Autor Tópico: rolleiflex e mf  (Lida 7655 vezes)

souzamello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • camera na mao mochila nas costas
Online: 05 de Janeiro de 2009, 05:04:45
olá pessoal, a pouco fiz uma pergunta sobre as mf.
gostaria que alguem me falaesse sobre a rolleiflex. ela é uma medio formato, qual a sua vantagem?
seria legal a compra de uma hj?
desde já , agradeço


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2009, 22:31:38
Sim, Souza.

A Rollei é uma Twin Lens Reflex que usa filme médio formato. A vantagem é que ela é perfeita. Quem já a teve nas mãos e pôde comparar com as outras TLRs sabe o que estou dizendo.

Quem gosta de analógicas gosta de Rolleiflex, quem gosta de Médio Formato idolatra Rolleiflex.

Ou seja, pode comprar que é felicidade garantida.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2009, 23:48:29
Se eu te falar que nunca tive uma Rollei vocÊ acredita Elmo? Depois do que você falou eu até fiquei um pouco mais interessado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 02:10:04
Se eu te falar que nunca tive uma Rollei vocÊ acredita Elmo? Depois do que você falou eu até fiquei um pouco mais interessado.

Leo, eu também nunca tive, mas estou cogitando em comprar uma quando houver oportunidade de preço legal porque o que já ví de fotos feitas com MF em PB... Simplesmente fantásticas.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:03:57
Então Wellington eu uso MF... Tenho uma Pentax 645N, mas nunca tive uma Twin lens.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:44:20
Então Wellington eu uso MF... Tenho uma Pentax 645N, mas nunca tive uma Twin lens.

Desculpe minha ignorância, mas as duas lentes sendo uma pra monitorar e a outra pra enviar a imagem para o filme, qual a vantagem sobre a MF de uma só lente?


souzamello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • camera na mao mochila nas costas
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:47:07
Se eu te falar que nunca tive uma Rollei vocÊ acredita Elmo? Depois do que você falou eu até fiquei um pouco mais interessado.

mas e filme ? é dificil de arranjar hj em dia?
brigadao pela ajuda


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2009, 15:37:26
Não tem vantagem, na verdade sempre achei isso uma desvantagem por provocar erro de paralaxe, mas o pessoal fala muito bem dessas camerinhas. :)

Souza você acha filmes do tipo em casas especializadas. Aqui em Ribeirão tem na Fuji 23.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2009, 16:03:56
Bom, vantagem vantagem não vejo nenhuma, a não ser o preço e o charme. Mas explico.

As câmeras de duas objetivas tem o danado do Erro de Paralaxe. A cena quando está muito próxima pode sofrer o corte da parte superior caso o fotógrafo inexperiente não se atente ao fato de que o que ele está vendo está um pouco acima do que o filme vai registrar.



As Rolleis possuem uma chapinha na parte superior do despolido que, à medida que se faz o foco para um objeto mais próximo, essa chapinha desce sutilmente, obrigando que o incauto eleve a câmera. O fotógrafo sempre tem que lembrar-se que o que ele está vendo não representa a imagem que a objetiva inferior irá registrar. Já perdi belas fotos me esquecendo daquele objeto à frente da câmera que "entrou" desavisado na cena.

Normalmente elas, ao contrário das de uma objetiva, não permitem a troca de lentes. Geralmente são encontradas com objetivas de 80 mm (a normal para esse formato), mas existem modelos como as Mamiyas que possuem opções de grande angular (50 mm) e tele (120 mm). Mas das Mamiyas tenho medo, pois se o fole interno (que essas possuem) estiver danificado, danou-se.

A objetiva superior (do visor) possui uma abertura maior do que a maior abertura do diafragma da inderior. Isso se dá devido à profundidade de campo e de foco serem reduzidas, auxiliando assim numa focagem mais crítica, assim como permitir também uma imagem mais clara no despolido.

Algumas TLRS não possuem a Lente de Fresnel abaixo do despolido, proporcionando uma imagem não tão clara (priincipalmente nas bordas) dificultando a focalização - e a admiração da cena! Nas minhas que vieram sem esse Fresnel, eu coloco, comprando por R$ 20,00 no Mercado Livre, corto e monto abaixo do despolido. A posição do plano focal não é afetada e a luz se espalha mais uniformemente ajudando demais. Existe ainda uma lupa basculante de focagem acima do despolido que, com o uso da Lente de Fresnel, agradece.

Mas vamos às vantagens de uma TLR:

a) Você vai ver a imagem mesmo durante a exposição;
b) Posição impar de pontos de observação, desde o solo até acima da cabeça do fotógrafo;
c) Não agride nem invade o ambiente;
d) São bem baratas hoje em dia, podendo serem encontradas de zero a R$ 600,00.

