Autor Tópico: Canon ou Sony ?  (Lida 8163 vezes)

Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 19 de Agosto de 2005, 10:37:26
Olá pessoal.
O Georges já me ajudou bastante via Orkut, mas outra ajuda não seria nada mal.

Nesse fds eu quero comprar uma máquina....

Estou em dúvida entre a Canon A510 e a Sony P93  :blue:

Quero uma máquina que tem bons recursos e que me ajude a entender uma maquina/foto digital.

Vou fazer um curso no Senac sobre isso pois quero entrar nesse ramo, pois gosto muito, mas não tenho um conhecimento tão quanto vcs  :bye2: pra saber quem seria meolhor das duas e suas vantagens e desvantagens  :nonono:


Toda e qualquer ajuda, será de bom grado  :clap:



Meu primeiro Post aqui  :mf_tongue:  
Um beijo pra minha Érika


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2005, 10:48:57
Eu iria de Canon pelos recursos e por ter um pouco mais de qualidade de imagem, mas sugiro que se vc puder uma Canon A95 é bem mais negócio. :)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 10:49:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2005, 10:55:31
Eu fico com a mesma opinião... Se voce puder investir um pouco mais numa A95, voce vai permanecer mto mais tempo com ela sem desejar trocar! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2005, 10:59:47
Minha opinião é  qie se vc puder esperar começar o curso pra comprar a máquina pode tr melhores informações e ver o que se adequa melhor ao seu gosto/bolso/necessidade.

Pq se vc for fazer um curso de fotografia, provavlmnte vai ficar chatad m ter uma máquina em que vc apenas aponta e aperta um botão, visto que vai ouvir falar de abertura, vlocidade, iso etc...  nm vai poder usar isso nas suas fotos, a máquina praticamente vai fazaer tudo. :denken:

Acalme-se....rs e bom curso no SENAC, eu só ouço falar bm de lá


 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2005, 11:20:14
Olá!
Tudo jóia?
Bem, primeriamente, seja muito bem vindo!
O pessoal do fórum é muito prestativo...
oK@
Sobre a sua pergunta, também vou concordar com o pessoal sobre a A95 para "reforçar" sua decisão principalmente se vc for fazer um curso e possivelmente irá utlizar vários recursos.
Porém, iria te sugerir para estudar a hipotese e adquirir uma "super zoom".

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2005, 12:21:12
Estava pensando.... Talvez se voce vai fazer um curso no SENAC, acho que seria interessante analisar qual tipo de camera o curso vai te pedir... Se puder ser uma Digital compacta, vá de A95.... Agora, se eles te pedirem algo como 35mm SLR, eu te aconselho a usar esse dinheiro para um outro tipo de camera! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Tiago Santos

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2005, 12:28:15
Bem lembrado Fernando.
Eu conheço uma moça que começou a fazer um curso no SENAC, e ela teve que comprar uma 35mm SLR, com lente 50mm, sem flash usando apenas filmes ISO 400. Somente quando estiver em outra fase do curso vão passar mais coisas.


T+
Tiago Santos Nunes - São Paulo/SP

 Nikon.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2005, 12:42:16
Tem algo de errado aí...

Você pergunta se deve comprar uma Canon A510 ou uma Sony P93, nenhuma das duas câmeras de alta performance, o George tem o saco de responder e você pergunta de novo? Caramba, é por isso que não gosto de responder a esse tipo de pergunta, vira o maior aluguel.

Além de tudo, querendo comprar câmeras, digamos, "amadoríssimas", diz que quer entrar no ramo?

Vamos lá... No mínimo a ordem está errada.

Ordem certa:

1) quando pedir opinião, aceitá-la, ou pelo menos não descatá-la publicamente. Afinal, médicos são pagos para dar outra opinião, colegas de fórum não.

2) se comprar uma câmera, que me parece será a primeira do contrário não teria essa dúvida, usá-la para saber se consegue resultados minimamente razoáveis antes de imaginar que "se dedicará ao ramo". Há muito caminho antes disso.

3) conguindo resultados animadores durante algum tempo e consistentemente, aí sim poderá tentar comprar câmeras melhores, e as comprando, começar a se aproximar do "ramo".

Não me queira mal, mas realmente há um descompasso entre as questões e as pretensões.

Ivan



 


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2005, 15:11:49
Colega,

O que vc quer dizer com "quero entrar nesse ramo"? A frase é dúbia.... Seria vontade de aprender a fotografar, ou atuar profissionalmente?

Pois se for a primeira opção, creio que uma A510 já seja uma opção para se dar os primeiríssimos passos (vc deve ter colocado essas duas opções - A510 e P93 - em vista de sua disponibilidade financeira, certo?)

Agora, creio que pelo mesmo preço da A510 vc consiga comprar uma SLR de filme, mas das bem baratinhas...

[]'s
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 15:14:31 por pakato »
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:03:44
O Ivan tocou num ponto importante que vem me incomodando um pouco ultimamente. É cada vez mais freqüente o número de pessoas que ainda estão pensando em comprar a primeira câmera digital, mas que já estão decididas a "entrar no ramo". Acho que está havendo uma confusão, talvez (ou provavelmente) impulsionada pela grande difusão que a fotografia está tendo nessa "Era do Digital".

Bem, me parece que uma diferenciação precisa ser feita. Gostar de fotografar é uma coisa, ser profissional da área é outra. Claro que, para ser profissional é preciso gostar de fotografia. Mas o inverso não é necessariamente verdadeiro: quem gosta de fotografia não precisa virar profissional. As pessoas esquecem que a relação que um profissional tem que ter com a fotografia é bem diferente da relação que amador estabelece com ela.

Vejam o meu caso: adoro fotografar, ver fotografias e estou buscando adquirir mais conhecimento sobre essa arte. Mas sequer passa pela minha cabeça vir a ser um fotógrafo profissional. Inclusive, acho que é brm possível que eu considerasse essa atividade profissional meio chata. Sair para fotografar em um domingo, só por prazer, fotografando o que quero e parando quando quero, acho ótimo. Agora, passar dias dentro de um estúdio trabalhando, com horários e metas a cumprir, pensando em diversas coisas além do "clic", já me parece chato.

O que quero dizer com isso, obviamente, não que ser fotógrafo é chato. É que essa é uma profissão tão rigorosa e especializada quanto qualquer outra, é um trabalho com horários, chefes e tudo aquilo que todo o trabalho tem. Mas nem todo mundo dá atenção para isso. Como conseqüência, temos uma exurrada de "semi-profissionais" entrando no mercado sem preparo e conhecimento nenhum, não apenas em relação à técnica fotográfica quanto, o que é pior, em relação ao que é a própria profissão de fotógrafo.

Também não se trata aqui de desestimular ninguém, mas de tentar mostrar que as coisas não são tão "cor-de-rosa" quanto parecem.

Bom, agora que já escrevi um monte, já estou em dúvida quanto a relevância de tudo isso nesse tópico... mas, enfim, é um pouco de desabafo.

Abraços!


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:16:25
Outra coisa que me incomoda é a duplicidade de tópicos, hoje abrem um tópico S5100 X A95, depois abrem outro A95 X FZ5, depois FZ5 X S5100 (ou XT, D70,20D, etc...). Acho que quem quer comprar sua primeira câmera deve dizer o que espera dela e a faixa de preço que está disposto a pagar, e daí pedir sugestões.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:33:29
Uma coisa é pedir uma orientação, coisa válida, mas é importante que a pessoa faça o dever de casa e se informe sobre os produtos, leia os reviews, etc, do contrário fica mera viagem na maionese.

Normalmente quem faz o dever de casa pesquisando pergunta menos e faz perguntas mais focadas, sobre uma coisa específica, etc, e são perguntas mais úteis para todos.

É preciso também ter certa noção do próprio estágio, se tem experiência em fotografia ou não, etc. Não adianta achar que vai pegar uma câmera e fazer maravilhas. Não é a cãmera que fotografa.

Quando a pessoa tem consciência desses itens, o que perguntar será preciso, importante, útil e o que ler de resposta será aproveitado.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:44:05
Um mal crescente é a facilidade com que se escreve num forum... Normalmente as pessoas não estão muito dispostas a gastar tempo lendo os reviews (que acrescentam muito).

Não vejo nada de errado em pedir opiniões, mas acho que tem faltado um pouco de paciencia de usar o sistema de pesquisa e também de ler os reviews completos que temos na Internet.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:52:56
Acho que todos aqui nesse tópico tem sua razão. De desabafo e tudo mais. Porem acho que aqui é fórum de discussão para as pessoas em geral e não apenas para pessoas com conhecimentos avançados. Acho que as pessoas têm que ter paciência. Se não gostar da duvida é só apenas responder. Entrei nesse fórum sabendo nada. Quase não pergunto, mas leio muito e não acho erradas perguntas de iniciantes. Talvez falte humildade.
É a minha opinião
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:54:47
Ivan e Fernando, acrescentaria tranqüilamenta o que você colocaram à minha idéia anterior. Concordo inteiramente com vocês.