Autor Tópico: Canon ou Sony ?  (Lida 8200 vezes)

Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #45 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:00:10
Citar
Miquimba:

possou sugerir? Procure o site da Canon e baixe o PDF do manual da A95. Creio que voc~e lê em inglês, mas penso haver também em espanhol -pelo menos o manual tem também em espanhol.

Todas as câmeras que tive (entre as digitais) eu antes fiz isso, pois me permitia saber de fato o que ela era.

Os cursos de fotografia em geral são baseados em cãmeras de filme mecãnicas. Isso porque tais cãmeras obrigam o aluno a lidar com abertura, velocidade e foco de forma direta, sem o véu dos automatismos. Particularmente, acho um caminho árduo, embora eu mesmo tenha usado cãmeras assim por toda a vida e as prefira, mas as digitais permitem obter mais rapidamente resultados, e os reultados são muito estimulantes.

Se vai fazer um curso, esteja preparado para comprar TAMBÉM uma câmera de filme como uma Pentax K1000, uma Spotmatic, etc. Provavelmente o curso exigirá isso.
Agradeço as informações, Ivan  :clap:

Acho que após a aquisição da máquina, já devo comprar algum "material" para uso.

Bacana o que escreveu, muito interessante (até mesmo o post anterior)

Acho que essa Canon A 95, vou levar por R$1.100....o que acha?  :denken:  
Um beijo pra minha Érika


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #46 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:25:38
Não sei se ajuda, mas tenho o manual da A60 digitalizado em português.

Acredito que as funções básicas sejam iguais em todas as câmeras da série.
Então Miquimba, se quiser me manda um MP que coloco o link pra ti.

Vou opinar uma coisa aqui e posso até ser visto com maus olhos.

Acho que todos concordam que o Miquimba foi de alguma maneira indelicado ao pedir uma segunda opinião mesmo tendo a do Georges.
Conheço o Georges do Orkut e uma ano, quando ele indicou a compra da minha A60.
Vi comentários e mais comentários dele sobre a FZ15 (ele inclusive possui uma) e mais uma vez decidi comprar uma câmera bem falada por ele.

Enfim, esse ponto já foi resolvido.
Mas percebi um certo "flame" com relação a intenção de profissionalização. E eu mais que ninguém entendo isso e digo: é melhor se acostumarem com esse fantasma.
Trabalho com desenvolvimento de páginas e digo que cada vez mais as ferramentas estão ajudando pessoas inexperientes a conseguirem bons resultados.

Meu primeiro curso foi do Adobe Photoshop 5 em 1998. Tirar acnes de um rosto pueril no Photoshop 5 era necessário um longo e demorado processo.
A uma semana conheci o CS2 e uma ferramenta chamada Healing Brush que faz a mesma coisa só que de maneira simples.
E hoje as digitais saem de fábrica com mais e mais recursos, dando facilidade ao ato de fotografar.

Então acho desnecessário esse tipo de proteção com relação ao que expus. A tecnologia está ai para facilitar mesmo, mas como diz o slogan, nada subistitui o talento.

E Guss, vc comentar que fotografia é igual a jardinagem, é desdenhar a profissão alheia. Vc entende tanto de fazer um enxerto de caule quanto um jardineiro entende de profundidade de campo :)
Profissão é profissão, julgar essa melhor do que aquela é totalmente errado.  
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:31:33
Lucas:

Não é defesa da profissão, até porque todos sabem que sou radicalmente amador em fotografia. É o fato, como bem disse o Gustavo, do cara imaginar-se na Ferrari ao entrar na autoescola -risos. Mas vamos levar isso com humor, do contrário nos chatearemos mutuamente.

Concordo com você: o manual da A60 deve suprir muito das informações sobre a A95 tendo em vista a semelhança das cãmeras da séria Axx, da qual a A60 foi um marco e é uma câmera excelente. Nosso Miquimba-Duran vai ter material para se divertir  :laughing:  


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #48 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:37:06
Ivan nem de longe eu citei vc.

Acho até engraçado quando vc diz que é amador. Com a bagagem de conhecimento e o tempo de fotografia que vc tem, tá na hora de mudar esse discurso :thmbup:
Só porque vc leva a fotografia como hobby não siginifica que é amador.

E desculpa perguntar, vc trabalha com o que Ivan?
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #49 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:41:29
Miquimba,
Segue o link do manual em português.
Como padrão, Se não conseguir baixar o arquivo, é porque o meu PC pode estar desligado. Tente em um outro horário que não tem erro (principalmente durante o horário comercial).

ManualCanon.zip 17Mb
Manual em Português
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #50 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:41:49
Na verdade, Lucas, não desdenhei da profissão alheia, mas é bem verdade que é mt mais fácil imaginar um curso de jardinagem e a pessoa sair trabalhando com bons resultados isso sem causar prejuízos (se o curso for bom) a imaginar a mesma coisa em fotografia, o que tem de profissional depreciando o preço, fornecendo material ruim, e tem no currículo vários cursos de renome como da Panamericana.

Se um jardineiro estragar teu jardim, okey, chama outro, tem jeito. Agora as fotos do teu casamento? Já eram, esquece, aquele momento da tua vida passou.

O ponto é que fotografia tá na veia, vc pode melhorar, aprender, mas como diz o Danilo, é olho, cérebro e coração. Fotografia é mais que curso.

O Ivan entendeu bem o comentário, o problema não é começar, é louvável se saber o q quer, mas "easy", peraí, aproveitando a comparação usada pelo cara, se ele anda de bicicleta pensando em ser o Alexandre Barros e tem oito anos, okey, tá no caminho certo, mas com 20 e poucos ou é presunção ou infantilidade, começa primeiro, acreditando claro, mas para depois ver se tem margem para esse tipo de comentário. Posso dizer que o Bresson começou sem saber nada também, infelizmente nem por isso, por essa situação em comum (começar sem saber nada) vou me tornar um Bresson.

Citar
Eu finjo que acredito e vc finje que acredita em mim!

Já que lida tão bem com o fingimento, vejo que ele não terá problemas com o mercado de fotografia pro atual, se não der mt certo como já tem experiência, faça o que parece fazer de melhor, finja, Duran.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2005, 16:01:00 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:50:50
Pelhon. Sou funcionário público em função ligada à gestão urbana. Não função de arquitetura, na qual sou formado.

Mas sou amador sim, pois não faço fotografia com vínculo profissional, nunca ganhei um centavo com isso (só gastei), e no sentido mais estrito profissional é quem vive do ofício. Concordo com você que isso não quer dizer que o cara é bom fotógrafo ou não, assim como ser amador não quer dizer ser tosco. Uma das "tarefas" que atualmente se  apresentam para mim é exatamente essa, encontrar um lugar no mundo para minha fotografia sem que isso signifique adotá-la como profissão. Mas é importante encontrar esse lugar. Tenho algumas idéias e acho que nesse segundo semestre alguma coisa pode ser desenvolvida. Quando e se acontecer, falarei disso aqui.

Mas ainda assim, a vontade de viver do ofício pressupõe saber ligar cãmera antes, não acha?  :laughing: (desculpe a gozação, Miquimba)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #52 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:11:19
Citar
Citar
Agora pessoas que concordam com outras pessoas por apenas saber que essa outra pessoa tem mais conhecimento especifico em um aerea me deixou realmente de boca aberta.

É melhor começar a citar nomes. Não me faça te responder por algo que, vai ver, nem estar sendo dirigido a mim.
Digo o mesmo. Acho que boa parte do que eu tinha para dizer, já disse. Mas se alguém não entendeu ou não concordou com algo, que seja mais explícito para que isso possa ser discutido.

(desculpa aí, Matheus, mas o tópico já mudou mesmo...)


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #53 Online: 20 de Agosto de 2005, 19:51:18
Ei Miquimba, lê o manual antes de comprar.
E não esqueça de testar com as candidatas na mão, esse é o melhor review!  :thmbup:
O comentário do Ronaldinho Gaucho foi ótimo, vou copia-lo!!!  :clap:  


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #54 Online: 21 de Agosto de 2005, 01:03:11
Ta bem claro o eu disse. Não preciso citar nomes. Vai da consciência de cada um. Sou ninguém para acusar alguém. Ainda mais com 17 posts.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2005, 01:03:47 por engenheiroc »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #55 Online: 21 de Agosto de 2005, 02:08:15
Ótimo.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #56 Online: 21 de Agosto de 2005, 04:39:06
Citar
Ta bem claro o eu disse. Não preciso citar nomes. Vai da consciência de cada um. Sou ninguém para acusar alguém. Ainda mais com 17 posts.
Se estivesse tão claro assim, não haveriam duas pessoas pedindo para você citar nomes... Eu não me incluo na sua crítica, mas se você acha que sim, quero ao menos ter o direito de saber que estou sendo criticado para poder me defender.

Só para constar: você já acusou...


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #57 Online: 21 de Agosto de 2005, 07:57:06
Pessoal...vamos tirar fotos e relaxar...deixemos o stress para Leão e Abel Braga.
 :boxing:

Agraço a todos e claro Ivan, eu já sei ligar e desligar (e olha que nem de curso no senac eu precisei  :laughing:  :doh: )

Em dias, algumas fotos da minha nova camera e a análise dos amigos  :thmbup:  
Um beijo pra minha Érika


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #58 Online: 21 de Agosto de 2005, 08:14:06
Citar
Ta bem claro o eu disse. Não preciso citar nomes. Vai da consciência de cada um. Sou ninguém para acusar alguém. Ainda mais com 17 posts.

Dezoito posts, engenheiro -risos. O último também conta!

Mas, deixando a brincadeira de lado, acredito firmemente que sua opinião sobre cada um mudará com o tempo ao frequentar este fórum, pois terá condições de avaliar um intercâmbio mais longo, terá como perceber aquilo que eu disse há algumas mensagens atrás, sobre o nível médio de aprofundamento das perguntas e respostas daqui e qual a faixa admissível de dispersão. Veja, só. Se todos os tópicos fossem como este foi em seu início ou como um outro que agora acontece do 5100XA95Xvideogame, ninguém aguentaria. Os primeiros a não aguentar seriam os que respondem mais, os que têm mais a dar, exatamente os que alimentam o fórum de informações. Apenas tendo como referência meu nível de interessa, já saí de alguns fóruns por demasiadamente primários. Não vale a pena ficar ciscando entre centenas de mensagens alguma interessante, entende? Então, é um pouco como tentei mostrar na mensagem citada: é preciso um acordo sobre o nível das perguntas. Não é um acordo escrito, mas consensual como há em todo fórum. Abaixo de certo nível as questões destroem exatamente o interesse que atraiu as pessoas ao lugar.

Muitas pessoas concordam pois têm visões parecidas provenientes de vivências parecidas. Estando aqui já por algum tempo assistiram muitas vezes a mesma coisa, e sabem aonde leva. Não é espantoso que concordem, mas natural, e indica exatamente esta adesão ao "acordo" que caracteriza uma comunidade. Não concordam com "alguém que saiba mais ou menos". Concordam também com esse alguém, e esse alguém com os companheiros, pois essas pessoas em seu diálogo aqui conotam o nível -bom nível- deste fórum, e é esse diálogo que atrai outros.

Se seria ótimo que cada questão por mais primitiva pudesse ser respondida? Pois não, isso é verdade. Mas será isso compatível com a manutenção do interesse? Eu acho que não. Além disso, as respostas esperadas são sempre provenientes de um grupo relativamente pequeno de pessoas entre os 1900 que aqui estão, acredito que não mais de 100 pessoas, sendo que provavelmente 20 membros aqui têm talvez 50% do total das postagens. Isso é motivo para esses membros exercerem uma ditadura? Por certo que não, mas inversamente, não seria lógico que o fórum caísse a um nível tal de desarticulação de intercambio e primariedade de questões que os afastasse.

Vamos vivendo por aqui como companheiros, e lá na frente gostaria de ouvir novamente você sobre isso. Fico muito confiante que sua opinião mudará um pouquinho.

Grande abraço,
Ivan
PS: de vez em quando é preciso até um tópico como esse, para todos pensarmos sobre esse acordo não escrito e para que ele evolua, em um ou noutro sentido.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2005, 08:39:28 por Ivan de Almeida »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #59 Online: 21 de Agosto de 2005, 08:16:31
Citar
Agraço a todos e claro Ivan, eu já sei ligar e desligar (e olha que nem de curso no senac eu precisei laughing.gif doh.gif )

É importante isso, saber ligar e desligar  :thmbup:

Por isso gosto das antigas câmeras mecãnicas: não têm nada para ligar e desligar!

Abraços,
Ivan