Autor Tópico: Duvida de iniciante  (Lida 4139 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:53:59
Hahahahah acho que todo mundo respondeu junto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:00:16
Há uma comparação muito interessante entre cãmeras e automóvies, não sei onde a li, pode ter sido aqui mesmo até.

Quando voc~e perga o manual de um carro e lá estão as posições das marchas, a seta, etc, é suposto que voc~e saiba dirigir, e o manual não lhe explica como virar o volante -risos- nem para que servem as marchas, apenas as indica.

O manual da câmera é a mesma coisa. Ele não lhe ensina aquilo que faz parte da técnica fotográfica e que é comum para todas as cãmeras, como virar o volante é comum para todos os carros. Ele só ensina como fazer aquilo naquela cãmera específica, isto é, tomando como exemplo o diagfragma: como mudar o diafragma, supondo que você saiba para que isso serve.

De modo geral, um iniciante deve procurar na rede um curso r´pido de fotografia. Há inúmeros, no site da Kodak por exemplo e outros. Isso lhe dá idéia do que é o universo, e aí sua cãmera se torna o que ela realmente é, apenas uma ferramenta para explorar esse universo, que antes exige que você saiba o que quer fazer nele.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:02:51
Exatamente, Ivan.

Existem inúmeros e-books esperando pelos iniciantes internet afora.. o Pictus mesmo postou uma pá de livros outro dia..

Vale a pena estudar um pouquinho.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:05:05
Curso online Kodak

Excelente para dar uma introdução ao assunto

http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/fotografia/cu...esentacao.shtml


Carlinhos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:20:18
Valeu gente pelas dicas. Vou fazer esse curso da Kodak e outros. Pretendo tb fazer o curso da National Geografic, parece ser muito bom.

Com relação a Wide entendo que se usar 1x de Zoom estara em wide, e bati algumas fotos para ver o que acontecia (Foto de um predio de baixo pra cima). Percebi que na foto com minha cam eu nao consegui um efeito "convexo" que vejo em outras cameras? É por causa da lente?

Obrigado
Sony P-200 - MS 1Gb
Em brave a XTI


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:30:22
Sim, algumas lentes distorcem mais que as outras. Tenha em vista que: quanto menor a distância focal, maior o ângulo de cobertura, mais propício estará a sofrer distorções.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2005, 11:39:22
Citar
Há uma comparação muito interessante entre cãmeras e automóvies, não sei onde a li, pode ter sido aqui mesmo até.

Opa!
Concordo com esta frase também..

Há câmeras que só tem o modo automático ((assim como nos carros de marcha automáticos, perdem a "graça" e não deixam a gente acelerar mais ((esticar a marcha, vamos dizer assim))

Porém, há carros automáticos e ao mesmo tempo manuais ((assim como as câmeras tb))

E por fim, há carros e caminhoes ((caminhonetes, vãs, ônibus, etc hehehe vamos nos limitar tb aos "locomotivos" de roda)) - vários tipos e variedades.

Nas câmeras ocorre a mesma coisa. Assim, vai ter partes como abertura da lente maior, velocidade do obturador, seja uma equivalencia praticamente igual ((ou era para ser)) entre todas as câmeras... Mas, as vezes um fabricante parte de um ponto de luz diferente de outro... heheh e sendo assim, o que seria f/3,5 numa câmera, em outra ((que talvez seja um caminhão)), o f/3,5 seria o f/2,8 da outra, e vice versa.

((a questão do wide, pelo que já vi em livrinhos pela internet e que o pessoal fala seria a grande angular que iria até os 28 mm... porém, já vi gente falar ((e acho que não está "errado" e eu mesmo falo)) para a pessoa colocar em wide da sua câmera, mas a câmera já começa em 35mm ou então em 42mm hehhehe))

((sobre o shapness: o sharpness era para ser somente o controle de intensidade de luz por pontos "alocados" ((deixando a imagem mais suave ou não, conforme o uso)), mas na prática, tem câmeras que o botão sharpness vc controla a claridade, o brilho, nitidez tudo juntos... sendo que é impossível dizer se é melhor sempre aplicar ++ sharpness ou -- sharpness - sem contar que cada foto a ser tirada, através dos olhos do fotógrafo, merece um tratamento diferente))

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2005, 21:28:28
Bruno: eu não compenso geralmente, mesmo em "low" as fotos ficam bem nítidas... Não vejo muita necessidade mesmo, talvez em partes específicas da imagem, mas evito aplicar em tudo pra não deixar mais ruído visível. Agora, quando faço uma versão menorzinha pra web, aí sim aplico um unsharp-mask de 20 a 50% e raio 1 sempre... O sharpness "standard" da FZ15 em relação ao sharpness "low", é mais ou menos equivalente a um unsharp-mask 100% raio 1 (!!). É coisa demais, por isso que o ruído fica tão visível!

Carlinhos: serve, mas aí vais ter que aplicar o unsharp-mask depois no Photoshop manualmente... A vantagem é que aí podes aplicar seletivamente, só em algumas áreas da imagem, deixando aquelas áreas mais ruidosas (como sombras) como está, pra não crescer o ruído. Agora, vais ter o trabalho da pós-edição, não tenha dúvidas...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 21:29:14 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #23 Online: 23 de Agosto de 2005, 18:08:05
Citar
Regras universais para todas as cãmeras digitais:

O sharp deve ser o menor possível na captura;
A saturação não deve ser elevada de forma nenhuma na câmera, não use vivid, chrome, etc;
O formato que gasta mais memória também lhe dá o melhore resultado e sempre vale a pena, pois é melhor ter 10 fotos boas que 100 ruins;
Se sua cãmera tiver RAW e você não for fotojornalista, use isso;
Vigie as altas luzes para não estourarem, mas exponha o mais possível a sua fotografia desde que não haja estourados;
Use sempre o foco no modo pontual;

Muito preciosas estas dicas, já irei ajustar a máquina para diminuir o sharp e saturação. Acho que com novos ajustes haverá melhoras nas imagens já que as Sonys (eu tenho uma) têm a fama de tratarem em demasia suas fotos. Será que poderiam falar um pouco sobre o contraste. Para mim o contraste e sharpness eram a mesma coisa, mas mexendo na configuração da máquina, vejo que são coisas distintas. Obrigado.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #24 Online: 23 de Agosto de 2005, 22:15:04
A grosso modo o contraste é a latitude de tons médios entre o branco e o preto absolutos, de ponta a ponta... Imagine que tens um degradê. Se tu aplicar um certo contraste, vai aproximar os seus extremos e vai eliminar tons intermediários. O resultado é mais vivo, dramático, a imagem vai do branco pro preto rapidamente, as "pontas" ficam mais próximas... A parte ruim é que tu terás perdido a diferenciação entre um ponto com uma luminosidade "x", de um com luminosidade "x + um pentelhésimo de luz". Se tu aplicar contraste demais, é provável que não só vá ter zonas estouradas de luz, como terás outras escuras demais, além de perder detalhes... Já sharpness é sinônimo de "nitidez", é a diferença entre uma imagem embaçada e uma nítida, por exemplo... A nitidez real é aquela gerada pela óptica. O que tu aplica no software, e que a câmera também aplica, nada mais é que um algoritmo que adiciona contornos (halos) entre áreas com um certo contraste na imagem. É preferível fazer isso no computador, pois a câmera não sabe quando aplicar mais ou menos sharpness, de maior ou menor raio, etc.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2005, 22:18:03 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #25 Online: 23 de Agosto de 2005, 22:43:47
Numa máquina que grava a imagem captada em modo raw acredito que o tratamento da foto no computador seja ideal, mas no meu caso, a camara só armazena em jpg, isto quer dizer que uma boa parte da informação da imagem foi processada (também perdida para sempre). Mesmo assim, o resultado final ficaria melhor se os ajustes de contraste, sharpness e saturação forem feitos no computador?


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2005, 01:37:19
Citar
(...) Mesmo assim, o resultado final ficaria melhor se os ajustes de contraste, sharpness e saturação forem feitos no computador?
Eu, como a maioria aqui, penso que sim, que sempre é melhor deixar o mínimo possível de uso de softares para a câmera.

Veja: Por que tu compra uma câmera que tem opões "manuais", onde tu pode escolher como vai ser a foto? Por que não economiza grana e pega uma que tenha só tudo automático e pronto?

Porque o que se quer é autonomia, certo? Tu quer a a foto seja realmente uma obra tua, e não da câmera. Mas para isso, tens que estar disposto a aprender, experimentar, errar, acertar.

E essa mesma lógica serve para a nitidez e a saturação, por exemplo. Pode ser mais fácil deixar que a câmera faça tudo, mas isso tira, de certa forma, a tua participação na tua "obra". Mas... "o barato sai caro".

Então.. se tu está disposto a aprender um pouco de photoshop (ou similares), certamente vale muito mais a pena tu deixar a foto o maximo possível sob o teu "domínio".
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2005, 20:22:24
Ok, mas no caso da minha câmera que só grava em JPG, tiro as fotos com menor sharpness, contraste e saturação, para depois corrigir através de um software... O que impediria fazer o contrário, ou seja, tirar as fotos com maior saturação, sharpness e contraste para depois corrigir no computador.

Não intendi por que devo fazer o caminho do menos (sharpness, sturação e contraste) para mais e não posso (ou devo) fazer o inverso: do mais para menos. Não há perigo de, ao setar a câmera para menor sharp, contraste e saturação, o software da câmera fazer este tratamento em cima de uma imagem (aplicando um unsharp/blur, diminuindo contraste e saturação)?

Digo isso, pois pelo que aprendi até agora, toda foto em JPG é tratada pela própria máquina, diferente do RAW. Um novo tratamento não pioraria a qualidade da foto, deixando-a menos natural? Será que estou viajando na maionese?


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #28 Online: 25 de Agosto de 2005, 01:24:22
Podemos usar o tratamento (tanto o pós qto o da camera mesmo) pra deixar a imagem mais OU menos natural. Isso vai de cada pessoa.

(Até porque "natural" tbm é relativo, né? numa determinada cena, pra ser bem "natural" é preciso alto isso o que pode dar ruido.. mas nosso olho ao ver a cena não ve ruido, certo? então, ruido não é "natural" para nossa visão ali, ao vivo... mas é "natural" na fotografia)

Vc pode pegar sua foto e mexer toda ela, deixar bem plástica se quiser. Ou colocar uma nitidez super pesada e criar granulação na imagem. O problema ao deixar isso pra camera é não ter o controle do que ela vai fazer.

Citar
Não há perigo de, ao setar a câmera para menor sharp, contraste e saturação, o software da câmera fazer este tratamento em cima de uma imagem (aplicando um unsharp/blur, diminuindo contraste e saturação)?

Também tenho essa duvida. :denken:   E faço a mesma pergunta de outra maneira:

Tá, vamos partir do princípio de que é melhor deixar opções como nitidez e saturação para serem feitas no computador por nós mesmos, ao invés de a câmera fazer isso.


Mas, por exemplo, numa escala de nitidez: , -2, -1, 0, 1, 2, qual é a opção que há menos trabalho do software da camera? a "-2" ou a "0"?


Quem sabe essa resposta?  :huh:
« Última modificação: 25 de Agosto de 2005, 01:31:33 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #29 Online: 30 de Agosto de 2005, 15:01:45
vou dar um UP, pq realmente gostaria de saber......  :giveup:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS