Autor Tópico: DSLRs atuais quem possui fotometria mais eficiente, D3, Alfa900, 1Ds MarkIII ?  (Lida 7043 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2008, 11:04:28
Bom,na minha humilde opnião:
Tudo depende da sua intimidade com o equipamento,pois no meu caso eu dificilmente erro com uma cam da Canon,mas nas poucas vezes que usei equipo Nikon eu tive uma porcentagem muito alta de erro,mesmo usando o modo Av. :aua:
Nas vezes que usei o equipamento de uma amiga ficava completamente perdido,e em muitas fotos que eu teria acertado com a minha cam eu errei feio, :shock:
Por esse motivo eu acho que os erros e acertos dependem mais da sua intimidade com o equipo do que com o sistema adotado por um fabricante ou outro.

Felipe, você matou a pau com 1/10 das palavras que eu usei! :ok:

É isso: você sabe o quanto compensar (ou não) na Canon, mas não sabe na Nikon, portanto manda mais bem com Canon mesmo.

Não existe, até onde sei, um sistema de fotometria que se sobressai tão fortemente assim. Portanto, não acho que sistema de fotometria seja parâmetro pra comprar DSLR: todos que já vi/usei parecem funcionar igualmente bem quando se está familiarizado com eles.

Motivado pela discussão, penso o seguinte também: compactas e câmeras com liveview em geral permitem a utilização de uma pré-imagem vinda do próprio sensor da câmera para realizar fotometria. Ora, isto oferece um grau de precisão muito maior do que um fotômetro de câmera, já que temos o quadro todo da imagem e uma resolução muito maior.

Logo, uma coisa que até hoje não sei por que não existe, seria um modo de exposição automática que tira partido da informação rica que uma imagem de liveview oferece para acertar uma exposição "à direita". Seria um modo de exposição automática otimizado pra RAW. Torço para que no futuro, algum fabricante esperto faça esse tipo de coisa.

É isso!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2008, 11:52:36
Talvez interessante reparar que, tanto a pre- como a pos-imagem que se pode visualizar no LCD, como os histogramas oferecidos pelas diferentes cameras, se fundamentam na imagem convertida (via firmware) para JPEG. Assim, e' preciso apreender igualmente o necessario 'desconto' a ser dado, por quem utiliza processamento de imagens RAW, em relacao ao que se visualiza na camera e o que se vera quando editando a imagem em um processador.

Na minha copia da A900 por exemplo, nao e' incomum um arquivo RAW que, no visor/histograma, chega mesmo a mostrar algum estouro `a direita em um ou varios canais, quando aberto no micro com um conversor, ainda necessitar consideravel correcao a mais na exposicao. No caso especifico da A900, que permite inacreditavel recuperacao das altas luzes, um arquivo RAW corretamente exposto usualmente aparece no visor da camera como um irrecuperavel caso de sobreexposicao...
Paulo Brochado


Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2008, 13:42:51
 


   Obrigado pela opinão de todos, concordo quando dizem que o que mais conta realmente é conhecer e conseguir tirar o Melhor do equipamento que se possui seja ele Canon , Sony, Nikon etc...


  Mas em relação em Fotometria COM Flash a Canon deixa um pouco a desejar. Vocês não concordam ???