Autor Tópico: Modo de foco AI Servo  (Lida 3296 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 19 de Agosto de 2005, 19:22:29
Ola, gostaria de ter mais informaçoes sobre o modo de foco AI Servo.

Pelo que eu soube, quando voce faz o foco nao pode mexer nem 1 milimetro porque ja perde um pouco o foco. Como  o AI Servo deixa a foto bem focada se voce se mexe bastante com ele?
"Film is not dead, it just smells funny."



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2005, 20:50:56
Até onde eu sei, a idéia básica do AI Servo é fazer com que o foco acompanhe os movimentos do objeto que se pretende fotografar, especialmente nos casos onde há alteração da distância do objeto em relação à câmera.  


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2005, 21:31:55
Ele funciona como o AF das cams de video. Fica costantemente focando. Se você focar um cachorro correndo, enquando segurar o shutter o foco vai acompanhar ele.

O desempenho do AI servo ou AF-C (Auto Foco Continuous) varia de acordo com o número de pontos de foco da camera.

abraços


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2005, 22:08:12
isso eu ja entendi! :) mas o que me intriga é que como vc fica movendo a camera o foco fica perfeito ou nao? pq me disseram que quando se faz o foco, nao se pode mexer nem 1 milimetro que o foco ja nao fica perfeito
"Film is not dead, it just smells funny."



Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2005, 00:38:36
Aproveitando o tópico, então, numa compacta como a minha, é impossível focar perfeitamente um objeto em movimento? Por exemplo, eu quero fotografar um carro em alta velocidade, e quando eu travar o foco, ele estará numa distância, e quando eu apertar o shutter, ele estará em outra, saindo do foco inicial. Como proceder nesse caso?  


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2005, 11:31:15
Citar
isso eu ja entendi! :) mas o que me intriga é que como vc fica movendo a camera o foco fica perfeito ou nao? pq me disseram que quando se faz o foco, nao se pode mexer nem 1 milimetro que o foco ja nao fica perfeito
Isso acontece com o foco normal. No continuous não.
 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2005, 11:33:33
Citar
Aproveitando o tópico, então, numa compacta como a minha, é impossível focar perfeitamente um objeto em movimento? Por exemplo, eu quero fotografar um carro em alta velocidade, e quando eu travar o foco, ele estará numa distância, e quando eu apertar o shutter, ele estará em outra, saindo do foco inicial. Como proceder nesse caso?
Se o foco estiver em infinito, não terá problemas, porque depois de X metros a câmera deixa tudo em foco. Se estiver perto, calcule o a distância e use o foco manual, junto com uma abertura pequena para assegurar uma profundidade de campo maior.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2005, 12:20:06
Citar
Citar
isso eu ja entendi! :) mas o que me intriga é que como vc fica movendo a camera o foco fica perfeito ou nao? pq me disseram que quando se faz o foco, nao se pode mexer nem 1 milimetro que o foco ja nao fica perfeito
Isso acontece com o foco normal. No continuous não.
valeu danilo!  :thmbup:  
"Film is not dead, it just smells funny."



Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:12:59
Citar
Citar
Aproveitando o tópico, então, numa compacta como a minha, é impossível focar perfeitamente um objeto em movimento? Por exemplo, eu quero fotografar um carro em alta velocidade, e quando eu travar o foco, ele estará numa distância, e quando eu apertar o shutter, ele estará em outra, saindo do foco inicial. Como proceder nesse caso?
Se o foco estiver em infinito, não terá problemas, porque depois de X metros a câmera deixa tudo em foco. Se estiver perto, calcule o a distância e use o foco manual, junto com uma abertura pequena para assegurar uma profundidade de campo maior.
Valeu também!!  :bye1: