Autor Tópico: Transição SZ x DSLR  (Lida 11909 vezes)

almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Online: 10 de Janeiro de 2009, 03:30:53
Caros colegas do fórum,
     Como todos vcs perceberam, tenho uma Sony DSC-H9 (pela minha assinatura) e estou pretendendo adquirir uma DSLR.
     A minha opção atual é pela Nikon D60 (questão custo/benefício). Gostaria que me informassem qual seria o conjunto de objetivas que iriam me atender (baseado no que tenho hoje) e, se possível, quais lojas/contatos eu poderia utilizar em São Paulo ou Rio de Janeiro para adquirir o referido equipamento pois tenho uma amigo que deve estar nessa região nesse mês e poderia me trazer o equipamento sem maiores problemas. Infelizmente, na minha cidade, não existe nenhuma loja onde eu possa adquirir um equipamqnto desse nível. Agradeço, antecipadamente, qualquer ajuda nesse sentido.

OBRIGADO !!!

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2009, 09:26:45
Cara, vai de Canon ou Sony.
40D ou A200 para começar.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2009, 10:35:48
haha 40d ou a200..
sao categorias bem diferentes!



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2009, 10:58:26
Extremamente diferentes. Rs....
40D ou A700, ou A200 e XS...rs....
Para quem está começando uma câmera como a A200 ou a Canon XS realmente resolve muito bem. A A200 tem vantagens em termos de sistemas, enquanto a XS tem um sensor um pouco mais sofisticado. Em termos de facilidade de compra as Sony possuem a vantagem de serem vendidas pelo site oficial da marca.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2009, 11:42:25
Bom, eu continuaria com a escolha da D60. Não pensaria na XS que tem alguns contras... E se fosse pensar em Canon, iria de XSI.

A D60 com um kit com a 18-55 VR e a 55-200 VR atenderá muito bem as suas necessidades de quem veio de uma super zoom. É uma câmera leve, muito fácil de usar e que te dá resultados maravilhosos.

Aconselho ir em uma loja especializada e verificar cada uma das câmeras na sua mão. Em uma DSLR a "pegada" é muito importante. Entre a XSI e a D60, com qualquer uma delas você vai gostar dos resultados.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2009, 12:52:57
 Eu se tivesse migrando agora pra DSLR e achasse uma 20D ou 30D pouco usada e por um preço bom seria minha primeira opção.
 
 Acho que o mais importante é você mesmo saber o que precisa e com isso escolher a câmera e as objetivas. Pra começar é mais interessante uma câmera mais básica com lentes de qualidade do que o contrário, caso contrário você vai ficar insatisfeito com os resultados, principalmente porque DSLR entrega imagens mais "feias" direto da câmera que uma SZ.
São Paulo - SP


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2009, 13:33:50
As DSLRs de entrada hoje entregam fotos tão boas quanto uma compacta no modo auto. A XSI, a D60 e as outras mais novas todas tem um modo completamente automático para um novato tirar fotos. No meu caso, quando eu troquei de uma UZ para a minha primeira DSLR foi justamente o contrário... Todo mundo ficou impressionado com os resultados das fotos, que na maioria eu estava tirando no AUTO, depois que comecei a aprender e utilizar nos outros modos.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 13:35:01 por asnt »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2009, 13:45:29
Analisando apenas os features, eu iria de A200 ou Pentax K200D. Mas se eu fosse comprar hoje seria pouco provável eu pegar uma Pentax (tenho uma K100D) porque as vezes sofro com o foco noturno dela e futuramente quando eu entrar em uma categoria mais avançada, as opções de outras marcas me chamam mais atenção (por enquanto pelo menos)

Se eu fosse analisar o conjunto "qualidade de imagem + features", pegaria uma XSi  :ok:
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 13:46:36 por pedro_raythz »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2009, 13:57:16
Asnt a D60 é uma das piores opções de entrada (comparativamente, não que seja uma camera ruim, masss). Ela possui a mesma eletrônica Sony que equipa a A200, mas com sistemas inferiores ao da A200, que possui um AF mais rápido e preciso e um sistema de exposição tão bom quanto. O View da A200 possui mais magnificação e é mais claro, ela possui estabilização integrada no corpo, LCD maior, a única vantagem que a D60 possui em relação à A200 é o Assitente de AF para fotos noturnas.
A XSI e a XS, apesar de terem características de sistema inferiores à D60 pelo menos têm uma eletrônica diferenciada, que está gerando imagens um pouco melhores. Nas de entrada a última câmera para a qual eu olharia seria a D60, mesmo porque nem mesmo uma das boas vantagens que o sistema Nikon tem (que é acessibilidade à boas lentes antigas) ela não possui. :(

