Autor Tópico: Cartão de memória  (Lida 4862 vezes)

Sila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:35:23
Sou nova nessa área... Estou aprendendo a trabalhar com a Canon Rebel XSi. Tirei várias fotos nas férias e, quando fui passar para o computador... a câmera pediu para formatar o cartão. Fui tentar fazer e surgiu a mensagem de que não era possível formatar. Conclusão: acho que perdi minhas fotos... Alguém pode me ajudar? Cecília


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:14:27
Sou nova nessa área... Estou aprendendo a trabalhar com a Canon Rebel XSi. Tirei várias fotos nas férias e, quando fui passar para o computador... a câmera pediu para formatar o cartão. Fui tentar fazer e surgiu a mensagem de que não era possível formatar. Conclusão: acho que perdi minhas fotos... Alguém pode me ajudar? Cecília

Vamos lá... Se vc formatar o chip vai deletar todas as fotos!! Não faça isso... ainda...

Como vc passou as fotos? Ligou a câm direto no PC? Ou utilizou um leitor de cartões de memória?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:21:26
vc formatou o cartao antes de usa-lo? ba camera ou no pc?
 
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:28:16
vc formatou o cartao antes de usa-lo? ba camera ou no pc?
 

Isso influencia? A câmera teria mandado formatar o cartão se tivesse algum problema. Pelo que ela disse ela chegou a tirar as fotos, portanto o cartão já devia estar 'usável'.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:29:23
Nao tente tirar mais nenhuma foto, senao a camera vai gravar a foto nova por cima das antigas.

De uma olhada nesse artigo aqui do fórum, sobre recuperação de fotos deletadas. Tem programas que podem ser baixados gratuitamente da net para recuperar fotos de cartão deletado.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=3338.0

abraços!  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:02:10
Se formatou, perdeu as fotos.
Existem programas para recuperar, mas não sei se recuperam um Format...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2009, 01:33:31
vc formatou o cartao antes de usa-lo? ba camera ou no pc?
 

Isso influencia? A câmera teria mandado formatar o cartão se tivesse algum problema. Pelo que ela disse ela chegou a tirar as fotos, portanto o cartão já devia estar 'usável'.

sim, influencia... no proprio manual do cartao de memoria recomenda formatar na camera para evitar problemas (ate porque existe varios tipos de formatacao de memorias como FAT, FAT32,NTFS).. eu sempre que passo minhas fotos para o pc, ao colocar o cartao na camera formato ele antes de usar para evitar problemas..
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2009, 10:20:10
Na verdade, mesmo formatando, a recuperação continua possível. A formatação só torna o espaço disponível novamente, os arquivos continuam lá, em formato binário. Através dos softwares de recuperação, que conseguem ler a TOC (Table Of Content) do cartão, é possivel recuperar. Na verdade o processo é super fácil, com chances reais de 100%, desde que o arquivo não tenha sido sobrescrito, e que não haja defeitos físicos no cartão.
Tem muitos programas, um bem fácil é o Get Data Back, com opção para NTFS e FAT32.

Se formatou, perdeu as fotos.
Existem programas para recuperar, mas não sei se recuperam um Format...


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2009, 12:48:00
como o lucas falouacho q se voce formatar e usar um programa depois é a melhor opcao... recomendo o uso do programa rescue pro,(http://www.lc-tech.co.uk/software/rescueprodetail.html)
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Sila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2009, 13:01:11
Gente, eu usei o cartão nas férias. Viajei de volta e, quando cheguei, ao ligar a câmera, ela mandou formatar o cartão. Tentei fazer isso, mas não consegui, pois ao acessar o link "formatar" ela me enviava a mensagem de que não era possível formatar. Não pude fazer nada, nem passar minhas fotos para o computador... Vou tentar os programas que vocês sugeriram...


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2009, 13:17:24
vc formatou o cartao antes de usa-lo? ba camera ou no pc?
 

Isso influencia? A câmera teria mandado formatar o cartão se tivesse algum problema. Pelo que ela disse ela chegou a tirar as fotos, portanto o cartão já devia estar 'usável'.

sim, influencia... no proprio manual do cartao de memoria recomenda formatar na camera para evitar problemas (ate porque existe varios tipos de formatacao de memorias como FAT, FAT32,NTFS).. eu sempre que passo minhas fotos para o pc, ao colocar o cartao na camera formato ele antes de usar para evitar problemas..

Sim to ligado. O que eu achei esquisito foi que a câmera funcionou normalmente, então acredito quer os arquivos estejam lá. Seja qual for a formatação do cartão antes disso o câm o reconheceu...


Gente, eu usei o cartão nas férias. Viajei de volta e, quando cheguei, ao ligar a câmera, ela mandou formatar o cartão. Tentei fazer isso, mas não consegui, pois ao acessar o link "formatar" ela me enviava a mensagem de que não era possível formatar. Não pude fazer nada, nem passar minhas fotos para o computador... Vou tentar os programas que vocês sugeriram...

É isso aí. Mete a mão na massa e enquanto isso vai usando outro cartão. Eu uso o R-Studio. Não lembro como peguei ele... Mas sempre tem por aí né... hehe Funciona mt bem.

Pelo menos vc não chegou a esse ponto.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2009, 14:55:19
Se as fotos forem realmente muito importantes, utilize um serviço técnico. Vc vai gastar o dobro do valor do cartão no serviço com uma boa margem.

Mas se quiser tentar, o mais correto é comprar um leitor USB, plugar no PC diretamente, e tentar usar algum programa de recovery. Tem vários, tem um digratis muito bom, mas nao me lembro o nome.
Se vc plugar o cartão no PC, e ele não for reconhecido, precisará de um programa de recuperação de partição, como o Partition Magic, porém o ideal é usar um via boot, sem ser no windows. Existe um cd muito legal chamado Hirens. Como não é ilegal, posto o link do torrent para vc baixar: http://www.mininova.org/get/1867700
Se não sabe como fazer qualquer uma dessas coisas, posso te ajudar via MP.
Porém, se quiser tentar fazer sozinho, dou os passos. Irei numera-los, caso vc sinta alguma dificuldade, por favor mande o numero do passo.

1)Baixe algum cliente de torrent, recomendo o utorrent, que nem precisa de instalação.
2)Baixe o hirens atraves do utorrent, através do link http://www.mininova.org/get/1867700
3)Grave o arquivo ISO do Hirens em um CD. Vc tem que saber como gravar um ISO, não é só joga-lo no CD ok?
4) Reinicie o PC com o cd no drive e o cartão de memória espetado na usb. Em teoria, ele irá aparecer uma opção de boot para o windows, ou boot para o CD. Escolha o CD. Se não aparecer assim, vc deverá ajustar na Bios do computador. Dependendo do computador, pode ser preciso apertar alguma tecla para o boot via cd.
5)Após carregar o hirens, tem um menu com o partition magic. Dai já é automático, ele deverá reconhecer a partição defeituosa e corrigir (se for possivel). Saia do programa, reinicie o PC sem o cd, e deverá aparecer no Windows o cartão, provavelmente com as fotos.
6)Se nao aparecerem as fotos, daí sim utilizar um programa pra recovery....

De qualquer forma, podemos nos falar via MP.

Abraços e boa sorte


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2009, 08:14:42
Eu só não entendi por que o problema ocorreu depois que você utilizou o cartão nas férias.
Se você tentar bater uma foto com, da o problema? Ou é apenas para visualizar a foto batida?

Qual é a marca do cartão que você está usando.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