Autor Tópico: Calendário Pirelli 2009  (Lida 17824 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:32:02
Mateus a maior parte das fotos não é fruto de montagem, na verdade quase nenhuma é. A maioria foi feita mesmo no local, um belo trabalho de luz, na verdade um trabalho quase neurótico.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:57:55
Mateus a maior parte das fotos não é fruto de montagem, na verdade quase nenhuma é. A maioria foi feita mesmo no local, um belo trabalho de luz, na verdade um trabalho quase neurótico.
Leo, vc ta defendendo pq gosta do fotógrafo. Ta na cara leo! Putzzz
Mas a interação com animais silvestres é muito esdruxula de anormal, cortes mal sucedidos e cores infieis, animais, mesmo que adestrados dificilmente se faz o que a gente vê na foto, igual a foto da moça com muitos animais em sua perna. Se isso não for montagem.. Putz!
O controle da luz é porreta, mas...
E a outra de a mulher saltando de cima do elefante e a trompa do elefante em forma de pose, como a gente vê naquelas esculturas de ferro, virada pra cima, muito óbvio. Para mim é! Chega a ser infantil!
Sem falar que na África, mesmo nas grandes Savanas e no Serengueti, não se acha uma água tão límpida igual aquela e sem os famosos hipopótamos ou jacarés!
É minha opinião Leo!
Tenho absoluta certeza que 90% das fotos sofreu uma manipulação direta na sua produção e pior ainda, na pós produção.
Claro que para o público direcionado isso não importa, no final, o resultado impresso pode ser outro.

abraços e um bom domingo





 
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2008, 20:14:02
Nopz Mateus, mesmo porque eu respeito o trabalho dele porque acho brilhante mesmo, apesar de não gostar muito do estilo dele. MAs reconheço uma obra bem elaborada mesmo quando não compartilho do estilo do fotógrafo, é o mesmo caso que tenho com o Mário Testino e o Duran, eu não gosto do estilo deles, mas reconheço a genialidade do trabalho deles, só isso. Mente aberta meu caro.

Agora o que afirmei não é defesa nenhuma, eu achei o trabalho genial, nenhuma das pessoas que apareceu para criticar tem um domínio de luz e direção como o do cara, ele simplesmente matou a pau. Eu simplesmente reconheço as pessoas que conseguem fazer o que acho muito difícil de ser feito, nada além disso. Agora não é montagem não, eu afirmei sabendo do que estou falando, não é chute rs... Até postei os vídeos que mostram como foi feito, as fotos com os elefantes (por exemplo) foram todas feitas na lama de verdade, com elefantes treinados. Se você está pensando que é montagem é porque não vislumbra as milhares de possibilidades da fotografia baseada em cenografia e acima de tudo porque realmente ficou fabuloso, pois uma foto real que passa uma impressão de tão impossível é deveras difícil de ser feita. Reconheço nestas fotos um belo trabalho de luz e direção. O problema é que muitos falam sem ter propriedade de como são feitas tais produções. Por isso até que postei os links, porque era claro que estas questões sobre ser montagem acabariam aparecendo.
As fotos sofrem sim um bom tratamento posterior, assim como toda e qualquer fotografia de moda e glamour, a maioria das modificações em termos de ajustes tonais e etc, mas os efeitos e as cenas são todas reais. Na áfrica acha-se água limpa e lama, eles mostrarma as duas coisas, inclusive um dos grandes problemas dessa edição foi fazer as modelos entrarem na lama. Mas segundo consta a cena mais complicada de ser fotografada foi a das modelos segurando aquele pássaro morto. Lembre-se que este tipo de produção é muito bem controlado, tem muita gente envolvida, conseguem não só achar a água, como remover temporariamente um ou outro animal. O fotógrafo foi tão crica que não quis sequer dopar o inseto para por no rosto da modelo. ;)
Pode achar o putz... Porque não é montagem não... rs... Se não me engano tem duas ou 3 que o fundo foi inserido porque as modelos atrasaram, ai ele fotografou o fundo que queria e depois ajustou para inserir. No vídeo até mostra elas interagindo com os elefantes no cenário fotografado, pode converter sua opinião para Putz porque é fato meu amigo rs. ;)

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2008, 20:22:22 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2008, 22:41:32
Também adorei as fotos.

Independente dessas fotos especificamente terem ou não significado, creio que seja "clichê" uma foto obrigatoriamente ter significado ou uma história por trás.
Fotos editoriais são "as is", ou seja, para serem contempladas da forma que são, sem a necessidade de conjecturar um significado.

Btw, concordo com os amigos acima, as moças de 84 tinham mais "sustância" e a navegabilidade do site é terrível.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2008, 10:00:12
Cássio tbm sou mais fã das moças mais antigas, apesar de ver uma notável evolução nas fotografias mais atuais. O espírito de um calendário é bem o que o fotógrafo fez. Eu não consigo entender (por exemplo) o cara de 2008, ele fez um editorial de revista de maquiagem, não fez um calendário. Isso já aconteceu antes, mas... Para mim o campeão ainda são os anos de 2005 e 2006. :)

Quanto ao papo de clichê eu nem discuto ser ou não, porque para mim é um papo que já não tem o menor significado, clichê significa ser comum (não vou discutir o termo, está em 3 dicionários da mesma forma). Eu particularmente não vejo muitos fotógrafos fazendo esse tipo de trabalho mais sujo, masss. Se pegar na real, com o número de fotógrafos e fotografias que temos hoje é muito difícil termos uma idéia realmente original, principalmente em termos de significado, os significados estão sendo constantemente trabalhados. Uns mais, outros menos, mas estão, acredito que o trabalho fotográfico deve buscar mais uma representação bela e original do resultado do que um novo significado dentro dos bilhões discutidos. Se você analisar as imagens que são postadas diariamente por aqui e em outras muitas comunidades são todas clichês em termos de significado e até de forma. Se analisarmos friamente são raras as idéias originais em termos de forma (como o caso desse calendário de 2009, que pelo menos em forma o cara fez algo diferente). Isso também é meio que uma constante nas artes, é comum tirar inspiração, até mesmo de outros artistas, e não há demérito nisso, eu mesmo gosto muito da inspiração dos quadrinhos e dos anos 80. Assim só posso concluir com você. Acredito que muitas fotos servem apenas para serem contempladas da forma que são. ;)

A nvegabilidade do site também concordo que não seja grandes coisas, na verdade já acho que era hora de mudar, acho que desde 2005 (quando comecei a acompanhar) que é assim e ele é difícil de navegar e ainda corta parte das fotos. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2008, 10:10:38
Já que nada é montagem, então para efeito de registro: :assobi:
O burburinho em torno de seu nome é constante e cada vez maior. Emanuela de Paula (foto acima) é a nova modelo a integrar o time das Angels da Victoria’s Secret. A pernambucana de 19 anos estrelou a campanha de Dia dos Namorados da grife de lingerie e foi destaque nas semanas de moda brasileiras. É ela também quem vai estampar a campanha da linha de lingerie Biofit Victoria’s Secret.

http://olamoda.wordpress.com/2008/07/17/

abraços :clap: :clap: :clap: :clap:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2008, 16:44:28
Rs... De uma olhada nos vídeos, vale a pena... :)
Cara... Uma bela modelo... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #22 Online: 30 de Dezembro de 2008, 15:32:33
Leo,

estava vendo os vídeos e percebi muitas coisas sobre o trabalho que as fotos não transmitem, não transmitem para mim. Vai entender.
Também percebi que o fotografo estava clicando com diversas cameras, inclusive com uma compacta. A compacta nessa caso seria os antigos backs da Polaroid?


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2008, 20:55:23
concordo em gênero, número e grau com tudo que o Léo disse... :ok: :ok:

essa produção pode não ter ficado igual ou melhor que as anteriores...até porque não é essa a proposta da produção...tanto que mudam de profissional a cada edição.

não era para ser melhor, era para ser diferente, mas com a mesma competência e genialidade com que outros desempenharam o papel...e um salto gigantesco em relação a do ano passado, que foram as celebrides na cama ( foi ano passado não?? :ponder: )

para mim foram 300 mil dólares muito bem pagos ao fotógrafo. Tomara que algum dia seja eu... :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 31 de Dezembro de 2008, 11:21:16
Groba a fotografia tem uma limitação em relação ao vídeo, que torna difícil perceber certos dramas de produção rs... Mas na verdade o objetivo não era mostrar os dramas de produção na fotografia rs...
Sim as compactas costumam funcionar como preview, não só para MF, como para 135.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:10:19
Usam compacta para checar o histograma em tempo real...


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #26 Online: 31 de Dezembro de 2008, 15:02:36
Como o próprio Mateus traz em sua assinatura: "Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta..."

Acho que o trabalho foi no mínimo muito bem feito, quanto a gostar ou não das fotos aí é outra história.

Quem já fotografou animais, ainda que adestrados, sabe que isto não é um trabalho dos mais fáceis.Imaginem fotografar elefantes (adestrados), abutres (não adestrados!!), escaravelhos (ou seja lá o que for aquele inseto), pássaros mortos,carcaças, etc...com modelos conceituadíssimas no mundo fashion em plena África.Fácil né? Para isso a direção é fundamental e acredito firmemente que a este ponto foi um dos mais complicados para o fotógrafo.

Acho que a mensagem a ser transmitida nestas fotos é rusticidade, força e beleza juntas.É o que o fotógrafo e a Pirelli procuraram passar e metaforicamente conseguiram plenamente.

A única foto que me pareceu montagem foi a da modelo sentada em cima de um filhote de elefante com duas borboletas que estão... "meio por fora de tudo completamente perdidas sobrando total"... :hysterical:

Abraço gente.

SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



tony lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2009, 22:58:08
o resultado da campanha é espetacular!