Autor Tópico: Canon ou Sony ?  (Lida 8210 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2005, 03:50:46
:stop:  


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #31 Online: 20 de Agosto de 2005, 12:16:29
Amigo Guss, o que falei sobre Duran foi um exemplo, tanto é que coloquei entre parenteses, EXEMPLO IDIOTA...pois sei que é um caso raro, mas assim como todos os outros casos, ele não sabia de nada, antes de entender de lentes, maquina.etc...

Humilde eu sou, até pq voltei aqui e dei minha opinião, seguindo a sua frase que vc deixou (antes der um falso....) que na verdade, vai ao contrário do que muito post aqui.

Se eu sou desse forum há "anos", e vejo um post de um cara novo, post esse que já foi feito e até mesmo com perguntas idiotas (vamos dizer assim) existem duas maneiras de eu responder:

A primeira é a mais comum entre qq mortal: "Amigo, essa dúvida já foi respondidade, se encontra no link talz...em todo caso, eu acho que a maquina tal é melhor...
Seja bem vindo"
(Não dói nada)

A segunda por der: "Mais uma vez esse topico, até quando as pessaos vão aprender que tem que pesquisar antes....e outra, olha a pergunta desse sujeito, e ainda quer ser profissional....."
(Rude não?)

Sabemos aqui que somos grandinhos e não precisamos de mima, muito mais num forum de internet, mas a boa recepção e a tolerância são sempre bem vista por todos.

Não sei praticamente nada de maquinas.....gosto de fotos, analisar detalhes, estudar. Há uma grande chance de eu comprar a Canon A 95....o curso no Senac (se Deus quiser, o primeiro de muitos) farei mês que vem....

Agradeço mais uma vez as dicas e espero não ser mal visto, até pq, perto de muitos, posso ser considerado um cara bacana, como disse nosso amigo moderador, que não precisou fazer um teatro para interver de maneira simples e eficaz.

Abraço rapazeada e sucesso  :thmbup:

PS* Também acho dramático....mas o drama é a resposta pro drama/teatro feito....bons atores  :risada2:  
Um beijo pra minha Érika


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #32 Online: 20 de Agosto de 2005, 12:53:44
Eu não queria entrar no mérito, mas sou muito fã do Ivan. Creio no seu bom senso.

E não acredito que ele foi em algum momento rude, que não foi humilde ou coisa do tipo. O que incomodou a ele [se é o mesmo que me deixou intrigado ] foi o fato de você pedir opinião no Forum do orkut, o Georges te ajudar lá e você vir aqui como se a opinião dele não fosse de muita importância. Aposto que lá ele te disse quase tudo o que disseram aqui.

Outra, você tinha recebido uma opinião lá, agora era dar uma pesquisada aqui.. ler reviews e etc.

Pra mim o problema maior foi esse. O problema ao discartar a opinião do Georges e a acomodação.

*Quanto à minha opinião sobre sua compra: Espere começar o curso do Senac, veja o que eles recomendam e compre. Creio que vá ser uma SLR baratinha mesmo. É só ter paciência.

No mais, bola pra frente.

Bem Vindo ao Fórum.

 


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #33 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:10:31
Adoro esse forum e as pessoas que escrevem aqui. Aprendo demais. Porém ao ler esse tópico me deixou muito triste com atitudes de algumas pessoas. Na minha opinião forum é lugar "publico" para conhecimentos variados. Agora pessoas que concordam com outras pessoas por apenas saber que essa outra pessoa tem mais conhecimento especifico em um aerea me deixou realmente de boca aberta. :wallbash:

Aqui nao é a "casa" dos que tem mais conhecimento, e sim de todos.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2005, 13:10:55 por engenheiroc »


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #34 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:21:36
Citar
Eu não queria entrar no mérito, mas sou muito fã do Ivan. Creio no seu bom senso.

E não acredito que ele foi em algum momento rude, que não foi humilde ou coisa do tipo. O que incomodou a ele [se é o mesmo que me deixou intrigado ] foi o fato de você pedir opinião no Forum do orkut, o Georges te ajudar lá e você vir aqui como se a opinião dele não fosse de muita importância. Aposto que lá ele te disse quase tudo o que disseram aqui.

Outra, você tinha recebido uma opinião lá, agora era dar uma pesquisada aqui.. ler reviews e etc.

Pra mim o problema maior foi esse. O problema ao discartar a opinião do Georges e a acomodação.

*Quanto à minha opinião sobre sua compra: Espere começar o curso do Senac, veja o que eles recomendam e compre. Creio que vá ser uma SLR baratinha mesmo. É só ter paciência.

No mais, bola pra frente.

Bem Vindo ao Fórum.
Citar
O Georges já me ajudou bastante via Orkut, mas outra ajuda não seria nada mal.

Roberto, entendo sua posição e saiba que o Georges me ajudou muito. Vim aqui na verdade, pq eu vi a comunidade dele no orkut....e sem duvida que a opinião dele no meu scraps foi a de maior importância para a decisão...haja vista seu vasto conhecimento na área.

Não tenha duvida que respeito todos aqui e a ajuda de todos é de fundamental importância para mim  :thmbup:  
Um beijo pra minha Érika


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #35 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:28:05
Citar
Agora pessoas que concordam com outras pessoas por apenas saber que essa outra pessoa tem mais conhecimento especifico em um aerea me deixou realmente de boca aberta.

É melhor começar a citar nomes. Não me faça te responder por algo que, vai ver, nem estar sendo dirigido a mim.


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #36 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:32:16
Acho que esse tópico já concluiu seu objetivo.

Acho que não precisa citar nomes, nem continuar nessa discussão de tolerância, humildade, faarpas nem nada.

Agradeço a todos, e sinto muito pelo mal estar causado....

Vamos relaxar tirando foto e claro, se Deus permitir, ainda nesse inicio de semana, vou comprar minha máquina e posto aqui algumas fotos, com algum aprendizado já concluido em minha mente.

Abraço a todos e boas fotos



 :giveup:  :giveup:

 :thmbup:  
Um beijo pra minha Érika


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #37 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:35:13
www.dcresource.com

procure o review d sua cam, se vc souber ingles, claro!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:56:28
Citar
E não acredito que ele foi em algum momento rude, que não foi humilde ou coisa do tipo. O que incomodou a ele [se é o mesmo que me deixou intrigado ] foi o fato de você pedir opinião no Forum do orkut, o Georges te ajudar lá e você vir aqui como se a opinião dele não fosse de muita importância. Aposto que lá ele te disse quase tudo o que disseram aqui.

Exatamente. Roberto.

Miquimba:

Li suas respostas seguintes. Você tem humor e inteligência quando escreve, e isso é algo fantástico -já creio mesmo que se tornará um bom fotógrafo -risos.

Muita gente estranha quando às vezes escrevo uma mensagem como esta "podando" uma maneira de perguntar. Deixe-me explicar meu ponto de vista.

Vou começar pelo lema da RepÚblica Francesa: Liberdade, Igualdad e Fraternidade. O que significa esse lema? Bem, ele é um acordo entre os burgueses, possuidores, que queriam liberdade para usarem sua riqueza, do povo que queria igualdade, ou seja, não queria ser oprimido pela riqueza, e a palavra fraternidade mostra que essas partes contrárias aceitavam negociar sem que uma destruísse a meta da outra.

Vamos agora a este nosso fórum: há algumas pessoas aqui com mais experiência e que buscam com denodo a informação, essa experiência não lhes cai no colo pronta, é obtida com pesquisas, leituras, buscas na Internet, etc. Outras estão chegando, começando, ou pegam as informações no nível em que elas podem ser úteis. Como construir um compromisso entre elas de modo que os mais experientes transfiram sua experiência para os menos experientes em um processo de benefício mútuo? Mudo a pergunta: O que ganham os mais experientes quando reponsdem a alguem? Minha resposta é a seguinte, julgando pelo que me motiva a responder -e creia que tenho feito isso muito, e pacientemente por aqui desde o início: ganham uma espécie de ruminação do seu próprio conhecimento e digamos, fazendo isso "aprendem ensinando". Essa ruminação faz com que aquele conhecimento muitas vezes difuso precise se organizar, e essa organização é aprendizado também para quem responde as perguntas.

Porém é preciso que haja nas perguntas certo mínimo para suportar isso, certa estrutura mínima, do contrário não vale a pena. É preciso também que aquele que pergunta mostre que não é vã sua pergunta, não é mero desejo de falar de suas fantasias.

Cada fórum tem, digamos, um nível médio. É preciso ser atento a isso, ou seja, um fórum avançado (este não é um, mas é um quase-avançado) não é lugar para perguntas muito soltas, assim como em fóruns de iniciantes não dá para debater assuntos mais avançados. Freqüento vários e várias listas, e isso é facilmente perceptível.

Desse modo, o Roberto tocou o cerne do problema: conheço o George talvez há um ano na Internet, e sei o quanto ele é atencioso. Se ele deu a você sua atenção, convenha que é quase uma desconsideração dizer: "O Georges já me ajudou bastante via Orkut, mas outra ajuda não seria nada mal". Assim como a resposta do George fica assim desvalorizada, qualquer outra também ficaria.

Veja, nada impede você de continuar aqui sua busca de respostas, mas no mínimo elevando as perguntas a partir do patamar que lhe foi dado pelo George.

Posso ter entendido de forma muito rígida, mas foi isso o que me incomodou, e lhe digo de forma sincera.

Finalmente, respondendo a sua pergunta inicial:

Para desenvolver-se é fundamental que a câmera possua verdadeiros controles manuais de velocidade e abertura, pois a fotometria é a chave da fotografia. Assim, se você pretende estudar fotografia, ou seja, se pretende ir além da mera foto "que sai", é preciso uma câmera com tais controles.

Uma cãmera fotográfica tem apenas três verdadeiros controles: velocidade, abertura e foco. Qualquer câmera pode ser resumida nisso. Sabendo isso, qualquer cãmera é igual. Então a câmera necessária para você é uma que possua esses controles, deixando de lado o foco pois atualmente o autofoco tornou-se quase universal.

Além disso, há cãmeras ou séries de cãmeras que temos visto não serem muito boas no sentido fotográfico do termo, e as Sony série Pxx  são desse tipo. Ao contrário, as Canon séria Axx são excelentes por serem ao mesmo tempo câmeras práticas e que podem suportar uma fotografia de real intenção. A Canon A95 é uma excelente escolha, portanto, pois você precisará durante algum tempo, se nunca fotografou, de facilitadores para os resultados, quais sejam alguns automatismos como o modo P que ela tem, etc.

Sugiro que pegue um site como o ww.dpreview.com e leia algumas resenhas de câmeras. Lendo entenderá as diferenças assinaladas pelo resenhador, e sua curiosidade se voltará para características específicas, e não será mais uma curiosidade genérica cuja resposta é quase impossível -e inútil.

Abraços,
Ivan

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #39 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:02:03
Engenheiro, está sendo superficial, o erro é pensar que o usuário foi criticado por perguntar, foi críticado pela incoerência de ter recebido a opinião de alguém disposto a ajudar e descartar isso, não é nada com o Miquimba, mas ainda essa semana alguém perguntou "que câmera compro entre A e B"? Compra B. Aí abre outro tópico "e entre B e Y". Compra B. Mas "e se for entre B e Z", com outro tópico. É fácil quando as responsabilidade da escolha é transferida a terceiros, toda decisão implica em pros/contras, enquanto somos crianças nossos pais direcionam as coisas, mas ser adulto é isso, tomar decisões, nem sempre fáceis. Às vezes errar. E se a câmera Z for melhor? Enfim, troca, não é o fim do mundo, no mínimo ela terá rendido alguma diversão e aprendizado. Eu não acredito em pergunta idiota, idiota é não perguntar, o problema não é a dúvida e sim a incoerência de num nível onde não sabe a diferença de uma Canon para uma Sony básicas comentar que irá se profissionalizar após um curso, como se fotografia fosse jardinagem. Todo caso se alguém se sentiu ofendido me perdoe visto não ser a intenção, quem me conhece um pouco já sabe que defendo meu ponto de vista, mas com respeito.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2005, 14:56:45 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #40 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:05:36
Ivan, admito que sua resposta foi muito satisfatória para mim.

