Autor Tópico: Rumor: Pentax K30D com sensor APS-H  (Lida 7687 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2009, 19:29:02
Interessante Pedro...

Mas eu acho que se confirmar crop 1.3x vai ser o valor máximo para aproveitar todas as lentes APS da Pentax.



Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2009, 00:58:18
O problema que eu vejo com APS-H é que aí vão ficar 3 formatos usando as mesmas lentes, e isso confunde a cabeça um pouco. Ou muito... :hysterical:

Sem falar que eu tenho lá minhas dúvidas se algumas das lentes Pentax funcionam com crop 1.3x... por exemplo, a 16-50... tem uma versão Tokina dessa lente, mas eu não sei se funciona nas 1D sem vinhetar... nunca ouvi falar, acho que ela foi projetada pra APS-C mesmo, até pelas distâncias focais (pra aproximar uma 24-70 em FF).

Porém, algumas lentes DA fixas da Pentax parece que funcionam até em FF. Já ouvi falar isso da 40mm pancake.

Então não sei... é esperar pra ver o que a Pentax vai lançar. Eu sinceramente gostaria que fosse FF. :ok:

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:49:35
Sem falar que eu tenho lá minhas dúvidas se algumas das lentes Pentax funcionam com crop 1.3x... por exemplo, a 16-50... tem uma versão Tokina dessa lente, mas eu não sei se funciona nas 1D sem vinhetar... nunca ouvi falar, acho que ela foi projetada pra APS-C mesmo, até pelas distâncias focais (pra aproximar uma 24-70 em FF).
Mesmo projetadas para APS essas lentes devem ter um círculo de imagem consideravelmente maior por conta do sistema de estabilização. O sensor se move em todas as direções e precisa de espaço suficiente para capturar imagem. O problema é que teoricamente essa camera APS-H não teria estabilização.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:00:33
Bucephalus essa margem nem é tão grande quanto você imagina, muito pelo contrário, nas GA esse canto é super complicado para as câmeras estabilizadas. A margem normalmente é de poucos mm. Verifiquei aqui se as Tokina fucionavam corretamente na 1D e não funcionam, principalmente as lentes com menos de 20mm ficam com fortes vinhetas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


gugalandia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Guga
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2009, 12:24:05
Nossa Braga, acredito que APS-H ainda esteja consideravelmente longe do MF. Eu queria muito um back para 645, muito mesmo... Mas está parecendo a história do protótipo 135 (a pentax apresentou uma 135 antes da Canon, mas não colocou no mercado). Mas em termos de maturidade do sistema eu ainda acho que o menor dos problemas da Pentax é o tamanho do sensor. Para mim eles não tem sistemas nem para concorrer nas categorias intermediárias, como a K20D (que na minha opinião tem sistemas muito inferiores aos das principais concorrentes), imagine nessas categorias maiores, onde o desempenho do AF e dos sistemas de exposição é extremamente crítico.
Eu tive a K20D por 3 meses e te digo só uma coisa, o sensor é pior do que o dos concorrentes, o tratamento é razoável, mas os sistemas é que pegam, o AF da K20D a noite é pior do que de câmeras de US$ 390,00, para você ter uma idéia leva o mesmo tempo para focar que minha S5is. É isso que a Pentax deveria trabalhar para melhorar, porque se não melhorar isso eles podem lançar o que for para tentar compensar as deficiências do sensor, que vão continuar tendo problemas quando alguém colocar as câmeras deles lado a lado com as outras. :/ Para mim o caminho natural dela seria agora melhorar a tecnologia do sensor (sem inventar para compensar e sim melhorar de fato, mesmo porque a Samsung pode fazer isso) e melhorar significativamente os sistemas (que são o principal ponto fraco dela). Com isso melhorado eu acredito que ela vai parar de correr pelas bordas e vai ter chance novamente.
Eu penso assim porque foi o que a Oly fez e hoje a Oly é maior do que a Pentax em vendas, mesmo com equipamentos bem mais caros. Hoje a Oly tem sistemas top de linha (o AF da E-3 é superior ao das Canon e Nikon similares), tem o sistema de exposição que considero mais preciso e uma tecnologia de sensor que para mim é a melhor da atualidade, tanto que andam próximas a sensores maiores, com a mesma tecnologia (que é desenvolvida pela Kodak e fabricada pela Matsushita). Na minha opinião falta para a Pentax um compromisso similar ao que a Sony e a Oly tiveram. Se você quer ser grande tem que fazer produtos muito diferenciados ou preços muito bons e infelizmente a Pentax que não nenhuma das duas coisas hoje. :(

palmas para ti Leo :) finalmente uma voz sábia citando a esquecida e excelente Olympus :) heheheehhe... bons comentários! Ivan, um complemento, em se tratando de tecnologia esqueça a razão e até as vezes as leis da física. o que manda ou mandou e a lei de moore (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore). hoje já existem tecnologias que se aplicadas nos menores sensores podem se igualar nos FF. espero que seja uma questão de tempo e $$$$ para acontecer. hoje em dia toda a tecnologia caminha para a "miniaturização".
--
Gustavo Melhado Petean


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2009, 13:14:01
Nossa Braga, acredito que APS-H ainda esteja consideravelmente longe do MF.

Verdade, Leo. Da forma como coloquei ficou mesmo meio confuso o que eu escrevi. Eu concordo com você: tá muuuuiiiiito longe!

Todos sabemos que a Pentax perdeu muito tempo e, na minha opinião, oportunidades de negócios. Como já disse, acho que a Hoya não entrou nessa somente "pra trocar figurinhas". Eles têm a "competência" financeira agora aliada ao know-how dos engenheiros da Pentax.

Como acontece agora essa movimentação em prol do APS-H, e isso talvez possa significar uma busca do que ficou perdido no tempo, eu imaginei que seria um bom momento para a retomada do antigo projeto de sensor digital para MF. Quanto a eu achar um bom momento, bem... eu não entendo nada de estratégia de mercado. Então, acho que fica mesmo por conta da minha torcida. Com disse o Ivan: "Tomara".

Abraços,

Braga
-22.352971,-48.775582