Autor Tópico: Cartões de memória  (Lida 6481 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 21 de Agosto de 2005, 22:50:04
Fiz uma pesquisa sobre os cartões de memória de câmeras digitais. E vou colocar pra vcs tudo o que concluí na pesquisa.

O que me levou a esta pesquisa foi a grande variedade de cartões existente no mercado, o que dificulta a vida do usuário na hora da escolha.

Siglas:
Compact Flash - CF
Memory Stick - MS
Multimedia Card - MMC
Secure Digital - SD
Smart Media Card - SM
Xtreme Digital - xD

No começo a disputa pelo mercado era entre CompactFlash e SmartMedia. Depois entraram na briga o Multimedia Cards e o Secure Digita (o SD é uma evolução do MMC) . Além do MemoryStick (Pro e Duo) e XD Picture Card (substituindo do SmartMedia).
Geralmente Canon e Nikon utilizam CF. Porém, já estão utilizando os padrões SD e XD em algumas câmeras.
Olympus e Fuji, começaram com o SM, porém, agora usam o XD. Além de alguns modelos utilizarem CF (na mesma câmera).
Kodak, Panasonic, Casio, Samsung utilizam SD. A Samsung além de oferecer SD, utiliza XD. E a Kodak MS (além do SD).
A Sony utiliza MS em quase todas as câmeras, a excessão é a F828 que utiliza o MS e o CF.

E onde entra a 'velocidade do cartão'?
No tempo entre uma foto e outra. Um exemplo: Muitas câmeras (que possuem buffers de memória) permitem sequências de fotos. Quem já fez uma sequência dessas sabe que é preciso esperar que a câmera grave as fotos no cartão para continuar o trabalho.
Daí a importância da velocidade de gravação (ou escrita) do cartão. O mesmo vale na hora de descarregar as fotos.

PS: Quando você vai descarregar sua câmera, as imagens passam por um barramento (USB 1.1, 2.0 ou Firewire).
O USB 1.1 limita o fluxo de dados em 1,5 MB/s.
O USB 2.0 trasmite a 60 MB/s.
O FIREWIRE, 100 MB/s.
Atenção ao ler os manuais: não confundam Mb com MB.

PS¹: Não adianta você comprar uma cartão Compact Flash (por exemplo) de 80x, se a sua câmera é lenta. Sua câmera tem uma velocidade máxima e para tirar todo o proveito do cartão é necessário que a velocidade de transferência dela seja igual ou maior que a do cartão.
Pra entender melhor do que falo visitem http://www.robgalbraith.com/bins/multi_page.asp?cid=6007 e vejam os ótimos testes que eles fazem usando diferentes modelos com os mesmos cartões.

PS²: Abaixo, em cada tipo de cartão existe um item com o nome de "Câmeras que suportam", ao ler, não pense, por exemplo, que todas as câmeras da Nikon aceitam CF. Algumas aceitam sim o CF e outras o SD.
PS³: Vale observar o consumo de energia de cada cartão que acabam influenciando no número de fotos.

1 - Compact Flash:
Foi o primeiro a ser lançado.
São de alta velocidade, com capacidades acima de 1 GB (podendo encontrar com até 8 GB!).
Possuem a tecnologia WA (Write Acceleration), para um maior desempenho em uma mesma velocidade. Por exemplo: um CF de 80x com WA 20% mais rápido do que outros cartões 80x.
Segundo informações que peguei, até agora, apenas câmeras profissionais da Kodak (todas), Nikon (D1x, D1h, D2h e D-100), Pentax (*ist D), Olympus (E1), Sanyo (DSC-MZ3) e Sigma (SD-9 e SD-10) suportam esse tipo de cartão.
PS¹: caso você coloque um CF-WA em uma câmera que não suporte essa tecnologia, você não terá nenhum efeito.

Os cartões CF possuem dois tipos (I e II) cada um com um tamanho. Com diferença na espessura.
Cartões CF-I podem ser colocados em câmeras que suportam tipos I e II, porém, o tipo II pode ser colocado apenas em câmeras que suportam o próprio tipo II.

Câmeras que suportam:
Canon, Casio, Epson, HP, Kodak, LG, Konica Minolta, NEC, Nikon, Panasonic, Samsung, Sigma, Philips, Polaroid.

Capacidades disponíveis:
64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB e 8 GB.

Velocidade:
1x = 150 KB/s, 4x = 600 KB/s, 12x = 1,8 MB/s, 16x = 2,4 MB/s, 32x = 4,8 MB/s, 40x = 6,0 MB/s, 80x = 12 MB/s
Eles especificam a velocidade em X, onde X equivale a 150 Kb/s.
Ex: Um cartão de 8x equivale a 1200 Kb/s. Porque 8x150= 1200 kb/s.  
Falta de clareza do fabricante: não informam se a taxa de transferência é para leitura ou escrita. Como a taxa de transferência para leitura é maior do que para escrita, podemos deduzir que esses números são de leitura.

Consumo de energia:
65 mA em 5V ou 50 mA em 3,3V

2 - Memory Stick
Desenvolvido e fabricado pela Sony.
Fora a Sony, apenas a Konica Minolta e Samsung (poucos modelos) utilizam cartões MS.
Os MS estão divididos em 5 tipos: Memory Stick, Memory Stick com seleção de memória (memory select), Memory Stick PRO, Memory Stick Duo e Memory Stick PRO Duo.
Os três primeiros tem o mesmo tamanho, enquanto que os modelos Duo são menores.
Para serem instalados em encaixes MS os modelos Duo precisam de um adaptador (ponto muito negativo).

Os modelos PRO (possuem circuitos MagicGate, protegidos por direitos autorais) são mais rápidos e possuem maiores capacidades (até 1 GB).
Apesar dos modelos PRO ter o mesmo tamanho do MS (original), não funcionam em câmeras que não tenham suporte (vai entender).

O MS com seleção de memória oferece a possibilidade de instalação de cartões de alta capacidade em câmeras que não aceitam os modelos PRO.
Eles possuem uma chave seletora na sua parte de baixo onde você pode escolher o 'banco de memória' que irá utilizar.
Por exemplo, se o MS for de 256 MB ele se comportará como se fossem dois de 128 MB separados (interessante).

Os modelos Duo são utilizados em aparelhos protegidos por direitos autorais (MagicGate).

Câmeras que suportam:
Sony

Capacidades disponíveis:
Memory Stick: 4 MB, 8 MB, 16 MB, 32 MB, 64 MB, 128 MB e 256 MB.
Memory Stick PRO: 256 MB, 512 MB e 1 GB (segundo a Sony, pode ter até 32 GB).

Velocidade:
Memory Stick (velocidade média): 350 KB/s
Memory Stick (velocidade máxima): 2,45 MB/s
Memory Stick PRO (velocidade mínima de escrita): 1,875 MB/s (15 Mbps)
Memory Stick PRO (velocidade máxima): 20 MB/s (160 Mbps)


3 - MultiMediaCard
Recentemente um novo modelo foi lançado, é o RS-MMC, onde RS é "Reduced Size" e  MMC "MultiMediaCard", ou seja, um MMC de tamanho reduzido, porém, é menor do que os cartões MMC.
Ele pode ser instalado em encaixes do MMC original através de um adaptador.
Além do RS-MMC, recentemente outro modelo chamado MultiMediaCard Plus (conhecido como MMC 4.0, MMC+ ou MMC Plus) foi lançado, segundo o fabricante com maior taxa de transferência.

Câmeras que suportam:
Casio, Contax, HP, Nokia, Samsung, Kodak, Kyocera, Leica, Nikon, Panasonic, Pentax, Ricoh, Sanyo e Toshiba.

Capacidades disponíveis:
MMC: 32 MB, 64 MB e 128 MB
RS-MMC: 128 MB, 256 MB e 512 MB
MMC+: 256 MB, 512 MB e 1 GB

Velocidade:
MMC (velocidade de leitura): 2 MB/s
RS-MMC (velocidade de leitura): 2 MB/s
MMC+ (velocidade de leitura): 11 MB/s
MMC (velocidade de escrita): 1 MB/s
RS-MMC (velocidade de escrita): 2 MB/s
MMC+ (velocidade de escrita): 7 MB/s

Consumo de energia:
< 33mA (leitura), < 35mA (escrita) e < 50µA (standby)


4 - Secure Digital
O SD é baseado no padrão MultiMediaCard.
Primeiramente foi desenvolvido e fabricado pela Matsushita (Panasonic),
A idéia inicial era proteger a indústria musical usando gerenciamento de direitos autorais com um esquema de proteção contra cópia de um grupo chamado "Secure Digital Music Initiative".

Existe um pequeno SD com o nome de MiniSD.
Inicialmente desenvolvido e fabricado para telefones celulares.
Mas podem ser instalados em encaixes SD normal de câmeras, através de um adaptador.

Câmeras que suportam:
Canon, Casio, Contax, Epson, HP, Kodak, Kyocera, Leica, Nikon, Panasonic, Pentax, Ricoh, Sanyo e Toshiba.

Capacidades disponíveis:
32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB

Velocidade:
Escrita: 1x = 150 KB/s, 32x = 4.8 MB/s, 40x = 6.0 MB/s
Leitura: 12 MB/s
Como no caso do CF, falta clareza do fabricante, pois, não informam se a taxa de transferência é para leitura ou escrita. Como a taxa de transferência para leitura é maior do que para escrita, podemos deduzir que esses números são de leitura.

Consumo de energia:
< 33mA (leitura), < 35mA (escrita) and 100µA (standby)


5 - SmartMedia
Inicialmente quando foi desenvolvido pela Toshiba ele se chamava SSFDC (Solid State Floppy Disk Controller), e depois recebeu o nome de SmartMedia.

Capacidades disponíveis:
16 MB, 32 MB, 64 MB e 128 MB

Taxa de transferência:
2,5 MB/s
Mesmo caso do CF e SD.

Consumo de energia:
?


6 - eXtreme Digital
O xD foi desenvolvido pela Olympus e Fujifilm (2002) e originalmente produzido pela Toshiba.
Justas, as empresas são donas “xD”.
O formato veio para substituir o SmartMedia.
Segundo o fabricante, com a vantagem de ser menor e permitir maiores capacidades.

Câmeras que suportam:
Fujifilm e Olympus.

Capacidades disponíveis:
32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB (segundo o fabricante pode ter até 8 GB)

Velocidade:
Escrita: 5 MB/s
Leitura: 1,3 MB/s (cartões de 16 MB e 32 MB) ou 3 MB/s (cartões de 64 MB e maiores)


Mais infos:
www.compactflash.org
www.memorystick.org
www.sdcard.org
www.mmca.org
www.ssfdc.or.jp/english/
www.olympusamerica.com/cpg_section/cpg_xd.asp
www.robgalbraith.com/bins/multi_page.asp?cid=6007

O que eu queria propor era que fizessemos tabelas para comparar os desempenhos das diferentes câmeras com os diferentes cartões.
Mas não é preciso que você encha seu cartão de fotos. Como se trata de médias e estimativas, basta tirar uma foto em cada resolução.
Exemplo¹:
Tiro uma foto em 1MP e ela fica com o tamanho de 200KB.
Tiro outra com 2MP e ela fica com 400KB. Então basta eu pegar 8MB e dividir por 200KB, depois por 16MB...

Exemplo²:
MP ---------Tamanho--------- 8 MB --------- 16 MB
1 ---------- 200 KB ---------- 40 ------------ 81
2 ---------- 400 KB ---------- 20 ------------ 40

Note que é comum pensarem que 1MB=1000 KB. Quando na verdade 1MB=1024 KB.
No caso de 1MP: o cartão de 8MB tem 8192KB. Então pegamos esse valor e dividimos por 200KB = 40,96 (fotos de 200KB em um cartão de MB) aí arredondei para 40.
A tabela acima exata seria:
MP ---------Tamanho--------- 8 MB --------- 16 MB
1 ---------- 200 KB ---------- 40,96 --------- 81,92
2 ---------- 400 KB ---------- 20,48 --------- 40,96

É claro que não dá pra ter um valor exato, pois as fotos nunca se repetirão. Uma foto da lua é menor que uma foto de um trânsito (em KB).
Não esqueça de colocar o modelo da câmera e o tipo do cartão e o formato (JPEG, RAW).

 :heat:  


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2005, 23:15:52
Não é câmera, mas acho que cabe em análise, não?

Trabalhosos isso, heim. Parabéns.

Mais tarde leio tudo.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2005, 23:43:50
Citar
Não é câmera, mas acho que cabe em análise, não?

Trabalhosos isso, heim. Parabéns.

Mais tarde leio tudo.

Abraços
é verdade, fiquei em dúvida entre 'analise', 'biblioteca...' e aqui mesmo.
mas qualquer coisa o matheus faz um arremesso de topico.  :laughing:  


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2005, 00:09:17
Só uma observação. A velocidade da porta Firewire é 50MB/s, e não 100. Pelo menos das primeiras :)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2005, 00:38:01
Citar
Só uma observação. A velocidade da porta Firewire é 50MB/s, e não 100. Pelo menos das primeiras :)
Ok, boa observação.  :thmbup:

Firewire 2 ou Firewire 800, diferentes nomes para o mesmo projeto.
Taxa de transferência de 800 Mb/s (que corresponde a 100 MB/s).

O que vc falou:
Firewire 400: aceita uma taxa de transferência de 400 Mb/s (megabits por segundo), correspondente a 50 MB/s (megabytes por segundo).

Há promessas de taxas de 1,6 Gb/s e 3,2 Gb/s.
Mas quando teremos nas câmeras eu não sei.

Até mais...


DutoCOM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 22:14:07
Caro amigo...parabéns pela excelente pequisa, material que será de grande utilidade.
Não quero ser chato, pois pesquisei muito, mas não encontrei uma informação sustentável.
Tenho 3 D1H, sei que são bem antiguinhas mas ainda estão na lida, comprei uns CF de 4GB mas a ditacuja não aceita, como vejo que você domina esse assunto, tomei a liberdade de perguntar...o que eu faço, tem alguma solução pra aproveitar essas CFs nas D1H? ou já era...

Mais uma vez parabéns pela pesquisa, e obrigado pela atenção.

Reinaldo Oliveira
Sorocaba SP.:
dutocom@gmail.com


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2010, 17:29:14
Caro amigo...parabéns pela excelente pequisa, material que será de grande utilidade.
Não quero ser chato, pois pesquisei muito, mas não encontrei uma informação sustentável.
Tenho 3 D1H, sei que são bem antiguinhas mas ainda estão na lida, comprei uns CF de 4GB mas a ditacuja não aceita, como vejo que você domina esse assunto, tomei a liberdade de perguntar...o que eu faço, tem alguma solução pra aproveitar essas CFs nas D1H? ou já era...

Mais uma vez parabéns pela pesquisa, e obrigado pela atenção.

Reinaldo Oliveira
Sorocaba SP.:
dutocom@gmail.com


ja tentou atualizar o firmware??
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


DutoCOM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2010, 09:29:53
Até pensei nisso mas já tivemos experiencia com cameras pequenas e depois da atualização ela parou de funcionar e nao deixou voltar o antigo, nossas D1H são de uso diário infelizmente não posso correr esse risco, será que existe cartões de pelo menos 1GB pra esse modelo antigo, afinal a bixinha já tem 10 anos...e na lida esse tempo todo.

Fico muito agradecido pela resposta.

Reinaldo OLiveira
Jornal Cruzeiro do Sul
Sorocaba SP


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2010, 12:12:05
Até pensei nisso mas já tivemos experiencia com cameras pequenas e depois da atualização ela parou de funcionar e nao deixou voltar o antigo, nossas D1H são de uso diário infelizmente não posso correr esse risco, será que existe cartões de pelo menos 1GB pra esse modelo antigo, afinal a bixinha já tem 10 anos...e na lida esse tempo todo.

Fico muito agradecido pela resposta.

Reinaldo OLiveira
Jornal Cruzeiro do Sul
Sorocaba SP

Pelo o que li na Internet, a Nikon D1H suporta no máximo compact flash de 256MB...
A sugestão de upgrade de firmware é importante e pode solucionar o problema.
Outra coisa, já tentou usar memória microdrive?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


DutoCOM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2010, 12:28:44
Essa vai ser a saída, vou pedir pra testar o microdrive, nós temos cartões de CompactFlash de 1GB só que já estão em uso a muito tempo, recentimente perdemos um material importante pq o danado pifou, então como tinha de comprar outros compramos logo de 4 GB soh que nas D1H não funcionou esse foi a minha falha, agora tenho 10 CF de 4GB sendo usado em 4 Cameras, mas seriam 7 ao todo.

Amigo, muito obrigado pela sugestão...

A disposição.

Reinaldo Oliveira
Jornal Cruzeiro do Sul
Sorocaba SP


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2010, 14:39:37
outra coisa que deve-se levar em consideração é o tamanho do cartão, que atinge a velocidade do mesmo.

eu tenho um CF de 512mb que é muito mais rapido na leitura e gravação do que o meu CF de 4gb (isso no leitor de cartão, na camera a diferença não é sensivel)
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2010, 09:04:34
Outra coisa, já tentou usar memória microdrive?

Até onde eu sei não faz diferença, o limite é o mesmo para ambos.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2010, 23:27:46
Acho que faltou a principal fabricando de Cartões SD/CF
Um pequeno exemplo.
http://www.sandisk.com/products/dslr/sandisk-ultra-sdxc-cards

Eu comprei um Sandisk SDHC 8gb ULTRA 15mb/s... e tem o extreme que lê a 30mb/sec mas o preço é meio salgado.


broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2010, 17:14:03
É que o tópico é de 2005. Nem existia esses cartões ainda.  :ok: