Autor Tópico: Transição SZ x DSLR  (Lida 11911 vezes)

romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #45 Online: 13 de Janeiro de 2009, 19:40:05
Olá,

Eu uso Nikon desde sempre e sou totalmente satisfeito com ela, mas tenho que admitir que a Nikon não tem uma boa camera de entrada, a D60 não é uma grande camera. Mas não estou dizendo que é ruim tb.
Acho que vc deve pensar tb no futuro, depois de comprar uma marca de camera, é complicado vender tudo e trocar pra outra. Então se vc simpatiza com um marca, pegue ela. No caso da Nikon as outras categorias superiores das DSLR são extremamente competitivas dentro das alternativas. Portanto se vc pensa em evoluir seu equipamento, comprar uma D60 agora não seria uma jogada ruim.
Espero ter ajudado,
Abs
Romulo Lubachesky


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 14 de Janeiro de 2009, 00:36:41
Pois é, Leo, concordamos em pelo menos um ponto: o AF da Pentax precisa ser mais rápido. Parece que vem aí modelos com esse quesito melhorado, caso seja confirmado, isso será muito bom para quem quiser comprar uma Pentax, assim não terá que ficar ouvindo sempre a mesma ladainha.

Mas fica a ressalva ao foco em baixas condições de luz, pois, pelo que já li, é ruim com qualquer câmera. Eu usei uma A200 várias vezes durante 3 dias, tempo mais que suficiente para eu poder fazer uma boa avaliação dela. Assim, pude verificar que, com luz fraca, ela fica praticamente igual à K20D. E tem mais: minha conclusão geral a respeito da A200 em relação à K20D é que ela possui DUAS vantagens: velocidade do AF (em situações normais) e marketing. No resto a K20D dá um banho.

Quanto ao estabilizador, aproveitando os link's que vc postou, veja as figuras abaixo, a da esquerda é o teste da A700, o da direita é da K20D:



Vc poderia me mostrar onde, exatamente, o estabilizador da A700 é melhor que o da K20D? O que vc escolheria: 90% de aproveitamento com 1/50 seg. ou 70% com 1/40? 60% com 1/25 ou 40% com 1/20? Ou ainda 40% com 1/13 ou 20% com 1/10 seg.?

De qualquer forma, eu não preciso confirmar a eficiência do estabilizador da K20 baseado em review’s, me baseio na minha experiência com ele.  Por isso sei que o ‘SR’ da K20 é eficiente, já até fiz uma foto de ½  seg. com ela na mão, e a nitidez ficou bastante aceitável. Já postei essa foto aqui no fórum, está lá naquele tópico de Carrancas.

Vale lembrar que nem todo dia se consegue os mesmos resultados. Quem usa estabilizador frequentemente já deve ter notado que tem dias que conseguimos resultados excelentes em velocidades baixíssimas, e em outros dias não. Mesmo assim, o melhor dos sistemas com estabilizador no corpo é que o temos à disposição com qualquer lente.

Quanto à qualidade de imagem, não chegaremos a um consenso até que vc publique seus resultados, assim como o fazem os sites de review’s. Na boa, Leo, eu penso há um bom tempo que vc, com seu conhecimento e com os meios que dispõe para fazer seus testes, deveria já ter criado um meio para ganhar muito dinheiro com isso, como ganham os sites que a gente visita, e que são os lugares onde buscamos as informações sobre equipamentos. Digo isso na maior inocência, ante a possibilidade de vc já ganhar com isso, pois seria um fato desconhecido por mim.

Até que vc faça isso, procedo como a maioria: busco as informações na internet. Considerando-se os sites tidos até por vc como “sérios”, não vi ainda nenhum que tivesse a mesma opinião que vc tem a respeito da IQ da K20D em RAW. Aliás, muito pelo contrário, o RAW dela é tido sempre como tão bom quanto qualquer outro, ou até superior. E vejo as críticas exatamente da forma como percebo no uso da minha câmera, ou seja, que o JPEG dela, com a “regulagem” de fábrica, não é bom. Mesmo assim, eles citam o que vc não menciona: que basta alterar as configurações para adequar a conversão ao gosto do freguês. Isso é fato, eu faço isso e fico satisfeito com o resultado. E, como já disse antes, se mesmo assim não fica bom, a culpa não é da câmera.

Então, Leo, por mais que vc diga que tudo dessa bendita marca de câmeras é uma porcaria, fica difícil lhe dar o “merecido” crédito. Eu faria isso de bom grado, não fosse a boa quantidade de informações contrárias que podemos colher por aí, na maior facilidade. Exatamente como pode ser verificado no post do Alexandre, no que se refere à K200D, tida por vc como a pior DSLR do mundo.

Em tempo: só não fica "bonito" é desmerecer um site após outro, à medida em que teimam em lhe desmentir.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #47 Online: 14 de Janeiro de 2009, 01:38:38
Heber, pelo preço da k20d na bh ela é provavelmente uma das melhores opções, tem suas limitações, mas está 750 dólares, nessa faixa, quem oferece algo melhor?

Acho que algo a ser visto é ser pior que as outras da categoria não é ruim, se esse pior não for muito pior e o preço for mais baixo.

por 250 dólares a menos eu não preciso do AF mais veloz, preciso de um funcional, não preciso do melhor corpo, mas um corpo funcional, o melhor jpge tb não é necessário, mas sim um jpge melhor que os das câmeras de geração anterior de outros fabricantes, valendo o mesmo pro raw

vai do uso que vc vai fazer da cam.

pode parecer maluco o que vou dizer, mas se alguém me falasse que ia começar a cobrir provas de rally ou algo do gênero, com riscos eu recomendaria a k20 por ser selada e barata.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Janeiro de 2009, 08:50:35
Pra mim o maior problema da Pentax está longe de ser o sistema....o problema é quase o mesmo da Olympus que é achar lentes e acessórios no Brasil como achamos da Canon ou Nikon e também o mercado de revenda.

Eu sou louco pra ter uma futura micro 4/3 da Olympus, mas provavelmente não terei por essa dificuldade.



Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:54:09
Heber, pelo preço da k20d na bh ela é provavelmente uma das melhores opções, tem suas limitações, mas está 750 dólares, nessa faixa, quem oferece algo melhor?

Acho que algo a ser visto é ser pior que as outras da categoria não é ruim, se esse pior não for muito pior e o preço for mais baixo.

por 250 dólares a menos eu não preciso do AF mais veloz, preciso de um funcional, não preciso do melhor corpo, mas um corpo funcional, o melhor jpge tb não é necessário, mas sim um jpge melhor que os das câmeras de geração anterior de outros fabricantes, valendo o mesmo pro raw

vai do uso que vc vai fazer da cam.

pode parecer maluco o que vou dizer, mas se alguém me falasse que ia começar a cobrir provas de rally ou algo do gênero, com riscos eu recomendaria a k20 por ser selada e barata.

Alex, eu preferia estar discutindo as vantagens e deficiências de cada sistema, ao invés de tentar provar que isso é possível incluindo-se câmeras de TODOS os fabricantes.

Falando do preço, tinha um bom tempo que não olhava o da K20 na B&H, por esse valor essa câmera está de graça. Eu paguei 1.099 dólares na minha, sem a lente, que comprei separada, juntamente com o flash (AF540), bateria extra, cartão, etc. Isso foi há 6 meses.

Quando estava ainda na fase de juntar grana, meu alvo era a K10, de tanto que já havia lido sobre suas qualidades não tinha dúvida de que seria uma boa compra. Principalmente por eu ser usuário da marca há muitos anos, e possuir várias lentes e acessórios. E de tanto que vi malharem a K20, nem considerei optar por ela. Lembro que muita gente meteu o pau só de saber que o sensor era Samsung, sem ao menos ver uma imagem dela sequer. Quando apareceram as primeiras fotos na net, aí então foi uma festa.

