Autor Tópico: DSLRs atuais quem possui fotometria mais eficiente, D3, Alfa900, 1Ds MarkIII ?  (Lida 7018 vezes)

Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
 


     Apesar de saber que a Nikon tem o melhor Sistema de Fotometria ele ainda não foi superado por Canon ou Sony ??

   Dos modelos atuais de DSLR quem tem avavçado mais em  sistema de fotometria ???

    Canon, Sony ou Nikon (1Ds MarK III, Alfa 900 ou D3)???


   


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:49:22
Que eu saiba é a D3.

A Sony A900 é uma digicam de categoria abaixo das mencionadas(não é um corpo PRO), confira o preço.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 13:52:38 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2008, 22:48:26
D3 e A900 são bem equivalentes em termos de sistema de exposição.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2008, 08:34:39
Fotometria, como tudo em fotografia, implica apreendizado. Independente dessa ou daquela vantagem, tipo o banco de dados de exposicoes embutido das Nikon D* topo de linha, na pratica tem de haver uma aclimatacao `as idiossincrasias de cada sistema, ou havera sempre surpresas desgradaveis.

Por exemplo, minha A900 aparentemente, mesmo utilizando a 'colmeia' que supostamente mede todo o quadro, tem nitido bias pelo centro (talvez porque eu nitidamente utilizo mais o sensor central para foco) e conforme a luz na composicao pode exigir ate +2EV de compensacao.

Isso sem mencionar que muito frequentemente sera necessario 'balancear' as luzes no editor para harmonizar o range de luminosidades.

O que leva `a conclusao que a melhor fotometria tem o equipamento com que estamos mais familiarizados.

Salvo, claro, melhores juizos.
Paulo Brochado


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2008, 12:16:05
Paulobro, a A900 tem a tendência de subexpor, mas seus resultados são constantes, não?
A constância do sistema é um fator primordial.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2008, 13:02:10
Paulo isso é um problema de uso e entendimento do funcionamento do sistema. Os sistemas Nikon e Sony são bastante consistentes, mas você precisa ajustar a função corretamente, com modo matricial a Sony por exemplo, dá ponderação maior sobre o ponto de AF, isso está no manual da câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2008, 13:38:35
Melhor que palavras, imagens exemplificam.

Com intervalo de poucos minutos (exif nas imagens), A900 @400ISO, AWB, exposicao por matriz, nenhuma compensacao, A, f/8, Sigma 70-200 EX DG.

http://farm4.static.flickr.com/3071/3115306567_ede8a7ba16_o.jpg   flor
http://farm4.static.flickr.com/3240/3115306353_bd72683528_o.jpg   telha
http://farm4.static.flickr.com/3142/3115306123_e1e361f056_o.jpg   orquidea

O ponto de foco nos quadros parece-me evidente, mas de qualquer modo detalhando: nas flores, na telha e na orquidea. CRAW convertido por ACR 4.6, WB as shot, todos os slides em zero; no PS CS3 reduzido (bicubic sharper) e convertido para JPEG, qualidade 10.


Conclusoes a gosto.
Paulo Brochado


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2008, 19:39:36
Oi pessoal!

Já fiz uns 600 cliques com a A900. Na real, depois de *uma* foto em determinadas condições de luz (latitude da cena, digamos assim), já sei certinho quanto eu tenho que compensar sobre o fotômetro.

Eu diria que 90% das minhas fotos são +1 EV e boa. Esse até agora tem sido o melhor chute.

Abraços!

 -- thiago
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 19:39:55 por Thiago Sigrist »
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:50:37
Thiago Sigrist;
Tá de A900+Zeiss 24-70?
KaraKA!
Show de bola!!

É outro mundo... :worship:


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:45:28
E aí Pictus!

Cara, isso mesmo... A900 + CZ 24-70!

Não tenho o que falar... a latitude é brutal, o AF crava... e quando isso não acontece (até agora o AF sempre acertou na mosca), tem aquele viewfinder grande e limpo pra focar manualmente, que beleza!

