Ivan achei aqui o meu post original: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=16405.0
E o seu: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21154.0 De fato o seu foi colocado cerca de 6 meses depois, por isso achei que você tinha se baseado naquela minha mensagem, onde comentei sobre o tema, mas se você também chegou nisso por conta própria é interessante rs.
Leo;
Não é bem a mesma coisa. Basta ler os dois tópicos que se observa terem sentidos distintos.
Experiências com filtros de PB na digital, eu já tinha feito em 2004 com a s5000. Tenho uma série de fotos no jardim do Museu da República feitos com filtro vermelho, que tem exatamente a capacidade de quase cancelar os demais canais.
Mas neste tópico meu que você localizou -aliás, agradeço, porque eu não saberia localizá-lo- a tese é um pouquinho diferente e se refere ao uso de filtro para mudar o balanço da sensibilização dos canais visando produzir fotos em cores normais. E, durante o dito tópico, vim insistindo na tese da diminuição da sensibilização do canal verde, como agora estou testando com filtro FLD.
O filtro FLD é originalmente projetado para fotos com luz fluorescente não corrigida para luz do dia. Ele atua exatamente reduzindo o verde que passa para a lente, e por isso eu o escolhi para testar minha tese, qual seja, que há formas de equilibrar os canais distita daquela escolhida de fábrica e que podem resultar em alguns benefícios, mormente benefícios relativos à melhor qualidade dos canais vermelho e azul.
Aliás, a leitura do tópico mostra que você era contrário a esta tese, supondo que o equilíbrio de fábrica era já o melhor possível e que a filtragem das micro lentes era a melhor possível para dada tecnologia.
O uso do pixel verde, esse depende do conversor de RAW. Há uma certa variedade de abordagens nas conversões.
Não tinha lido aquele seu tópico, e mesmo agora ao lê-lo não consigo encontrar nela essas idéias que agora testo. Pode ser que você as tivesse na cabeça na época, mas no papel, digo, na tela não estão. Já no tópico que iniciei, neste sim você fala de equilibrar com o filtro 80 quando estamos sob luz incandescente.
De toda forma, o que vale é o que se observar nas conversões de RAW a partir do uso do filtro FLD.
Abraços,
Ivan