Autor Tópico: [OPINIÃO] Quais os códigos de convivência estabelecidos entre os membros do MF?  (Lida 1440 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Quais os códigos de convivência estabelecidos entre os membros do Mundo Fotográfico?

Esta é uma pesquisa de opinião de um membro do fórum,* não visa confrontar ninguém em particular, apenas relatar uma impressão geral.

De uns tempos para cá venho observando mudanças significativas na dinâmica do fórum. Umas que julgo positivas como o aumento do fluxo de postagens, o ingresso de novos membros e divulgação de novos trabalhos; outras que são negativas como o aumento de conflitos entre os membros, a transposição da vida privada para o espaço público do fórum e a difusão velada de preconceitos.

Acredito que uma das explicações para tal fenômeno está relacionada a não ciência de certas regras que, por não serem explicitas, não são do conhecimento de todos, em particular dos membros iniciantes que estão travando os primeiros contatos com um fórum de fotografia agora nem tampouco dos membros provenientes de outros espaços de discussão.

Como afirmei tempos atrás, numa sala de acesso restrito, mais precisamente em 29 de outubro de 2008, quando adentramos num novo ambiente (um novo trabalho, uma escola nova ou até uma mudança de casa, bairro ou cidade) passamos por um processo de adaptação/reeducação, pois ainda que esses espaços tenham objetivos muito semelhantes, a dinâmica é sempre diferenciada. Retornei a afirmar a mesma coisa, em 18 de novembro de 2008, numa resposta ao tópico da Eliane Riguengo. Quero mostrar com essas datas que a observação não se refere aos últimos dias, mas a um período mais longo.

Pois bem, o mesmo fenômeno acontece no Mundo Fotográfico que, embora trate de questões relacionadas ao universo da fotografia, possui características específicas, que nem sempre, ou melhor, a maioria das vezes, não compõem um manual escrito.

Não sendo esse conjunto de regras revelado de imediato, é preciso ter um pouco de cautela ao adentrar num novo ambiente assim como ter um pouco prudência ao apresentar a dinâmica do espaço, de modo que as pessoas em geral adaptem-se à nova estrutura de forma espontânea, sem gerar grandes traumas e sem transferir práticas comprometidas.

Ocorre que, em certas ocasiões e por vários motivos, tais códigos implícitos devem não só tornar-se públicos como também devem ser discutidos pela comunidade, sempre de forma consciente e responsável. É uma maneira saudável de repensar as formas de integração e também o andamento do fórum.

Para esta reflexão, convido a todos os membros do fórum, como membro que também sou,* a apresentar tais códigos sociais, por vezes não revelados, e, se julgar apropriado, discuti-los de forma madura e com a devida consciência das suas implicações, como consciente é minha proposta de reflexão.

Bem, feito essa introdução, farei as seguintes observações e deixarei as demais por conta dos colegas:

1) Alguns espaços do fórum eram locais agradáveis de bate-papo informal sobre diversos assuntos, mas paulatinamente têm se transformado em veículo de piadas de mau gosto, de difusão de spams, etc.;**

2) Os membros do MF priorizavam o respeito ao próximo acima de qualquer divergência de opinião ou, pelo menos, caminhavam para isso. Agora vejo divergências saudáveis serem tomadas como afrontas pessoais, desfocadas para outros assuntos e, por vezes, rebatidas com linguagem deselegante, ainda que recheadas de palavras bonitas ou não;**

3) Tópicos com distinção de gêneros (masculino/feminino) ou com comentários depreciativos sobre a figura feminina há tempos deixou de ser mote aqui, até caiu em absoluto desuso, mas vem sendo retomado aos poucos e de forma muito sutil, às vezes nem consciente;**

4) As conversas dos moderadores concentravam-se nas melhorias para o fórum. Hoje, tais questões de extrema relevância dividem atenção com problemas menores, mas com prejuízos consideráveis, como, por exemplo, mediar conflitos entre usuários que não avaliam as conseqüências dos seus atos nem se importam com elas de tão habituados que estão com tais embates. Como sintoma disso, até a prática de apagar, editar e trancar tópicos, que tinha caído em desuso, está sendo paulatinamente retomada;**

5) A interação entre os membros costumava manter um aspecto sóbrio, ao contrário de algumas que hoje parecem conversa de boteco com uma diferença fundamental, isto é, a de que no bar você conversa com amigos e, por te conhecerem bem, fazem as devidas ponderações depois de um comentário bobo, preconceituoso ou seja lá o que for. Aqui, a gente não se conhece bem, ainda que alguns já se conheçam pessoalmente, então a conversa de bar não só perde o contexto como gera mal entendido e má impressão.**



Bem, vou deixar algumas questões em aberto para não monopolizar as futuras discussões.

Volto a ressaltar que esse tópico visa resolver problemas em conjunto com os membros do fórum - afinal toda atuação democrática tem como princípio a participação de todos, e não trazer mais problemas à convivência social, à interação entre as pessoas, enfim, ao diálogo saudável.



* Esta é uma iniciativa individual de um membro do fórum, portanto, não está atrelada à equipe de moderação.

** Não desejo também com esses 5 itens afirmar que o Mundo Fotográfico era um paraíso e já não é mais por conta de fenômenos recentes, tenho convicção de que nunca foi, mas sim resgatar algumas práticas antes que elas se percam definitivamente ou que alguns membros desistam de participar do fórum por conta da recorrência de confusões.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2008, 19:56:34 por Kika Salem »


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Oi kika, acho que a conversa vai muito mais além de nossa capacidade de entendimento, você mesma, escreveu, "...às vezes nem consciente**", acho que é isso.
Todo mundo, sem exceção, puxa a sardinha para seu lado, quer atenção para sí.
Isso é normal, acredito eu, incoscientemente precisamos de tal atenção. Que nossa foto seja vista e principalemente comentada, independente de boa ou ruím seja a crítica.
Mas eu percebo que muita gente leva tudo para o lado pessoal, te ignoram e não participam de tópicos abertos etc.
Isso realmente gera conflito, as vezes a gente confunde solicitação, com obrigação.(incoscientemente)
Se o forum fosse algo pago, acho que a exigência seria outra e o trabalho de moderadores seria compulsório e de membros seria casual.
Muita gente acaba se apossando de suas idéias, não minhas, mas de um modo geral, acabam passando por cima de você e "incosnscientemente", não sei ao certo até onde vai esta incosciência, acabam fazendo parte dela, das fotos e de seus comentários, e isso acaba gerando um conflito interno pessoal. Não falo em roubo de foto, mas roubo de idéias, ou continuação de suas idéias sem o respeito mútuo da informação e da gentileza.
Outro dia um cara veio e abriu um tópico pedindo tal informação de equipamento, como se fossemos obrigados a responder ou sugerir e nem o mínimo de respeito o cara teve de falar um bom dia e boa tarde e agradecer no final.
Ninguém lê regras de funcionamento. Igual acontece no Corredor Polonês, é tão fácil dar uma lidinha. Sei qeu as vezes, confesso que incoscientemente a gente acaba elogiando demais uma foto e acaba sendo editado, nada pessoal, esqueci das regras. Tão simples.

Há uma preocupação enorme de moderadores se abdicarem de seus conhecimentos fotográficos se envolvendo demais com certas cituações que facilmente seriam resolvidas abertamente entre os membros de forma saudável e respeitosa. Aí sim gera um conflito pessoal. Ninguém sabe mais que todo mundo. Não é porque um fez 30 cursos de fotografia e outro é professor, e um fez mestrado em fotografia que ele deve saber mais que você.

As panelas em todo lugar sempre existirão, é algo natural, se disser que não exista, é mentira.

Acho que temos que ter atitude de ser humano, homem e mulher, sem machismo, levantar a cabeça e assumir o que faz, escreveu ou postou e bola pra frente, quem se achar injustiçado, simples, sai e vai para outro lugar.
Eu adoro isso aqui e realmente tenho cadastro em mais dois fóruns e só entro para sanar minha curiosidade, mas minha permanência aqui é até doentia as vezes, defendendo e aprendendo sempre de forma humilde e as vezes provocativa mas de forma impessoal.

beijos, obrigado pelo espaço.
 :D


 
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Elaine Riguengo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 724
  • Sexo: Feminino
  • Nikon D5000 e Sony DSC H55
    • Elaine Riguengo Pereira
Oi Kika só salientando que na época que fiz o tópico foi por conta de me sentir, como posso dizer, 'meio injustiçada'....me pareceu que por simplesmente não possuir a 'tecnicidade' não poderia comentar as fotos. Hoje entendo melhor o funcionamento do corredor polonês mas ainda acho meio injusto, rss. Voto mas confesso que não me sinto a vontade para fazer comentários. Hj levo mais na boa, até porque me acostumei com a dinâmica da coisa...mas de forma alguma levei isso para o lado pessoal. Concordo com vc pude sentir que desde quando entrei até hoje, houve um aumento de hostilidades e até de piadinhas de mal gosto. Seria bem legal, acho que como em tudo deveria ser, se as pessoas refletissem um pouco mais antes de postar certas coisas em um ambiente que tem tudo para ser agradável e de enriquecimento para todos.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2008, 21:52:14 por Elaine Riguengo »
Elaine Riguengo Pereira
São Paulo - SP
http://elaineriguengo.multiply.com


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Obrigada Mateus e Elaine por explicitarem a opinião de vocês e espero que outros membros manifestem suas opiniões sem constrangimentos, mas com responsabilidade como vocês dois fizeram.

Como mencionei, é importante ter um espaço coletivo de reflexão sobre esse clima geral que permeia este espaço público. Sinto que, às vezes, as pessoas notam as diferenças, se cansam das confusões, mas não se sentem à vontade para manifestarem suas opiniões sem serem execrados por isso, logo calam-se e, aos poucos, afastam-se para prejuízo de todos nós.

Justamente por isso criei esse tópico para explicitar minha opinião sobre assunto, conhecer a opinião de vocês e, quem sabe juntos, encontrarmos soluções para os problemas que, na minha opinião, não tem mistério, além do respeito mútuo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Para mim qualquer tipo de fanatismo e preconceito leva a grandes conflitos, temos ai o oriente médio para mostrar até onde isso pode chegar. No MF temos tido um enorme trabalho na busca de um ambiente onde as pessoas analisam as coisas de mente aberta, sem fanatismo, ou qualquer tipo de preconceito, seja de sexo, cor raça, nível ou qualquer outra coisa. Uma preocupação constante na equipe de moderação é que as mulheres não se sintam hostilizadas, as discussões sobre equipamentos tenham um cunho técnico e claro, os novatos se sintam a vontade para perguntar o que quiserem, sem nenhum tipo de receio, porém há sempre certos tipos de problemas que podem caminhar para um desvio de rota. Acredito que seja do interesse não só do MF, mas da própria humanidade, que as coisas caminhem neste sentido que temos tentado buscar.
Digo analisando os números que o fórum perdeu nos últimos dias, o número de visitantes vinha subindo muito acabou caindo de forma significativa. Quando isso ocorre só nos leva a uma conclusão, que o código de conduta que vinha vigorando e estava funcionando para alavancar a qualidade das discussões e o aumento do público era de fato eficaz e que o caminho que as coisas vêem tomando não está sendo saudável para a comunidade. Acredito que este tipo de problema que você levantou seja normal Kika, uma vez que é difícil as pessoas entenderem códigos não escritos, porém nós, os membros mais antigos, temos que trabalhar para combater mudanças negativas no código de conduta da comunidade. Se uma mudança nos torna melhores temos que defendê-la, se nos torna piores temos que reconhecer e buscar corrigir, mostrando o caminho que se mostra menos conflituoso, através de nossa própria conduta. Esta é minha visão como membro da comunidade. Acredito que todos estamos em constante crescimento e se sentimos que alguém não acompanhou o desenvolvimento da comunidade temos que tentar dar pelo menos uma chance para que cheguem, é claro que sempre levando em consideração o bem estar da maioria.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 00:33:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.