Ivan racional em termos tecnológicos é o APS, para 3:2 e o 4:3 para o respectivo formato, essas são os formatos oticamente mais otimizados que existem e como o gargalo de desenvolvimento é lente então são as alternativas mais lógicas, em termos tecnológicos, a Kodak já tinha chegado neste ponto ideal antes mesmo do bum do "digital". Havia um plano de cálculo muito interessante sobre isso, com todos os gráficos, que mostravam que o 135 está em uma das piores posições para otimização ótica, que o ideal para câmeras portáteis seria a doção do meio quadro ou do APS (que foi o que a própria Kodak acabou fazendo com os filmtes). Quando veio a era digital os fabricantes começaram com o APS por conta disso. A Minolta foi quem produziu a primeira câmera SLR 100% digital, usando o formato APS não em decorrência de custo (porque muitos dos primeiros back eram na verdade 135) e sim em decorrência do melhor futuro que isso implicaria. O problema é que o futuro está demorando mais para chegar do que se imaginava, os sensores deveriam estar evoluindo bem mais rapidamente no mercado, mas o que se observa é uma tremenda reserva tecnológica, hoje a diferença entre APS-C e 135 ainda é de pouca coisa a mais que 1 ponto, mas existem tecnologias excelentes, que poderiam jogar o compromisso de qualidade do APS lado a lado com o do 135. O Back illuminated, por exemplo, é uma tecnologia cuja a versão que equipa o Hubble faz com que seu poderoso sensor quadrado de 6 x 6 cm trabalhe com uma densidade de pixels 12x maior do que usada nas compactas hoje e com sensibilidades que equivaleriam a ISO 500.000. O problema ai é que os caras fazem reserva. A Sony mesmo apresentou a tecnologia (que pertence a ela) para câmeras digitais em uma geração muito inferior a essa (que é usada a mais de 10 anos) e ainda eles colocam como não estando pronta para o mercado, uma tremenda palhaçada para enganar o consumidor e gerar expectativas, como se fosse um verdadeiro milagre da engenharia, pronto para sair.
O problema que vejo hoje em dia não é a busca por um padrão técnico, é uma brincaderia dos fabricantes para vender câmeras. Veja que o APS-H já existe a tempos e nunca foi para frente, mal a Canon (que foi a primeira a apostar no sistema) investiu nele, fomentar ele agora seria produzir mais um "bum" de vendas, para depois gerar outro e assim por diante. A busca desses caras não tem sido para resolver nossa vida e sim para ganhar o máximo possível.