Autor Tópico: Panasonic FZ28, Canon SX10is, Fujifilm S100fd ou Sony H50?  (Lida 17872 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Janeiro de 2009, 10:50:39
Tô com uma Fuji 2000HD aqui em mãos de um amigo que comprou nos EUA.
Ele deixou comigo justamente pra que eu teste os limites dela e lhe ensine a aproveitá-la melhor.

Quem quiser saber alguma característica específica é só perguntar que eu faço o teste e respondo.

Abraços!

Rogério,

Eu não pegaria essa Fuji, primeiro porque ela não vem com Super CCD, nem RAW e ainda tem uma das piores ópticas da categoria.

Essa Fuji só mesmo se for muito barata, mas conte-nos o q vc achou... :ok:

Fala Leandro!

Eu sei que ficou meio off-topic, mas como ela pode acabar surgindo entre as opções da hora da compra e eu tô com uma aqui em mãos resolvi postar.
Meus parâmetros de comparação são poucos pois de digital eu só tive saboneteiras e a minha velha D30.

Essa Fuji com seus 10Mp gera imagens com definição real um pouco maior que a D30 com seus 3Mp. Sem usar um critério preciso diria que uns 30% à mais de detalhes.
Ainda não testei a laltitude na prática pois no fim de semana não fez sol.

Mas em termos de praticidade pra fotografar é muito ruim se comparada à D30.
É uma câmera feita pra quem não sabe nada de fotografia, então pra quem entende um pouco ela mais atrapalha que ajuda.
A saboneteira samsung de minha mãe é melhor de usar =/ .

Pontos positivos:

* Boa imagem. A lente começa a perder nitidez quando se aumenta muito o zoom, típico de UZs, mas no geral a lente resolve bem os detalhes.
Não tenho como comparar com outras UZs mas é muito melhor que saboneteiras comuns, principalmente nos comprimentos focais intermediários.

* Sistema super macro que permite fotos macro mesmo com zoom total.

* Pequena e leve. Dá pra colocá-la em um tripé desses mais vagabundos (veio um de brinde com a cam) e fazer fotos noturnas e à distância com boa nitidez. Basta usar o timer pra não tremer.

Pontos negativos:

* Apenas duas aberturas. E logicamente não tem modo Av.

* Sistema de foco. Mesmo em modo full manual não é possível focar de forma independente do clique do botão. Então todas as vezes que se vai fotografar a câmera caça o foco novamente. Em fotos noturnas é um terror.

* A câmera não foca relativamente perto com apenas um pouco de zoom. Por exemplo: Se tentar colocar a lente em 100mm equivalentes e tentar fazer um retrato de rosto ela já não foca.
É possível burlar isso ligando o macro mas é um incômodo.

* Sistema de Zoom: Pra permitir que o zoom seja rápido ele ficou impreciso. É impossível fechar um enquadramento específico usando só o zoom. Ele nunca pára onde se quer.

* Sistema de estabilização:
Só funciona em um dos modos automáticos específico. Então fica difícil aproveitá-lo bem.

* Lag do obturador:
Como toda cam que não tem obturador existe um lag considerável entre o clique e a foto. Ela apaga o visor primeiro e depois expôe a foto. Isso demora o suficiente pra vc perder o momento que deseja.

É isso:
Ainda vou postar uma espécie de Review dela comparando com a velha D30 e com a saboneteira da minha mãe. Será divertido.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


erlantz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #31 Online: 19 de Janeiro de 2009, 22:10:43
Estive no centro de SP este final de semana e vi preços de algumas. A H50 foi fácil de achar, com preços em torno dos 1000~1100. Já a SX10is vi em apenas uma loja, por 1200, e não vi nenhuma FZ28 :-(
Eu queria poder pegar as duas câmeras ao mesmo tempo para sentir, mas estou vendo que vai ser difícil...


erlantz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #32 Online: 19 de Janeiro de 2009, 22:13:33
Suas dúvidas podem acabar após ver esse teste.
http://www.dpreview.com/reviews/q109superzoomgroup/
esse é novo, pelo jeito... tenho que ler com muito cuidado :-)


Emo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Janeiro de 2009, 00:12:32
Gracias, amigos. Os esclarecimentos estão sendo muito importantes.

Leandro,
Valeu pela dica. Li o review e cheguei a conclusão que a Canon e Panasonic são os modelos a serem adquiridos, pela melhores performances e caracteristicas.
Eu achei a Canon excelente e seria a minha escolha, mas ela não tem o formato RAW. Por outro lado tem o visor que se desloca para posições variadas, e o zoom de 20x e parece pelas fotos que tem uma boa "pegada".
Outra característica, que não sei se é realmente uma desvantagem, é o fato da Canon funcionar com pilha AA. Fiquei pensando um pouco sobre isso, pois acho que as pilhas AA podem ser de modelos recarregáveis de alta capacidade e mais fáceis de encontrar e serem substituídas dependendo da necessidade e ocasião.
Não ter vídeo HD não pesou tanto, mas é uma característica interessante.
No entanto, pelo vídeo em HB, formato RAW, qualidade das fotos apresentadas no review e lente da Leica, de fato fiquei inclinado pela Panasonic.
Mas, confesso, ainda estou indeciso.
Um abração,
Emo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 20 de Janeiro de 2009, 06:50:35
Canon, Sony e Nikon acha fácil em SP, e se quiser outra marca só mesmo pela B&H.


welter mesquita vaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #35 Online: 20 de Janeiro de 2009, 13:11:39
esse é novo, pelo jeito... tenho que ler com muito cuidado :-)
Amigo boa tarde, to indo a sao paulo na sexta e gostaria de saber qual a loja que vc viu a Canon SX10IS por 1.200,00 to querendo comprar ela, obrigado. Abraços. weltermesquita@hotmail.com


erlantz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #36 Online: 25 de Janeiro de 2009, 23:59:35
Bem, o comparativo das superzoom no dpreview deixou ainda mais claro para mim que escolher entre as câmeras de maneira objetiva não levaria longe; eles mesmo colocaram a SX10 e a FZ28 como empatadas em primeiro lugar. Assim, decidi tomar coragem e definir um modelo. Agora, a busca é pela compra...
Obrigado por todos que deram opiniões e informações, foram muito importantes.


Bowhead

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #37 Online: 26 de Janeiro de 2009, 04:01:41
Se ainda tiver dificuldades para achar a FZ28 em sampa.
Vai na FastShop de qq shopping que vc encontra...


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Janeiro de 2009, 08:54:57
Amigo;

Tô chegando meio tarde, mas lá vai minha opinião:
* Se você quer uma câmera com muitos recursos, possibilidade de todos os recursos manuais perfeitamente utilizáveis - abertura, velocidade, zoom, etc - e não quer uma reflex - compre a Fuji S100FS. Essa câmera é cara mas tem RAW (o que é muito bom), é rápida, tem um bom auto-focus, visor móvel, EVF realmente utilizável (dá para fotografar com a câmera no rosto e dá para fazer o foco manual), a imagem tem boas cores e boa definição além do zomm 28~400mm (equivalente) ser bem honesto;
* Se você quer uma câmera mais compacta, barata e discreta, com um zoom bacana e boas respostas - compre a Panasonic FZ28. Tem superzoom, o sistema de estabilização de imagem é excelente, tem boa "pega" e a qualidade da imagem é excelente.

Dê uma olhada no site http://www.digitalcamerainfo.com, ele também é bem bacana.

Outra sugestão, dê uma olhada na Nikon P6000 ou na Canon G10, são boas idieas também.

Abraços
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


erlantz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #39 Online: 26 de Janeiro de 2009, 12:51:56
Se ainda tiver dificuldades para achar a FZ28 em sampa.
Vai na FastShop de qq shopping que vc encontra...
já tinha encontrado na fastshop e também na Fnac (onde aliás pude manusear ela ligada) mas nas duas lojas está em torno de 2000, e eu queria algo mais barato.


Jou135

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #40 Online: 27 de Janeiro de 2009, 14:44:49
galera aproveitando o tópico..estou em duvida entre a H50 e a FZ28 !
entao minha necessidade de uma camera é que tenha um obturador rapido, pois vou utiliza-la em esportes..como motocross,downhill etc... li em algum review que a H50 faz 200 fotos em poucos segundos..e isso me agradou muito !
então peço ajuda aos mais experientes para me indicarem uma camera..obrigado.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:38:05
galera aproveitando o tópico..estou em duvida entre a H50 e a FZ28 !
entao minha necessidade de uma camera é que tenha um obturador rapido, pois vou utiliza-la em esportes..como motocross,downhill etc... li em algum review que a H50 faz 200 fotos em poucos segundos..e isso me agradou muito !
então peço ajuda aos mais experientes para me indicarem uma camera..obrigado.

Pra esportes um dado importante é o lag do obturador, ou seja, o tempo que demora entre o clique e a exposição. Os reviews geralmente mostram esse tempo considerando o tempo de foco etc.
Mas as compactas e UZs costumam ter um lag razoável, mesmo quando já estão com foco travado e exposição calculada. Tenta achar esses valores e se não achar experimenta na loja.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Jou135

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #42 Online: 28 de Janeiro de 2009, 17:17:01
como sou leigo..ai estao os dados..qual das duas é a mais rapida ?
da H50 a velocidade do obturador é • Auto: 1/4-1/4000sec
                                   • P: 1"-1/4000sec
                                   • S: 30"-1/4000sec
                                   • A: 8"-1/2000sec
                                   • M: 30"-1/4000sec

da Fz28 é • P: 1-1/2000sec (Selectable minimum shutter speed)
          • A/S: 8-1/2000sec
          • M: 60-1/2000sec



marcelo_chiavassa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:24:45
como sou leigo..ai estao os dados..qual das duas é a mais rapida ?
da H50 a velocidade do obturador é • Auto: 1/4-1/4000sec
                                   • P: 1"-1/4000sec
                                   • S: 30"-1/4000sec
                                   • A: 8"-1/2000sec
                                   • M: 30"-1/4000sec

da Fz28 é • P: 1-1/2000sec (Selectable minimum shutter speed)
          • A/S: 8-1/2000sec
          • M: 60-1/2000sec



A mais rápida é a Sony....Todavia, uma velocidade de 1/2000 já é mais que suficiente para congelar um carro de F1....


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 30 de Janeiro de 2009, 13:05:22
A mais rápida é a Sony....Todavia, uma velocidade de 1/2000 já é mais que suficiente para congelar um carro de F1....

Eu tava falando de "lag" e não do tempo mínimo de exposição.
Esse atraso chamado de lag é assim:

Vc clica o botão até a metade e a câmera foca e mede a luz. Fica pronta pra disparar.
Depois vc pressiona o botão totalmente pra fazer a foto e ela demora um tempo bem curto pra começar realmente a foto.

O lag pode ser imperceptível em fotos de pessoas paradas mas pode ser ruim pra fotos em movimento.
Se vc tentar fotografar alguém pulando numa piscina por exemplo. Pode até colocar a velocidade em 1/2000, ok vai congelar o movimento, mas se o lag for grande quando a câmera enfim dispara a pessoa já está dentro d'água.

 :ok: :ok:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 13:05:46 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br