Autor Tópico: Fotos sem "assunto"  (Lida 6441 vezes)

Ivan de Almeida

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Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2009, 16:08:25
Toda foto tem um assunto.

O que a faz parecer sem assunto é a inabilidade do fotógrafo ao dispôr os elementos de maneira que conte uma história ou a inabilidade de quem observa a foto de entender a mensagem que nela está contida.


Toda foto tem assunto.

Contudo, nem sempre o fotógrafo hierarquiza convenientemente os elementos da cena para permitir ao observador identificar o assunto da foto.

O problema do assunto é quando o fotógrafo não tem plena consciência do quê está fotografando nem do porquê de estar fotografando aquilo. Quando isso acontece ele tem o assunto mais ou menos inconsciente, sabe que algo o atraiu mas não sabe o queê. E aí geralmente erra na hieraquização dos elementos da foto.


Guilherme Martins

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Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2009, 16:27:06
Ok,
mas só para deixar claro, "sem assunto" no meu ponto de vista é sem tema e não foto sem titulo, o titulo realmente não tem muita importancia.
Digo isso porque muitas vezes a gente tira foto mas não pensa em tema nenhum, apenas tenta retratar o momento vivido.Então realmente acho que tudo que é retratado tem um assunto, agora se a: composição, o foco, a profundidade ou a luz não saiu muito bem na foto ai já é outra coisa.


Ivan de Almeida

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Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2009, 19:00:35
apenas tenta retratar o momento vivido.

Apenas?


Guilherme Martins

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Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2009, 19:25:57


Norberto

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Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2009, 19:27:12
Assim, sim. Já ia perguntar se essa não seria realmente a intenção.  :)


LuizNdo

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Resposta #35 Online: 12 de Janeiro de 2009, 00:52:03
apenas tenta retratar o momento vivido.

Apenas?
Ok, retiro o "apenas" :)

O Ivan ilustrou bem ao dizer:
"Quando isso acontece ele tem o assunto mais ou menos inconsciente, sabe que algo o atraiu mas não sabe o que ê."

Pessoal, temos que assumir que algumas vezes o fotógrafo simplesmente é "infeliz no clique" e nem ele consegue ver na foto o que ele queria fotografar. Isso acontece também. E é a noção estética e técnica que vai permití-lo mostrar o assunto que o fez agradar da cena.
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Mario Paiva

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Resposta #36 Online: 12 de Janeiro de 2009, 20:57:13
Pessoal, sou novo no site e no Orkut, mas velho na fotografia.

A fotografia é um meio poderosíssimo de comunicação, sendo facilmente reproduzido sem perda de qualidade e inteligível por qualquer pessoa em todo o mundo sem a ajuda de um intérprete.

Quando necessita muita explicação estará perdendo as suas qualidades intrínsecas.


Guilherme Martins

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Resposta #37 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:04:14
Olá Paiva,
Bem vindo ao forum!


Braga.SP

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Resposta #38 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:11:11

A fotografia é um meio poderosíssimo de comunicação, sendo facilmente reproduzido sem perda de qualidade e inteligível por qualquer pessoa em todo o mundo sem a ajuda de um intérprete.


 :clap: :clap:

Bem observado! A sua linguagem é universal. E o fotógrafo que já chegou nesse nível é alguém que enxerga além da curva. E tem muita gente assim aqui entre nós. São pessoas discretas nas atitudes, mas de talento exuberante em seus trabalhos. Basta dedicarmos mais atenção para "enxergarmos" quem são essas pessoas.
-22.352971,-48.775582


Ivan de Almeida

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Resposta #39 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:15:11
Citar
Quando necessita muita explicação estará perdendo as suas qualidades intrínsecas.

Não existe linguagem universal. O que os fotógrafos crêem ser linguagem universal é meramente a linguagem apoiada nos códigos comuns, ou seja, repetição. E é exatamente desses códigos que devemos desconfiar.

Qualquer obra tem um suporte teórico. Só não precisa de suporte teórico a obra que for meramente reiteração dos valores formais de uma determinada sociedade.


Mario Paiva

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Resposta #40 Online: 12 de Janeiro de 2009, 22:23:59
Não existe linguagem universal.[/quote]

Concordo. Diferenças culturais fazem o "belo" para uns serem até ofensivos para outros, mas, com a globalização, a fotografia e o meio de comunicação que mais se aproxima da linguagem universal,


Ricardo Lou

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Resposta #41 Online: 12 de Janeiro de 2009, 23:44:16

Não existe linguagem universal. O que os fotógrafos crêem ser linguagem universal é meramente a linguagem apoiada nos códigos comuns, ou seja, repetição. E é exatamente desses códigos que devemos desconfiar.

Qualquer obra tem um suporte teórico. Só não precisa de suporte teórico a obra que for meramente reiteração dos valores formais de uma determinada sociedade.

Ivan, me permita discordar de você, não concordo que uma obra de arte não tenha uma linguagem universal, e que o apóio em códigos comuns são a base de toda a arte existente, vejo a fotografia como uma obra de arte, nela se você não se apóia em certos códigos, que para mim são ensinamentos, você não consegue entender aquela foto, claro que há fotos que flame por si só, mas vou te dar um exemplo, todos aqui devem ter visto aquela foto de uma criança africana  num campo e um urubu a sua espera, mostrei, na época a algumas pessoas e estas não viram nada demais naquela cena, outros se chocaram. Conclusão, as que a ela ficaram indiferentes, não podemos dizer que são desumanos, mas sim que não tem conhecimento, baseado nos códigos, para entender aquela cena; quando você explica a foto, algumas acabaram chorando.

Então existe sim, uma linguagem universal na fotografia, mas também há analfabetos desta linguagem.

Apenas meu ponto de vista.

Abraços

Ricardo
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Heber_Dm

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Resposta #42 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:09:18
Acho que o assunto (ou mensagem) está sempre em qualquer foto, basta olhá-la para tentar interpretarmos, mesmo que seja um borrão. Se gostamos ou não, é assunto para outro âmbito.

Pode ser que, quando não conseguimos interpretar, pensamos que a foto não tem assunto. Como no caso da foto da escova de dentes. O assunto é esse mesmo, simples. A gente é que, às vezes, pensa que tudo tem que ser complexo...
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"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Fredo

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Resposta #43 Online: 13 de Janeiro de 2009, 22:57:59
Citar
Quando necessita muita explicação estará perdendo as suas qualidades intrínsecas.

Não existe linguagem universal. O que os fotógrafos crêem ser linguagem universal é meramente a linguagem apoiada nos códigos comuns, ou seja, repetição. E é exatamente desses códigos que devemos desconfiar.

Qualquer obra tem um suporte teórico. Só não precisa de suporte teórico a obra que for meramente reiteração dos valores formais de uma determinada sociedade.

Acho que são discussões diferentes. Ter "suporte teórico" não significa necessitar do discurso conceitual para comunicar. Ao contrário, quanto mais discurso ou "explicação" requerer, menos valor estético deverá ter, seguramente. A assim chamada "arte conceitual", coisa em que não acredito, pra mim é uma contradição entre termos, é o melhor exemplo disso. Portanto, sem discordar de que "qualquer obra tem suporte teórico", concordo que (a obra de arte) "quando necessita muita explicação estará perdendo as suas qualidades intrínsecas". A arte passa longe da verborragia.