Autor Tópico: Uma câmera Russa  (Lida 9437 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 02 de Janeiro de 2009, 18:06:58
Comprei do Geovanny, aqui do Forum, fiquei impressionado com ela:



Na seqüência fotos com a mesma:











Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2009, 18:18:37
Essa Zorki 4 é bem legal, um dos modelos mais elegantes entre as Zorki. A Industar 50 nela rosqueada na foto é considerada uma ótima Tessar, só não tão clara (f/3.5).

Na faixa dos 50mm, há lentes bem legais para ela, como a Jupiter 8 e a Industar 61 L/D


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2009, 18:26:26
Elmo, linda câmera.
E as fotos estão órimas.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2009, 18:45:02
Realmente as fotos estão show! Parabéns
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2009, 20:55:08
Muito interessante, e da pra fazer um combate com a minha Zenit, prima distante rsss
Muito boas suas fotos.

Destaco esta, pode inscreve-la em algum concurso do gênero.

abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2009, 23:03:40
Elmo, vc me encorajou a usar a Kiev rs... essas máquinas são muito legais. To devendo foto da rollei tb.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2009, 23:31:18
Pois é, meus caros, e o mais legal é poder gastar bem as fotos exercitando a "fotometria de cabeça", visto que as minhas câmeras sem fotômetro são todas de médio formato (ou seja, entre 12 e 16 fotos num rolo 120).

Eu estava mesmo enferrujado na fotometria com o uso excessivo da digital. Mas depois de dois rolos de 35 mm a coisa toda volta.  :ok:

O uso dessa câmera também reforça um gosto meu, gosto mesmo é de rangefinder. Em segundo lugar as TLRs e depois as SLRs. O desafio de tirar alguma foto que preste com uma lente fixa é um ótimo exercício.

Lembrei do Bresson:

"A gente olha e pensa: Quando aperto? Agora? Agora? Agora?
Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos...e não podemos recomeçar. O desenho é uma meditação...enquanto que a foto é um tiro. Pode apagar um desenho e fazer outro. Não está lutando contra o tempo. Tem todo o tempo pela frente, é uma meditação. Mas com a foto, há um espécie de angústia constante... pelo fato de estar presente. Mas é uma angústia muito calma."


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2009, 02:12:53
"A gente olha e pensa: Quando aperto? Agora? Agora? Agora?
Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos...e não podemos recomeçar. O desenho é uma meditação...enquanto que a foto é um tiro. Pode apagar um desenho e fazer outro. Não está lutando contra o tempo. Tem todo o tempo pela frente, é uma meditação. Mas com a foto, há um espécie de angústia constante... pelo fato de estar presente. Mas é uma angústia muito calma."


Elmo,

Achei ótima essa definição do Bresson. Cai como uma luva para as suas fotos!!  :clap: :clap: :clap:

abraços! :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2009, 14:00:00
A camera é uma belezinha mas pelas fotos dá prá ver que está em boas mãos.Parabens.


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2009, 11:56:21
Olá Elmo, as fotos ficaram ótimas. Ainda não testei a minha, mas adquiri recentemente as lentes citadas  pelo Ivan (Jupiter 8 e a Industar 61 L/D). Um abraço. Geovanny.
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2009, 12:43:30
Olá Elmo, as fotos ficaram ótimas. Ainda não testei a minha, mas adquiri recentemente as lentes citadas  pelo Ivan (Jupiter 8 e a Industar 61 L/D). Um abraço. Geovanny.

Oi, Geovanny. Depois me empresta. hehe

E as cameras novas, vai trazer pra eu dar uma geral, não?


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2009, 13:02:19
Olá Elmo, estão a seu dispor, quando quiser é só falar. Vou te ligar mais tarde para combinarmos. Recebi mais uma, uma Pentax K1000 e estou aguardando uma Trip. O tempo é que esta curto, neste período de férias, quem fica trabalhando, fica muito sobrecarregado. Úm abraço, Geovanny.
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2009, 13:16:39
Essas russas são fantásticas, muitas delas são cópias fiéis de grandes câmeras ocidentais.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2009, 14:24:10
Essas russas são fantásticas, muitas delas são cópias fiéis de grandes câmeras ocidentais.


As Kiev é que são câmeras Contax fabricadas sob licença na URSS, com pequenas modificações feitas ao longo do tempo, e lentes também licenciadas pela Zeiss (Sonar e Biogon). Essas lentes receberam coating pois originalmente eram uncoated. Elas não são "quase idênticas", mas completamente idênticas na primeiras séries, até mesmo com peças feitas na alemanha e vidros idem, e depois com pequenas modificações aperfeiçoadoras.

As FED e Zorki são copias das Leica, mas não cópias exatas. Elas mantém a aparência e alguma inspiração mecânica, mas com adaptações e soluções próprias. Suas peças não são intercambiáveis com as Leica, como as peças da Kiev são com as Contax, embora as lentes sejam montáveis na Leica e vice-versa. E as lentes das FED e Zorky não são derivadas das lentes Leitz, mas sim derivadas das Tessar. Essa que está montada na câmera do Elmo é uma Industar. As Industar são Tessar (quatro vidros em três grupos). Para as FED e Zorky foram adaptadas igualmente as lentes licenciadas pela Zeiss, alterando a baioneta para rosca 39mm e dotando de um helicoide na lente (nas Contax o helicóide é no corpo da câmera, o foco é no corpo da câmera), formando a "família" Jupiter. As Jupiter, até onde sei, são derivações das Zeiss licenciadas com alguns melhoramentos. Assim, as tipo-Leica (como essa) russas dispõem de lentes de inspiração Zeiss quando são Tessar (Industar) e quando são Biogon ou Sonar (quando são Jupiter).



Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2009, 14:39:00
Elmo ... excelente  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: !