34:12
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:45:26
Não tem nada a ver com danificação do sensor, o que acontece é que o filtro está lá junto ao sensor para evitar que a radiação IR chegue ao sensor não por ser prejudicial ao sensor, mas por ser prejudicial à foto.
O que há mais é radiação IR por aí, particularmente nos dias quentes, e ela não se vê, se não estivesse lá a protecção essa radiação ia sensibilizar o sensor contra a nossa vontade.
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:57:29
humm interessante...

uma coisa que vi sobre fotografia ir é que normalmente precisa de exposicao longa e com isso um tripe se faz necessario

to namorando comprar um filtro MASSA IR por 33 dolares.... mas vou esperar chegar meu kit de filtros close-up pra ter uma nocao da qualidade dessa marca.

segundo os comentarios o filtro pode nao ser bom , mas a qualidade por 33 dolares ta excelente...


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2008, 15:43:19
PDA, faz uma busca aqui no fórum sobre infra-vermelho que tem várias fotos do pessoal.
Eu tenho um filtro hoya r72, o mais comum, e uso com uma Olympus C4000 e uma Minolta 5D.
As exposições vão depender do potência do filtro anti-ir da câmera. Algumas tem um filtro mais fraco e outras mais fortes. Geralmente as DSLR tem pouco sensibilidade ao IR e precisam de vários segundos de exposição, mas tem a vantagem de poder aumentar o ISO.
As compactas, principalmente as antigas, tem um filtro mais fraco e dá para fazer a composição usando o LCD, ao contrário das DSLR porque não aparece nada no viewfinder.
É uma brincadeira muito interessante, ver o mundo de maneira diferente.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams