Há uma comparação muito interessante entre cãmeras e automóvies, não sei onde a li, pode ter sido aqui mesmo até.
Opa!
Concordo com esta frase também..
Há câmeras que só tem o modo automático ((assim como nos carros de marcha automáticos, perdem a "graça" e não deixam a gente acelerar mais ((esticar a marcha, vamos dizer assim))
Porém, há carros automáticos e ao mesmo tempo manuais ((assim como as câmeras tb))
E por fim, há carros e caminhoes ((caminhonetes, vãs, ônibus, etc hehehe vamos nos limitar tb aos "locomotivos" de roda)) - vários tipos e variedades.
Nas câmeras ocorre a mesma coisa. Assim, vai ter partes como abertura da lente maior, velocidade do obturador, seja uma equivalencia praticamente igual ((ou era para ser)) entre todas as câmeras... Mas, as vezes um fabricante parte de um ponto de luz diferente de outro... heheh e sendo assim, o que seria f/3,5 numa câmera, em outra ((que talvez seja um caminhão)), o f/3,5 seria o f/2,8 da outra, e vice versa.
((a questão do wide, pelo que já vi em livrinhos pela internet e que o pessoal fala seria a grande angular que iria até os 28 mm... porém, já vi gente falar ((e acho que não está "errado" e eu mesmo falo)) para a pessoa colocar em wide da sua câmera, mas a câmera já começa em 35mm ou então em 42mm hehhehe))
((sobre o shapness: o sharpness era para ser somente o controle de intensidade de luz por pontos "alocados" ((deixando a imagem mais suave ou não, conforme o uso)), mas na prática, tem câmeras que o botão sharpness vc controla a claridade, o brilho, nitidez tudo juntos... sendo que é impossível dizer se é melhor sempre aplicar ++ sharpness ou -- sharpness - sem contar que cada foto a ser tirada, através dos olhos do fotógrafo, merece um tratamento diferente))
Abraços,
Renato