Autor Tópico: Sigma 24-70 2.8 e Foco  (Lida 11874 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 17 de Dezembro de 2008, 22:28:14
   
      Olá,pessoal,peguei recentemente uma Sigma 24-70 2.8 que uso em uma XTi e tem aquele indicativo de foco (a bolinha verde),mas estou meio confusa.

      A câmera,no foco automático,só libera o disparo com o foco sinalizado pela tal bolinha,mas nem sempre fica em foco...já ficou bem ruim.É assim mesmo ou somente ou sempre em situações de pouca luz?

      Fiquei muito frustrada em um aniversário de 15 anos.Fizeram uma luz horrível.Para dar destaque a luz do bolo (pouca) mantiveram o salão com as luzes quase todas apagadas!E com funk... .Esse lance do foco aconteceu em várias fotos.

         
      O que me dizem?

         Obrigada!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2008, 07:55:56
Olá, Adriana!

Apesar da lente ser clara realmente em situação de luz crítica como nesse caso o foco fica bem difícil. Quando se utiliza um flash, a coisa é facilitada pela emissão da luz auxiliar de autofoco.
Mas, quando não se utiliza flash, ai é ruim mesmo.

Outra coisa para se atentar é no modo de focagem utilizado. One Shot, só permite disparo quando o foco é feito e no AI Servo, você tem problemas pois o foco "persegue" os objetos em movimento da cena.

Mas, pelo seu relato o problema foi mesmo a falta de luz! Ai, não tem muito o que ser feito a não ser conseguir de alguma forma emitir luz para iluminar o assunto e auxiliar o foco.

Abs
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2008, 07:57:37 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Calberto Guedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2008, 20:40:30
Olha gente, acho que sou um privilegiadíssimo tenho duas Sigma 24 - 70mm, uma uso com a Nikon D 300, outra uso com a Canon 50D, tenho uma Sigma 18 - 300mm para Nikon e uma 15mm para Nikon, uso Sigma à muito tempo e nunca tive problemas de espécie maneira nenhuma, acho que as pessoas falam muito não sabem usar o material que possuem e ficam querendo aprender obtendo informações confusas com um e com outro, antes de comprar o produto primeiro saibam o que vão comprar analisem o produto, comprem com a certeza de que fizeram um bom negócio. Uso Sigma por que as informações que tenho é que é um bom produto, não por que é mais barato!!!!. Concluindo afirmo que estou feliz com material que tenho. Um abraço a todos.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2008, 21:49:33

         Chello,mais uma vez,muito obrigada pelo compartilhar de idéias e de forma tão competente.Hoje fiz um trabalho com a Sigma em que a luz era melhor.Assim,acredito que vá ter um melhor resultado em relação ao foco.

         Calberto,você pareceu ofendido e não foi muito delicado...uma pena,nem de longe foi minha intenção...mas tudo bem,que bom que com você dá sempre tudo certo.

            Beijo!


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2008, 22:15:54
Adriana,

Veja a Sigma sempre teve problemas com a Canon, eu mesmo devolvi 3 lentes Sigma, 2 com Canon e 1 com Nikon,  Sigma pra mim nunca mais. Infelizmente este problema existe a anos e vai continuar pelo visto, voce pode tirar um bom resultado mas vai ter de conviver com ERR99, que não é causado pela sua maquina e sim pela lente Sigma, que utiliza Engenharia reversa, para não pagar royalties a Canon.

Realmente nosso colega forçou a barra, só gostaria de solicitar a ele que se apresentasse e mostrasse seus trabalhos, visto que já entra por uma unica vez no forum e já coloca este monte de informações, seria bom compartilhar este trabalho com outros foristas.

Abs

Abdo



         Chello,mais uma vez,muito obrigada pelo compartilhar de idéias e de forma tão competente.Hoje fiz um trabalho com a Sigma em que a luz era melhor.Assim,acredito que vá ter um melhor resultado em relação ao foco.

         Calberto,você pareceu ofendido e não foi muito delicado...uma pena,nem de longe foi minha intenção...mas tudo bem,que bom que com você dá sempre tudo certo.

            Beijo!
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2008, 22:16:15 por Abdo »
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


YES

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:22:41
Nos dois cursos que fiz, usávamos câmeras Canon e Nikon com lentes Sigma. Era uma lástima. Problemas com front e back focus, não focavam em ambientes pouco iluminados, etc.
É Sigma, tem boas lentes como as fixas de range curto e as teles, mas não são confiaveis, nunca estarão à altura das originais então quando se adquire uma dessas lentes de terceiros, precisa estar conciente que o resultado vai ser no máximo satisfatório.
Vão aparecer outros defendendo a Sigma aqui.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:16:12
Nos dois cursos que fiz, usávamos câmeras Canon e Nikon com lentes Sigma. Era uma lástima. Problemas com front e back focus, não focavam em ambientes pouco iluminados, etc.
É Sigma, tem boas lentes como as fixas de range curto e as teles, mas não são confiaveis, nunca estarão à altura das originais então quando se adquire uma dessas lentes de terceiros, precisa estar conciente que o resultado vai ser no máximo satisfatório.
Vão aparecer outros defendendo a Sigma aqui.

A Ford é uma boa marca de carros? bom, depende do modelo!!

O mesmo se aplica pra lentes, a Sigma é uma boa marca de lentes? depende do modelo! a Sigma faz desde de lentes péssimas a lentes fantásticas, o problema é que Sigma não da certo com Canon, agora vc ve usuarios de Nikon. Minolta, Pentax... reclamando de Sigma?

Front/Back focus da até com lentes Canon ou Nikon... o lance é que o controle de qualidade de alguns modelos da Sigma são bem ruins... o negócio é testar antes.
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


coiote

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2008, 07:14:20
experimenta usar a mesma lente numa câmera de entrada pra ver se o rendimento é o mesmo.....presta atenção ao ler o post...a xt assim como a D60 e similares tem o sistema menos evoluído de foco..... :(



Olha gente, acho que sou um privilegiadíssimo tenho duas Sigma 24 - 70mm, uma uso com a Nikon D 300, outra uso com a Canon 50D, tenho uma Sigma 18 - 300mm para Nikon e uma 15mm para Nikon, uso Sigma à muito tempo e nunca tive problemas de espécie maneira nenhuma, acho que as pessoas falam muito não sabem usar o material que possuem e ficam querendo aprender obtendo informações confusas com um e com outro, antes de comprar o produto primeiro saibam o que vão comprar analisem o produto, comprem com a certeza de que fizeram um bom negócio. Uso Sigma por que as informações que tenho é que é um bom produto, não por que é mais barato!!!!. Concluindo afirmo que estou feliz com material que tenho. Um abraço a todos.


YES

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2008, 09:47:55

É Sigma, tem boas lentes como as fixas de range curto e as teles, mas não são confiaveis...
Vão aparecer outros defendendo a Sigma aqui.

A Ford é uma boa marca de carros? bom, depende do modelo!!
O mesmo se aplica pra lentes, a Sigma é uma boa marca de lentes? depende do modelo! a Sigma faz desde de lentes péssimas a lentes fantásticas

Foi o que eu disse, a Sigma possui boas lentes.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2008, 11:48:14
   
      Olá,pessoal,peguei recentemente uma Sigma 24-70 2.8 que uso em uma XTi e tem aquele indicativo de foco (a bolinha verde),mas estou meio confusa.

      A câmera,no foco automático,só libera o disparo com o foco sinalizado pela tal bolinha,mas nem sempre fica em foco...já ficou bem ruim.É assim mesmo ou somente ou sempre em situações de pouca luz?

      Fiquei muito frustrada em um aniversário de 15 anos.Fizeram uma luz horrível.Para dar destaque a luz do bolo (pouca) mantiveram o salão com as luzes quase todas apagadas!E com funk... .Esse lance do foco aconteceu em várias fotos.

         
      O que me dizem?

         Obrigada!

Seu problema era de falta de luminosidade, com certeza. Qualquer lente 2.8 seria escura demais para permitir a focagem, independente de ser Sigma, Tokina, Canon ou Nikon.

Talvez e só talvez você conseguisse focar com fixas luminosas, como uma 28 1.8, uma 50 1.4, uma 85 1.8, mas depenendo do nível eescuridão poderia ser mesmo impossível, pois o AF da câmera tem uma faixa de atuação, fora dela não funciona.

Modos de contornar essa situação seria somente se a cãmera tiver a luz auxiliar de foco embutida ou usar o flash para auxiliar a focagem.

Quanto às Sigmas, não sou nem tão aos céus nem tão à terra, a Sigma produz algumas boas lentes como a 14 2.8, 24 1.8, 105 Macro, a 150 Macro e a 120-300 2.8. Mas são boas apenas se relaionadas ao que custam ou para um uso específico como é o caso da 120-300 2.8 para a fotografia de esportes. Nos USA, essa lente é a queridinha dos fotógrafos de Basquete.   

Um fato é que Sigma com Canon é sinal de problemas, apresentam muitos erros de comunicação, back e front-focus, mas se conseguir encontrar uma boa cópia, ela será uma boa cópia. Uma outra questão irritante é o fato do acabamento descascar. Já tive Sigma que quando começou a adescascar mandei para o Walter e pedí para ele remover todo o acabamento. Primeiro porque a lente az uma cagada generalizada por todos os lugares por onde passa, podendo na falta de alguma sorte emporcalhar uma câmera, uma lente e certamente ela própria. Segundo por um motivo estético, prefiro tuo descascado de uma vez que ver a lente "se demanchando".

Abs.,
Marcelo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:26:21

          Meninos todos,muito obrigada pelas idéias e troca de experiências.Começo a pensar se a compra da Sigma realmente foi acertada,pelo menos para mim.

           Por vezes,tenho a impressão que a luz não é tão ruim,o objeto não exigiria muito para foco e parece que ela demora,teima em não dar o foco e não o encontrando,não dispara.Aí,como solução,altero o zoom,a distância focal,e o foco acontece...na mesma situação de luz e objeto.É assim mesmo? E o foco suponho  porque,em algumas fotos,mesmo com o impeditivo para disparo sem focagem e a manobra que criei,não gosto do resultado.

          Outra coisa é que ela é superpesada para mim,que tenho pouco peso.E mais,quando direciono a lente para baixo,para descansar e tal,ouço um barulho de movimentação e percebo a lente diminuindo ou aumentando de tamanho em relação ao ponto em que estava.É isso mesmo pela força da gravidade ou a lente está meio frouxa e devo ficar apavorada e levar em algum lugar? Está novinha,comprei há dois meses,na B&H.Espero que isso tudo seja questão de adaptação."Ai,ai meu chapéu",como dizem alguns.

        O que acham?
         
                Beijo e obrigada!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2008, 22:08:33
Eu acho esta lente bem legal, muita gente usa ela e obtém ótimos resultados.
Sobre seu problema, podem ser várias coisas, deste o equipamente até sua experiência em utilizar a camera/lente para fazer a focagem.
A Sigma tem alguns problemas com Canon como o pessoal citou, mas não é algo radical.

Eu utilizei estes dias a 18-50mm que também é f/2.8, em ambiente com pouca luz (dentro de um barzinho), não tive problemas com a focagem, bati fotos em 1/30s a ISO 400 assim como 1/15s a ISO 800...

Serial legal você postas algumas fotos com erro de focagem, para agente analisar melhor.

Um abraço.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2008, 08:03:22
Aí,como solução,altero o zoom,a distância focal,e o foco acontece...na mesma situação de luz e objeto.É assim mesmo?
Sim, pois aumentando a DF você consegue posicionar o ponto de foco de forma mais precisa no ponto dentro do seu enquadramento onde há luz suficiente para o foco acontecer.

E mais,quando direciono a lente para baixo,para descansar e tal,ouço um barulho de movimentação e percebo a lente diminuindo ou aumentando de tamanho em relação ao ponto em que estava.É isso mesmo pela força da gravidade ou a lente está meio frouxa e devo ficar apavorada e levar em algum lugar?
É isso mesmo Adriana.
Quando tive minha primeira Sigma Zoom, tomei um susto pois desconhecia que o sistema de movimentação do zoom dela não fica travado.
Mas, é isso mesmo e se você reparar ela deve possuir aquela chavinha "lock" no corpo, justamente para evitar que o conjunto ótico se movimente quando a objetiva não está sendo utilizada.

Em relação aos problemas e qualidades da Sigma, apenas cito como experiência própria que as 2 objetivas que possui da marca me causaram problemas e então resolvi não investir mais na Sigma para Canon, pois como dito a questão da incompatibilidade é recorrente com o mount Canon.

Mas, como meu Xará bem colocou, existem óbviamente modelos bons e estáveis da Sigma.

Boa sorte Srta!
Bjo
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


gelado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2008, 13:49:36
Olá Adriana...

Tenho uma XTI com Sigma 18-200 e, a minha lente é inferior em todos os aspectos à uma lente "EX", assim como a sua.
Não tenho encontrado estes problemas que você mencionou em relação ao foco.

Em relação a sua lente 24-70 f/2.8,normalmente lentes f/2.8 são mais pesadas que lentes com ótica mais escuras, devido ao peso o elemento principal, ele tende a descer mesmo, use o botão "lock", para trava-lo na posição de 24mm.

Ja enfrentei um aniversário "as escuras", assim como você, justamente quando tinha acabado de comprar a camera e lente e, nunca tinha usado uma DSLR antes. O auto-foco sofreu um pouco, ja esperava isto, más deu conta com a ajuda da luz auxiliar de auto-foco do flash. O resultado nas mesmas condições poderia ser melhor se eu tivesse um pouco mais de experiência, más foi melhor do que com qualquer compacta que utilizei até então.

Coloque algumas fotos para o pessoal analisar, de uma olhada no modo de auto-foco que você esta usando, no numero de pontos do foco, e na distância que você esta do objeto fotografado e, se ele apresenta bastante contraste ou não.

Abraço


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2008, 16:53:02
Bem lembrado... que tipo de focagem estava usando? quais pontos de foco? vc tava deixando a camera selecionar os pontos de foco ou estava usando somente o central?
Lembre-se tb que a cãmera só foca em locais onde tem contraste

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8