Autor Tópico: Para o Leo (e os outros colegas): Filtro FLB na digital  (Lida 7432 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 09 de Janeiro de 2009, 11:16:17
Leo;

Há algum tempo conversamos sobre o efeito de alguns filtros na digital, você apresentando a idéia de usar o 80B quando sob luz incandescente para equilibrar a captura, idéia muitíssimo sensata, e eu lhe dizendo que seria interessante, diante da diferença de número de pixels por cor, buscar outras formas de equilibrar (ou desequilibrar) a imagem.

Na época, cheguei à conclusão que o filtro FLB seria o indicado, visto ser desenhado para diminuir o tom de verde da iluminação fluorescente, mas sem eliminá-lo.

Pois bem, comprei um Tiffen FLB e estou começando a experimentar na digital. Seu uso diminui a importância relativa do canal verde no demosaico, devido à maior sensibilização dos demais. Os resultados parecem interessantes, conduzindo a uma maior saturação geral da foto. Depois farei testes compartivos e postarei aqui...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:42:01
Ivan eu já tinha feito testes semelhantes. Na luz fluorescente o ganho é significativo. :) Mas o maior ganho que tive foi com o 80B na luz incandescente mesmo. Nas câmeras que uso o canal Azul é super sensível à subexposição, quando expomos em luz incandescente o ruído aumenta muito em decorrência da subexposição do mesmo.
MAs legal que você esteja usando tais filtros, conheço poucas pessoas que tenham levado a sério esta questão que levantei, mas os poucos que levaram estão ficando plenamente satisfeitos com os resultados. ;)
Boa sorte e compartilhe os testes depois.
Leo Terra