Autor Tópico: Powershot S2 IS x Panasonic FZ15  (Lida 2662 vezes)

Neko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Online: 21 de Agosto de 2005, 17:52:18
Olá,
desculpem encer tanto o saco, mas desta vez é pra valer, qual câmera vocês acham melhor: Canon Powershot S2 IS ou Panasonic FZ15????

PS.: quero tirar fotos de aviões

Obrigado
Flávio De Marchi Cano
São Paulo/SP
Equipamento: Canon EOS 300D - Canon EF-S 18-55 MM F/3.5-5.6 - Canon EF 90-300 MM F/4.5-5.6 USM - 1GB Ultra II
Site: http://flaviospotter.multiply.com/


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2005, 18:21:26
Ahhh não mais um topico desses... :suicide:

S2 IS tem algumas qualidade que as FZ, mas em outras são  ruins.
Para fotografar aviões precisa de um sistema de foco continuo (acho que ambas tem).

Dizem que as images da S2 são muito tratadas.
Sujiro fortemente que vizite sites como:
dpreview
Steve`s Digicams
dcresource
E tente formar uma opnião própria.

Quando quero comprar uma camera, visito esses sistes, e tento fazer uma comparação tecnica e subjetiva (vendo as fotos), foi assim quando comprei a Canon A95 e agora a pouco com a Panasonic FZ5. E Também leio as opniões de pessoas que tem as cameras de interesse nos forums. Acho que, nunca perguntei se FZ5 e melhor que a S2 IS. Ou se a A95 e melhor que a Sony W5, etc...

Vai no cara ou coroa, e ande logo, já já você descobre mais uma camera com carcteristicas similares,
já viu a Minolta Z6?

 :giveup:
 :photo:  :photo:  :photo:  :photo:  :photo:  :photo:  :photo:  :photo:  
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2005, 18:53:15
Não vou nem me manifestar, mas poderia ao menos ter editado o outro tópico postado no mesmo dia perguntando da S2IS, para não ficar duplo. Vou pedir para o moderador apagar o outro, acho que ninguém respondeu mesmo.

Dica para ganhar o dia, S2IS é um lixo.

S5100 como dito no outro tópico é um pouco inferior a FZ15, porém mais barata, FZ15 melhor e mais cara, questão de opção, boa sorte.
Nikon/Panasonic Gear


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2005, 20:46:06
Tanta cameras e tanta opnioes diferentes, que agente fica ate tonto.
Rs...
 :heat:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2005, 22:25:32
Citar
Tanta cameras e tanta opnioes diferentes, que agente fica ate tonto.

É por isso que nunca pedi opinião sobre câmeras, simplesmente li os reviews e decidi.

Aliás, acho meio maluquice comprar algo pela opinião alheira sem investigar por si mesmo. Enfim...  


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2005, 22:52:51
Citar
Citar
Tanta cameras e tanta opnioes diferentes, que agente fica ate tonto.

É por isso que nunca pedi opinião sobre câmeras, simplesmente li os reviews e decidi.

Aliás, acho meio maluquice comprar algo pela opinião alheira sem investigar por si mesmo. Enfim...
Depois de um tempo pra cá eu tenho levado em conta a opinião de quem ja teve experiência com a câmera, somente.. E olha que com cuidado.. tem muita "paixão" envolvida tambem.


Neko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2005, 07:53:41
Pois é...mas eu sou iniciante no hobby, por isso que preciso da ajuda dos experientes primeiro. Neste dpreview não tem da FZ15 (hehehe). Em alguns lugares leio que a FZ15 tem ruído e outros não, afinal de contas tem ou não tem?

Mas obrigado, acho que vou acabar ficando com a FZ15 mesmo.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 07:57:55 por Neko »
Flávio De Marchi Cano
São Paulo/SP
Equipamento: Canon EOS 300D - Canon EF-S 18-55 MM F/3.5-5.6 - Canon EF 90-300 MM F/4.5-5.6 USM - 1GB Ultra II
Site: http://flaviospotter.multiply.com/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:52:24
Toda câmera digital tem ruído, umas mais, outras menos, a FZ15 é um nível bem aceitável em ISO 64 e 100, e usável em 200. Tem review da FZ15 em www.imaging-resource.com, cujo link está nos links do Dpreview.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:13:55
Para ver o que é o marketing...

O cara vai comprar sua primeira câmera. Dificilmente fará cópias maiores que 10X15, mas está preocupadíssimo com o ruído -risos.

Enfim... Em alguma instãncia celestial que me escapa da compreensão deve fazer sentido!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:22:11
Citar
Para ver o que é o marketing...

O cara vai comprar sua primeira câmera. Dificilmente fará cópias maiores que 10X15, mas está preocupadíssimo com o ruído -risos.

Enfim... Em alguma instãncia celestial que me escapa da compreensão deve fazer sentido!

Opa!
E ae?
Blz?
heheh.... realmente o marketing dá nisso... hehehe
"Marketing é sobre os ""ruídos"" e sobre os megapixels... esquecem as lentes ((apesar que a Sony adora apontar as Carl zeiss como sucesso de tecnologia e qualidade)), esquecem os sensores, esquecem um punhado de fatores..."

Mas em parte também vamos ver o outro lado... a maioria das fotos ((isto é se forem reveladas)), vão ser 10x15cm... (fato) mas e se o sujeito quiser fazer ampliações maiores? ((tb creio que não haverá tanta diferença significativa entre uma Fz 15 e uma IS II, mas que seja mínima, haverá....))

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:22:18
Na verdade, embora nada lógica, até acho natural essa preocupação, Ivan. Queremos o melhor, talvez o RAW e os dials da nova FZ30 fizessem mt mais diferença do que o ruído que ela traz, mesmo assim eu me nego a pagar o mesmo de uma D50 (que por sinal peguei na mão essa semana, e não queria mais largar) por uma câmera que não tem ao menos um ISO 400 decente. Mas sem dúvida, alguns exageram.

Renato, embora com certeza a 10x15 ou formato web não tenha tanta diferença, eu acho que mesmo assim não dá p comparar, a S2IS lava abusadamente as imagens, um close num rosto com uma FZ15 rende uma impressão padrão com as texturas da pele, já uma da S2IS arrisco dizer que seria aquela pele de seda a la Playboy.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 11:26:05 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:30:36
Eu sei, Gustavo, e compreendo a sua preocupação com a coisa, mas não compreendo muito isso na primeira compra, entende? Porque por mais bem escolhida que seja uma câmera digital, há uma forte tendência à substituição em prazos médios de um ano se o cara evoluir, e nunca substituir se não evoluir.

Mas o ponto que quero mostrar, Gustavo, é como o ruído se tornou um bicho-papão, um fantasma a assombrar a todos, quando ele é um elemento inafastável, como você bem diz, e dsprezível em grande parte das vezes para os usos reais.

Cito como exemplo a foto que lhe mandei, grande, tamanho de cópia que provavelmente não será feita tão cedo por quem está comprando agora uma primeira cãmera, feita com uma câmera que é tida como ruidosa. Pior ainda, com predominância de luzes médias-baixas, onde o ruído prospera. Contudo o objeto mesmo, a foto em papel de 24X30 é completamente suficiente, não acha?

Mas isso virou uma fobia tão grande a ponto de impedir o exame pelos principiantes das reais funções e qualidades para eles importantes. Assim como os megapixels, o ruído é coisa fácil de divulgar, e as Canons, por exemplo, preferem mesmo nas DSLRs entregar uma imagem lavada que ruidosa, pois o cara quer ver em 100% na tela e não notar nada, embora isso não corresponda a um uso real da foto.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:37:10
Citar
Não compreendo muito isso na primeira compra, entende? Porque por mais bem escolhida que seja uma câmera digital, há uma forte tendência à substituição em prazos médios de um ano se o cara evoluir, e nunca substituir se não evoluir.

Tem razão, ao menos comigo foi assim, minha primeira compra foi uma Fuji 3800 (predecessora da S5000 e S3000), até não era mt ruidosa, mas o fato é que eu nem conhecia a palavra ruído, rs. O ruído estava lá e eu não ligava a mínima, só quando descobri o que era é que virei "purista", algo meio caixa de pandora.

Na prática você tem razão, aquela impressão sua que recebi é difícil perceber ruído real, já na tela ampliada em 100% deveria ter muito. O que me incomoda nessa história é a teoria de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então para mim onde há ruído deveriam haver detalhes da imagem, não sei se é uma teoria errada, mas em câmeras ou com muito ruído ou com tratamento agressivos eu teria imagens menos detalhadas, por conseqüência impressões mais limitadas.

Continuando, não sei se é um ponto de vista equivocado, mas na prática tenho para mim que uma imagem mais limpa rende até mesmo interpolações melhores que uma imagem ruidosa renderia. Alguns testes com fotos da FZ15 e da FZ20, eu conseguia imagens mais detalhadas interpolando 11% na FZ15 (o que deixa ambas com a mesma resolução), o que de certa forma confirma isso, que uma imagem limpa e detalhada dá mais margem para trabalhar em cima dela.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 11:40:04 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear