Autor Tópico: Ajuda com negativos coloridos grudados  (Lida 4437 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:47:36
Fala galera! Muito tempo sem aparecer por aqui.
Um excelente 2009 com muitas conquistas pra todos.

É o seguinte. Tenho uns negativos aqui, que foram ensacolados há dez anos. Estão todos grudados.

Já lí por aí que a melhor forma de desgrudá-los é deixar de molho na água. Mas que seria interessante o uso de uma solução secante. Sugeriram o PhotoFlo, mas acredito que não acharei isso no BR.

Alguma sugestão de agente secante?

Alguma sugestão de como separá-los de outra maneira?

Abraços!
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 19:28:31
 Lave com detergente neutro.
 Depois vá num lugar sem pó (um quarto bem fechado) e seque com um secador de cabelo em temperatura média até a parte da emulsão não ficar mais grudenta.
 Se ficar algum pó, fio, tente tirar com um algodão ou repita o processo.

 Eu faço isso com os meus e no lab que eu trabalhava, sei que não é o que um fabricante recomendaria, mas dá certo.
São Paulo - SP


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 19:40:33
Acho q ao invés do detergente, vc deve usar o sabão neutro. O detergente [mesmo neutro] é muito adstringente.
E photoflo é bem fácil de encontrar, pelo menos em SP. Se for de SP, vá na Chromur, Consigo (lojas na Conselheiro Crispiniano).

Abraços


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:52:52
90% de água, 10% de detergente.
Larga de molho, depois pôe para secar esticado. 
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:01:44
Boas dicas!!  :ok: :ok: :ok: :ok:

Tenho uns negativos antigos que guardei enrolados em caixinhas. Se um dia abrir e estiverem grudados já sei como resolver.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2009, 17:53:05
Eu tenho um PhotoFlo vencido em casa, era o último do estoque da Casa do Filme. O genérico produzido no Brasil é o Aspergol, acho que custa uns 10 reais um tubinho. O PhotoFlo se eu não me engano deve ser aplicado na proporção de uma unidade para duzentas de água, mas já vi em fóruns falarem em 1:400. Com outros produtos, dependendo da concentração, a proporção pode ser maior ou menor.

Minha sugestão (embora eu não tenha passado por essa situação ainda):

1- coloque as tiras/rolo numa bacia com água à temperatura ambiente (deve ser o suficiente para desgrudar o filme sem causar maiores danos à gelatina);

2- após as tiras desgrudarem (de preferência naturalmente, sem intervenção manual), coloque uma tira por vez em um recipiente pequeno com Aspergol/Photoflo à proporção 1:200. Se o filme estiver em rolo, use um recipiente maior para a espiral do filme "expandir". Dá para tentar o detergente neutro também, mas a proporção correta vai ter que ser experimentada. Se colocar muito, pode marcar com resíduos de detergente; se pouco, pode marcar com "rastros" de água. Eu tentaria com um Limpol da vida em 1:200 ou 1:100. Se o negativo não ficar a contento, não tem problema, é só lavar a tira de novo com água em uma bacia e retornar ao início do passo 2. Agite cada tira por cerca de 20/30s ou o rolo inteiro por cerca de 1 min.

3- depois, você pode deixar secando no banheiro com prendedores (grampos) de roupa.

Acho que por aí não tem erro... o ideal é que o lado com a gelatina de duas tiras não encoste, mas mesmo assim o resultado deve ficar bom. Boa sorte!
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 17:59:38 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2009, 21:21:55
Comecei o processo. São muitas tiras. Acredito que uns 30 rolos.

Deixei de molho em água filtrada abundante (a tubulação do meu prédio tem muita ferrugem e fiquei com medo do excesso de cloro) por dois dias. Pouquíssimas desgrudaram sozinhas. Mas foi bem mais fácil soltá-las após esse molho prolongado.

Agora o drama é secar. Acho que vou etntar primeiro a técnica do secador. Estou enrolando pra começar, já que são muitas tiras... Acho que só semana que vem.

Tem problema deixar isso de molho na água por umas semana?

Valeu pelas dicas.

Francisco, o que é o Limpol? Pra mim isso era cloro.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2009, 01:35:48
Marcos,

Aqui no RS, Limpol é o detergente da Bom Bril. Eu achava que a Bom Bril usava esse nome no Brasil inteiro, mas pelo jeito ele tem outros nomes regionais :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Léo Jordão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:59:31
Existe um outro processo, porém vc talvês tenha dificuldade de adiquirir o agente quimico. O Nome do agente quimico É o Tetracloreto de carbono. Utilizei muito este agente para limpar negativos bem sujos! Se encontrar, pegue um bocado de cotonets, vá passando entre as partes coladas e tentando soltar aos poucos. Ah, faça isso em area ventilada, pois os vapores vão deixar vc bem doidão! RsRs :D


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 14:37:05
Eu acho que tetracloreto de carbono está com a venda proibida.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:30:51
Exatamente. Pra comprar precisa de autorização da Anvisa. Aliás, é matar mosca com canhão usá-lo rs....

Eu acho que tetracloreto de carbono está com a venda proibida.


Léo Jordão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 23:00:21
É verdade! O componente é forte prá danar mesmo!  :o Mas em alguns casos era só o que resolvia para limpar peliculas sem manchalas. Ainda tenho 1/2 litro que sobrou da ultima compra a alguns anos, e acho que vai durar mais alguns, pois quase não uso mais peliculas e o arquivo dos anos 80/90 estão bem protegidos.  :ok: Vou guardar como reliquia!  8-)
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 23:01:19 por Léo Jordão »


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2009, 12:18:42

Tem problema deixar isso de molho na água por umas semana?

Bom... Tem sim! Na verdade, mais de 3 dias já dá merda. E eu perdi todos os meus negativos. Tô indo ali destruir umas paredes com a minha cabeça e já volto....
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 12:19:08 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:46:28
Todos? Tá falando sério? Mas não eram vários rolos?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Fredo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2009, 23:03:18

Tem problema deixar isso de molho na água por umas semana?

Bom... Tem sim! Na verdade, mais de 3 dias já dá merda. E eu perdi todos os meus negativos. Tô indo ali destruir umas paredes com a minha cabeça e já volto....

Ops! O que aconteceu? Tenho aqui alguns negativos grudados e estava acompanhando com atenção. Aliás, tenho negativos em diversas condições: grudados, riscados, amassados, "fungados". Vou iniciar em breve uma tentativa de restauração, mas com os grudados e os amassados eu nem desconfio de por onde começar.