Autor Tópico: Para refletir...  (Lida 1558 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Online: 22 de Agosto de 2005, 13:08:22
"Beginners think about cameras,
amateurs think about lenses,
experts think about pictures."

[]s,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2005, 13:13:00
Em parte verdadeira, mas em parte meio "frase feita" já que é inviável chegar a melhores resultados quando o equipamento limita o fotógrafo, então é inevitável que um bom fotógrafo além de fotos pense tbm em câmeras e lentes, é o que eu acho.

Abraços.
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2005, 13:15:12
Citar
"Beginners think about cameras,
amateurs think about lenses,
experts think about pictures."

[]s,

 -- thiago
Good!

hhehehe

Eu só acrescentaria:
"Beginners think about cameras,
amateurs think about lenses,
experts think about pictures.....

........ the artist thinks about the lens, the photo/pictures and think how about his eye will be in the act"

((and sometimes interact with the things and talk with the people))

Abraços,

Renato

obs: desculpe o terrível ingles que possuo... heheheh
mas a idéia eu acho que dá para absorver
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2005, 13:25:56
Citar
Em parte verdadeira, mas em parte meio "frase feita" já que é inviável chegar a melhores resultados quando o equipamento limita o fotógrafo, então é inevitável que um bom fotógrafo além de fotos pense tbm em câmeras e lentes, é o que eu acho.

Abraços.
Pois é, Guss.

Na verdade, eu dei um Ctrl-V dessa frase aqui porque me identifiquei demais. Essa frase atenta para algo que eu faço muito, que é esquecer que câmeras e lentes e equipamento em geral são apenas MEIOS para atingir um FIM maior, que justamente são as fotos.

Às vezes nós ficamos exageradamente empolgados com coisas como teles super rápidas, backs digitais de 30.000 dólares, mas esquecemos das fotos. Eu tenho de dizer pra mim mesmo de tempos em tempos: "Thiago, e daí que esse back tem 39MP? Você está fazendo fotos boas ultimamente? CADÊ AS FOTOS?" E aí eu saio pra fotografar.

Simples assim.

Abraços,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2005, 13:34:21
Citar
Citar
"Beginners think about cameras,
amateurs think about lenses,
experts think about pictures."

[]s,

 -- thiago
Good!

hhehehe

Eu só acrescentaria:
"Beginners think about cameras,
amateurs think about lenses,
experts think about pictures.....

........ the artist thinks about the lens, the photo/pictures and think how about his eye will be in the act"

((and sometimes interact with the things and talk with the people))

Abraços,

Renato

obs: desculpe o terrível ingles que possuo... heheheh
mas a idéia eu acho que dá para absorver
Renato,

é isso aí mesmo. O artista, o grande fotógrafo, pensa em tudo. Ele sabe qual equipamento dá o resultado desejado e qual não dá, e o usa corretamente, e entende que o equipamento é apenas uma ferramenta para que ele possa construir sua obra de arte. Mais ainda, sabe que arte é uma coisa particular demais, sabe que em arte nada é absoluto, sabe quebrar regras não a esmo, por experimentação descontrolada, mas sim para expressar a sua individualidade. Sabe interagir com modelos, aproveitar a luz, está ciente de todos os elementos e a maneira como eles se encaixam para formar um 'panorama geral' que é exatamente aquilo que ele deseja.

Por isso postei a frase aqui, pra gente não se esquecer (assim como eu me esqueço) de qual deve ser o caminho...  :laughing:

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2005, 14:23:29
A frase é totalmente perfinente, eu ressalto é que ela tbm pode ser antagônica, mas sem dúvida ela é pertinente.

Me pergunto a mesma coisa sempre, ainda hj o Fernando comentou qd  eu partiria para uma DSLR (e vários usuários aqui se fazem a mesma pergunta).

Embora eu ache que me abriria mais possibilidades eu tbm vejo que seriam R$4000 (no mínimo) para ficar muitas vezes guardados, a qualidade que me ofereceria não seria maior que 10 a 20% sobre minha câmera atual (talvez bem mais se eu começasse a imprimir grandes trabalhos, mas hj minhas impressões são pequenas).

Consumo e desejo faz parte desse mundinho que vivemos, acho que falta é fotografar mais muitas vezes, como você bem coloca.

[]'s.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 14:24:56 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2005, 14:28:09
Gustavo:

Você conhece minha opinião. Muito mais diferença obteria com uma cãmera de filme com boa lente.

Eu lhe mostrei uma imagem, não foi? Pois bem, com filme faço ela duas vezes maior em área e bem melhor em definição.

Além disso, custa pouquíssimo uma câmera de filme.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2005, 14:34:03
Misturando assuntos:

Ivan, eu vejo duas coisas, tenho desejo por uma câmera de filme, qd encontrar uma que concilie tamanho reduzido, e boa qualidade óptica irei comprar, gostei das Canonet, mesmo da Ricoh que me arrependo não ter fechado, estava impecável aquela, mas sem pressa eu acho, vou ter que ser paciente pq gosto de coisas impecáveis mesmo, sem arranhões, esteticamente tem que estar legal tbm (não sei se eu compraria uma câmera de filme sem autofocus tbm, só para brincar talvez).

Mas o outro ponto é que eu gosto de foto digital, muito mais que de filme, prova disso é que quase não fotografava com filme e mudou completamente com o advento da digital, tanto que brinco que se a tecnologia digital tivesse surgido 10 anos antes eu não estaria pensando hoje em nada jurídico e sim fazendo foto documental ou de moda. Então eu acabo não esquentando muito com câmeras de filme, mesmo talvez elas fornecendo melhor resultado ainda, eu gosto mesmo é de digital.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2005, 14:35:05 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2005, 14:57:52
Guss / Ivan...

Sobre a fotografia analogica/digital, eu tenho pensado muito na questão da impressão... Eu não consigo compreender alguém que tenha camera digital e nunca revele NENHUMA foto. Eu acredito que fotografias não foram idealizadas para ficar no computador e sim para ficar no papel. Com isso, eu acredito que o maior problema do digital seja esse vicio frenético de não imprimir as imagens...

Meus amigos detestam fotos no computador, pq eu nunca posso mostrar para eles, a não ser na frente do computador... Com isso, tenho pensando seriamente na possibilidade de revelar pelo menos 2 a 3 imagens de cada seção fotográfica que saio para fazer (sejam em saídas com os foristas, sejam em passeios com a família).

Acredito que isso vai nos tornar mais criteriosos, e menos desenvolvedores de imagens digitais e mais fotógrafos, como o proprio sentido da palavra diz!

Guss, sobre digital ou analógica, é tudo questão de evolução... Eu não conseguiria desistir das minhas SLRs para voltar às compactas ou prossumers.... Acredito que vale a evolução. Até talvez uma Canon simples de filme (que talvez vc encontre por 300,00) e uma boa lente que vai permitir ser aproveitada no futuro....

Agora, a evolução é inevitável....

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2005, 15:08:11
Estou meio fugindo ao tópico, mas não sei se é evolução em todos os sentidos, Fernando. Já fiz algumas fotos com a FZ em situações que amigos ao lado estavam com uma D100 ou Rebel, até um certo parâmetro de impressão minhas fotos ficaram melhores, ou seja, o que eu acabo vendo de uma reflex, que quando a troca não é por necessidade (caso de quem trabalha, construção melhor, mais rápida, etc) acaba sendo uma coisa um pouco de consumo, e isso eu tento evitar. Talvez eu esteja errado, mas eu não sei qt minhas fotos evoluiriam se ao invés da minha FZ usasse uma D50, acho que no fundo eu é que preciso evoluir mais, quando eu sentir que o equipamento é que me trava, talvez seja a hora certa.
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2005, 15:33:12
O interessante é que a 300D qdo troquei a S5000 não evoluiram imediatamente... Na realidade, elas evoluiram mto pouco... O que mudou, na realidade, foi que eu passei a compreender melhor os controles da camera.... Na realidade as SLR não fazem a foto pela pessoa.... Não adianta.... A coisa das compactas/prossumers é que elas fazem a maior parte do trabalho para o fotografo. A não ser que se conheça os conceitos (no caso do Ivan, que já vem de uma época que sem conceito não se fotografava), vai ser bem mais dificil conseguir o que se conseguia com uma compacta/UZ/Prossumer.

Eu confesso que sofri um pouco, mas era a MINHA evolução que eu também estava atras.... Hoje eu vejo fotos que eu fiz, excelentes, com a S5000 que eu me pergunto: Como foi que eu fiz essa foto sem saber nada de abertura/velocidade/ISO.... Aí me vem a resposta: Não fui eu, foi a camera!

Por isso, eu acredito que a evolução é um desafio bom para quem deseja se envolver mais profundamente com a fotografia!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!