Quanto aos filmes são de relativa facilidade na compra. Aqui em BH acontecem alguns períodos de entre-safra (principalmente de P&B) e por isso mantenho a geladeira abastecida. Cores de 10 a 25 reais, P&Bs de 14 a 30 reais.

Infelizmente ainda não achei nenhuma Rolleiflex do jeito "zerada" que gosto. Mas se um dia achar...

Abaixo umas das minhas princesas:



wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:02:40
Olá Elmo,

Sei que vc é uma referência aqui no forum quando se trata de MF. Então nos diga quais delas seriam adequadas para iniciantes nesse formato? Me parece que as de uma só lente seriam melhores. E sobre dificuldades de aquisição, etc.

abraço,


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:23:25
Olá Elmo,

Sei que vc é uma referência aqui no forum quando se trata de MF. Então nos diga quais delas seriam adequadas para iniciantes nesse formato? Me parece que as de uma só lente seriam melhores. E sobre dificuldades de aquisição, etc.

abraço,

Wellington,

Se quiser gastar muito, vá de lente única, mas evite foles.

Mas se quiser gastar quase nada e se divertir muito, as TLRs é a opção. Eu adoro as Yashicas, pois são bastante honestas, mesmo sabendo da superioridade das Rolleis.

Um tópico que rendeu bem aqui foi esse: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28023.0

Lá eu listei as Yashicas e as características dos modelos, dá uma olhada. Encontrar uma não e difícil, é só procurar. Dou atenção mais às características visuais que o funcionamento. O que está dentro se conserta, fácil. Elas são bastante robustas. Minha Elmoflex caiu da minha moto ao passar num quebra-molas e funciona perfeitamente.



A Seagull é vendida até hoje e zerada. Pode ser uma opção. Mas comprar é que são elas. Eu a acho linda.



Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:48:34
Essas camerazinhas...






São uma beleza pra fazer retratos:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


Isso acontece por vários motivos: a lente é boa, a posíção de fotografar (câmera na altura da cintura) é legal pra interagir melhor com o retratado (já que você não tem uma câmera cobrindo a cara como uma SLR), o formato quadrado etc etc etc.

Eu gosto muito!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:16:43
Wellington,

Se quiser gastar muito, vá de lente única, mas evite foles.

Mas se quiser gastar quase nada e se divertir muito, as TLRs é a opção. Eu adoro as Yashicas, pois são bastante honestas, mesmo sabendo da superioridade das Rolleis.

Um tópico que rendeu bem aqui foi esse: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28023.0

Lá eu listei as Yashicas e as características dos modelos, dá uma olhada. Encontrar uma não e difícil, é só procurar. Dou atenção mais às características visuais que o funcionamento. O que está dentro se conserta, fácil. Elas são bastante robustas. Minha Elmoflex caiu da minha moto ao passar num quebra-molas e funciona perfeitamente.

A Seagull é vendida até hoje e zerada. Pode ser uma opção. Mas comprar é que são elas. Eu a acho linda.

Elmo eu cheguei a acompanhar esse post por um tempo e até copiei sua lista das Yashicas, Agora me diz quais diferenças significativas as Rolleis, Segull, etc tem sobre as Yashicas.

Quando vc diz "gastar muito" está pensando em que valores para as de uma lente? E quais seriam razoáveis

abs.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2009, 11:24:26
Wellington,

Em médio formato você vai gastar em equipamento de zero (afinal, você pode ganhar uma, certo?  :ok:) ou uns R$ 4000,00.

Eu recomendaria, a quem quiser começar com essa recompensadora diversão, iniciar-se pelas Yashicas e, se gostar, ir para as Rolleis e depois se aventurar pelas de lente única, como as Pentax 67, Mamiyas ou, por que não $$$$ uma Hassel.

Eu acho que com R$ 300,00 você teria uma ótima câmera pra começar a brincar. E nada de fotômetro!!!


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2009, 13:12:50
Wellington,

Em médio formato você vai gastar em equipamento de zero (afinal, você pode ganhar uma, certo?  :ok:) ou uns R$ 4000,00.

Eu recomendaria, a quem quiser começar com essa recompensadora diversão, iniciar-se pelas Yashicas e, se gostar, ir para as Rolleis e depois se aventurar pelas de lente única, como as Pentax 67, Mamiyas ou, por que não $$$$ uma Hassel.

Eu acho que com R$ 300,00 você teria uma ótima câmera pra começar a brincar. E nada de fotômetro!!!

Elmo, "nada de fotômetro" é NADA ou é bom usar um manual? Porque sem ele tem que ser bem experiente pra não perder filme.
Outra coisa, hoje em dia não é muito fácil achar quem revele os filmes. Eu já fiz isso há muuiito tempo atrás. Ainda é fácil comprar aqueles tanques redondos pra revelar filmes? E químicos? será que há facilidades em adquirir?

abraço