Tirou qualquer dúvida que eu possa ter tido em relação a alguma eventual grosseria de sua parte.

Acho que eu mesmo me empolguei no inicio e quis "carinho" demais, sendo que eu deveria ter sido mais, digamos, maduro na especificaçáo de perguntas.

Suas observações sobre a máquina já fecharam qualquer duvida minha, em relação á comprar....agora só resta comprar, entender a maquina e testar....conto com sua ajuda na hora de critiar, elogiar e expor opiniões.

Acho que esse "stress" é válido...quando se tem um "relacionamento" mesmo num forum de internet, esses momento sempre ocorrem e faz parte para o aprendizado.

Agradeço A TODOS que me responderam, agradeço as criticas, sugestões e opiniões....mais uma vez perdoe-me o mal entendido e espero que daqui a pra frente, eu seja um membro ativo da comunidade, bacana que é essa aqui.

 :thmbup:  :thmbup:

PS* Vou de Canon mesmo (95%) e pelo que entendi aqui, a qualidade/recursos da Canon A 95 são superior á Sony numa margem consideravel.

Abraço pros amigos e Georges, se minha resposta pareceu desprezando sua ajuda, não se irrite, pois foi exatamente ao contrário, foi primordial...mas percebo que parece que lhe desprezei, Sinto muito.

Até

 :clap:  :clap:  
Um beijo pra minha Érika


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #41 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:14:51
Citar
e sim a incoerência de num nível onde não sabe a diferença de uma Canon para uma Sony
Bem, prometo que não vou chorar com esse argumento bem rude, entendo sua revolta, mas saiba que para aprender a andar de moto, é interessante o meliante saber andar de bicileta....

O prédio mais alto, parte lá do chão....

mas em todo caso, pretendo me profissionalizar sim, sem ur dos melhores....me formei em publicidade e propaganda com 20 anos...adoro fotos, mas sei que não saber a difrença básica entre Canon e Sony não vai me trazer prejuizos....haja vista que estou aprendendo...

Não...não estou sendo grosso....  :thmbup:  :thmbup:  
Um beijo pra minha Érika


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:19:51
Miquimba:

possou sugerir? Procure o site da Canon e baixe o PDF do manual da A95. Creio que voc~e lê em inglês, mas penso haver também em espanhol -pelo menos o manual tem também em espanhol.

Todas as câmeras que tive (entre as digitais) eu antes fiz isso, pois me permitia saber de fato o que ela era.

Os cursos de fotografia em geral são baseados em cãmeras de filme mecãnicas. Isso porque tais cãmeras obrigam o aluno a lidar com abertura, velocidade e foco de forma direta, sem o véu dos automatismos. Particularmente, acho um caminho árduo, embora eu mesmo tenha usado cãmeras assim por toda a vida e as prefira, mas as digitais permitem obter mais rapidamente resultados, e os reultados são muito estimulantes.

Se vai fazer um curso, esteja preparado para comprar TAMBÉM uma câmera de filme como uma Pentax K1000, uma Spotmatic, etc. Provavelmente o curso exigirá isso.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #43 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:35:29
Você não entendeu, não foi um argumento, tbm não foi rude, muito menos revolta, tampouco você me conhece bem o suficiente para esse tipo de julgamento. Mas chega desse assunto, boa sorte, Duran.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2005, 14:47:36 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #44 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:57:59
Tá bom  :laughing:

Eu finjo que acredito e vc finje que acredita em mim  :mf_tongue:

PS* Gostei do Duran  :bye1:  
Um beijo pra minha Érika