Autor Tópico: Duvida de iniciante  (Lida 4105 vezes)

allcris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 21 de Agosto de 2005, 18:00:11
Ola aos profissionais , amadores e iniciantes .
Acabei de adquirir uma máquina Panasonic FZ-15 com André Langaro....que por sinal muito bom profissional de venda e confiável :thmbup:

Bom...mas estou com uma duvida de iniciante......ou seja ....várias duvidas :bye1:
Mas para começar ....queria tirar duas duvidas

A primeira seria :

Na fz-15 percebi que tem tres tipos de qualidade sendo que uma delas é TIFF....
 TIFF é melhor que as outras???

A segunda seria :

Como  faço pra tirar aquelas fotos onde a pessoa  que está em primeiro plano ..fica destcada, níitda...e o que estiver atras fica desfocado , distorcido...dando uma impressão que o objetivo é  a pessoa .

Grato por enquanto sem mais... :thmbup:  :thmbup:  
Panasonic FZ-15
-------------------------
Site: allcris


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2005, 18:05:11
Olá!
Tudo jóia?
Bem, seja bem vindo ao fórum!
Garanto que aqui vc aprenderá e ensinará muita gente! hehehe

Bom, sobre as suas perguntas: o formato tiff geralmente contém mais bits ((cor)) e seria um arquivo sem compressão, diferente do que acontece com o Jpg que a imagem é "comprimida", mas numa medida geralmente aceitável ((tirando fotos na qualidade alta da sua câmera))

E para desfocar o fundo ((o recurso chamam de profundidade de campo)), vc deverá obter melhores resultados da seguinte forma.

MAIOR PROXIMIDADE DO OBJETO A SER FOTOGRAFADO.
FOCO PONTUAL NO QUE VC QUISER COLOCAR EM DESTAQUE.
MAIOR ABERTURA POSSÍVEL
MAIOR "ZOOM" POSSÍVEL

Geralmente é mais ou menos isto para se obter uma boa profundidade de campo.
Espero ter ajudado.

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



allcris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2005, 18:09:40
Obrigado Neocosmo....mas o formato TIFF é a maioria nas fotos que vcs  usam ou JPEG é a mais usada?
Panasonic FZ-15
-------------------------
Site: allcris


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2005, 18:28:52
TIFF ou JPEG?
Depende do que vai fazer depois de fotografar.
TIFF gera arquivos enormes, na FZ15 deve estar em torno de 12MB, vai caber so 21 fotos em um cartão de 256MB.
TIFF preseva as cores, e util quando se quer fazer um pós-processamento mais elaborado.
Em condições cotidianas use jpeg mesmo,  em qualidade fine.
E ajuste os outros controles, saturação, contraste e sharpness (nitides) ao seu gosto.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2005, 19:02:23
Praticamente só uso JPEG... Os TIFF são gigantescos, tomam tempo pra serem salvos no cartão e são tratados igual, então não vejo motivo pra usá-lo na grande maioria de minhas fotos. Se tivesse o RAW, aí mudaria de figura... Pra obter melhores resultados em JPEG, deixo o controle de sharpness em "low" (pra evitar o destaque do ruído), o de redução de ruído em "high" (não te preocupe, ele só atua nas sombras, e ainda assim é beeem suave), e o resto em "standard". Dá uma olhada no tópico "Dicas para quem acabou de pegar uma FZ" da comunidade "Panasonic Lumix Series", no Orkut, que tem bastante coisa, entre outros tópicos também...
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2005, 19:11:01
Georges, que tal fazer uma copia dessas dicas para cá? :)
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2005, 19:21:04
Georges, como voce faz para depois compensar o Sharpness?

Pelo PS, voce usa Sharpen e o Unsharp Mask?

[]'s
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


allcris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2005, 08:44:20
Obrigado ....a todos peal atenção :thmbup:  
Panasonic FZ-15
-------------------------
Site: allcris


Carlinhos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:05:37
Citar
Praticamente só uso JPEG... Os TIFF são gigantescos, tomam tempo pra serem salvos no cartão e são tratados igual, então não vejo motivo pra usá-lo na grande maioria de minhas fotos. Se tivesse o RAW, aí mudaria de figura... Pra obter melhores resultados em JPEG, deixo o controle de sharpness em "low" (pra evitar o destaque do ruído), o de redução de ruído em "high" (não te preocupe, ele só atua nas sombras, e ainda assim é beeem suave), e o resto em "standard". Dá uma olhada no tópico "Dicas para quem acabou de pegar uma FZ" da comunidade "Panasonic Lumix Series", no Orkut, que tem bastante coisa, entre outros tópicos também...
Ola Georges. Possuo uma P-200. Tenho a opção de colocar sharpness low ou high. como vc disse para a FZ15 é melhor deixar em low. Voce acha que isso aplica a minha camera tb?

Obrigado
Sony P-200 - MS 1Gb
Em brave a XTI


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:26:51
Citar
Obrigado Neocosmo....mas o formato TIFF é a maioria nas fotos que vcs usam ou JPEG é a mais usada?

Olá!
Tudo jóia?
Bem, o mais usado pelo pessoal é mesmo o Jpg... a minha câmera não tem o tiff, mas tem o raw que é uma versão do "tiff" mais melhorada vamos dizer assim... Mas eu praticamente quase não utilizo este "recurso"... agora se vc quiser tirar uma foto mais elaborada, aí sim é bem útil o uso do tiff.
Senão, como os amigos já disseram, é meio que "besteira", pois o arquivo digital ficará grande e vc não terá utilidade nenhuma.

Citar
Ola Georges. Possuo uma P-200. Tenho a opção de colocar sharpness low ou high. como vc disse para a FZ15 é melhor deixar em low. Voce acha que isso aplica a minha camera tb?

Obrigado

Olá!
Blz?
Eu não sou o Georges, mas sugiro vc fazer uns testes e ver qual o que vc mais gosta. Pois esta medição de sharpness é variável de câmera a câmera e de lugar a lugar e de pessoa a pessoa ((questão de gosto pessoal)).
Na minha minolta por exemplo eu utilizo sharpness ++... já na minha sony F-77 eu uso no neutro, nem no low, e nem no high.

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:28:02
Citar
Ola Georges. Possuo uma P-200. Tenho a opção de colocar sharpness low ou high. como vc disse para a FZ15 é melhor deixar em low. Voce acha que isso aplica a minha camera tb?

Regras universais para todas as cãmeras digitais:

O sharp deve ser o menor possível na captura;
A saturação não deve ser elevada de forma nenhuma na câmera, não use vivid, chrome, etc;
O formato que gasta mais memória também lhe dá o melhore resultado e sempre vale a pena, pois é melhor ter 10 fotos boas que 100 ruins;
Se sua cãmera tiver RAW e você não for fotojornalista, use isso;
Vigie as altas luzes para não estourarem, mas exponha o mais possível a sua fotografia desde que não haja estourados;
Use sempre o foco no modo pontual;


Regras universais para qualquer fotografia:

Se você sair e fizer 50 fotos e houver nelas três excelentes, você ganhou o dia. Descarte pelo menos 40 das fotos restantes, exceto se forem lembranças familiares. Elas só fazem encher seu HD e esconder as realmente boas no palheiro;

O Ansel Adans, que seguramente foi uns dos cinco melhores fotógrafos que jamais existiu, dizia que um fotógrafo que fizer 12 boas fotos em um ano devia considerar-se feliz. Desse modo, não imagine que toda a sua produção é ouro em pó, pois não é.

Fotografia é luz, não preste somente atenção na coisa fotografada somente, preste atenção na luz. É mais importante ter uma boa luz que um objeto lindo;

Coisas bonitas não necessariamente dão boa fotografia. O que é importante é que a fotografia fique bonita, e não que a coisa fotografada seja bonita.

Para paisagens use wide, para retratos use teles curtas e médias;

Para desfocar use grandes aberturas, objeto próximo de você, fundo distante e tele.

Para ter grande profundidade de campo use wide, diafragma bem fechado e objetos já um pouco distantes.

Critique suas fotos com mais rigor que os demais. Você deve ter consciência dos defeitos de suas fotos sempre. As piores críticas e as mais estapafúrdias ainda assim devem ser consideradas, pelo menos deve ser pensado o que a motivou.

Sempre agradeça as críticas, por mais estapafúrdias que sejam.

Nunca as leve em total consideração. Se você sabe que a foto é boa não importa se todos a criticaram.






 


Carlinhos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:40:02
Citar
Citar
Ola Georges. Possuo uma P-200. Tenho a opção de colocar sharpness low ou high. como vc disse para a FZ15 é melhor deixar em low. Voce acha que isso aplica a minha camera tb?

Regras universais para todas as cãmeras digitais:

O sharp deve ser o menor possível na captura;
A saturação não deve ser elevada de forma nenhuma na câmera, não use vivid, chrome, etc;
O formato que gasta mais memória também lhe dá o melhore resultado e sempre vale a pena, pois é melhor ter 10 fotos boas que 100 ruins;
Se sua cãmera tiver RAW e você não for fotojornalista, use isso;
Vigie as altas luzes para não estourarem, mas exponha o mais possível a sua fotografia desde que não haja estourados;
Use sempre o foco no modo pontual;


Regras universais para qualquer fotografia:

Se você sair e fizer 50 fotos e houver nelas três excelentes, você ganhou o dia. Descarte pelo menos 40 das fotos restantes, exceto se forem lembranças familiares. Elas só fazem encher seu HD e esconder as realmente boas no palheiro;

O Ansel Adans, que seguramente foi uns dos cinco melhores fotógrafos que jamais existiu, dizia que um fotógrafo que fizer 12 boas fotos em um ano devia considerar-se feliz. Desse modo, não imagine que toda a sua produção é ouro em pó, pois não é.

Fotografia é luz, não preste somente atenção na coisa fotografada somente, preste atenção na luz. É mais importante ter uma boa luz que um objeto lindo;

Coisas bonitas não necessariamente dão boa fotografia. O que é importante é que a fotografia fique bonita, e não que a coisa fotografada seja bonita.

Para paisagens use wide, para retratos use teles curtas e médias;

Para desfocar use grandes aberturas, objeto próximo de você, fundo distante e tele.

Para ter grande profundidade de campo use wide, diafragma bem fechado e objetos já um pouco distantes.

Critique suas fotos com mais rigor que os demais. Você deve ter consciência dos defeitos de suas fotos sempre. As piores críticas e as mais estapafúrdias ainda assim devem ser consideradas, pelo menos deve ser pensado o que a motivou.

Sempre agradeça as críticas, por mais estapafúrdias que sejam.

Nunca as leve em total consideração. Se você sabe que a foto é boa não importa se todos a criticaram.
Ivan,
Obrigado pelas informações. Sou novo aqui. e gostaria de fazer duas perguntas se não for abusar da bondade.

1- O que seria wide? (nunca vi essa opção em minha camera nem no manual)

2- Em minha camera vi que existe a opção EV e sharpness. Qual a diferença. Para mim elas se parecem muito. Desculpa a ignorancia.

Achei muito interessante o que vc Ivan abordou, dizendo sobre prestar atenção na quantidade de luz e não apenas nos assuntos da fotografia. Minha camera não possui o formato RAW, quem sabe na proxima cam. Estou louco pra comprar uma pressumer.
Obrigado
Sony P-200 - MS 1Gb
Em brave a XTI


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:44:31
Citar
1- O que seria wide? (nunca vi essa opção em minha camera nem no manual)

2- Em minha camera vi que existe a opção EV e sharpness. Qual a diferença. Para mim elas se parecem muito. Desculpa a ignorancia.

olá!@
Tudo jóia?
heheh, novamente me intrometendo aonde não fui chamado...hehehe :laughing:
Vou tentar responder:

1. wide é a "opção" sem zoom, grande angular
assim como tele seria o "zoom"

2. EV é usado para compensar a luz ((em algumas cÂmeras servem como se fosse um "iso", mas não é))
E sharpness seria o brilho/nitidez ((menores fios por pontos))... o que pode acontecer é que se vc colocar muito sharpness, a foto pode ficar "estourada" e se diminuir muito, fica escura, e assim vai.. sem contar que algumas câmeras o sharpness ++ a foto poderá ficar mais lisa, sendo que irá parecer como o pessoal costuma dizer ((bonecos de cera)) heheh

Bem, é mais ou menos isto... ((me corrijam se estiver errado))
Abraços,

Renato
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 10:57:26 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:48:43

Citar
1- O que seria wide? (nunca vi essa opção em minha camera nem no manual)

2- Em minha camera vi que existe a opção EV e sharpness. Qual a diferença. Para mim elas se parecem muito. Desculpa a ignorancia.

Wide é grande angular, isto é, o oposto da tele, o zoom mínimo.

EV= Exposure Value = Valor de exposição, ou, simplificando, quantidade de luz que vai entrar na cãmera.

Sharp: contraste entre pixels vizinhos que definem objetos, isso aparecendo para o usuário como uma forma de nitidez. Mais shapr parece ser mais nítidez, contudo o sharp é um acréscimo de impressão de nitidez por software, e sua melhor forma de palicação (sempre necessária) é no PhotoShop através da ferramente Unsharp Mask e suas variações. O sharp na câmera gera transições artificiais entre os objetos contrastados que recebem o nome de artifacts, e uma vez eles instalados na sua imagem não tem mais remédio. Por isso o sharp é sempre a última coisa do tratamento, pois evita que o tratamento seja feito sobre os artifacts tornando-os ainda mais grosseiros, e possibilita controlar direitinho o sharpeamento para evitá-los.

 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:52:20
Wide que o Ivan se refere é de Wide Angle, ou seja, um "amplo ângulo" de cobertura. São lentes de pequeno comprimento focal que conseguem fazer uma grande cobertura de uma grande área.

Wide na sua câmera seria a lente na menor distância focal. Não é exatamente uma "opção".


EV serve para compensar a exposição, enquanto no sharpness ocorre um tratamento na nitidez do JPEG da pelo software da mesma.