Autor Tópico: Revelação no modo TIFF  (Lida 3365 vezes)

mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:35:08
Para ampliações igual ou maior que 40x30 devo mandar revelar só no formato TIFF? Aqui na minha cidade não existe nenhum laboratório que revele nesse formato, só em gráfica. Em São Paulo tem algum laboratório que revele on line nesse formato?


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:59:01
oque te impede de mandar isso em jpeg??


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:26:26
Mandando em Tiff, provavelmente farão um jpeg antes de imprimir.. Ou seja, melhor mandar em jpeg mesmo.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:35:41
Eu só mando imprimir em TIFF. Se for em Minilab, na hora de pegar, confira no verso o nome do arquivo se termina em .TIFF.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:24:20
Convertendo para jpeg vai perder qualidade e para revelação em formato maior isso não é bom. Do que adianta fotografar rm raw pra mandar revelar em jpge?


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:37:36
Já fiz revelação de 1m no lado maior..

não há qualquer perda por conta do jpeg. Creio que se eu mandar em TIFF, pode até ter algum ganho em cima do jpg, mas creio ser mínimo.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:47:22
Convertendo para jpeg vai perder qualidade e para revelação em formato maior isso não é bom. Do que adianta fotografar rm raw pra mandar revelar em jpge?

É verdade, o jpeg elimina informações de cor para compactar o arquivo, e quanto mais compactado, mais informação vai pro lixo, coisa que o Tiff não faz (desde que não se use o LZW). Massssss... Acredito que isso é mais significativo no momento da edição, assim como trabalhar em 16 bits e fotografar em Raw. Se o jpeg for salvo com compactação mínima (e qualidade máxima), depois de editado em 16 bits, tiff ou mesmo o Raw será muito difícil perceber qualquer problema, seja lá qual for o tamanho da ampliação.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2009, 16:54:35
A compactação LZW não tem perdas, é como um zip. O problema é o tempo maior de abrir/salvar o arquivo.

Convertendo para jpeg vai perder qualidade e para revelação em formato maior isso não é bom. Do que adianta fotografar rm raw pra mandar revelar em jpge?

É verdade, o jpeg elimina informações de cor para compactar o arquivo, e quanto mais compactado, mais informação vai pro lixo, coisa que o Tiff não faz (desde que não se use o LZW). Massssss... Acredito que isso é mais significativo no momento da edição, assim como trabalhar em 16 bits e fotografar em Raw. Se o jpeg for salvo com compactação mínima (e qualidade máxima), depois de editado em 16 bits, tiff ou mesmo o Raw será muito difícil perceber qualquer problema, seja lá qual for o tamanho da ampliação.

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2009, 17:15:44
O mais importante é manter a resolução adequada para a visualização que você pretende para a imagem, porque a profundidade de cor de um JPG 10 (no Photoshop) é mais do que suficiente para a acuidade visual humana, ou seja, não faz a menor diferença mandar em JPG e TIFF em termos da profundidade de cor, pois o ser humano não é capaz de diferenciar nem mesmo as cores que o JPG carrega.
O TIFF é importante para tratamentos, pois durante o tratamento vocÊ perde parte das informações de cores. Se vocÊ puder operar com 12 bits, ou 16 bits, você pode ter perdas durante o tratamento e ainda assim continuar mantendo os 8 bits necessários para a visualização. Então pode mandar a imagem para ampliação em JPG que não há problema se ela não for ser manipulada.

Quanto à resolução vocÊ pode usar o programinha Size Calc que está disponível aqui no fórum, para verificr as resoluçoes mínimas para atender à acuidade visual humana.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28911.msg274891#new 
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 17:42:35 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 17:38:14
A compactação LZW não tem perdas, é como um zip. O problema é o tempo maior de abrir/salvar o arquivo.


Oi Lucas,
não sei exatamente o como e o porquê, mas sei que  em off set (sei, não é o caso...) o pessoal da ripagem recomenda não usar imagens em Tiff com LZW, não sei se é pelo tempo que vai demorar para gerar a imagem, mas não se usa em postcript... Por isso desaconselhei.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:27:36
Então, é bem provável que pelo tempo mesmo... O LZW é um formato de compactação, bem antigo até. Hje em dia, com o armazenamento cada vez mais barato, não tem nem porquê compactar muito!

Abraços

A compactação LZW não tem perdas, é como um zip. O problema é o tempo maior de abrir/salvar o arquivo.


Oi Lucas,
não sei exatamente o como e o porquê, mas sei que  em off set (sei, não é o caso...) o pessoal da ripagem recomenda não usar imagens em Tiff com LZW, não sei se é pelo tempo que vai demorar para gerar a imagem, mas não se usa em postcript... Por isso desaconselhei.

abraço


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:17:04
Convertendo para jpeg vai perder qualidade e para revelação em formato maior isso não é bom. Do que adianta fotografar rm raw pra mandar revelar em jpge?

Fotografar em RAW é para poder tratar com o mínimo de perdas e aproveitar o máximo do sensor.
Como já disse o Léo, a imagem final em Jpeg é mais que suficiente para impressão e visualização.

Só não pode exagerar na compactação JPEG. O formato permite que a mesma imagem seja salva com vários níveis de compressão e perdas e qualquer bom programa te permite configurar isso. Os Jpegs com baixa compressão ficam muito ricos de detalhes, o arquivo fica grande mas pra imprimir é o ideal.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br