Autor Tópico: Canon ou Sony ?  (Lida 8164 vezes)

engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #60 Online: 21 de Agosto de 2005, 11:28:46
Citar
Citar
Ta bem claro o eu disse. Não preciso citar nomes. Vai da consciência de cada um. Sou ninguém para acusar alguém. Ainda mais com 17 posts.

Dezoito posts, engenheiro -risos. O último também conta!

Mas, deixando a brincadeira de lado, acredito firmemente que sua opinião sobre cada um mudará com o tempo ao frequentar este fórum, pois terá condições de avaliar um intercâmbio mais longo, terá como perceber aquilo que eu disse há algumas mensagens atrás, sobre o nível médio de aprofundamento das perguntas e respostas daqui e qual a faixa admissível de dispersão. Veja, só. Se todos os tópicos fossem como este foi em seu início ou como um outro que agora acontece do 5100XA95Xvideogame, ninguém aguentaria. Os primeiros a não aguentar seriam os que respondem mais, os que têm mais a dar, exatamente os que alimentam o fórum de informações. Apenas tendo como referência meu nível de interessa, já saí de alguns fóruns por demasiadamente primários. Não vale a pena ficar ciscando entre centenas de mensagens alguma interessante, entende? Então, é um pouco como tentei mostrar na mensagem citada: é preciso um acordo sobre o nível das perguntas. Não é um acordo escrito, mas consensual como há em todo fórum. Abaixo de certo nível as questões destroem exatamente o interesse que atraiu as pessoas ao lugar.

Muitas pessoas concordam pois têm visões parecidas provenientes de vivências parecidas. Estando aqui já por algum tempo assistiram muitas vezes a mesma coisa, e sabem aonde leva. Não é espantoso que concordem, mas natural, e indica exatamente esta adesão ao "acordo" que caracteriza uma comunidade. Não concordam com "alguém que saiba mais ou menos". Concordam também com esse alguém, e esse alguém com os companheiros, pois essas pessoas em seu diálogo aqui conotam o nível -bom nível- deste fórum, e é esse diálogo que atrai outros.

Se seria ótimo que cada questão por mais primitiva pudesse ser respondida? Pois não, isso é verdade. Mas será isso compatível com a manutenção do interesse? Eu acho que não. Além disso, as respostas esperadas são sempre provenientes de um grupo relativamente pequeno de pessoas entre os 1900 que aqui estão, acredito que não mais de 100 pessoas, sendo que provavelmente 20 membros aqui têm talvez 50% do total das postagens. Isso é motivo para esses membros exercerem uma ditadura? Por certo que não, mas inversamente, não seria lógico que o fórum caísse a um nível tal de desarticulação de intercambio e primariedade de questões que os afastasse.

Vamos vivendo por aqui como companheiros, e lá na frente gostaria de ouvir novamente você sobre isso. Fico muito confiante que sua opinião mudará um pouquinho.

Grande abraço,
Ivan
PS: de vez em quando é preciso até um tópico como esse, para todos pensarmos sobre esse acordo não escrito e para que ele evolua, em um ou noutro sentido.
Ivan

Concordo em parte com você Ivan. Com relação ao nível do forum, acho que ele abrange nível bem maior que outros que eu conheço. Tanto que o Mundo Fotográfico é o que eu mais acesso e aprendo mais. Acho interessante qdo vou lendo vai surgindo duvido e logo são criados novos tópicos que resolvem minhas dúvidas. Acho o pessoal muito legal daqui. Sou fã do LeoTerra e do Georges. São pessoas que responde qualquer duvida com a maior paciência. Tenho como objetivo um dia ser tão bom qto eles hj. Vejo que os dois nem entraram na discussão desse tópico. Nota 10 para eles. Acho que pretensão não é sonho nem fantasia. Acredito que professor não é uma pessoa com extremo conhecimento e sim aquele que consegue deixar claro um assunto a uma pessoa leiga.

Acredito que qdo uma pessoa leiga em assuntos complexos como fotografia deixa-a muito confusa, ainda mais num fórum de discussão onde há muitas informações. Uma pessoa que possui apenas 1 post merece uma recepção diferente da que eu vi nesse tópico. Acredito que nem todos que entram conheçam o funcionamento de um fórum, como opção de pesquisa.

Quando comprei minha ultima câmera não sabia mexer direito com fóruns de discussão. Com recursos manuais senti necessidade de ajuda, e não conhecia nenhum site de reviews e etc. Senti a necessidade de sair fazendo perguntas, que talvez vocês não iriam gostar pois eram muito leigas(e foi o que aconteceu com o Miquimba), mas ninguém é igual a mim. Não conhecemos o caso dele. Talvez estivesse com uma certa urgência em comprar uma câmera e duvida sobre duas marcas.

Acredito também que nível do fórum não só esta relacionado com conhecimento e sim como se responde uma pergunta ao próximo.

Sempre que possível leio seus posts Ivan. Acho bem completo. Vejo que tem muitos conhecimentos que a vida lhe trouxe. Porem levei um susto como você agiu com Miquimba (o cara possui um post). E na minha opinião sincera acho que não foi paciente e a impressão que me passou é que faltou humildade também. Sei que muitos vão discordar, mas quando vejo esse tipo de coisa eu revolto. Acho que o mais “velho” tem que passar um exemplo a todos.

Como você mesmo disse umas 20 pessoas nesse fórum que discutem realmente. São bem ativos e vejo que isso não é uma realidade em outros fóruns. Porque será que isso acontece aqui? Vou deixar essa pergunta a todos.

Estou muito arrependido de ter entrado nessa discussão. Pois seria muito mais fácil não ter manifestado os meus pensamentos, mas espero não ter criado nenhuma inimizade aqui Apenas expus o que pensava, e não tinha intenção de ferir ninguém. Acredito que foi apenas um desabafo.

Abraços
 


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #61 Online: 21 de Agosto de 2005, 11:55:33
Outra coisa que me esqueci.
Acho que a diferença entre amador e profissional é em ganhar $. Voce Ivan é amador por nao receber $. Agora uma pessoa que pretende se profissionar basta apenas receber $.

Alguns aqui colocam que profissional são aqueles famosos, conhecidos nacionalmente ou internacionalmente. Coisa pra poucos.

Profissional ruim tem em todas as areas e na fotografia não é diferente.

Desestimular uma pessoa não acho legal. É minha opinião.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #62 Online: 21 de Agosto de 2005, 12:06:10
Bem, engenheiroc: Se você prefere pensar assim, é um direito seu, e quem pode dizer que está errado?

Contudo lhe digo de forma muito tranquila: não estou aqui, nem em nenhum outro lugar, para responder perguntas que podem ser respondidas pelo próprio perguntador com esforço mínimo. Se isso é falta de humildade ou não é uma boa discussão. Prefiro pensar que minha experiência me mostrou que aqueles que se apoiam demais no pensamento alheio nunca se tornam capazes de retribuir, entendendo como retribuir transmitir a terceiros o que aprenderam. Esses são os verdadeiros egoistas, os que sempre somente tomam e nunca dão, não importa com que palavras gentis façam isso. Como obtém fácilmente respostas, sequer valorizam o recebido. É inútil alimentar isso.

Quem não lavra seu próprio terreno não tem frutos para oferecer. É simples assim. Só pode dar quem tem, e quem tem é porque paga em esforço e dedicação seu conhecimento.

Por exemplo: neste tópico você emitiu diversas opiniões sobre as pessoas, mas não deu uma só informação útil ao perguntador. Reparou isso? Assim é fácil, não acha? Talvez aí esteja a explicação de porque somente 20 postam muito. Falta um engenheiroc distribuir também seus conhecimentos ao invés de distribuir somente julgamentos. Aí já seriam 21, mas o chato, engenheiroc, sabe o que é? Que para fazer isso você vai ter de estudar um pouco sozinho e sair dessa posição acomodada de perguntador. Dá trabalho. É mais fácil criticar, com certeza.

Abração.
 
« Última modificação: 21 de Agosto de 2005, 12:08:13 por Ivan de Almeida »


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #63 Online: 21 de Agosto de 2005, 12:48:19
Citar
Bem, engenheiroc: Se você prefere pensar assim, é um direito seu, e quem pode dizer que está errado?

Contudo lhe digo de forma muito tranquila: não estou aqui, nem em nenhum outro lugar, para responder perguntas que podem ser respondidas pelo próprio perguntador com esforço mínimo. Se isso é falta de humildade ou não é uma boa discussão. Prefiro pensar que minha experiência me mostrou que aqueles que se apoiam demais no pensamento alheio nunca se tornam capazes de retribuir, entendendo como retribuir transmitir a terceiros o que aprenderam. Esses são os verdadeiros egoistas, os que sempre somente tomam e nunca dão, não importa com que palavras gentis façam isso. Como obtém fácilmente respostas, sequer valorizam o recebido. É inútil alimentar isso.

Quem não lavra seu próprio terreno não tem frutos para oferecer. É simples assim. Só pode dar quem tem, e quem tem é porque paga em esforço e dedicação seu conhecimento.

Por exemplo: neste tópico você emitiu diversas opiniões sobre as pessoas, mas não deu uma só informação útil ao perguntador. Reparou isso? Assim é fácil, não acha? Talvez aí esteja a explicação de porque somente 20 postam muito. Falta um engenheiroc distribuir também seus conhecimentos ao invés de distribuir somente julgamentos. Aí já seriam 21, mas o chato, engenheiroc, sabe o que é? Que para fazer isso você vai ter de estudar um pouco sozinho e sair dessa posição acomodada de perguntador. Dá trabalho. É mais fácil criticar, com certeza.

Abração.
A mim criticas são bem vindas. Acredito que com elas eu cresço. Expressei minha opinião. Sinto muito se não quis tentar entende-las. Sou mais humano e sou feliz assim. Respondendo a você estou respondendo a duvida de outras pessoas também, pois tudo começou com seu post. Você não é a única fonte de conhecimento, entenda isso.

Abração
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #64 Online: 21 de Agosto de 2005, 13:14:43
Citar
Respondendo a você estou respondendo a duvida de outras pessoas também, pois tudo começou com seu post.

Mas...Você respondeu o quê? Qual dúvida você esclareceu?  Reli todo o post novamente e você não respondeu ao Miquimba, à sua dúvida, apenas me criticou e a outras pessoas... Não vi resposta sua aqui servindo a ninguém no sentido da utilidade fotográfica. O que você está chamando de resposta é um mero "desabafo" contra o saber alheio.

O que nos distingue, engenheiroc, é que comprei minha primeira câmera aos 15 anos de idade com minha parca mesada. Era uma câmera simples, lente fixa e foco em todo o campo, velocidade fixa de 1/60 e três aberturas possíveis. Comprei com o dinheiro que meu pai me dava para os gastos normais de um garoto de 15 anos, comprar revistinhas, refigerantes, etc, e naturalmente privei-me disso para comprá-la. Aí, engenheiroc, sabe o que eu fiz? Encontrei um manual de fotografia chamado Fotografia Arte e Técnica, Robert E. Browner, 423 páginas, e o li inteiramente, várias vezes, mesmo sendo muita coisa ali inaplicável ao "equipamento" que eu tinha.

Por isso, meu camarada, posso responder às perguntas, porque sempre fiz isso, sempre li os manuais das câmeras antes de perguntar, sempre li os livros de fotografia que encontrei. Quando comecei a usar digital li tudo o que encontrava, sobre sensores, sobre amplificação de sinal, sobre os comprimentos focais, etc. As conversas nos fóruns e listas me dão indicações de assuntos para pesquisar, mas nunca eu as tomo como a informação que basta. É por isso que resisto em responder a perguntas que mostram que o cara nem abriu o manual, nem procurou ler um curso rápido de fotografia na rede, coisa que uma primira pesquisada já responderia.  Mais ainda, acho que se um fórum se transforma em lugar para esse tipo de abobrinha ele termina se tornando inútil.

Você mesmo não se interessaria pelo fórum se fosse um espaço para abobrinhas primárias. Cito você mesmo:
Citar
Com relação ao nível do forum, acho que ele abrange nível bem maior que outros que eu conheço. Tanto que o Mundo Fotográfico é o que eu mais acesso e aprendo mais. Acho interessante qdo vou lendo vai surgindo duvido e logo são criados novos tópicos que resolvem minhas dúvidas.


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #65 Online: 21 de Agosto de 2005, 14:33:58
Eu tb li e percebi que seu primeiro post foi apenas de criticas a duvida de Miquimba. A duvida a que me referi não é a Miquimba. Só porque voce nasceu com uma maquina fotografica nos braços não significa que tem o poder divino de escrever como quer, não respeitando:

"Você pergunta se deve comprar uma Canon A510 ou uma Sony P93, nenhuma das duas câmeras de alta performance, o George tem o saco de responder e você pergunta de novo? Caramba, é por isso que não gosto de responder a esse tipo de pergunta, vira o maior aluguel."

Disso que não gostei. Se não quer responder, não responda. Existe pessoas com paciencia, humildade e com nível de conhecimentos suficientes para responder.

Bom. Acho que esse tópico ja rendeu demais. E não iremos chegar a lugar algum. Estamos fora do objetivo topico.

Eu termino minha discussão nesse topico aqui, e espero que um dia compreenda que ser mais humano é sucesso em qualquer area.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #66 Online: 21 de Agosto de 2005, 14:48:13
engenheiroc:

Um bom domingo para você, sugerindo que o aproveite para ler o manual da sua cãmera.

 


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #67 Online: 21 de Agosto de 2005, 15:20:45
Galera... eu só acho que todos deveriam ter pelo menos a assinatura com o nome ou sobrenome, para não ficar com estes titulos, tipo engenheiroc, miquimba, etc. etc. etc. etc....

 
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Miquimba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #68 Online: 21 de Agosto de 2005, 15:32:03
Sou novo aqui, mas vou continuar dando minhas lições de filosofias Capixabas  :denken:

Acho que houve uma discussão sadia entre o engenheiro e o ivan.
Em um ou outro momento, o deboche e o intimo/pessoal foi buscado, mas nada que possa ter magoado.

Tenho certeza de que não foram ao vento as palavras do Ivan nem do Engenheiro.

Ambos são profissionais. Profissionais dentro do dicionário pode ter qq significado, mas para mim, é aquele que ama e faz bem seu trabalho.

Eu por exemplo, não sou formado em Jornalismo, mas amo escrever e por mais prepotente que possa ser, tenho certeza de que faço meu melhor. Escrevo toda semana colunas sobre Formula 1, num forum pouco maior que esse e recebo elogios que me enchem de orgulho e massageam meu ego. Mesmo que eu não receba por isso, tenho a certeza de que mesmo "amadoramente" sou profissional no que faço...
Mesma coisa vale pro Ivan. Vi suas fotos e achei fantástico o cuidado em cada foto e detalhe. Entre no site que tem fotos hospedas e gostei do que vi, principalmente de um casal de crianças....ficou emocionante.
Engenheiro...não achei um link com fotos suas (na assinatura, me refiro) mas pelo seu avatar, tenho certeza de que gosta/ama tirar fotos, entende-las e admira-las como se fosse um filho seu. Isso é ser profissional...zelar de alguma forma, por algo que vc aprendeu/desenvolveu, no caso, a foto.

Li e reli cada topico. Tirei algumas conclusões. Vi que houve uma certa prepotência inicial de uns com meu topico, mas aos poucos alterei essa conclusão e tentei entender o motivo de tal fato. Entendi. Como não sou perfeito, tenho que entender qualquer falha das pessoas, por isso, foi bastante satisfatório esse topico. Além de decidir por uma Canon (A Sony perdeu de lavada heim?) melhorei um pouco o que chamamos de convivência. Pessoas diferentes, modos de pensar diferentes, estilos e respostas diferentes....isso faz um fórum de discussão.

Obrigado pelo espaço e se Deus permitir, ainda essa semana, tenho a minha máquina em mãos para aprender na prática o que começo a aprender na teoria aqui.

Abraço a todos e boas fotos....boas fetas....bom humor, sempre  :thmbup:  
Um beijo pra minha Érika


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #69 Online: 21 de Agosto de 2005, 22:30:31
Respondendo ao tópico inicial:
Ja mexi com SONY CyberShot P73 e eu tenho uma Canon A510.

Vou falar o que "EU" achei delas:

SONY P73:

Prós:
Designer bonito, + compacta, filmes sem limite de tempo de gravaçao, foco noturno, luz guia, velocidade.

Contras:
Imagens muito "palidas" meio "zumbi", memory Stick muito caro, poucos recursos manuais, LCD pequeno d+, Preço muito caro da camera em si.

Canon A510:

Prós:
Varios recursos manuais (todos), Cartao SD, LCD 1.8, qualidade da imagem, preço mais acessivel, Zoom 4X, foto panoramica ( Ñ lembro se a P73 tem )

Contras:
Foco no escuro, Flash, "tamanho", tempo de gravaçao de video, luz guia fraca.

Minha escolha : Canon PowerShot A510

Na epoca eu não entendia nada de cameras, e o Georges me ajudou, e muito, pelo Orkut, tenho que agradecer a ele.

Obrigado Georges.

Adorei a A510, ela sem dúvidas, é a melhor pelo seu preço (até onde "EU" sei).

Eu preferi a A510 a A95 por 2 motivos
1) a A510 é muito mais barata e tem quase os mesmos recursos da A95, com imagem um pouco pior, da pra aprender a fotografar susu com ela.
2) minha segunda camera sera uma Ultra Zoom, logo... se for comprar uma camera + cara, eu ja compro uma com Zoom elevado, e nao a A95 que tem apenas 3x.

Sobre a disculção:

Eu não acho que vcs devem condenar as pessoas que postam POST simples, sem antes dar uma pesquisada sobre o assunto... eu acho que estamos na era da Informação, e nesta era quanto mais rapido se obtem a informaçao, melhor sera.

Muitos detem a informação mais muito poucos detem o conhecimento.

Vc pode ficar lendo topicos o dia inteiro, se entubar com informaçoes e ficar respondendo topicos carregando as informaçoes nas costas, de outros posts... mas isso nao quer dizer que vc tem o verdadeiro conhecimento do assunto... por tanto, nao acho válido ficar massacrando pessoas simples, que sao novatas no assunto que nem ao menos detem esta informaçao.

As vezes a pessoa mesmo lendo um tópico semelhante, ainda tem a necessidade de desejar ouvir de mais alguem, qual aparelho deve gastar seu suado dinheiro.

É uma necessidade humana, todos nós necessitamos compartilhar frustraçoes, dúvidas, etc... ainda mais quando estamos vivendo em um pais sub-desenvolvidos, onde as cameras sao inalcançaveis para muitos, e na hora de gastar tanta grana... nao tem jeito, todos tem "medo" de fazer algo errado.

Somando isto com a facilidade de se criar um topico, e, com a falta de conhecimento de metodos de pesquisa de um forum, acredito que seja por isto que muito duplicam os tópicos.

Seria de grande ajuda a todos, eu acredito, que existissem alguns topicos "fixos", com verdadeiros guias de compra de cameras, fazendo a seleção entre faixa de preço, recursos, qualidade da imagens ( com exemplos, etc...) camera1 vs camera 2 etc..etc..etc...

Tendo estes topicos guia, fixos, acredito que iria economizar muitos blá blá blá nos pots.

Bom é apenas uma idéia, eu sei que vcs nao ganham nada ( R$ ) com isso, por tanto é so uma sugestao.

Mas mesmo com ele, nao pensem que iram erradicar os post simples ou duplos... afinal, somos humanos e nao robos.

Abraço a todos.

 :bye1:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #70 Online: 21 de Agosto de 2005, 23:40:42
Jesiel:

Já vi muitos fóruns terminarem por aceitarem diminuir o nível da interlocução. No início, quando o nível começa a diminuir, muitos gostam, sentem-se mais confortáveis, participam mais. Porém quanto mais participam, mais começam a falar de coisas estranhas ao assunto, mas voltam às poucas mesmas questões que dominam, até um dia em que eles mesmos percebem que aquilo já não está muito interessante. Quando isso acontece, pensam: puxa vida, isso aqui já foi tão legal, eu aprendia tanto, o que foi que aconteceu? E não supõem que quando defendem que qualquer abobrinha seja assunto válido estão estipulando regras muito primárias que não fazem evoluir.

Há no momento pelo menos quatro tópicos de iniciantes perguntando sobre câmeras. Isso é normal? Como há sempre muitos iniciantes, podemos imaginar que essas mesmas perguntas serão formuladas centenas de vezes, sobre as mesmas câmeras, pois, coitadinho do cara, "ele não sabe pesquisar no Google".

Sinceramente, eu não tenho paciência para isso. Gosto de dialogar, gosto de responder, mas dentro de um grau mínimo de interesse e de aproveitamento. Be-a-bá todo dia não há quem aguente.

Crianças não gostam de tomar vacina, mas vacina é boa para a saúde. Assim, não é o ambiente mais agradável ao iniciante que será o ambiente mais útil para ele mesmo. Mas deixa pra lá. Já entendi seu ponto devista e de outros que aqui o expressaram.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #71 Online: 21 de Agosto de 2005, 23:59:40
Ivan,

Eu tambem entendi o seu ponto de vista, mas no forum, é complicado vc nivelar por cima os POST's da galera.
Mesmo pq, o forum é aberto...qualquer um faz o cadastro e participa dele, logo... todos nós estamos sujeitos a ler topicos "inteligentes" ou nao.

É a liberdade de expressão.

Agora, eu concordo que o conteudo discutido nos topicos, tem que serem relacionados com o Assunto Titulo do Post... ficar conversando sobre culinária, televisao etc... eu tambem sou contra. Tem que ter uma objetividade.

Agora esse negocio de nivelar por cima ou por baixo, olha é bem complicado...como eu ja disse.
Acho que isso tem que ser discutido com os Moderadores, chegando em um acordo de todos,  e ver a melhor saida para este "problema".

Talvez, uma divisão melhor das seçoes dos POST's...nao sei.
 :denken:

--acrescentando--
Ou entao uma área "Master", onde apenas tópicos "inteligentes" seriam postados... e apenas convidados participassem dos mesmos.
Mas e ae? Quem participa ? Qual o nivel para entrar na area Master ? Seria correto isso, excluindo os d+ ?... Sao perguntas para se pensar e discutir.
Complicado...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 00:14:19 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