Autor Tópico: Sigma 24-70 2.8 e Foco  (Lida 11913 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2008, 22:10:15

          Oi,meninos,obrigada pelas idéias.Ouvindo vocês,fico pensando que,em parte,eu devo estar em um processo de adaptação um pouco mais difícil...sei lá....talvez com a contribuição do peso que,de fato,é algo que tem exigido de mim.

          Que bom saber que essa movimentação do zoom é normal.Não entendi perfeitamente o que colocou sobre distância focal,Chello.Não que você não seja claro,evidentemente.Pode tentar me explicar de novo? Percebi também que as fotos nos extremos da lente 24mm ou 70mm tendem a ficar subexpostas.É isso mesmo? Ou devo procurar outra razão?

          Quanto a focagem,Ivan,uso o ponto central,somente.O que me sugere? Qual a sua experiência?

          Ai,ai...

                Obrigada!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #16 Online: 23 de Dezembro de 2008, 10:13:10
Não entendi perfeitamente o que colocou sobre distância focal,Chello.Não que você não seja claro,evidentemente.Pode tentar me explicar de novo?
Por exemplo, estando nos 24mm a lente "enxerga" menos detalhes do assunto a ser focado, portanto menos contraste e assim dificulta o foco. Puxando o zoom para 70mm, há a aproximação do assunto e consequentemente aumento do contraste facilitando o foco da lente. É por este motivo que na maior distância focal fica mais fácil realizar o foco, pois você aproximou a cena e aumentou o contraste dos objetos.

Percebi também que as fotos nos extremos da lente 24mm ou 70mm tendem a ficar subexpostas.É isso mesmo? Ou devo procurar outra razão?
Como você realiza a sua fotometria?

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #17 Online: 23 de Dezembro de 2008, 21:34:24

        Oi,Chello,obrigada.Agora,sim,entendi a questão da distância focal.Mas isso de em 24 mm termos menos detalhes e contraste é assim tão ruim para o foco ou é também uma característica da Sigma? Como minimizar essa situação? Porque,em muitos momentos,vou ter que usar é 24mm mesmo,não? Qual seria a melhor estratégia para fotografar grupos em 24mm?

       Sobre a fotometria,costumo variar entre programa,prioridade de velocidade,prioridade de abertura e manual,nesta ordem.E,nos últimos dias,tenho pensado se não deveria priorizar o uso de M.Voltar ao que parece que está me faltando...pensar com maior rigor os ajustes antes de fotografar.

       Como não sei se nos falaremos antes,desejo um Natal realmente muito feliz,com a paz de Jesus,o mais importante da festa.

               Beijo!


gelado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:28:06
Feliz Natal Adriana!

Assim que puder responda-nos.

Citar
Percebi também que as fotos nos extremos da lente 24mm ou 70mm tendem a ficar subexpostas.É isso mesmo? Ou devo procurar outra razão?
1 - Veja qual abertura estava usando nelas, pois pode ser "vinheta", facilmente corrigida pelo seu software de edição de imagem.
2 - Quanto aos modos de medição: Evaluative, Partial, Center-Weighted Average. Qual usou?

Em todo caso seria bom colocar as fotos, assim como elas foram fotografadas, sem manipulação e, com o exif, para podermos analisar melhor, pois as respostas serão mais objetivas.

Diga-nos, a quanto tempo fotografa, a quanto tempo fotografa com DSLR e, se ja fez algum curso?

As perguntas são devido ao fato de que, no inicio as coisas sempre parecem um pouco complicadas. Foi assim comigo, e ainda é, pois ainda estou no começo da "caminhada". Li muita coisa no forum, muita mesmo, tanto que acabei achando as respostas para a maioria das minhas dúvidas. Em resumo, é importante ler muito e não se intimidar em perguntar, pois todos estão dispostos a ajudar.

Um feliz natal a todos, com saúde e paz!!!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:34:06
Os colegas ae deram várias dicas.
Porém, facilitaria se você publicar suas fotos aqui para agente pode avaliar melhor.

Para publicar suas fotos : Como Colocar Suas Fotos No Fórum

Abraços e boas fotos ;-)

Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2008, 13:32:48

        Oi,Gelado,obrigada pela colaboração.Também vejo o fórum como um ótimo espaço de aprendizado e tenho sido sincera e humilde em minhas colocações e todos,como você também,são supercamaradas.

        Fotografo há 3 anos com DSLR,mas agora buscando maior rigor.Estou próxima a fotografia há muitos anos e fiz cursos,sim,mas nenhum de formação reconhecida.


        Sobre as fotos.Vinheta não é aquela distorção meio escura na borda da imagem? Não é isso que acontece,não.Quando o  foco está ruim pega o centro da imagem também.E sobre o modo de medição,tenho usado partial.Sobre o ponto de focagem,uso o ponto central.O que acha?

        Jesial,obrigada pelo link mostrando como postar as fotos no fórum,não sei colocar mesmo.Mas,não tenho fotos na web.Poderia usar o end de fotos no Orkut? rs
 
        Hoje fotografarei o musical de Natal da minha igreja e anotarei a distância focal de algumas fotos para compartilhar.
     
           Obrigada!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2008, 13:37:40
HO HO HO Feliz Natal.
Rs.

Sim, pode usar o endereço do orkut, mas para isto, você deve liberar o acesso ao álbum lá no painel no orkut.
Ou então, use este site: ImageSchak
É muito facil e ele até da um resize na imagem se você quizer.
Fora isso, ele já cria uma tag própria para o Forum... é só vc copiar a URL que ele vai criar, e jogar aqui.

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2008, 15:23:54
Adriana,

Obrigado pelos votos e desejo também que o seu dia de Natal esteja sendo lindo e repleto do amor de Cristo! Pois, é o verdadeiro significado do Natal!

Vamos lá:

Qual seria a melhor estratégia para fotografar grupos em 24mm?
O problema não está nos 24mm Adriana. A questão é de iluminação da cena e, quando temos uma situação de pouca luz, quanto mais aberto for o enquadramento, maior a dificuldade em focar pois os pontos de contrastes estão mais distantes.
Nesta situação de luz crítica, para utilizar uma DF de 24mm você terá que se utilizar de uma luz auxiliar, um flash por exemplo. Existem situações que não tem como escapar disso.

Sobre a fotometria,costumo variar entre programa,prioridade de velocidade,prioridade de abertura e manual,nesta ordem.
Você confundiu os modos de programa da cam com o tipo de medição, que foi o que eu havia perguntado. Mas, como você já respondeu que usa o parcial e foco central eu respondo que:
a) Em relação ao ponto de foco, eu utilizo o central na maior parte do tempo, apenas optando pelo multipoint quando fotografo objetos em movimento rápido - caso da fotografia esportiva - em conjunto com o AI SERVO da cam.
b) Na questão do modo de medição, a sua XTi infelizmente não possui o modo spot de medição, assim a partial é - na minha opinião - a que lhe dará maior precisão na fotometria. Óbviamente para isso você precisa estar familiarizada com o sistema de zonas do Adams e utilizá-lo na prática.

E,nos últimos dias,tenho pensado se não deveria priorizar o uso de M.Voltar ao que parece que está me faltando...pensar com maior rigor os ajustes antes de fotografar.
Não poderia estar agregando maior valor para a sua técnica e assim tornando a sua fotografia muito melhor, ao optar por utilizar sempre o modo manual da cam. Dessa forma, você terá total controle sobre o resultado desejado.

 ;)
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2008, 15:25:10 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2008, 00:45:22

          Oi,meninos,fiz as fotos da cantata,mas ainda não consegui parar para avaliar com calma e tentar postar.Talvez eu precise de um novo teste porque havia muita fumaça e luz de palco,de show,com muitos refletores.

          Desculpem a demora.

                   Beijo!


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2009, 00:12:31
      Oi,meninos,desculpem a grande demora...coisas da vida me ocuparam.

      Fiz um teste aqui em casa pois acreditei que as fotos da cantata,considerando as condições de luz,seriam inadequadas.

      Foram fotos em 70mm,50mm,35mm e 24mm.Todas com as mesmas condições de luz e ajustes,sendo utilizado o ponto central para foco em Partial e direcionado ao rosto do boneco.
      Iso 400
      P   
      Velocidade 60
      Diafragma 4.0
      Flash 580EX em ETTL+1
      AWB

   

   

   

   

         O que me dizem? Espero ter conseguido postar as fotos direito...

               Obrigada e beijo!
     
       
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 00:18:32 por Adriana Barros »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #25 Online: 12 de Janeiro de 2009, 00:24:52
Adriana,

As fotos do Orkut não funcionam como links aqui, ao menos, não a URL gerada pelo Orkut.

Suba as imagem no website imageShack

Ele gera uma URL própria para publicar aqui no site.

Abraços
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 00:25:16 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #26 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:39:38


Em 24mm


Em 35mm


Em 50mm


Em 70mm

       Bem,agora consegui postar as fotos.Obrigada pela orientação,Gesiel.

       Gostaria de ter a opinião de vocês em relação ao foco etc.Tenho percebido a Sigma,mesmo com toda minha atenção na focagem,produzindo um foco ruim em 24mm e com tendência a "sumir" com a luz.Em 70mm parece o contrário,bom foco e ampla luz. É assim mesmo? O que posso fazer?

       Obrigada!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 22:14:44 por Adriana Barros »