Autor Tópico: Autorização para fotografar crianças em evento  (Lida 17583 vezes)

smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Online: 05 de Janeiro de 2009, 17:03:09
Salve pessoal!!!

Preciso de uma pequena luz... vai ter um evento de 2 semanas em uma escola aqui em minha cidade e fui lá oferecer meu trabalho de fotografia, para registrar as crianças em algumas atividades que vão ocorrer. O intuito é mais divulgar o meu trabalho de fotografia, fazer uma espécie de "marketing de relacionamento", já que vou oferecer uma foto de cortesia a cada criança.

Fui falar com a coordenação e eles disseram que eu teria que pegar autorização com os pais, de forma individual.

Procurei na net e achei apenas modelos de Cessão de Direito de Uso de Imagem, mas não é exatamente o que eu preciso, pois ainda não fiz as fotos e nem pretendo utilizá-las comercialmente, ou seja, não se trata de Uso de Imagem, e sim, de uma autorização para fotografá-las.

Alguem já passou por algo parecido? Pensei em uma autorização simples (que até já criei), mas se alguem tiver algum modelo ou dica eu agradeceria.

Obrigado!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2009, 18:12:44
Fala Samuel!

Bom, eu já fiz vários eventos com crianças e depois de uma saia justa com um casal de pais resolvi adotar mesmo a autorização individual.

Posto abaixo o link para o modelo que sempre utilizo e que talvez lhe sirva de modelo ou pelo menos como base para aprimorá-lo às suas necessidades:

http://www.chellofotografo.com/_arqs/Modelo_Autorizacao_Menores.pdf

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2009, 18:58:03
Valeu Chello, vou usar como base e dar uma aprimorada, se me permite!!!!

abs!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 09:38:41
smarcondes,
A questão não é fotografar crianças, mas sim como vai utilizar essas fotos. Você não precisa de autorização para fotografar alguém (mesmo crianças) em local público. Mas a utilização, veiculação ou simples exibição dessas imagens em quaisquer meios sim. Então se vai apenas clicar e depois oferecer diretamente aos pais, não há problema.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:45:59
O problema é q vou fotografar DENTRO da escola, e me pediram essa autorização para tanto.

Alem do mais, não custa nada esse contato prévio (e por escrito) com os pais para depois não ter dor de cabeça.



Marcelo2605

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2009, 15:21:59
Samuel, tenha em mente uma coisa: FOTOGRAFAR NÃO É CRIME! Ninguém pode te impedir de fazer isso. Agora, publicar é outra história bem diferente.

Este negócio de autorização prévia pode ter um efeito reverso, sabe. Ninguém gosta de ficar assinando papéis, certo? Então eu acho que o diálogo é a melhor coisa. Se você realmente for usar a foto para fins comerciais e etc., aí você pede autorização por escrito. 


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:45:51
Samuel, tenha em mente uma coisa: FOTOGRAFAR NÃO É CRIME! Ninguém pode te impedir de fazer isso. Agora, publicar é outra história bem diferente.

Este negócio de autorização prévia pode ter um efeito reverso, sabe. Ninguém gosta de ficar assinando papéis, certo? Então eu acho que o diálogo é a melhor coisa. Se você realmente for usar a foto para fins comerciais e etc., aí você pede autorização por escrito. 

Acho que não é o caso dele, Marcelo, uma vez que esse procedimento é exigência da escola (imagino que seja aquele tipo de escola com a mensalidade cobrada em euros  :hysterical:). Sei como é, os pais estão sempre se achando lesados de alguma maneira e a direção não quer encrenca.

Mas está certo nesta questão de pedir autorização ter o efeito de "levantar lebres". É muito comum eu fotografar pessoas na rua que posam, sorriem e adoram ser clicadas, mas quando eu falo em assinar um papelzinho... Sem acordo! O último caso foi de um cara treinando malabares na praia. Fiz umas fotos bem legais dele, gostei bastante. Deixei um cartão com ele para lhe enviar as fotos e no dia seguinte ele já estava me pedindo todo solícito ("Ô Marcelão, e aquelas fotos, meu camarada..?"). Quando pedi para ele me autorizar colocar em meu site o cara sumiu... Todo mundo acha que vamos ganhar milhões em cima deles ou vamos colocar as fotos em algum site de sacanagem??
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rcaldara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:03:45
hummm coisa complicada... sabia que devia ter ido em uma palestra de direitos de imagens...  :aua:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:12:39
Toda escola tem em seu contrato que os pais cedem o direito de imagem dos filhos. Isso tendo como base escolas particulares aqui de SP. Sendo assim a exigência de autorização por parte da escola provavelmente é só frescura para te atrapalhar. Eu nos eventos que faço sempre me atento a isso. Porque de nada vale essa autorização entre você e os pais. depois a escola pode contestar a foto, pois foi feita dentro de espaço particular. Tem que ficar esperto com essas coisas... é um rolo jurídico.

Juridicamente é o seguinte: Se a escola te autoriza a fotografar, ok.
Se você não expor essa foto ou utilizar comercialmente, ok tbm
Se algum pai encrencar porque vc está fotografando sem autorização, não esquente a cabeça com ameaças. Lembre-se que na constituição todo mundo é inocente até que se prove o contrário. E partindo desse preceito o ônus da prova é do acusador. Resumindo: para acontecer algo com você o pai tem que provar que você agiu de má fé ( exemplo: usou a foto do filho dele para propaganda ). Se só fotografou você reverte a ação dele e quem sairá no prejuízo é o pai, que além de tudo vai ter que arcar com todas as custas judiciais, além de dar brecha para você mover uma ação por danos morais.
Eu só faço autorização de uso de imagem em casos específicos e individuais.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:33:10
Bom, feedback do que rolou... vamos lá:

Realmente, fotografar não é crime (ainda bem! hehehe).... o problema é que algumas fotos seriam dentro da escola e portanto eles teriam todo o direito de vetar minha entrada se por acaso não tivesse a tal autorização. Regras da escola.

Além do mais, eu gostaria de colocar as fotos no meu site para divulgação e etc, e sem autorização poderia ter problemas.

O que fiz?

Bolei uma autorização (vou postar abaixo), fui na escola hoje e consegui conversar com 11 pais (são 40 crianças, mas eu não pude chegar mais cedo, por conta de outro compromisso - entretanto conversei com 90% dos pais que estavam por lá no mesmo horário que eu estive)... foi na hora de entrada das crianças, às 13:00hs, ou seja, muitos pais estão morrendo de pressa com o fim do horário de almoço então mal chegam, deixam as crianças e já viram as costas.  :shock: Além do mais, eu estava sozinho e não conseguia dar atenção para todos ao mesmo tempo, entao alguns "escaparam".   :D

Dos onze pais/mães com quem conversei, uma achou que eu queria vender alguma coisa e nem me deu atenção (foi a primeira que abordei), uma estava com muita pressa e levou a autorização para ler com calma (ela disse que fica "preocupada com esse negócio de fotografia") e as outras nove pessoas assinaram sem problemas.

Minha "estratégia" foi a seguinte: cheguei no pai/mãe, perguntei se o filho ia participar do evento, disse que trabalhava com fotografia infantil, mostrei alguns fotolivros que levei de amostra, e disse que a escola pediu uma autorização por escrito dos responsáveis para que eu pudesse registrar, e se eles se importariam se eu fotografasse o filho deles durante alguns dias do evento.

Disse ainda que daria uma foto de cortesia, já que minha intenção era apenas divulgar meu trabalho.. alguns (uns 2 ou 3) ficaram com o pé atrás, mas eu disse que nao ia cobrar nada MESMO, e então eles assinaram.

A maioria olhou os fotolivros e gostou muito.  ;)

Mais tarde, rolou umas atividades numa praça da cidade (que é proxima da escola) e eu procurei fotografar apenas as crianças cujos pais tinham assinado a autorização.. mas é claro que acabei tirando foto das outras tbm, até pq estavam todas juntas. Mas essas outras eu nao vou colocar no site.

Pretendo agora fazer um index (ou copião) com todas as fotos, em tamanho grande, e expor na escola. Vou voltar lá com o copião e tentar falar com os pais que não consegui encontrar hoje, e com as fotos na mão já fica mais fácil.

Enfim, é isso... espero que o breve relato ajude alguem em situação semelhante.

No post abaixo vou colocar o modelo de autorização que usei.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:36:15
AUTORIZAÇÃO PARA REGISTRO FOTOGRÁFICO


Eu ___________________________________, portador(a) do documento de identidade __________________, endereço ___________________________________________, telefone para contato _________________, na qualidade de responsável legal do menor _____________________________, autorizo o fotógrafo Fulano de Tal, portador do RG ____________, a fotografá-lo durante o evento XXXXXXXXX, que acontecerá entre os dias XX e XX de janeiro de 2009.

Autorizo também que as fotos sejam incluídas no portfolio e galeria do evento no site www.xxxxxx.com.br (Fulano de Tal Fotografias) sem qualquer ônus ou contrapartida para as partes, para fins exclusivos de divulgação.

Fica acordado ainda que as imagens não poderão ser utilizadas para fins comerciais sem expressa anuência das partes.

Cidade, XX de janeiro de 2009.

Ass.