A idéia do Leandro também é boa, pois são câmeras mais robustas (como a 40D). Mas existe o risco do usado. É tudo uma questão de pesar prós e contras.
Pedro sistemas são o calcanhar de aquiles da Pentax. :(
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 14:00:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2009, 14:40:21
Leo Terra, desculpe mas não concordo com você em relação a D60 x A200. Eu já tive uma D60 e já usei uma A200. Apesar de alguns itens a mais que a Sony apresenta em relação a D60, como o motor de foco e a estabilização no corpo, a D60 tanto em ergonomia, facilidade de uso e resultado final das fotos ganhou em tudo. LCD maior poderia ser um diferencial? Neste caso não acredito porque a diferença é muito pequena, talvez se fosse para um de 3'' até concordaria. A D60 também já vem com uma lente VR em seu kit, que pude comprovar na prática que funciona melhor do que a estabilização de imagem da Sony. Não estou aqui dizendo que a A200 é uma câmera ruim, mas muita gente "torce os olhos" para uma D60 só porque ela não tem motor de foco e acabou sendo uma D40 melhorada. É uma excelente câmera, que pode não ter liveview e é menorzinha, mas que produz resultados muito bons comparados com suas concorrentes.

Antes de comprar a D60, testei todas as concorrentes na loja e antes já tinha comparado fotos de todas na internet e recebendo fotos full de amigos. A única que me fez pensar um pouco foi a Pentax K200D, que tinha, de novo, para os meus olhos, a mesma qualidade de fotos que a D60, e um corpo com uma ergonomia tão boa quanto. Acabei indo na Nikon pela facilidade de venda maior depois e maior disponibilidade de equipamentos aqui no Brasil.

De qualquer maneira, acho que para que está começando, qualquer DSLR de entrada atenderá as suas necessidades e você ficará feliz com os resultados, porque diferente da opinião de outros, eu acho que não tem como comparar fotos de uma DSLR com de uma compacta.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2009, 16:22:50
Almeida,

Se vc já escolheu a Nikon D60 então esquece tudo que foi dito no seu tópico, principalmente porque a D60 é fantástica, ainda mais para quem está saindo de uma UZ.

O único detalhe nela que me incomoda é a falta de modo RAW+JPG fine.

Se vc está querendo opnião de lente, eu recomendo vc comprar uma lente complementar a lente do kit, quem sabe uma 55-200VR da própria Nikon, e na medida que vc sentir falta de mais qualidade óptica vc vai gastando com outras lentes mais caras.

Lojas? Da uma volta na Rua Santa Efigênia q encontrará câmeras de todo lado.

Ps. Se vc ainda não escolheu a câmera então existem outras opções de melhor corpo como a Sony A200 e a Canon XSI, porém lembre-se que o sistema Nikon (lentes e acessorios) é o mais completo e o mais disponível aqui no Brasil.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 16:25:49 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2009, 17:12:13
Asnt me desculpe, mas não estou falando sem embasamento, além disso sua segunda opção (K100D) é muito inferior em sistemas a qualquer das outras que estamos discutindo, estamos falando de performances significativamente maiores. Olha só que curioso, todos os testes sérios que já vi, também os que eu já fiz, com validade estatística, mostram que os sistemas da Sony são mais eficientes nos quesitos que citei, inclusive o próprio Leandro já havia discutido isso comigo anteriormente (ele é usuário de Nikon) e depois de testar (de fato e não especulando) acabou concordando que tais sistemas realmente eram mais rápido e consistentes. Quanto ao sistema de estabilização também não há menor condição de tecer as afirmações que você fez, os sistemas são bastante similares em termos de desempenho, esta questão de os sistemas incorporados no corpo serem inferiores já foi verdade para o SSS (que é o mais antigo e sofisticado), hoje não podem mais ser ditas, qualquer teste sério mostra que o desempenho é muito próximo entre o SSS e o VR e IS (o da Pentax e o da Oly já não são tão eficientes, mas estão evoluindo), com a vantagem tais sistemas além de tudo ainda poderem ser usados com qualquer lente.
Qualidade de imagem nem vou discutir, pois não vale a pena. O mesmo sensor com o mesmo conversor A/D gera a mesma imagem em RAW, o máximo que podemos discutir aqui é tratamento de JPG. Me desulpe se você acredita que a marca Nikon faz o sensor Sony que equipa a D60 funcionar melhor, mas está longe de ser uma realidade, porque marca não melhora performance. Todas as afirmações que fiz são embasadas, todos os recursos que afirmei serem melhores tenho como provar que realmente o são. Recomendo que você procure se informar, pois sua afirmação sobre ter cogitado a K100D em relação as demais já demonstra que seu contato com os demais equipamentos foi bastente limitado, mesmo porque não dá nem para cogitar a K100D em relação à D60, se não for em decorrência do corpo selado.
Quanto à ergonomia não cabe discutir, porque cada um tem uma opinião diferente sobre tal tema. Minha namorada, por exemplo, adora a ergonomia das câmeras de entrada da Canon, eu já acho pequenas demais (na verdade acho pessima), mas são opiniões totalmente pessoais. Particularmente acho a ergonomia da Sony e da Nikon e da Oly indiferentes para mim. Tanto faz uma ou outra, mas respeito sua opinião pessoal sobre o tema.
Os demais recursos também é opinião pessoal achar que eles são relevantes ou não, cada um valoriza determinados recursos, por isso que é possível pensar em escolhas, porque se todos pensassem igual era simples determinar qual a melhor câmera para todo mundo, mas na verdad o máximo que podemos afirmar são os quesitos onde uma ou outra câmera são melhores, a escolha vai recair sobre o peso que cada um dá para cada um destes quesitos onde uma ou outra câmera são mehores. Você pode achar que o sistema de assistência de foco da Nikon vale mais do que todos os demais benefícios oferecidos pelas demais câmeras, isso também é opinião pessoal, se você acha isso esta DEVE ser sua escolha. Eu citei o que é melhor em cada uma, não vou dizer ao possível comprador o que eu acho importante, porque isso cabe a ele decidir. O LCD maior pode ser indiferente para alguns e um item que define a compra para outros. ;) Para mim, por exemplo, o sistema de AF superior, e o view maior e mais claro são itens que tem peso bem forte nas minhas decisões, assim como o assistente de AF (que se eu fizesse muita noturna e não pretendesse ter um flash externo pensaria muito seriamente no caso). Também acho indiferente o tamanho do LCD, mas é um recurso a mais, que pode ser decisivo na compra de pessoas que pensem diferentes de nós. Por isso que sempre que tratamos de câmeras por aqui procuramos apontar FATOS passíveis de constatação e evitar opiniões pessoais, assim os interessados podem escolher sabendo os pontos fracos e fortes do que estão escolhendo, em relação aos principais concorrentes. ;)
Como sugestão de escolha de ergonomia só procuro indicar que pegue o equipamento na mão, de preferência por um tempo maior, porque só assim é possível identificar uma boa ergonomia de fato, pois ergonomia pode estar ligada ao tempo que você demora para cansar. :)

Leandro concordo plenamente contigo. Salvo o sistema Nikon ser o mais completo, porque nesse caso o Canon é bem mais amplo em termos de opções, mas tanto Canon como Nikon são realmente populares no Brasil. Em termos de usado Canon tem os melhores preços e Sony os piores preços para comprar. Comprar uma boa lente Sony/minolta usada é salgado. :)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 17:22:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2009, 18:16:25
Também concordo com vc Leo, principalmente quanto ao AF da Sony...é muito rápido mesmo...

Apenas a Pentax que não posso dizer pois nunca sequer peguei na mão.

Agora pra mim o maior diferencial da Sony, Oly & Pentax é ter o IS no corpo, sinceramente essa feature vai ser um grande problema pra Canon e Nikon na medida em que o mercado for melhor dividido.

Esse negócio de colocar VR na lente do kit não deve ser uma solução definitiva pra Canon ou Nikon.

Ps. Eu coloco o sistema Nikon mais completo, pois meio que desconsidero as opções de lentes de terceiros na Canon.

Valeu
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 18:19:26 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2009, 18:23:13
Se as lentes de terceiros forem retiradas só de uma ai a coisa complica mesmo rs...
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 18:24:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2009, 18:48:11
bom, vou deixar os mais entendidos falarem dos prós e contras de cada camera e falar a minha experiencia de troca de uma camera de celular para uma slr...
nao sei a quanto tempo voce esta com a h-9 mas ja dever estar acostumado com o grande zoom que ela tem..(15x) por isso recomendo a lente 18-200 caso voce escolha pelo sistema Nikon, pois caso opte pela lente do kit, talvez seje mais deficil lidar com esse fator.. tambem sugeriram a compra das duas lentes a 18-55 q vem junto mais a 55-200 mas novamenta para voce talvez nao seje uma boa escolha pois tera mais ''problema'' para lidar pois tera que ficar trocando de lente...
quanto a camera isto é pessoal e de acordo com o $$ disponivel.. eu tenho uma d80, que é muito boa mas tambem tem seus defeitos como a pequena faixa dinamica, tem a d60 que é sua opcao, ela é uma camera nova, mas nao posso dizer muito pois nunca usei uma... outra é a d40, que é a mais simples mas vai atender plenamente as suas necessidades..
como eu ja falei isto é pessoal e requer muita pesquisa em sites...
 abs pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito