Autor Tópico: Para o Leo (e os outros colegas): Filtro FLB na digital  (Lida 7432 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 09 de Janeiro de 2009, 11:16:17
Leo;

Há algum tempo conversamos sobre o efeito de alguns filtros na digital, você apresentando a idéia de usar o 80B quando sob luz incandescente para equilibrar a captura, idéia muitíssimo sensata, e eu lhe dizendo que seria interessante, diante da diferença de número de pixels por cor, buscar outras formas de equilibrar (ou desequilibrar) a imagem.

Na época, cheguei à conclusão que o filtro FLB seria o indicado, visto ser desenhado para diminuir o tom de verde da iluminação fluorescente, mas sem eliminá-lo.

Pois bem, comprei um Tiffen FLB e estou começando a experimentar na digital. Seu uso diminui a importância relativa do canal verde no demosaico, devido à maior sensibilização dos demais. Os resultados parecem interessantes, conduzindo a uma maior saturação geral da foto. Depois farei testes compartivos e postarei aqui...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:42:01
Ivan eu já tinha feito testes semelhantes. Na luz fluorescente o ganho é significativo. :) Mas o maior ganho que tive foi com o 80B na luz incandescente mesmo. Nas câmeras que uso o canal Azul é super sensível à subexposição, quando expomos em luz incandescente o ruído aumenta muito em decorrência da subexposição do mesmo.
MAs legal que você esteja usando tais filtros, conheço poucas pessoas que tenham levado a sério esta questão que levantei, mas os poucos que levaram estão ficando plenamente satisfeitos com os resultados. ;)
Boa sorte e compartilhe os testes depois.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:35:35
O uso de filtros coloridos para equilibrar ou desequilibrar a latitude dos canais já é coisa que vem de algum tempo, por exemplo o uso de filtro verde que melhora a recuperação, embora fique dificílimo reequilibrar as cores. Já usei verde, laranja e vermelho, com resultados interessantes. O Vermelho quase elimina as outras cores, o laranja quase anula o verde e o verde melhora a latitude.

Naquele ocasião da conversa, Leo, não foi bem você quem propos tal encaminhamento. O que você apontou, com sabedoria, foi a sua alternativa de usar o 80B para incandescente, o que bem exemplificava a tese, aliás. Mas lembre-se que na ocasião minha tese era ligeiramente distinta da sua, qual seja, que haveria um equilíbrio entre os canais melhor se diminuissemos o verde (visto o azul e o vermelho apresentarem mais ruído, o azul principalmente). A sua tese é que a captura já era equilibrada sob luz do dia, a minha é que mesmo sendo equilibrada poderia haver outro tipo de ganho se a desequilibrássemos diminuindo o verde.

Não estou falando de iluminação fluorescente. Na iluminação fluorescente é claro que o FLD ajudará. O que estou testando é sob luz do dia ou próxima, reequilibrando depois as cores com WB customizado.

O que estou fazendo agora é testar esta minha tese, e acho que o FLD é o mais aprovimado do malva, que seria a cor complementar ao verde no sistema aditivo.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:56:57
Ivan,

Tentei achar o tópico que vcs discutiram e não achei. Coloca o link aqui pra melhor ilustrar....

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2009, 16:56:20
Leando, eu não sei o link, teria de procurar tamb´-em. Não sei se o Leo sabe o link.

No caso foi uma concordância geral sobre o uso dos filtros para balancear a saturação dos canis e uma discordãncia localizada sobre a possibilidade do equilíbrio do sensor ser o melhor possível (tese do Leo) e a minha ser que um pouco menos de verde seria bom, coisa que vou testar agora com o filtro.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2009, 17:10:04
Interessante a questão. Do pouco que sei, compreendo que os sensores apresentam mais pixels verdes. Então parece razoável supor que diminuindo o verde, obtem-se um equilíbrio em relação aos outros canais.

Atualmente venho tentando balancear o canal vermelho/magenta nas minhas fotos por achar o Raw da Canon puxado pra esse lado. Quem sabe o uso de um filtro não seja interessante também nessa questão direto na captura?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2009, 17:44:55
Luiz a questão é que um dos canais verdes é na verdade um pixel de controle de luminância e não para compor o verde, por isso que existem mais verdes do que os outros canais.

Ivan eu havia feito esta proposta bem antes daquela nossa discussão. Quando eu fiz umas postagens de umas experiências minhas com filtros coloridos (acho que foi no meio de 2007) eu já havia proposto este uso dos filtros, não me lembro quando foi o outro post, mas já foi bem mais recente, achei até que você tinha lido aquelas questões quando postou suas opiniões a respeito.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 17:54:08 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:06:52
Ivan achei aqui o meu post original: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=16405.0
E o seu: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21154.0 De fato o seu foi colocado cerca de 6 meses depois, por isso achei que você tinha se baseado naquela minha mensagem, onde comentei sobre o tema, mas se você também chegou nisso por conta própria é interessante rs.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 18:11:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:22:12
Atualmente venho tentando balancear o canal vermelho/magenta nas minhas fotos por achar o Raw da Canon puxado pra esse lado. Quem sabe o uso de um filtro não seja interessante também nessa questão direto na captura?

Ajusta o profile...
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28565.msg271975#msg271975


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:56:26
Ivan achei aqui o meu post original: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=16405.0
E o seu: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21154.0 De fato o seu foi colocado cerca de 6 meses depois, por isso achei que você tinha se baseado naquela minha mensagem, onde comentei sobre o tema, mas se você também chegou nisso por conta própria é interessante rs.

Leo;

Não é bem a mesma coisa. Basta ler os dois tópicos que se observa terem sentidos distintos.

Experiências com filtros de PB na digital, eu já tinha feito em 2004 com a s5000. Tenho uma série de fotos no jardim do Museu da República feitos com filtro vermelho, que tem exatamente a capacidade de quase cancelar os demais canais.

Mas neste tópico meu que você localizou -aliás, agradeço, porque eu não saberia localizá-lo- a tese é um pouquinho diferente e se refere ao uso de filtro para mudar o balanço da sensibilização dos canais visando produzir fotos em cores normais. E, durante o dito tópico, vim insistindo na tese da diminuição da sensibilização do canal verde, como agora estou testando com filtro FLD.

O filtro FLD é originalmente projetado para fotos com luz fluorescente não corrigida para luz do dia. Ele atua exatamente reduzindo o verde que passa para a lente, e por isso eu o escolhi para testar minha tese, qual seja, que há formas de equilibrar os canais distita daquela escolhida de fábrica e que podem resultar em alguns benefícios, mormente benefícios relativos à melhor qualidade dos canais vermelho e azul.

Aliás, a leitura do tópico mostra que você era contrário a esta tese, supondo que o equilíbrio de fábrica era já o melhor possível e que a filtragem das micro lentes era a melhor possível para dada tecnologia.

O uso do pixel verde, esse depende do conversor de RAW. Há uma certa variedade de abordagens nas conversões.

Não tinha lido aquele seu tópico, e mesmo agora ao lê-lo não consigo encontrar nela essas idéias que agora testo. Pode ser que você as tivesse na cabeça na época, mas no papel, digo, na tela não estão. Já no tópico que iniciei, neste sim você fala de equilibrar com o filtro 80 quando estamos sob luz incandescente.

De toda forma, o que vale é o que se observar nas conversões de RAW a partir do uso do filtro FLD.

Abraços,
Ivan


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:11:39
Eu precisava de um desses para fotografar com filme à noite... hoje em dia todo mundo usa fluorescente em casa :/
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:17:06
Eu precisava de um desses para fotografar com filme à noite... hoje em dia todo mundo usa fluorescente em casa :/

Paguei 8 dólares em um Tiffen novinho no eBay. Estoque antigo, com a caixa de papel bem velhinha mas o estojo interno e o filme novíssimos, sem uso.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:18:38
Ajusta o profile...
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28565.msg271975#msg271975

Pictus, eu fotografo em RAW mas uso o Bibble Pro. Vou dar uma olhada na questão de profile
Ainda não consegui acostumar/gostar da interface do LightRoom.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:50:23
Eu precisava de um desses para fotografar com filme à noite... hoje em dia todo mundo usa fluorescente em casa :/

Paguei 8 dólares em um Tiffen novinho no eBay. Estoque antigo, com a caixa de papel bem velhinha mas o estojo interno e o filme novíssimos, sem uso.

Valeu a dica, Ivan... vou dar uma vasculhada no Ebay.

Abraço
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2009, 20:13:33
Pior é lá na serra (na minha casa) cuja florescente é aquela que não atrai mosquito... Nunca vi uma luz tão amarela/esverdeada... impossível encontrar WB para ela.