Autor Tópico: Transição SZ x DSLR  (Lida 11872 vezes)

asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2009, 10:59:07
Leo Terra,

Temos opiniões diferentes, respeito a sua e não vou continuar a discussão pois estaria levando o tópico para outro caminho. Volto a opinião pura e simples: Nikon, Canon, Pentax ou Sony ele ficará muito satisfeito com qualquer uma delas.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 11:06:32 por asnt »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2009, 13:56:15
Hoje o custo de troca do sistema muitas vezes não vale o ganho que você tem ao trocar. Mas para quem está começando ai sim pode pensar em entrar no sistema que oferece mais. Mesmo porque o preço dos equipamentos é praticamente o mesmo. Eu penso que mesmo que a inferior te atenda, se você pode levar mais por praticamente o mesmo preço, então faz sentido comprar o que te oferece mais não é?

Concordo :ok:
Muita gente entra na fotografia por hobby e depois começa a levar mais a sério. É nesse ponto que isso fará a diferença. ;)


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2009, 15:24:18
A questão é que você sempre poderá ter mais. O corpo de uma DSLR de entrada não fará diferença quando alguém quiser buscar algo mais em fotografia, terá que trocar de qualquer maneira. Canon ou Nikon, qualquer corpo que escolher atenderá muito bem e futuramente quando quiser "mais", poderá manter as lentes que tem e trocar por um com recursos mais avançados. Fora que a facilidade de venda e aluguel de equipamentes para qualquer uma dessas marcas é enorme, e quem entrar nelas poderá trocar de "mundo" facilmente.

Por isso já falei e repito, escolha a marca que te oferecer atributos mais atraentes, aprenda a tirar fotos e depois pense em gastar mais $$ para comprar um corpo melhor ou lentes melhores. É muito fácil começar a pesquisar sobre fotografia e ficar espantado com as inúmeras opções que existem... Steady Shot, VR, IS, megapixels, AF-S, AF, L, etc... E ler e escutar um monte de gente falando que você tem que comprar isso porque é maravilhoso, comprar o flahs tal, o tripé tal... Mas, fica sempre a pergunta.. A pessoa sabe fotografar? Sabe o que é exposição? Sabe focar? Para que um foco mais rápido se você não sabe usar?

Este é o meu ponto, acho válido sim todos os atributos expostos em cada uma camera, mas muitos deles são válidos para quem sabe tirar fotos. Para quem está começando e vindo de uma compacta, dependendo da experiência da pessoa, qualquer dessas câmeras vai atender MUITO mais do que ele precisa. Depois, quando sentir falta de algo, tudo bem... compra outro corpo, compra um flash, compra uma lente nova...

Não vejo diferença entre comprar uma A200, uma D60, uma K200D ou uma XSI. Compre uma delas e seja feliz no mundo das DSLRs. Depois escolha uma marca que te oferecer o melhor para você e siga com ela.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 15:26:39 por asnt »


mvbeber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2009, 17:41:34
Pessoal,

Parabéns pelo tópico, vocês estão abordando critérios claros, ajudam a pensar.
Estou pensando, já faz algum tempo, em entrar no mundo DSLR digital mas por questões $$$ considerei a opção de uma SZ, no andar da carruagem não investi em nada, pensei seriamente na K10D Pentax porque já tenho equipamento Pentax manual, e considerei o SZ pela facilidade de já vir pronto - com lente e tudo - mas qual?
Pessoalmente gosto muito de fotgrafar no manual - minha formação é com Zenith 12XP, Zenith 122, Praktica MTL3 e finalmente uma Pentax K1000, não preciso dizer que me sinto em casa no modo manual, além do peso e pegada de uma grandona... Minha digital não conta, é uma quebra galho da HP, mas acho que agora vou para um conjunto equilibrado.

Por motivos profissinais, Sou arqueólogo, gosto de equipamentos robustos especialmente que sejam resistentes a poeira, vibração, coisa como K1000, Nikon F2. Não preciso de equipamentos ultra-rapidos, meus assuntos normalmente estão me esperando faz bastante tempo, mais um ou dois segundos não faz diferença (desculpem pela brincadeira). Por isso considerei a K10D pelo corpo selado. Agora, lendo mais um pouco, minha escolha está mudando, como não estou com pressa, vou continuar olhando.

Grande abraço.


________________________________

Marcus Vinícius
São Leopoldo/RS/Brasil.

Pentax K1000, Vivitar 28mm, Guest 28x70, Teleconverter Vivitar 2x, Sunpak G4500 e uma penca de filtros.
HP Photosmart 435


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2009, 17:55:52
Pessoal,

Parabéns pelo tópico, vocês estão abordando critérios claros, ajudam a pensar.
Estou pensando, já faz algum tempo, em entrar no mundo DSLR digital mas por questões $$$ considerei a opção de uma SZ, no andar da carruagem não investi em nada, pensei seriamente na K10D Pentax porque já tenho equipamento Pentax manual, e considerei o SZ pela facilidade de já vir pronto - com lente e tudo - mas qual?
Pessoalmente gosto muito de fotgrafar no manual - minha formação é com Zenith 12XP, Zenith 122, Praktica MTL3 e finalmente uma Pentax K1000, não preciso dizer que me sinto em casa no modo manual, além do peso e pegada de uma grandona... Minha digital não conta, é uma quebra galho da HP, mas acho que agora vou para um conjunto equilibrado.

Por motivos profissinais, Sou arqueólogo, gosto de equipamentos robustos especialmente que sejam resistentes a poeira, vibração, coisa como K1000, Nikon F2. Não preciso de equipamentos ultra-rapidos, meus assuntos normalmente estão me esperando faz bastante tempo, mais um ou dois segundos não faz diferença (desculpem pela brincadeira). Por isso considerei a K10D pelo corpo selado. Agora, lendo mais um pouco, minha escolha está mudando, como não estou com pressa, vou continuar olhando.

Grande abraço.

Marcus, no seu caso eu pegaria a K10D sem pensar duas vezes  :ok:
Quando eu disse dos problemas, são relacionados a fotografia profissional, onde o foco tem que ser bem rápido porque o assunto está em movimento ou as pessoas perdem a paciência rs
No seu caso, que precisa de um corpo mais robusto e sem ser muito caro, a K10D para mim é a câmera ideal.

Não tem nem o que pensar: entre uma ultrazoom e uma reflex (seja qual for), a reflex te dá um resultado bemmm superior.

Dá uma pesquisada pela K10D que você terá mais informações, mas ela foi muito elogiada pelo custo x benefício  :ok:


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #35 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:19:17
Se vc já tem equipamento pentax e tem a chance de pegar uma k10D, vai fundo é uma ótima câmera, ainda mais no uso que vc pretende ter pelo que entendi.

E outra, até vc precisar comprar outro corpo a pentax já parou de dar tiro no pé e voltou a acertar.

eu tenho uma 300D e uma 10D a anos e ambas ainda me atendem, basta não entrar na loucura de trocar sempre de equipamento.

Aliás curiosidade onde se acha k10D? rs e em que preços?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


mvbeber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:50:17
Se vc já tem equipamento pentax e tem a chance de pegar uma k10D, vai fundo é uma ótima câmera, ainda mais no uso que vc pretende ter pelo que entendi.

E outra, até vc precisar comprar outro corpo a pentax já parou de dar tiro no pé e voltou a acertar.

eu tenho uma 300D e uma 10D a anos e ambas ainda me atendem, basta não entrar na loucura de trocar sempre de equipamento.

Aliás curiosidade onde se acha k10D? rs e em que preços?

Valeu Pessoal,

Olha Alex, encontrar a K10D não é muito fácil até porque foi substituída pela K20D pela própria Pentax. Não saberia te dizer onde encontrar.
Meu equipamento Analógico não conta muito em termos de aproveitamento de lentes, assim, necessariamente tenho que montar um set específico, claro, a vantagem de ter as duas em campo, usando as mesmas lentes é importante. Pessoalmente sou um pouco ortodoxo, gosto muito de fotografia digital, mas, como trabalho com escavações arqueológicas, onde a própria escavação destroi o registro e o que sobra é sómente a documentação, acho importante fotografar em diapositivos ainda, mas estou pensando puramente em questões de arquivo, documentação básica mesmo. No uso contidiano já estamos largamente o mundo digital pelo custo e pela vantagens óbvias que o sistema oferece.

No mais é isso.

Grande abraço Pessoal.

________________________________

Marcus Vinícius
São Leopoldo/RS/Brasil.

Pentax K1000, Vivitar 28mm, Guest 28x70, Teleconverter Vivitar 2x, Sunpak G4500 e uma penca de filtros.
HP Photosmart 435


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:51:12
Dependendo do preço da K10D pode ser uma boa opção, se tiver opções pelo mesmo preço ai você deve pensar, mas dependendo o preço as comparações ficam mesmo difícil, tem coisas pelas quais não vale a pena pagar as diferenças entre alguns equipamentos. Eu sempre mantenho o preço na balança para comparar.

Mvbeber no seu caso acho que vale a pena você dar uma pesquisada forte, porque se você precisa de detalhamento e resistência são poucas as opções disponíveis. Você vai precisar analisar sua verba disponível e partir para um investimento mais certeiro. Você precisa da câmera em ambientes escuros?
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 18:55:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mvbeber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2009, 19:37:08
Dependendo do preço da K10D pode ser uma boa opção, se tiver opções pelo mesmo preço ai você deve pensar, mas dependendo o preço as comparações ficam mesmo difícil, tem coisas pelas quais não vale a pena pagar as diferenças entre alguns equipamentos. Eu sempre mantenho o preço na balança para comparar.

Mvbeber no seu caso acho que vale a pena você dar uma pesquisada forte, porque se você precisa de detalhamento e resistência são poucas as opções disponíveis. Você vai precisar analisar sua verba disponível e partir para um investimento mais certeiro. Você precisa da câmera em ambientes escuros?

Olá Leo,

Encontrar hoje uma K10D, tenho a impressão que apenas usada, até porque a própria Pentax já a substituiu pela K20D, que seria então a opção. Na verdade abriu ainda a K200d pois incorporou nela (K200d) alguns recursos que estavam restritos na K10, transformando então a K200 uma opção interessante.
Não, não fotografo em ambientes escuros normalmente, mas tenho que lidar com contrastes, tipo, parte do motivo no sol e parte na sombra, o que obriga a usar flash, rebatedor e tal.
Falo em resistência porque, a muito tempo atrás, tinha uma Praktica MTL3, boa câmera, fotometro confiavel. Fomos escavar um sítio que pegavamos muito sol (o dia inteiro) mesmo protegendo a câmera, na sombra, ela abriu o bico, foi quando troquei pela K1000, mais robusta  e tão confiavel quanto, maquina que já me acomapanha a muito tempo e nunca deu problema.
Estava lendo os Review da Dpreview.com da K200d, acho que talvez seja uma opção interessante, até proque, via BHPhoto ela fica por U$ 908,00 com um cartão de 4GB. O que dá cerca de 2.000 reais.

Obrigado pela ajuda.
________________________________

Marcus Vinícius
São Leopoldo/RS/Brasil.

Pentax K1000, Vivitar 28mm, Guest 28x70, Teleconverter Vivitar 2x, Sunpak G4500 e uma penca de filtros.
HP Photosmart 435


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:55:14
Dependendo do preço da K10D pode ser uma boa opção, se tiver opções pelo mesmo preço ai você deve pensar, mas dependendo o preço as comparações ficam mesmo difícil, tem coisas pelas quais não vale a pena pagar as diferenças entre alguns equipamentos. Eu sempre mantenho o preço na balança para comparar.

Mvbeber no seu caso acho que vale a pena você dar uma pesquisada forte, porque se você precisa de detalhamento e resistência são poucas as opções disponíveis. Você vai precisar analisar sua verba disponível e partir para um investimento mais certeiro. Você precisa da câmera em ambientes escuros?

Olá Leo,

Encontrar hoje uma K10D, tenho a impressão que apenas usada, até porque a própria Pentax já a substituiu pela K20D, que seria então a opção. Na verdade abriu ainda a K200d pois incorporou nela (K200d) alguns recursos que estavam restritos na K10, transformando então a K200 uma opção interessante.
Não, não fotografo em ambientes escuros normalmente, mas tenho que lidar com contrastes, tipo, parte do motivo no sol e parte na sombra, o que obriga a usar flash, rebatedor e tal.
Falo em resistência porque, a muito tempo atrás, tinha uma Praktica MTL3, boa câmera, fotometro confiavel. Fomos escavar um sítio que pegavamos muito sol (o dia inteiro) mesmo protegendo a câmera, na sombra, ela abriu o bico, foi quando troquei pela K1000, mais robusta  e tão confiavel quanto, maquina que já me acomapanha a muito tempo e nunca deu problema.
Estava lendo os Review da Dpreview.com da K200d, acho que talvez seja uma opção interessante, até proque, via BHPhoto ela fica por U$ 908,00 com um cartão de 4GB. O que dá cerca de 2.000 reais.

Obrigado pela ajuda.

Olá, Marcus Vinicius.
Se a diferença de preço para a K200D não representar fator impeditivo, pode pegar uma K20D sem medo. De todos os quesitos dela citados como sendo os 'piores da categoria', só dê crédito ao que dizem do auto-foco, que é o mais lento dentre os atuais. Aliás, esse quesito só pode ser considerado se vc precisar de AF instantâneo, pois mesmo sendo o 'pior', ainda assim ele é rápido em boas situações luz. E não se iluda: AF instantâneo no escuro NENHUMA câmera faz. As melhores nesse quesito ainda penam para travar o foco (quando o fazem), com poucas diferenças entre elas. Só pra exemplificar, conheço um proprietário de uma A200 que vive se queixando do AF dela em situações de luz baixa.
Quanto à qualidade de imagem, quem critica a da K20D não explica que está falando da produzida pela regulagem 'default' da câmera, aquela que vem de fábrica, e não cita que com três movimentos vc pode mudar esses parâmetros para gerar uma imagem muito melhor. Eu fiz isso assim que peguei minha câmera, colocando ela no modo 'natural', que é o que gera um JPEG com um mínimo de interferência do processador. E, caso queira qualidade de imagem melhor ainda, uma das melhores entre as APS, fotografe em RAW.
E, quanto ao estabilizador de imagem, não compare o da K20D com o da A200, pois nesta deve ter acontecido algo excepcional quando o cara fez o teste, ele devia estar num dia estilo 'tripé ambulante'. Compare-o com o da A700, vc verá que, em situações normais, o da K20D é tão bom quanto.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 13 de Janeiro de 2009, 11:03:27
Heber leia atentamente, citei IQ em JPG e em RAW, que também é significativamente inferior devido a curva de latitude, que produz resultados ruins nos extremos. Quanto ao AF da A200 ele já foi discutido em outros tópicos, inclusive aqui neste, a única que realmente tem um desempenho melhorzinho a noite sem flash externo é a D60, por conta do assistente de AF, pois as demais usam o assistente stroboscópico, que não é lá grandes coisas, mesmo assim a A200 mais rápida e precisa a noite que a K20D, que usa o mesmo sistema (coisa que só ela e a Canon usam). A principal vantagem da K20D hoje é o preço, que finalmente caiu na real, a câmera hoje custa o que realmente vale, diferente do lançamento, onde ela achava que conseguiria disputar diretamente em preço com câmeras superiores, como 40D, D300, A700 e E-3. Se a PEntax a tivesse lançado sub US$ 1000,00 é bem provável que hoje ela tivesse mais do que os cerca de 1,5% de mercado que possui no japão (ela perdeu cerca de 65% do share dela este ano, tendo sido ultrapassada pela Oly, que a muito não era uma ameaça para a Pentax). Realmente espero que a Pentax venha resolver os muitos problemas de sistemas que estão tendo, conforme você disse em outro tópico que deveriam resolver, pois assim eu teria motivações adicionais para comprar uma câmera novamente (porque fui dono de uma K10D por 7 meses e de uma K20D por quase 4 meses) para aproveitar algumas lentes manuais que tenho aqui perdidas e ela finalmente poderia sair da condição complicada em que se encontra (pegue os balanços que você verá que ela fechou o ano muuuito no vermelho), tendo condições de pensar na produção do meu back 645, que é o que eu mais quero dela rs.

Quanto ao estabilizador não houve nada de anormal no teste, a diferença é esta mesmo e é bastante significativa em todas as categorias disputadas. Se você quer subir de categoria então vamos comparar K20D, A700 e Oly E-3 (é injusto deixar a Oly de fora, já que também usa o mesmo tipo de recurso e acredito que já que é para ir para essa categoria ninguém tem corpo melhor que a Oly).
http://www.dpreview.com/reviews/olympuse3/page17.asp
http://www.dpreview.com/reviews/sonydslra700/page15.asp
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk20d/page16.asp

Como está demonstrado (não sou só eu que estou dizendo) o da Pentax é o pior sistema de estabilização entre as 3, por mais que os donos gostem ainda não podem dizer que são melhores, são no máximo aceitáveis para as necessidades deles.

Agora se for partir para esta categoria quem precisa de corpo acaba tendo uma grande opção que é a E-3. A Oly E-3 é um tanque de guerra, à prova de água, com lentes excelentes a prova de água. Tudo muito bem construído. Possi um AF excelente (alguns dizem que tão rápido quanto os Canon, só que mais preciso, particularmente concordo com isso pelos testes que fiz), tem um ótimo tratamento de imagem e um excelente sistema de exposição. A desvantagem maior é o preço. Nesta categoria ela só perde para a D300 em preço. É um sistema um tando quanto salgado, mas para quem está na natureza e não tem condições de bancar uma câmera como uma 1D é disparada a melhor opção em termos de conjunto da obra, principalmente porque o corpo é fora de série nesta categoria (simplesmente ninguém chega nem perto na qualidade).
 
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 11:21:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 13 de Janeiro de 2009, 11:25:46
Bom dia gente. Já que estamos falando de migração de UZ, achei mais um teste comparativo das DSLR de entrada, no site da popphoto.com. O teste não apresenta resultados muito técnicos, apenas resumos, mas se alguém quiser olhar por curiosidade.. O resultado final foi:

IMAGE QUALITY
1 Canon EOS Rebel XSi 10 points
2 Nikon D60 8 points
3 Olympus E-520 (tie) 6 points
3 Pentax K200D (tie) 6 points
5 Sony Alpha 350 2 points

EASE OF USE
1 Sony Alpha 350 5 points
2 Canon EOS Rebel XSi 4 points
3 Pentax K200D 3 points
4 Olympus E-520 2 points
5 Nikon D60 1 point

CONTROL
1 Sony Alpha 350 5 points
2 Canon EOS Rebel XSi 4 points
3 Nikon D60 (tie) 3 points
3 Pentax K200D (tie) 3 points
5 Olympus E-520 1 point

SYSTEM FLEXIBILITY
1 Canon EOS Rebel XSi (tie) 5 points
1 Nikon D60 (tie) 5 points
3 Pentax K200D (tie) 3 points
3 Sony Alpha 350 (tie) 3 points
5 Olympus E-520 1 point

OVERALL

1 Canon EOS Rebel XSi 23 points
2 Nikon D60 17 points
3 Pentax K200D (tie) 15 points
3 Sony Alpha 350 (tie) 15 points
5 Olympus E-520 10 points

O teste completo está em http://www.popphoto.com/cameras/5429/dslr-shootout-five-top-cameras-compared.html

Abraços
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 11:26:23 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #42 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:24:42
Se o problema é proteger a câmera sera que não seria uma boa usar uma dessas aqui?

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=40159&mode=threaded

Não sei onde vende mas já vi propaganda dela na fotografe melhor e me pareceu ser uma opção legal. Pensei em comprar para fotografar na praia. Veja que não é uma caixa estanque, não é para mergulhar é para proteger de chuva e água, mas não confiaria para colocar em baixo d´água.

[ ]s

Formel


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #43 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:28:55
sinceramente, nessa faixa de preço que ela está na bh, a k20 vira opção interessante novamente, não como a K10, mas passa a custar mais perto do que vale sim....
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:04:45
Então Alex, essa sempre foi a postura da Pentax, ter preços muito baixos. Ela sempre teve câmeras extremamente baratas. Eu não sei o que deu nela nesses últimos lançamentos. Lançou câmeras mais limitadas em relação à concorrência do que as anteriores e com preços muito próximos, foi uma guinada estratégica meio sem pé nem cabeça. Do tipo, vamos oferecer menos por mais. De qualquer forma agora ela realmente está mais realista. Se bem que 50D e A700 também cairam significativamente de preço. Mas por uns US$ 700,00 já acho que a K20D briga bem, mesmo porque ai ela entra na briga com a A350 em termos de preço e neste caso eu acho que ela dá conta do recado, apesar de a A350 ter alguns elementos melhores ela tem outros que podem balancear e a IQ é equilibrada (uma vez que a IQ da A350 também não é lá essas coisas).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.