Autor Tópico: Fotos sem "assunto"  (Lida 6492 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2009, 16:45:07
Coloquei 3 que eu julguei que pudesse passar batidas como "fotos normais".
Mas com uma pista sobre o que acontece na foto, a coisa "muda de figura".

Horizonte Torto.
É o que a imagem mostra. O truque é que eu nivelei a cena com a mureta de uma rua que desce para esquerda. Assim o horizonte tombou e pouca gente percebe isso.

Panning Cruzado.
Quem não conhece panning, raramente percebe o estranho da foto.
O truque é que durante a queda, as gotas dágua se afastavam uma das outras, e esse movimento pros lados é que formou as linhas horizontais enquanto eu seguia o movimento vertical da queda.

Sua câmera voa? A minha sim.
Muitos assumem que a foto foi feita por outra pessoa encima de um muro.
Mas eu realmente arremessei a câmera pro alto e a Camila clicou com o controle remoto enquanto eu esperava a câmera descer. E fiz isso várias vezes até dar alguma composição boa... mas perdi o foco.

Tá aí... Três fotos que "Sem Assunto" não valeriam muita coisa.
Às vezes o que se quer passar não é óbvio o bastante. Ou só é compreendido sob um contexto.
É como uma "charada visual".
Depois de explicadas, essas fotos aí ficam mais interessantes do que quando são anônimas.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2009, 17:34:42
Sua câmera voa? A minha sim.

Mas eu realmente arremessei a câmera pro alto e a Camila clicou com o controle remoto enquanto eu esperava a câmera descer. E fiz isso várias vezes até dar alguma composição boa... mas perdi o foco.


É, e eu fiquei pensando em outra polêmica: De quem é a foto? Sua? Da Camila? Dos dois? Do acaso??? :assobi:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2009, 17:36:15
Sua câmera voa? A minha sim.

Mas eu realmente arremessei a câmera pro alto e a Camila clicou com o controle remoto enquanto eu esperava a câmera descer. E fiz isso várias vezes até dar alguma composição boa... mas perdi o foco.


É, e eu fiquei pensando em outra polêmica: De quem é a foto? Sua? Da Camila? Dos dois? Do acaso??? :assobi:

Boa pergunta !!!  :ponder: :ok:


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2009, 18:56:28
Sua câmera voa? A minha sim.

Mas eu realmente arremessei a câmera pro alto e a Camila clicou com o controle remoto enquanto eu esperava a câmera descer. E fiz isso várias vezes até dar alguma composição boa... mas perdi o foco.


É, e eu fiquei pensando em outra polêmica: De quem é a foto? Sua? Da Camila? Dos dois? Do acaso??? :assobi:
Na teoria a foto é de quem clica :)mas...
... a idéia foi do Luiz :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2009, 21:36:15
Pra mim a foto necessariamente tem que transmitir alguma sensação, mesmo que teoricamente não tenha um assunto.
As vezes a foto está tecnicamente boa, com a fotometria e composição ok, mas não passam nada. Outras fotos abstratas, completamente tremidas, conseguem passar uma mensagem por causa das cores, formas e texturas. Por isso é bom ler sobre gestalt, semiótica, teoria das cores e assuntos mais específicos para conseguir transmitir o que você está vendo e principalmente o que quer passar.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 21:37:20 por pedro_raythz »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 09 de Janeiro de 2009, 11:16:15
Gugow, acho que vc confundiu abstrato com falta de mensagem, não é pq a imagem é abstrata que ela não passa uma mensagem.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:18:58
sei, mas isso de passar mensagem é muito pessoal, então é meio dificil uma foto não passar mensagem alguma se muitas pessoas virem a foto não é? pois cada um ve a foto de uma forma.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:49:36
Toda foto tem um assunto.

O que a faz parecer sem assunto é a inabilidade do fotógrafo ao dispôr os elementos de maneira que conte uma história ou a inabilidade de quem observa a foto de entender a mensagem que nela está contida.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #23 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:46:37
Eu acho que tudo pode ser um bom assunto para uma fotografia, até mesmo uma escova de dentes.  :D


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #24 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:06:55
Eu acho que tudo pode ser um bom assunto para uma fotografia, até mesmo uma escova de dentes.  :D
É mesmo,
Tanto a escova quanto o dente :)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 14:09:24 por Gugow »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:09:10
Tem hora que o observador encontra mais encanto numa foto que o próprio fotógrafo que a fez...rs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:15:51
Tem hora que o observador encontra mais encanto numa foto que o próprio fotógrafo que a fez...rs.
Também acho,
Na verdade a foto é feita para ser admirada pelas pessoas, ou não :)


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:23:10
Eu acho que tudo pode ser um bom assunto para uma fotografia, até mesmo uma escova de dentes.  :D
É mesmo,
Tanto a escova quanto o dente :)




 :D


 ;)



Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:45:26
Citar

Bela foto! :)


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2009, 15:02:35
Na verdade penso que o título que se dá as fotos muitas vezes são dispensáveis, pois uma foto sempre passa uma mensagem, vai da experiência e de cultura de quem as vê.

Quantas fotos já vimos na vida e não tem título, não te nome e mesmo assim, não deixa de passar uma mensagem.

Títulos de fotos, assim como de muitas outras artes plásticas, tem que coadunar-se com a mesmas, é como aquele comentário "Nossa você não tem cara de se chamar José, tem cara de ..." creio qua alguém já passou por isto ou ouviu estas pérolas.

Abraços

Ricardo
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)