Autor Tópico: Transição SZ x DSLR  (Lida 11904 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:06:06
Pegue uma objetiva com range longo e estabilização e seja feliz. Tem Nikon, Tamron e Sigma pra escolher, sendo que a Tamron tem um 18-270 que é um range maior que os outros.



Cara, vai de Canon ou Sony.
40D ou A200 para começar.
Cara, vai de Hasselblad ou Phase One.
H3DII-50 ou P65+ pra começar.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:09:55
Pedro,

A Nikon D40 está com preço quase igual da A200, XS e D60, aí nesse caso é melhor pegar as outras, mesmo achando a imagem da D40 melhor.

Pra vc ter uma idéia na R.Sta Efigenia eu vi a A200 por R$1250,00 e a D40 por R$1200,00.....por R$50,00 vc leva uma câmera mais rápida, lente 18-70, IS no corpo, visor maior, e pra mim o mais importante....RAW+JPG fine..rsrs.

Valeu





Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:15:25
Eu também tenho uma H9 e apesar de muitas limitações ela me proporciona bons resultados; por isso depois de sofrer muito quanto à minha opção de entrada nas DSLR faço brevemente algumas considerações.

1. Não existe perfeição. Penso que nem câmera perfeita.
2. Devido ao grande zoom, manterei a H9 por um tempo de adaptação.
3. Estou estudando muito pra não me apoiar na câmera pra ter boas fotos. Me forcei a esperar 1 ano com a H9.
4. Optei pela D80, que chega em fevereiro.

 :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:21:39
Bom tarde..

Também estou passando pela mesma transição que o almeida.neto, mas no meu caso como já decidi o que vou fazer, vou postar por aqui assim se estiver dizendo bobagem alguém pode me corrigir (com exceção da cam que está chegando semana que vem).

Para escolher a cam, varri toda a internet em busca da maior quantidade de informação possível. Já tinha uma certa predileção pelo sistema canon até porque tenho uma S5IS e um flash SpeedLite 430EX II.

Para mim, o mais importante era a qualidade de imagem em isos altos. E neste aspecto pelo que consegui pesquisar a XSi é a melhor de todas (dentro da categoria, claro). Também a imagem entregue me parece um pouco melhor. No Dpreview tem um comparativo entre XSi, XTi, Nikon D60, Sony Alpha 350 e Olympus E-420.

Em relação às lentes, olhei as minhas milhares de fotos e descobri que normalmente quando faço fotos
internas, tipo de eventos, dificilmente ultrapasso os 100 ou 110mm na S5.

Já nas fotos externas, tipo praia ou quando vou no zoológico, normalmente uso distância focal de 70mm ou mais.

Percebi então que dificilmente uso todo o range focal da S5 (é de 36 a 432mm equivalente) na mesma oportunidade. Baseado nisso, e nos testes de lente do www.photozone.de decidi o seguinte.

1) XSi com lente do kit 18-55mm, que é bastante superior à versão sem IS da XTi e apresentou resultado de sharp muito bom no site. Essa será minha lente "interna"
2) EF-S 55-250mm. Outra lente Canon bem de entrada e simples, mas que pelos testes também apresenta boa performance.

Depois, quero essas:

3) Canon EF-S 50mm f/1.8.  A famosa cinquentinha para fazer retratos, baratinha, clara e muito boa.
4) Sigma AF 18-125mm f/3.8-5.6 DC HSM OS. Essa aí não tem IS, mas acho uma boa opção para extender o range da lente do kit.

A propósito, não sou fotógrafo, fotografia para mim é um hobby. Se eu estiver enganado em algo, fiquem a vontade para dizer.

[]´s

Alexandre



« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 19:27:27 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:55:00
Alexandre para o seu foco intenso em ISO alto acho que você fez uma escolha consistente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:01:02
Asnt não entendi qual teu posicionamento quanto às DSLR´s de entrada em um tópico vc diz:

As DSLRs de entrada hoje entregam fotos tão boas quanto uma compacta no modo auto.

e em outro:
Citar
...eu acho que não tem como comparar fotos de uma DSLR com de uma compacta.

Vc quis dizer que fotos de uma compacta em AUTO são tão boas qto uma DSLR, é isso?

Voltando ao tópico, acho que a A200 é a melhor opção, apesar de ser usuário Nikon (saudosa D50...) ainda acho que a Sony possui um custo/benefício maior/melhor.

Sempre falo que para quem está iniciando QUALQUER DSLR de entrada é um salto gigantesco saino de qualquer compacta.

PRocure também estudar os conceitos básicos (ISO, fotometria, abertura, etc) pois em uma DSLR eles são bem mais exigidos que em uma compacta.

Abraço.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 20:11:45 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:02:47
sinceramente, pra quem tá comecçando, qualquer marca, canon, nikon, pentax, sony, olympus vai oferecer ótimas câmeras de entrada que vão dar e sobrar.

se escolheu a d60, veja as lentes básicas da nikon, eu não conheço, mas pensando em gastar relativamente pouco no começo eu iria atrás das lentes mais básicas acho que tem uma 18-70 da nikon, pegaria uma tele 70-300 tb básica, pode ser tamron, por exemplo e se curtir macro uma lente macro.

Tudo sem ser muito caro, opções mais em conta e que se vc quiser depois pode partir pras lentes mais caras
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:28:31
Almeida, respondendo as suas perguntas.

As séries D40 e D60 da Nikon não possuem motor de foco interno no corpo. Autofoco funcionará somente com lentes AF-S e AF-I.

As lentes clássicas como 50mm F1.8 Nikkor o autofoco não irá funcionar. ok? Somente foco manual :ok:

Com relação a lojas, tem várias:

www.consigo.com.br
www.angelfoto.com.br
www.recreiodigital.com.br
www.beephoto.com.br
http://www.focusfilme.com.br
http://www.photovision.com.br/

Não tenho experiência com todas as lojas acima.

Aqui neste tópico tem um review das lojas nacionais para você ter uma idéia.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=1225.0

Sobre as lentes se for p/ investir em uma apenas por agora, daria uma olhada na Nikkor 18-200 VR.

Em adicional a lente do kit (18-55VR) pesquisaria tb uma 70-300VR.

Aqui está o link com as lentes da Nikon, lembre-se no seu caso apenas lentes AF-S:
http://www.nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Camera-Lenses/index.page

Dê uma pesquisada nestes modelos que citei e nos outros citados acima e se tiver alguma dúvida em algum modelo poste aqui.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2009, 22:57:41
Leo Terra,

Me desculpe mas continuo discordando de você. Como falei, concordo que existem sim, pontos em que o sistema Sony é melhor que o Nikon, mas vale o peso que cada um da para eles, como você mesmo falou. Também não falei sem embasamento, eu testei as duas câmeras na questão do VR x Steady Shot e vi o resultado. Se você, também com embasamento acha que são equivalentes, ok, o fórum é para isso não é? Cada um expõe a sua opinião.

A questão da qualidade da imagem, estou falando em JPEG sim, em RAW será muito difícil ver a diferença entre cada uma delas, tirando em ISO alto.

A K100D realmente não compete com nenhuma dessas duas, mas a K200D compete sim e muito bem. Nunca cheguei a tirar fotos minhas com uma, mas já vi uma funcionando e fiquei bem impressionado. Só posso opinar pouco, porque nunca fiz um teste prático, mas os resultados que me mostraram não deixaram nada a desejar.

Não estou aqui defendendo Nikon x Canon x Sony... mesmo porque eu vou comprar o que me oferecer um melhor produto. Estou apenas dando a minha opinião, da mesma forma que você, com embasamento. Se você não concorda tudo bem, cada um com a sua escolha e sua opinião.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 23:14:02 por asnt »


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2009, 23:08:21
Sandro Amaral,

A questão da DSLR usando o modo AUTO ser melhor do que uma compacta é o seguinte: Sempre escuto por aí dizerem que quem não sabe usar uma DSLR vai ter dificuldades de conseguir fotos tão boas quanto fotos tiradas em uma compacta, também no modo AUTO. Até concordaria antigamente, quando as DSLRs ainda penavam um pouco para ter um modo AUTO decente e tão fácil de usar quanto o de uma compacta. Hoje não, qualquer DSLR de entrada já tem um modo AUTO tão funcional e com resultados tão bons quanto o de uma compacta point n´shoot. A D90 por exemplo, tem até reconhecimento de faces no seu modo AUTO. Apenas isso, para deixar claro para alguém que está entrando agora nesse 'mundo' que apesar de ter muito mais opções de uso com a máquina, se quiser tirar da caixa e sair tirando fotos tão boas quanto aquela compacta saudosa que você tinha... conseguirá sim, e se surpreenderá com o resultado. :)

E concordo com você, para quem está começando, QUALQUER uma de entrada já será um grande avanço. Primeiro precisa aprender a tirar foto, sentir a necessidade para depois pensar em investir em outros equipamentos. De repente não sente necessidade de nada e continua feliz da vida com a lente do kit e mais nada.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 23:14:43 por asnt »


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2009, 23:16:52
A D60 com um kit 18-55 VR e 55-200 VR é uma excelente opção. Dependendo do objetivo principal com uma nova DSLR poderá ficar muito tempo com esse kit que não sentirá vontade de mudar. Como já falaram existe a opção mais versátil da 18-200mm VR, que aí nem precisa trocar de lente, só não a versatilidade de uma compacta porque não é tão "compacto" hehehe :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2009, 23:26:50
A K100D realmente não compete com nenhuma dessas duas, mas a K200D compete sim e muito bem. Nunca cheguei a tirar fotos minhas com uma, mas já vi uma funcionando e fiquei bem impressionado. Só posso opinar pouco, porque nunca fiz um teste prático, mas os resultados que me mostraram não deixaram nada a desejar.

Acho que ele estava se referindo a K200D mesmo porque a K100D não tem corpo selado rs

Bem, tenho uma K100D e posso dar a minha opinião. Comprei uma e não me arrependo.
Ela tem o maior viewfinder da categoria, tem estabilizador de imagens, tem ISO 3200 que na época era um diferencial (e eu uso em casos emergenciais), tem uma boa pegada, tem uma qualidade de imagem semelhante as outras concorrentes, além de ter a possibilidade de usar as lentes antigas sem problemas. Já a K200D não tem ISO3200, mas tem o corpo selado, que é um diferencial bem interessante.

Para hobby, tanto a K100D quanto a K200D atendem muitooooo bem (principalmente fotografando em RAW porque o JPG da K200D é bem fraco) e não fica atrás em nada.
Mas se for para usar profissionalmente, eu não indicaria.
O sistema de flash é fraco em relação a concorrência e o foco também tem suas deficiências (mesmo tendo melhorado na K200D), o que prejudica bastante tanto para fotografia social, quanto fotojornalismo.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 23:28:06 por pedro_raythz »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2009, 09:32:02
asnt a K200D também não compete. O único diferencial que poderia ser usado por ela é o corpo selado, porque em termos de imagem ela perde (mesmo em JPG, ela possui um tratamento muito agressivo e com muito sharp, que forma halos na imagem), em termos de sistemas então é uma covardia, A Pentax possui o pior sistema de estabilização entre todos os disponíveis, possui o pior AF entre todos os concorrentes (é uma catástrofe a noite) e um sistema de exposição que apesar de satisfatório também perde para Nikon, Sony e principalmente a Oly. Já tive todas elas, já fiz testes com centenas de fotos e validade estatística e te garanto que não dá para comparar os sistemas Pentax com nenhuma das outras 4 marcas mais significativas, a inferioridade é notável e nesta geração é inferior inclusive na qualidade de imagem (na passada eles tinham um tratamento mais leve e balanceado, com bons resultados, principalmente na K10D).
Quanto a seu teste com o SSS ele foi com o SSS ou com o sistema da PEntax ou da Oly? Porque possuem diferenças notáveis de desempenho, o SSS compensa cerca de 2x melhor que o da Pentax. Nos testes que já vi e nos que fiz a diferença também é notável. Já tive A200, D60, K20D por mais de 3 meses cada e fiz uma infinidade de testes sérios (não falo de ter visto ou pegado na mão na loja, ou feito 2 ou 3 fotinhas, falo de testes envolvendo protocolos rígidos com mais de 100 fotos para cada comparação) e meus testes batem com todos os testes mais sérios feitos por ai. De uma olhada em:
http://www.dpreview.com/lensreviews/Nikon_18-55_3p5-5p6_vr_n15/page3.asp
http://www.dpreview.com/lensreviews/canon_18-55_3p5-5p6_is_c16/page3.asp
http://www.dpreview.com/reviews/sonydslra200/page15.asp
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk200d/page13.asp

Neste teste, por exemplo, a compensação aproximada observada na A200 é superior à da Nikon 18-55 VR e muito próximo ao da Canon 18-55 IS (que era de se esperar que fosse melhor que o VR, porque a Canon sempre teve o melhor sistema de estabilização). O da Nikon realmente tem um desempenho superior ao estabilizador no corpo da Pentax, mas mesmo assim já não é um desempenho tão significativo e no estabilizador no corpo você leva de "brinde" o estabilizador em todas as lentes. Este teste em questão é feito com múltiplas fotos, para amortizar os possíveis pontos fora da curva e ergonomia. Assim fica claro para quem tiver dúvidas sobre isso, basta entrar e verificar as diferenças medidas de performance e não impressões.
Em termos de imagem em RAW mesmo em ISO alto o desempenho das Sony e das Nikon são similares, porque usam mesmo sensor e mesma estrutura de conversão A/D. Simplesmente não tem como afirmar que sejam diferentes com estas condições rs.

Pedro concordo plenamente contigo. Minha experiência com a K20D foi absolutamente frustrante exatamente por conta dos fatores que você colocou e da qualidade de imagem. A imagem em JPG é muito oversharp e no geral (RAW e JPG) a retenção de detalhes em altas luzes é sofrível. Fiquei com ela 3 meses por conta das minhas espectativas de fotografar passarinhos, pois o corpo selado me atraia muito rs. Mas no final acabei achando que não valia a pena, se Nikon e Sony não lançarem nada com corpo selado de fato nesta categoria acho que vou acabar partindo para a Oly. Você também tocou em uma questão que sempre digo. Atender aos consumidores as câmeras de praticamente todos os grandes vão atender à maioria das pessoas, mesmo porque a maioria nem percebe certas diferenças, no geral os equipamentos estão em um bom nível. Hoje o custo de troca do sistema muitas vezes não vale o ganho que você tem ao trocar. Mas para quem está começando ai sim pode pensar em entrar no sistema que oferece mais. Mesmo porque o preço dos equipamentos é praticamente o mesmo. Eu penso que mesmo que a inferior te atenda, se você pode levar mais por praticamente o mesmo preço, então faz sentido comprar o que te oferece mais não é?

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 10:16:42 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


asnt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2009, 10:14:53
Leo Terra,

Os testes que fiz foram entre uma D60 e uma A200. Também não tirei uma ou duas fotos não... Foram alguns finais de semana saindo para tirar fotos e testando as câmeras. Na época eu tinha comprado a D60 e estava com um "pé atrás" para saber se tinha feito a escolha certa, já que tenho um amigo que até hoje tem a A200 e também me dizia que era melhor em vários aspectos. O sistema anti-vibração foi um deles, e nos meus testes o VR se saiu melhor em todos do que o da Sony. Fora isso, em algumas outras coisas vi que a Sony se saia um pouco melhor, mas no conjunto achei a D60 uma melhor câmera.

Sobre a Pentax, como já tinha falado, não fiz testes meus, falo com base em depoimentos de amigos meus e fotos que vi deles que tem uma. Pode ser que no dia-a-dia as coisas não funcionem assim, vou ver se pego qualquer dia para testar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2009, 10:22:45
asnt se você avaliou o conjunto da D60 como mais completo para você tudo bem, é opinião pessoal sobre o tema, você pode dar valor a atributos diferentes (eu até citei um onde ela se sai melhor). Você disse que prefere ergonomia da D60, que também é um atributo, mas são considerações de cunho pessoal.
Uma melhor adaptação à ergonomia (que é pessoal) pode melhorar o impacto das "vibrações" na foto. Isso não quer dizer que o sistema de compensação seja melhor. Por isso que qualquer teste sério faz antes e depois e em mesmas condições. Testes feitos em passeios com uma ou outra foto na câmera do cologa não servem de base comparativa, porque existe adaptação à ergonomia (você obviamente está mais adaptado à D60), existem diversos fatores que podem afetar o resultado, para você ter uma idéia até o fato de você estar mais cansado afeta este tipo de teste, por isso é necessária uma padronização para comparar, com um antes e depois bem feito, pelo menos umas 100 fotos iguais de cada câmera e assim por diante, ao que me parece seus testes não passaram nem perto disso. Todos os testes que vi dão os da Sony superior ou similar ao da Nikon em termos de desempenho neste quesito (nunca vi um que aponte como pior). Nos meus testes o desempenho de Canon, Nikon e Sony fora similares com muito pouca vantagem para a Canon.
De qualquer forma se você gostou mais do conjunto Nikon é algo pessoal, cada avalia o conjunto de uma forma. Minha namorada, por exemplo, compra pela parte estética, tamanho e interface. Acho que ela está certa, é o que mais importa para ela e boa. Mas é pessoal, eu já escolho por atributos fundamentais para a fotografia profissional, como AF, View, corpo, sistema de exposição, de estabilização etc. Por isso que volto a afirmar. Quando alguém lhe pergunta qual é a melhor opção vocÊ não deve colocar como se sua escolha pessoal fosse a mais adequada a todas as pessoas e sim apontar atributos onde cada uma se da melhor e deixar que a pessoa decida quais atributos são mais iportantes para ela, porque cada um da um valor diferente para os atributos.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 10:29:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.