A lente Zeiss tem um desempenho que considero inédito em 2.8 pra uma 24-70, é espetacular... e claro, depois tem aquele monte de pixels, mas isso fica por último porque a gente sabe que sem latitude, sem foco e sem nitidez na lente, pixel a mais não serve pra nada né? :hysterical:

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2008, 03:14:59
Tentando responder mais à dúvida do Lopes,

me parece que realmente a D3 tem o sistema mais avançado de exposição automática. O que me leva a acreditar nisso são os dados técnicos e o que ouço falar mesmo.

Mas, na verdade, o que importa mesmo é o que o Paulo falou: vai usar fotometria de toda a cena (matrix, colméia ou semelhantes), você tem que conhecer o equipamento e saber o que esperar.

No geral, esse tipo de fotometria tende a errar MENOS quanto MAIS latitude tiver a cena, visto que a tendência mais comum é a de subexposição para preservar altas luzes. Exemplo: A900 numa cena externa com o céu bem claro, geralmente a leitura do fotômetro sem compensação já é adequada para se obter algo bem próximo de uma exposição "à direita", com preservação de altas luzes.

Já no caso de uma cena em que a distância entre as sombras e as altas luzes é menor (iluminação menos contrastada), provavelmente o que o seu fotômetro vai te entregar é um "morro" com concentração de tons no meio ou pouco antes do meio do seu histograma. Nesses casos, com a A900 eu costumo usar uma compensação de +1 EV, que vai me entregar um resultado mais próximo da exposição "à direita".

Tem outras variações aí nessa história, por exemplo a distribuição dos tons na cena, isto é, qual a porcentagem de altas luzes vs. sombras etc... a tendência é que cenas predominantemente escuras sejam mais superexpostas pela câmera, ao passo que cenas predominantemente claras sejam subexpostas.

Enfim, isso tudo são regras gerais do que a gente pode esperar desses modos de fotometria. Claro que varia muito de câmera pra câmera, e é por isso que o mais importante é que a câmera trabalhe consistentemente, isto é, que dada uma cena, você já saiba o que esperar da câmera e já saiba o quanto compensar ou não.

Pelo que entendo, tanto Sony quanto Canon e Nikon (e Pentax e Olympus e Panasonic) entregam resultados consistentes, de modo que, na minha opinião, fotometria não é um fator muito preocupante em DSLR.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2008, 06:40:52
Bom,na minha humilde opnião:
Tudo depende da sua intimidade com o equipamento,pois no meu caso eu dificilmente erro com uma cam da Canon,mas nas poucas vezes que usei equipo Nikon eu tive uma porcentagem muito alta de erro,mesmo usando o modo Av. :aua:
Nas vezes que usei o equipamento de uma amiga ficava completamente perdido,e em muitas fotos que eu teria acertado com a minha cam eu errei feio, :shock:
Por esse motivo eu acho que os erros e acertos dependem mais da sua intimidade com o equipo do que com o sistema adotado por um fabricante ou outro.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:27:05
E aí Pictus!

Cara, isso mesmo... A900 + CZ 24-70!

Não tenho o que falar... a latitude é brutal, o AF crava... e quando isso não acontece (até agora o AF sempre acertou na mosca), tem aquele viewfinder grande e limpo pra focar manualmente, que beleza!

A lente Zeiss tem um desempenho que considero inédito em 2.8 pra uma 24-70, é espetacular... e claro, depois tem aquele monte de pixels, mas isso fica por último porque a gente sabe que sem latitude, sem foco e sem nitidez na lente, pixel a mais não serve pra nada né? :hysterical:

Abraços!

 -- thiago

Parabéns! :ok:
E que tal uma Zeiss 135 f1/8 ou uma STF?

Falando em pixel, gostei do PhaseOne C1 4.5 com a A900...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:29:30
Thiago Sigrist;
Tá de A900+Zeiss 24-70?
KaraKA!
Show de bola!!

É outro mundo... :worship:

Olha só.... parabéns pelo conjunto. :ok:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:50:23
Valeu, galera!
Pictus, as 135s são lindas, a imagem é realmente um fenômeno e tal... acho aliás que o mesmo vale pra 85/1.4. Talvez mais pra frente (bem mais pra frente) eu pegue uma lente desse tipo, mas por ora me assusta o quanto a minha fotografia parece caber toda na 24-70!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta