Autor Tópico: Filtros para Sony H-50  (Lida 5399 vezes)

Rimmon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 30 de Dezembro de 2008, 09:53:25
Olá pessoal, sou novato no fórum, e minha duvida é a seguinte:
Comprei recentemente uma Sony H-50, sei que não é nenhuma máquina profissional, mas para fotos diarias com um pouco mais de qualidade do que uma compacta, é uma câmera interessante, principalmente por permitir a instalação de filtros, com um adaptador.

Então encontrei alguns filtros para vender, e um chamou minha atenção, é o filtro para IR, que se propõe a ter uma visão de "raio-x" achei meio furada isso, então gostaria de perguntar a opinião de vocês, esse filtro é realmente enganador?

O filtro em questão é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81593936-filtro-ir-1000nm-x-ray-infravermelho-para-sony-h9-h50-74mm-_JM

E uma outra dúvida, quais filtros são interessantes de se ter em uma máquina como esa, para dar alguns efeitos nas fotos, se possivel poderiam me mostrar algum exemplo de fotos tiradas utilizando esses filtros? Eu encontrei alguns por preço mais ou menos acessiveis, em torno de R$70,00, gostaria de estudar um pouco mais a respeito disso.


cmartins1963

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
  • Você, para mim, é problema seu.
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:10:56
Cara. Você não precisa de um filtro infra-vermelho.
A H50 já tem essa opção. Basta ativá-la no botão que está no topo da máquina ao lado esquerdo do visor.
Realmente, com o infra-vermelho e o filtro, algumas roupas (depende do tecido, cor e incidência da luz), ficam mais transparentes, mas nada que se compare com a visão de raio X do Super Homem.
Quando quiser ver o que existe por trás de qualquer roupa...você pode usar os duzentos e tantos paus que ia gastar no filtro num barzinho e depois pedir pessoalmente que a moça tire a roupa. Vai fazer melhor negócio.

Quanto aos filtros, eu tenho alguns (UV/CP/FLP/Cross Star/Haze).
Recomendo o UV (que pouco altera a foto mas ajuda a proteger a lente) e o polarizador (que elimina reflexos, ressalta e cria uma espécie de degradê no azul do céu e diminui um pouco o excesso de luminosidade).
Procure pelo polarizador circular. O linear não serve para câmeras automáticas.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2008, 11:19:11 por cmartins1963 »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:23:12
Olá Rimmon,

Esse filtro que vc citou existe mas pelo que já li não é nenhum "raio X" igual a visão do super-homem...rs. Aliás, a finalidade dele é bem diferente.

Para saber sobre filtros e suas finalidades, sugiro ler esse tópico:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20716.15

Aproveite e leia também:
http://www.rostev.com/2008/11/filtros-fotograficos.html

Tenha cuidado ao comprar filtros baratos por aí. Você pode se decepcionar ao usar filtros sem qualidade. Depois de conhecer a aplicação deles, escolha o que lhe agrade e compre um de qualidade reconhecida. São mais caros mas cumprem o que prometem. Os da marca Hoya são excelentes.

abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


cmartins1963

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
  • Você, para mim, é problema seu.
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:24:12
Foto ao entardecer com polarizador



Rimmon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2008, 14:10:31
Realmente ficou muito bonita a foto com o filtro polarizador, deu um efeito bem bacana.

GutoVilaça, obrigado pelas dicas, pode ter certeza que irei dar uma olhada nos links quevocê passou.

E o filtro IR eu axei que era meio charlatanismo issoasdifuhasofuisdhoiu por isso que resolvi perguntar dele em específico.

Muito obrigado pelas dicas, vou dar uma estudada um pouco melhor e se pintar mais alguma dúvida venho perguntar novamente.