Autor Tópico: Redescobrindo as analógicas...  (Lida 9610 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:16:24
Pessoal,

Sempre tento motivar o pessoal a descobrir ou redescobrir a fotografia analógica. Nos cursos que dou aqui em BH, começo por elas, disponibilizando-as à turma. Dá pra ver nessas fotos que a receptividade é muito boa.

Com a Nikon EX-Auto





Canon Elan



Pentax Spotmatic e Canonet QL17 GIII



Idem





Nikon FM10



Canonet QL17 GIII





« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 11:24:48 por Elmo »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:19:51
Muito bonitas essas fotos Elmo.
Que máquina e filme utilizou? Eu no geral não consigo um grão tão fino, mas acho q por conta do processo de revelação manual, sei la!

Abraços


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:28:27
Muito bonitas essas fotos Elmo.
Que máquina e filme utilizou? Eu no geral não consigo um grão tão fino, mas acho q por conta do processo de revelação manual, sei la!

Abraços

Oi, Lucas, fotografei essas com digital, as fotos tiradas no evento com analógica foram feitas em Cromo 120 mm, usando uma Fuji GS645s. Assim que revelar coloco aqui.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 11:32:27 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:28:55
.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 11:34:11 por Elmo »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:31:51
Parabéns pelo curso, Elmo. Dá para ver no sorriso das pessoas que as analógicas fizeram sucesso.
abs  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:37:31
Elmo eu ainda estou querendo conseguir dar um UP nas lentes da minha Pentax 645... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:44:07
Elmo eu ainda estou querendo conseguir dar um UP nas lentes da minha Pentax 645... :)

Opa, tem um amigo meu vendendo uma 35, uma 90 e uma 165 mm. Se quiser... Bom que tudo isso tá muito barato!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2008, 12:39:21
Pô, Elmo, que beleza esses P&B. O dia em que eu conseguir esses tons de cinza, não quero mais nada :P Será que eu chego perto com filme 135? Que scanner foi usado?

Eu estou meio insatisfeito com o grão das minhas fotos com Tri-X 400. Talvez seja super-revelação, sei lá, mas ainda não acertei a mão. Carregar no grão é fácil e até divertido no início, mas agora tenho vontade de fazer umas fotos com grão mais fino e gostaria de evoluir nisso usando o que eu tenho em casa, que é Tri-X 400 e revelador D76.

Estou pensando em baixar o iso do Tri-X para 200 e revelar em uns 8 min (20°C, D76). Será que produz um grão mais fino?

Abraço
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:42:43
Franscisco, vc caiu na mesma conversa que eu rs!
O Elmo também usa digital!
Assim como vc, queria saber o segredo desses tons e esse grão! Nem com ISO 50 consigo isso rs!


Pô, Elmo, que beleza esses P&B. O dia em que eu conseguir esses tons de cinza, não quero mais nada :P Será que eu chego perto com filme 135? Que scanner foi usado?

Eu estou meio insatisfeito com o grão das minhas fotos com Tri-X 400. Talvez seja super-revelação, sei lá, mas ainda não acertei a mão. Carregar no grão é fácil e até divertido no início, mas agora tenho vontade de fazer umas fotos com grão mais fino e gostaria de evoluir nisso usando o que eu tenho em casa, que é Tri-X 400 e revelador D76.

Estou pensando em baixar o iso do Tri-X para 200 e revelar em uns 8 min (20°C, D76). Será que produz um grão mais fino?

Abraço



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:21:44
Franscisco, vc caiu na mesma conversa que eu rs!
O Elmo também usa digital!
Assim como vc, queria saber o segredo desses tons e esse grão! Nem com ISO 50 consigo isso rs!

É mesmo, não tinha prestado atenção no seu comentário... tenho a mesma dúvida :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:58:19
Aproveitando o topico, vc revela com D76 tb né? quais são os seus tempos( revelação/interrupção/fixação)?
Franscisco, vc caiu na mesma conversa que eu rs!
O Elmo também usa digital!
Assim como vc, queria saber o segredo desses tons e esse grão! Nem com ISO 50 consigo isso rs!

É mesmo, não tinha prestado atenção no seu comentário... tenho a mesma dúvida :P


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2008, 18:06:48


Nessa ela parece bem mais que feliz. Está aí o efeito que a analógica causa nas pessoas.

Parabéns pelos cursos Elmo e essa introdução das pessoas à fotografia analógica.

Tenho uma analógica (Mirage K-2000), mas como as peças de plástico quebraram com o tempo nem sei se compensa arrumar ou comprar uma compatível com as minhas lentes da digital.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 18:08:09 por Kika Salem »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2008, 20:38:10
Mais os tons desse PB estão bonitos mesmo...

Também achei que era filme. Quando eu tava começando a achar que sabia a diferença.  :doh:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:56:04
Dá uma raiva disso rs... Pô, o Elmo tinha q dizer q era de filme!!! Decepção!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mais os tons desse PB estão bonitos mesmo...

Também achei que era filme. Quando eu tava começando a achar que sabia a diferença.  :doh:



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2008, 13:09:34
Os tons estão muito bons... é uma experiência que eu tenho que fazer com digital. Por enquanto, estou trilhando um caminho com filme PB, ao menos para fazer jus aos vários rolos de Tri-X que ainda me restam.

lucash_br, para revelar o TriX 400, coloco o tanque, os vidros de revelador e fixador numa bacia com água e gelo (tentando manter a temperatura em torno dos 20 graus). A revelação eu faço com tanque de plástico, 10min, agitações de 30s e pausas por 1min. A interrupção é com água mesmo, não parei para comprar ácido acético glacial e experimentar. Já ouvi falar sobre usar vinagre, mas parece que pela fraqueza do vinagre, ele funciona mais como um placebo do que como interruptor mesmo.

A interrupção também dura 10min, agitações com duração de 1 min a cada 2 min de pausa. Ao final, "plugo" o chuveirinho do banheiro no tanque de revelação (água fria, é claro) e lavo o filme por meia hora. A seguir, Photo-Flo por 1min e levo para o box do banheiro para secar por umas 8h (normalmente faço isso antes de dormir).

Um problema que me assombrava era o excesso de pó sobre o filme. Já queria comprar uma secadora para os filmes, até que eu descobri o papel higiênico extramacio. É só dar uma passada de leve sobre a mídia e praticamente toda a poeira vai embora.

Sugestões para melhorias no processo são bem-vindas.

Obs.:
O Greenpeace que não leia esse meu post. Mas tenho minhas dúvidas sobre o que é mais poluente: a fotografia digital, que estimula a troca de equipamento todos os anos (mais produção de plásticos, gasto de energia elétrica, exploração do trabalho na China, etc) ou a revelação de filme PB em casa...
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 13:10:01 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS