Enquete

Quais DSLRs você teve em 2008? - LEIA O PRIMEIRO POST ANTES DE VOTAR.

Canon EOS 1000D
3 (0.5%)
Canon EOS 300D
7 (1.3%)
Canon EOS 350D
30 (5.4%)
Canon EOS 400D
35 (6.4%)
Canon EOS 450D
17 (3.1%)
Canon EOS D30
1 (0.2%)
Canon EOS D60
1 (0.2%)
Canon EOS 10D
3 (0.5%)
Canon EOS 20D (a)
9 (1.6%)
Canon EOS 30D
14 (2.5%)
Canon EOS 40D
51 (9.3%)
Canon EOS 50D
10 (1.8%)
Canon EOS 5D
17 (3.1%)
Canon EOS 5D Mark II
10 (1.8%)
Canon EOS 1D
0 (0%)
Canon EOS 1D Mark II (N)
1 (0.2%)
Canon EOS 1D Mark III
2 (0.4%)
Canon EOS 1Ds
1 (0.2%)
Canon EOS 1Ds Mark II
0 (0%)
Canon EOS 1Ds Mark III
4 (0.7%)
Contax N Digital
0 (0%)
Fujifilm Finepix S1 Pro
0 (0%)
Fujifilm Finepix S2 Pro
0 (0%)
Fujifilm Finepix S3 Pro (UVIR)
3 (0.5%)
Fujifilm Finepix S5 Pro
3 (0.5%)
Fujifilm Finepix IS Pro
0 (0%)
Kodak DSC 760
0 (0%)
Kodak DSC 14n
2 (0.4%)
Kodak DSC SLR Pro (n/c)
1 (0.2%)
Minolta RD 3000
0 (0%)
Minolta Maxxum 5D
3 (0.5%)
Minolta Maxxum 7D
0 (0%)
Nikon D40
13 (2.4%)
Nikon D40x
6 (1.1%)
Nikon D50
29 (5.3%)
Nikon D60
13 (2.4%)
Nikon D70 (s)
15 (2.7%)
Nikon D80
49 (8.9%)
Nikon D90
12 (2.2%)
Nikon D100
0 (0%)
Nikon D200
17 (3.1%)
Nikon D300
56 (10.2%)
Nikon D700
9 (1.6%)
Nikon D1
0 (0%)
Nikon D1x
0 (0%)
Nikon D1h
0 (0%)
Nikon D2h (s)
0 (0%)
Nikon D2x (s)
4 (0.7%)
Nikon D3
11 (2%)
Nikon D3x
2 (0.4%)
Olympus C-2500L
0 (0%)
Olympus E-10
0 (0%)
Olympus E-20
0 (0%)
Olympus E-30
0 (0%)
Olympus E-1
1 (0.2%)
Olympus E-3
1 (0.2%)
Olympus E-300
0 (0%)
Olympus E-330
0 (0%)
Olympus E-400
0 (0%)
Olympus E-410
0 (0%)
Olympus E-420
1 (0.2%)
Olympus E-500
0 (0%)
Olympus E-510
1 (0.2%)
Olympus E-520
0 (0%)
Panasonic Lumix DMC-L10
0 (0%)
Panasonic Lumix DMC-G1
0 (0%)
Pentax *ist D
1 (0.2%)
Pentax *ist DS
0 (0%)
Pentax *ist DL
0 (0%)
Pentax *ist DS2
0 (0%)
Pentax *ist DL2
0 (0%)
Pentax K100D (Super)
4 (0.7%)
Pentax K110D
0 (0%)
Pentax K200D
1 (0.2%)
Pentax K10D
4 (0.7%)
Pentax K20D
2 (0.4%)
Pentax KM
0 (0%)
Samsung GX-10
1 (0.2%)
Samsung GX-20
0 (0%)
Samsung GX-1L
0 (0%)
Samsung GX-1S
0 (0%)
Sigma SD9
0 (0%)
Sigma SD10
0 (0%)
Sigma SD14
0 (0%)
Sigma SD15
0 (0%)
Sony DSC-D700
0 (0%)
Sony DSC-D770
0 (0%)
Sony Alpha 100
17 (3.1%)
Sony Alpha 200
20 (3.6%)
Sony Alpha 300
10 (1.8%)
Sony Alpha 350
5 (0.9%)
Sony Alpha 700
9 (1.6%)
Sony Alpha 900
9 (1.6%)

Votos Totais: 359

enquete encerrada: 28 de Fevereiro de 2009, 22:16:15

Autor Tópico: PESQUISA - QUAL É SUA DSLR 2008  (Lida 19540 vezes)

estevaophoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Janeiro de 2009, 22:44:35
Leo, você não acha que a pesquisa também tem um sentido informativo em relação as novas aquisições? Bom acho que a lista mostra claramente ( ate agora )preferências por uma determinadas marcas. Apesar de não ter sido criada com o intuito de influenciar as compras essa face também foi revelada. Onde tem fumaça tem fogo Leo.....Grande abraço!!!!!!!!!!1


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2009, 22:56:38
Não estevão, não tem nenhum sentido informativo para novas aquisições. Se ser a mais vendida fosse referência de compra a Canon seria a única marca a vender SLRs, porque foi líder absoluta de mercado por mais de 7 anos.
Na verdade onde tem fumaça normalmente tem Marketing ou um movimento de compra gerado por um ou outro equipamento de destaque. Mas isso não indica nenhum tipo de tendência futura, mesmo porque você pode ter ai heranças de épocas passadas e outros fatores. Posição de mercado não é guia de compras, se basear nisso pode ser um erro fatal na aquisição de um equipamento. Posição de mercado é no máximo um retrato do desempenho das estratégias usadas pelas empresas.
Só para ter uma idéia, os elementos que mais chamam atenção não são as posições de mercado, mas sim os movimentos. O crescimento da Sony demonstra um posicionamento estratégico bem sucedido, assim como o movimento da Nikon (que apesar de menos significativo também galgou espaço). Já Canon e Pentax demonstram um movimento negativo, o que é preocupante para ambas. A Canon, por exemplo, ainda tem uma fatia significativa do mercado, mas a posição dela, a partir deste retrato, é extremamente preocupante. É lógico que tudo isso em termos de visão desse cenário brasileiro. Mas isso só serve para saber se as estratégias estão ou não funcionando. Agora basear sua compra em movimento de mercado chega a ser insano. Primeiro porque o mercado costuma ter decisões muito ruins, se baseiam em decisões totalmente desprovidas de racionalidade e em muitos casos baseadas em uma idéia estabelecida por estratégias de marketing. Um equipamento ser bem vendido não ilustra uma preferência em decorrência da qualidade e sim em decorrência do sucesso do marketing. O que se ve por ai é um amontoado de compras feitas porque um vendedor indicou ou alguém que sabe tanto quanto quem comprou indicou. rs. Só para você ter uma idéia, muitas lojas tem vendedores que são comissionados pelos fabricantes, ai você já imagine o nipe das indicações que rolam nestas lojas rs. No caso onde tem fumaça realmente tem fogo, aquele fogo que queima o consumidor desavisado rs.
Afirmo e reafirmo que nem essa, nem qualquer outra pesquisa de mercado é sinônimo de qualidade de equipamento, no máximo temos um panorama de desempenho estratégico, principalmente quando comparamos com as metas dos fabricantes e vemos se eles conseguiram ou não obter seus objetivos. ;)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 23:00:31 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


estevaophoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 09 de Janeiro de 2009, 00:17:14
Leo concordo plenamente com quase todos seus argumentos. Mas acho que a pesquisa mostra que alem do marketing bem sucedido de algumas marcas, existe também a escolha de profissionais pelo equipamento. A escolha da ferramenta  de trabalho pra esse tipo de profissional torna-se de vital importância, tanto na questão  custo beneficio como na questão qualidade, e as vezes qualidade conta mais. Não defendo marca, justamente porque quando vou comprar um equipamento novo, não tenho desconto pela fidelidade. Mas estava eu lendo um artigo sobre coberturas olímpicas outro dia e notei que 99% dos fotógrafos citados no artigo possuíam equipamentos da mesma marca. Isso é marketing ou simplesmente qualidade????( pode ser os dois tbm, rs) Acho que a pesquisa é muito valida, justamente porque vamos saber qual máquina esta sendo mais comercializada. ( alias a pergunta na pesquisa é: Qual a DSLR que vc teve em 2008? E não se gostava dela, rsrsrs ). Acho que escolher uma DSLR apenas pelo que dita o mercado e realmente uma loucura, mas marcas como Nikon e Canon, que estão bem ate agora, atrelam em grande parte de seus produtos, alem de muito papo furado, qualidade, e isso você não pode negar! Se a pesquisa mostra um crescimento de uma marca em questão a outra, obviamente que o marketing deu certo ou a qualidade melhorou. E  para essas duas marcas citadas acima, vem dando certo durante muitos anos. A Canon que você citou muito bem, esta perdendo mercado não porquê seus produtos estão ficando ruins, mas porque outras marcas começaram a bombar no setor de DSLR digitais. A Nikon que ficou anos luz atrás nas digitais DSLR, acordou. A Sony apesar de grandes tropeços no setor vem ai com sua linha &. A pesquisa mostra isso, a linha & toda já foi citada. O custo beneficio também conta muito na hora da escolha, afinal moramos no Brasil. Daqui a pouco teremos impostos sobre fotos tiradas, rs. Não vou me alongar mais porque se não parece que estou defendendo marcas. Mas o panorama que buscamos nos mostrará que algumas marcas tiveram sucesso ou no Marketing ou na qualidade! Grande abraço!!!!!!![/size]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 09 de Janeiro de 2009, 00:46:33
Estevão concordo que muitos profissionais compram seus equipamentos e que a escolha seja vital para o desempenho profissional dos mesmo, mas te garanto que a maioria deles não sabe fazer escolhas, na verdade o que se observa é que a grande maioria dos ditos profissionais não possuem domínio suficiente para fazer compras coerentes. Na verdade o mercado profissional é um dos que mais demora para mudar quando uma marca supera outra em desempenho, é muito comum que se mantenha sistemas por longos períodos e que haja apego a sistemas em decorrência de curvas de aprendizado. :)
Um exemplo interessante o seu das olimpíadas. A maioria dos fotógrafos de esporte no mundo usa Canon 1D, mas isso se deve a uma infinidade de questões, primeira é a disponibilidade e apoio que a marca oferece neste tipo de evento, segundo é o preço, pois a maioria das câmeras nestes casos não pertencem aos fotógrafos e sim aos veículos, que já possuem sistema montado e querem gastar o menos possível na aquisição de equipamentos que possam fazer o serviço. Como a rotatividade é alta, tanto faz o equipamento durar ou não. Isso quer dizer que a 1D seja a melhor câmera que existe? Não, muito pelo contrário, é apenas uma câmera com um bom custo benefício e que tem uma excelente base instalada de lentes nos veículos. Mesmo que ela não seja a melhor câmera não faz diferença para os veículos, para eles é mais importante aproveitar os equipamentos que já possuem, neste caso a migração para outras marcas é extremamente lenta e não reflete a qualidade momentânea de uma determinada marca.

Não concordo contigo que quando temos um aumento de vendas é porque temos um aumento de qualidade também. Muitos dos movimentos do tipo não possuem nada a ver com a qualidade. Na verdade os movimentos relativos à qualidade demoram um pouco mais para refletir e normalmente possuem menos impacto do que os de marketing. Se você analisar friamente os equipamentos vai notar que hoje a Canon tem equipamentos superiores aos da Nikon nas categorias de entrada e do mesmo nível nas intermediárias, mas observa-se que a Nikon tem sofrido uma evolução de mercado, mas em decorrência de suas boas estratégias do que da qualidade. Outro exemplo é a Sony, que tem qualidade similar à Nikon e a Canon, mas vem tendo um crescimento de share muito acima das demais, mas isso não quer dizer que a qualidade esteja tão superior assim, muito pelo contrário, as coisas estão muito próximas. Eu tenho muito claro que desempenho de mercado não está ligado nem mesmo a qualidade percebida, muito pelo contrário, muitas vezes a própria qualidade percebida é movida pelo MKT. Além disso é importante perceber que satisfação é qualidade percebida, que varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa achar uma câmera boa não quer dizer que seja a melhor opção, ou que vá atender às necessidades de compradores mais exigentes. Eu mesmo tenho muita dificuldade de aceitar certos padrões de qualidade de certas marcas, inclusive uma das líderes. Mas sei que meus padrões de detalhismo e exigência são bem acima da média, assim para mim é bem mais difícil aceitar certas limitações do que para outros compradores que acatam certos problemas que eu julgo extremamente limitantes. NEste caso é bem possível que certas pessoas comprem tais câmeras e gostem e continuem na marca e a marca venha a crescer, enquanto na verdade ela não é a melhor opção, foi apenas acessível e suficiente para que as pessoas as percebessem de forma satisfatória.

Por isso que afirmo, a pesquisa é legal para analisar a eficiência da estratégia, mas não pode ser usada em nenhuma hipótese para avaliar opção de compra.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 00:54:53 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


estevaophoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Janeiro de 2009, 01:03:41
Legal Leo, gostei do esclarecimento, acho que forçou quando disse que a maioria não sabe escolher, mas respeito sua opinião. Não concordo mas repieto. Acho que existem os que se "vendem", mas acho que a fotografia e maior que isso! Então podemos montar uma nova enquete paralela, onde poderemos com a opinião de outras pessoas discutir melhor o assunto, que vc acha?. Lembrando tenho ou tinha uma D80 que passei todo o ano de 2008, mas quero uma D300 para 2009! E pode ter certesa que foi bem pensado essa escolha, perdi até o sono, rsrs. Tudo de bom !!!! Grande abraço!!!


André Gusmão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
    • andregusmao.fot.br
Resposta #35 Online: 09 de Janeiro de 2009, 09:47:11
Votado!

Caraca, já tem 4 Alpha 900? :eek:
Impressionante pelo fato de ser lançamento e principalmente pelo precinho.

Espero nesse ano de 2009, assim como o estevaophoto, avançar um pouco e partir para uma Alpha 700.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 09:56:03 por agusmao »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 09 de Janeiro de 2009, 11:18:08


Votado!

Caraca, já tem 4 Alpha 900? :eek:
Impressionante pelo fato de ser lançamento e principalmente pelo precinho.

Espero nesse ano de 2009, assim como o estevaophoto, avançar um pouco e partir para uma Alpha 700.

Era de se esperar, a A900 era para os usuários do sistema Alpha o que a D3 foi para os usuários Nikon, com uma diferença, foi lançada US$ 3000,00 mais barata, por isso que está vendendo bem. Para você ter uma idéia, no ano passado a D3, custando bem mais, já tinha 6 unidades vendidas. ;) É o bum do 135 meu caro rs...
Quanto a pegar a A700 eu esperaria até março, porque acredito que a Sony deva lançar uma substituta para ela na PMA. Pelo menos eu espero que o faça, porque na minha opnião a 50D consolidou uma nova era nesta categoria e a Sony precisa reagir, uma vez que, mesmo sendo uma tremenda câmera, a A700 já era a com menos recursos de venda entre as 3 (trato por recursos de vendas esses adicionais que fazem essas categorias de câmeras venderem bem, como LV, modo filme, etc.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jrfreire

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
    • JRFotos - A Vida Contada em Imagens...
Resposta #37 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:59:29
Votado.

Abs


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #38 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:17:01
 :clap:  VOTAMOS !!!   :snack:


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #39 Online: 10 de Janeiro de 2009, 11:49:59
votado!


tony lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Janeiro de 2009, 15:49:16
voto feito.

o mundo fotografico esta de parabens mais uma vez.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:52:33
"Sony DSC-D700"
Vou comprar uma só para falar que tenho uma D700 :D
uhAHUAhaHUah

Para época ela devia ser boa, mas é estranho ver uma reflex com sensor 1/2" rs


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:09:05
Pedro essas Sony e a Minolta RD 3000 foram as primeiras SLR compráveis rs.
Mas são bem engraçadas. Depois dela a Sony só voltou a fazer outra SLR com a A100, após comprar a Minolta :)
Tem outras SLR com sensores menores, a Oly E-10, a Oly E-20 e a Oly C-2500 são ainda mais estranhas, além do sensor menor também possuem lentes fixas, a C-2500 tinha formato de UZ. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:18:25
Pedro essas Sony e a Minolta RD 3000 foram as primeiras SLR compráveis rs.
Mas são bem engraçadas. Depois dela a Sony só voltou a fazer outra SLR com a A100, após comprar a Minolta :)
Tem outras SLR com sensores menores, a Oly E-10, a Oly E-20 e a Oly C-2500 são ainda mais estranhas, além do sensor menor também possuem lentes fixas, a C-2500 tinha formato de UZ. :)


São engraçadas mesmo, mas alguns projetos de câmeras antigas são interessantes. Principalmente em relação as ópticas que eram mais claras (como nessa Sony que era F2.0-2.4 ou em compactas como a Sony S70). Hoje isso é inviável por causa do custo?
A única atual que me vem a cabeça agora com um projeto interessante é a Pana LX3.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 10 de Janeiro de 2009, 22:17:34
Eu gostava muuuito de um projeto de UZ da Oly, a C-2100 UZ. Acho que até hoje o conceito dela não foi totalmente superado, era uma câmera com uma ótica muito boa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.