O problema é que a K10 sumiu das lojas, estava muito difícil acha-la. Entretanto, até que eu me decidisse, vieram os review’s da K20, todos malhando o tratamento JPEG default da câmera, mas elogiando o RAW. Aí eu pensei: se a K20 é, essencialmente, uma K10 acrescida de vários novos atributos, com uma boa imagem em RAW, e ainda com a possibilidade de configurarmos a saída JPEG, por que ela seria pior que a K10? Não consigo entender como alguém que já teve as duas pode ter uma opinião como essa. Os sistemas são os mesmos, o que era ruim continuou ruim, o que era bom também continuou bom. E foi por isso que acabei por me decidir pela K20, atitude à qual a palavra arrependimento passa longe. Agora, quem tem essa opinião torpe da piora de um modelo para o outro, deveria usar o mesmo critério ao se comparar a 40D com a 50D, que veio com uns “quitutes” a mais, porém com a imagem pior. Mas, nesse caso, trata-se de Canon, então nem se comenta muito isso, mesmo porque ela não vai quebrar por causa disso.

Se me pedissem para citar apenas UM bom atributo da K20D, eu citaria o corpo. Atributo esse elogiado por todos os review’s que li, e por todos os que já pegaram minha câmera. É o que percebem logo “de cara”, mas, depois que a manuseiam, costumo ouvir muitos outros elogios. Minha experiência com a vedação à água (única, por enquanto) demonstrou sua capacidade, pois foi debaixo de chuva torrencial, quando fui “convidado” a fotografar a procissão do dia de Guadalupe, igreja que fica próxima ao meu bairro. Choveu do início ao fim, piorando ao longo do percurso. No final do serviço, quando voltei pra casa, fiz questão de registrar:



Mas, esse é apenas um dos bons atributos dela, eu mesmo já listei vários em outro tópico. E não me considero, após mais de 25 anos de experiência, uma pessoa incapaz de analisar um equipamento e saber o que ele tem de bom e de ruim. Além disso, naquilo que não temos recursos para análises mais profundas, podemos sempre recorrer aos review's. Existem aos montes na internet, basta termos discernimento para aproveitar os tais ditos "sérios".

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:03:26
Pra mim o maior problema da Pentax está longe de ser o sistema....o problema é quase o mesmo da Olympus que é achar lentes e acessórios no Brasil como achamos da Canon ou Nikon e também o mercado de revenda.

Eu sou louco pra ter uma futura micro 4/3 da Olympus, mas provavelmente não terei por essa dificuldade.



Leandro, vc disse quase tudo quando mencionou que o problema é "quase" o mesmo, haja vista que encontrar lentes para Pentax ainda é muito mais fácil que para Olympus. Mas, já foi bem melhor, até há algum tempo. Eu mesmo nunca tive dificuldades para encontrar lentes e acessórios usados para Pentax, ultimamente é que, ou tem diminuído a oferta, ou os preços é que estão subindo. Já no setor de novos, a dificuldade é bem menor. Apenas em algumas situações muito específicas não se encontra o que se quer, tanto para Olympus quanto para Pentax. Um bom exemplo é aquela lente macro da Canon, com ampliação de até 5:1. Mas acho que, nesse caso, só tem Canon mesmo...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:21:43
Pra mim o maior problema da Pentax está longe de ser o sistema....o problema é quase o mesmo da Olympus que é achar lentes e acessórios no Brasil como achamos da Canon ou Nikon e também o mercado de revenda.

Eu sou louco pra ter uma futura micro 4/3 da Olympus, mas provavelmente não terei por essa dificuldade.



Leandro, vc disse quase tudo quando mencionou que o problema é "quase" o mesmo, haja vista que encontrar lentes para Pentax ainda é muito mais fácil que para Olympus. Mas, já foi bem melhor, até há algum tempo. Eu mesmo nunca tive dificuldades para encontrar lentes e acessórios usados para Pentax, ultimamente é que, ou tem diminuído a oferta, ou os preços é que estão subindo. Já no setor de novos, a dificuldade é bem menor. Apenas em algumas situações muito específicas não se encontra o que se quer, tanto para Olympus quanto para Pentax. Um bom exemplo é aquela lente macro da Canon, com ampliação de até 5:1. Mas acho que, nesse caso, só tem Canon mesmo...

Heber,

Olympus simplesmente não existe....no dia em que resolver pegar Olympus vou saber que precisarei comprar tudo pela B&H e casar com tudo que comprar....hehehe.

Pentax realmente é bem melhor...Eu apenas acho que pra quem está começando seria melhor pegar a nova Pentax KS que é mais barata e muito compacta.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #52 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:32:39
Heber a comparação não é lado a lado, é recuperação, ainda mais com a Pentax com velocidade mais rápida. Você tem que olhar o que foi recuperado, comparando o antes e o depois de cada uma, porque o fato de ter sido feita por um operador diferente afeta o desemepenho, por isso você deve comparar sempre antes e depois e nível de recuperação entre antes e depois. O Antes não está ali por acaso, é siplesmente mandatório neste tipo de comparação.

Heber só para deixar claro, não estou colocando ser bom o ruim, como já disse um milhão de vezes isso é uma questão pessoal, um equipamento atender ou não é uma questão pessoal. As análises que coloco são simplesmente comparativas entre sistemas e os valores que você vai dar para cada um dos atributos também é pessoal. Se você vier discutir comigo selamento do corpo e tal eu certamente direi que a K200D é a única da categoria que tem algo que possa ser chamado de vedação. Se vier discutir comigo preço eu também te direi que hoje o preço da K20D é muito tentador se comparado com as câmeras da categoria dela, porém se vamos discutir atributos existem outras câmeras ocm atributos superiores nas mais diversas áreas. O próprio corpo selado da K20D não é o melhor da categoria, o da Oly E-3 é consideravelmente superior, inclusive em termos de selamento. Agora, qual o peso que vocÊ dá para isso? Supondo que seu peso para o selamento seja alto, na verdade seja decisivo, neste caso na categoria você teria duas opções, ai a pergunta seria outra, você acha que o que a Oly ofereceria a mais justificaria o preço adicional que ela custa? São todas respostas pessoais. Quando avaliamos avaliamos números, posso te dizer exatamente o que é melhor ou pior em cada comparação, sem a menor dificuldade, mas não posso dizer de forma nenhuma o que é prioridade para cada um, assim como o que é qualidade mínima aceitável para cada um. Estes são fatores totalmente pessoais. Por isso que sempre faço COMPARATIVOS entre certos elementos, decidir se vale a pena pagar a mais ou não, se o que a câmera oferece a mais é relevante ou não vai depender exclusivamente de opinião pessoal. Veja como isso é complicado, quando comprei a K20D foi pensando no corpo selado, depois de quase 4 meses eu a vendi, porque considerei que as deficiências não compensavam o corpo selado. Você já vai encontrar gente que dá um enorme valor para o corpo selado. É questão de pura opinião. Eu quase não trabalho na chuva torrencial (na verdade nunca trabalhei) e não posso perder fotos, obviamente o peso que dou ao AF funcionar adequadamente é muito maior do que o peso que dou ao corpo selado contra chuva torrencial, da mesma forma em que não há demérito nenhum em você valorizar o corpo selado contra chuva torrencial em detrimento de estabilizador, de AF, de sistemas de exposição, se você simplesmente usa a câmera embaixo da água. Neste caso não há o que discutir, sem esse recurso você siplesmente não trabalha e não adiantaria ter tudo o que há de melhor e não poder trabalhar. Qual câmera é a melhor em um atributo específico? Isso eu sou capaz de te falar com precisão de pelo menos 2 casas decimais rs. Qual câmera tem o melhor pacote? Depende apenas do tipo de uso e da percepção de valor que você tem, porque cada percepção irá te gerar um peso diferente para os diferentes atributos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 15 de Janeiro de 2009, 01:17:44
Muito bom, Leo, sua explanação já está bem menos exacerbada, dá até pra entender melhor suas considerações sem a tradicional irritação provocada por opiniões costumeiramente radicais. Mas, nem tudo são flores, pois sempre há espaço para divergências, aliás, fóruns servem também para discussões sobre pontos de vista discordantes, é claro. Como por ex. o estabilizador de imagens, quando vc ainda coloca o da Pentax como sendo o menos eficiente, e se abstém de comentar o comparativo com o da A700. Ou então quando, sucintamente, desmerece um atributo único em sua categoria (no caso, o corpo selado da K200D) como sendo "algo que possa ser chamado de vedação". Isso como se uma indústria não conseguisse implementar a mesma tecnologia em modelos de categorias diferentes, com a mesma eficiência. E, a propósito de vedação, cabe aqui lhe perguntar o que seria essa vedação melhor que a E-3 possui, em relação à K20. Posto que eu submeti a K20 a quase 1 hora de chuva torrencial sem nenhum problema, e posto que vc diz que "a E-3 é consideravelmente superior, inclusive em termos de selamento", só posso concluir que ela deve ser apropriada para imersão, ou seja, foto sub-aquática mesmo...

Outras questões nem deveriam ser, necessariamente, colocadas como pontos fundamentais de diferenciação entre câmeras. Quando vc se refere a sistemas, temos que incluir aí também o de medição. Na minha opinião, não é o fato de uma câmera ter 50, 30 ou 16 segmentos que fará com que a fotometria mude. Pois o único modo de se obter uma diferença mensurável de EV em uma cena é alterando a área de abrangência da medição. Como por ex., mudando de multi-segmento para spot, ou para CW, etc. Fora isso, o comportamento que mais comumente ocorre nas DSLR é o da sub-exposição, influenciado por fatores diversos, em situações específicas e nem sempre detectáveis. Acontece, simplesmente. Esse assunto, inclusive, já foi discutido aqui no fórum, e nem se estava falando de Pentax.

Para finalizar, e só para ficar bem claro, o corpo selado não foi fator determinante para minha escolha, mesmo porque eu iria comprar a K10, que já possuía essa qualidade, e minha perspectiva de fotografar sob chuva é tão imprevisível quanto o próprio clima. Quando falei do corpo, citei-o por ser a primeira impressão que se obtém de uma câmera, e costuma ser um fator que conta pontos (ou não) ao se decidir por uma compra. Eu não tive nenhum contato com DSLR’s Pentax antes de comprar a minha, mas já havia lido muito sobre ela, e todas as opiniões que vi foram muito favoráveis. Pude comprovar sua qualidade quando peguei-a pela primeira vez, e o mesmo acontece com todos a quem eu mostro a câmera, que a manuseiam e a operam mesmo que por alguns instantes. E não são todos leigos, pelo contrário, há entre eles possuidores de D200, 30D, 40D, D70, D80, A200.

Como já disse, o fator determinante para minha escolha foi o de já possuir um monte de coisas da Pentax, apenas isso. E não penso, pelo menos tão cedo, em trocar de mount. Para meu uso atual, a K20D atende com sobras.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 15 de Janeiro de 2009, 08:30:35
Heber a E3 suporta imersão temporária, ela tem um selamento classe 7, contra um selamento classe 6 da Pentax. Digo algo que possa ser chamado de selamento porque as câmeras desta categoria todas possuem selamento classe 6, ou seja, com a lente apropriada podem ser submetidas a respingos de água e coisas do tipo, porém o da Pentax K20D é evidentemente superior ao das demais, porque apesar de não suportar imersão temporária suporta chuva torrencial.
Considero medição como fator também e neste fator temos Oly como a melhor opção, seguida de Sony/Nikon seguida de Canon e por sim a Pentax. Quando trato de medição não levo em consideração o número de pontos (que na medição matricial afeta sim), mas a consistencia do sistema, que no caso tem variações entre os resultados, o caminho adotado pela Nikon acredito que seja o futuro, apesar de ainda não estar redondo o fato de reconhecer canais independentemente vai permitir a ele errar menos. De qualquer forma em termos de sistemas continua inferior, lembre-se que inconsistÊncias todas as câmeras vão ter em todos os atributos, nenhuma câmera é 100% perfeita em seus atributos, tem que verificar é quão inconsistente é. Um exemplo. Aproximadamente 3% das Fotos de uma Oly E-3 ficam fora da exposição prevista, contra cerca de 17% da Pentax. Apenas 2,3% das fotos da Sony ficam fora de foco (variando de levemente fora a muito fora), enquanto da Pentax este número chega a 47% (também variando de levemente fora a muito fora). Este teste considerando condições híbridas, 50% no claro e 50% no escuro, sendo meio a meio fotos com ação e sem ação em cada condição. Ou seja, são diferenças bastante significativas.
Eu tive uma K20D durante um tempo e usava algumas lentesinhas Manuais que tenho aqui, além da lente 16-45 que veio com ela. Tive a oportunidade de fazer comparações diretas, lado a lado entre ela a D200 e a A700 (câmeras que eu tinha na mesma época). Também tive a oportunidade de comparar posteriormente com os testes da D300 e da 40D que tive posteriormente e assim por diante. Conheço bem os atributos negativos e positivos dela comparando-se com as principais concorrentes. Pode ser suficiente, assim como todas as outras são, só faço aqui comparações.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 08:32:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:06:12
com a lente apropriada podem ser submetidas a respingos de água e coisas do tipo

Putz, na experiência que eu tive nem sequer me passou pela cabeça o fator lente, quando desci do carro para fotografar debaixo de chuva só me lembrei que o corpo era selado... A lente que eu usei foi a do kit mesmo (18~55 AL II) que, apesar de alguma controvérsia sobre o assunto, cheguei à conclusão de que não é selada (pelo que eu já li em fóruns e reviews). De qualquer forma, continua tudo funcionando como antes, não sei se por sorte (no caso da lente), ou porque é selada mesmo.

Concordo quando vc se refere à importância do sistema de medição no que se refere à consistência, mas achei esses 17% da Pentax um tanto acima do que percebo do meu uso. Mas não tenho como afirmar nada por não ter feito testes específicos, falo apenas pela minha percepção da prática normal.

Agora, quanto ao AF, Leo, é covardia, né... Esses 50% dos testes no escuro ainda são muito para o defasado sistema da Pentax. É óbvio que teste sério tem que ser assim mesmo, se foi esse o resultado tenho mais que concordar. Mesmo assim, cabe uma ressalva, pois em situações normais de luz o AF funciona bem. E, mesmo sendo defasado, o índice de acertos fica bem próximo de qualquer outra câmera. Tanto que os review's não o citam nos "contras".

Só gostaria de saber a intensidade desse “escuro” dos testes, pois, como já disse, usei uma A200 várias vezes durante 3 dias e, à noite, o acerto de foco dela foi tão ruim quanto o da K20D. Se foi usado outro modelo, aí sim, esses 2,3% talvez sejam até possíveis.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #56 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:19:27
Rs... Heber foi sorte mesmo rs..
Mas acontece, eu já vi gente tomar chuva forte com Canon 40D e A700 e não acontecer nada e olha que o selamento delas nem é grandes coisas.

Heber, 3EV. A A200 nem é competidora da K20D, custa metade do preço, ela briga com a K200D mas mesmo assim, mesmo no escuro o desempenho dela é melhor que o da K20D (apesar de não chegar nem aos pés do da A700). A questão ai é sempre comprar com câmeras da mesma categoria. A K20D teria que ser comparada diretamente com a D300, com a 40D (no caso hoje com a 50D) e com a A700. Que são as câmeras com propostas similares e tanto ela está tendo dificuldades de enfrentar estas câmeras que o próprio mercado dela está caindo de forma significativa, assim como o preço (que na minha opinião foi o maior erro de lançamento da K20D, ela tinha que ter saído bem barata logo de cara, como sempre foi tradição da Pentax), mesmo sendo a câmera com maior resolução da categoria (que sem dúvida é um belo recurso de marketing e vendas). Os 2.3% é da Sony A700, que é o equipamento que deve ser comparardo com a K20D.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:39:45
Ok, Leo, só citei a A200 porque imaginei que o AF dela pudesse ser tão bom quanto o dos outros modelos...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:55:41
Heber via de regra quanto melhor o equipamento melhor os sistemas.
A A200 é uma câmera de entrada, tem um AF bem melhor que o da A100 (que era muito lento), mas é uma câmera de entrada, não dá para esperar que ela brigue com 1D Mark II, mas o incrível é que ela briga com Canon 40D, o que já é uma maravilha, porque ela briga com uma categoria acima, e é superior ao da K20D, que também é uma categoria acima, ou seja, é uma câmera mais básica, mas que briga de igual para igual com câmeras melhores neste quesito específico. É tudo uma questão relativa Heber, por isso que comparar nem sempre é algo fácil. Me lembro de a algum tempo ter tido uma discussão e um colega de fórum ter colocado na balança a Canon 30D, que estava uma barganha na época. A hora que colocavamos o fator preço ela se tornava uma super opção, porque as que custavam o mesmo preço não tinham nem metade dos atributos. Eu tenho fatores eliminatórios em uma escolha e fatores que eu associo ao custo para ver se vale a pena pagar o que uma dada câmera custa a mais. Por exemplo, quando resolvi comprar uma Sony foi porque o que a D300 oferecia a mais não justificava o que ela custava a mais no meu ponto de vista, já o que a Sony oferecia a mais era significativo e ela era mais barata, ou seja, quando pesei esses fatores, associados ao preço a escolha ficou simples. Com a Pentax quando eu fiz minha escolha minha matriz de decisão já tinha dado para não comprar, porque ela estava muito cara pelo que oferecia. Eu acabei comprando mesmo assim rs... Me arrependi um tanto, mas isso porque nos meus critérios pessoais os atributos que ela oferecia não eram suficientes, principalmente quando colocava as diferenças de custos em relação a outros equipamentos na balança. No final o peso é pessoal. Eu ainda estou devendo um artigo de escolha baseada em matriz de decisão rs... O duro é a preguiça de escrever. rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #59 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:35:06
Caros amigos do fórum.
    Estive um pouco afastado por problemas graves de saúde na família. Só agora pude retornar.

    Inicialmente, gostaria de agradecer a todos (MateusZF, pumba, Leo Terra, asnt, LeandroFabricio, pedro_raytz, Leandro Federsoni, PeDrO_gAbRiEl,Bucephalus, Guigo_Mr, AlexandreS, Sandro Amaral, Alex Biologo, André Sena, mvbeber, romulogeo e Heber_Dm) que responderam a esse tópico de forma tão rápida e com tanta riqueza de detalhes.

    Na verdade,a minha opção por Nikon foi mais pela acessibilidade a lentes pois percebo que a escolha da marca, normalmente, determina o mount que se terá prá sempre pois fazer outra escolha depois termina sempre sendo proibitivo em termos financeiros.

    Assim sendo, mesmo sabendo (sentindo) que a D60 pode não ser a melhor opção, é nessa faixa de preço que posso me iniciar nas DSLR.
    Aqui na minha cidade (por incrível que possa parecer) não dispomos de uma loja onde eu possa ver (pegar) uma DSLR até mesmo para sentir a empunhadura.

     Assim sendo, procurei escolher uma marca que alia boas lentes com fácil acessibilidade.
     Poderia ser Sony (aliás, até hoje só tenho Sony e gosto muito. Minha H9 tem um ano e com ela tenho estudado exaustivamente, ISO, Abertura de Diafragma, velocidade.. etc) mas acho que a oferta de lentes é limitada e cara.
     Podia ser Canon mas acho que também é mais caro que Nikon.
     Minha idéia é adquirir esse equipamento e continuar estudando e fazendo minhas fotos. No futuro, optar por um corpo mais consistente e aproveitar as lentes adquiridas. A princípio não penso em me profissionalizar (embora ache a opção tentadora) pois minha profissão já me toma muito tempo.
     O que gosto de fazer é fotos de paisagem, natureza, retratos de pessoas amigas e, principalmente, fazer fotografias em ambientes com pouca luz sem uso de flash e, quando possível, com pouco ruído.

     Obrigado a todos, mais uma vez. Seus posts têm sido esclarecedores e estão me ajudando a tirar muitas dúvidas.
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto