Autor Tópico: [PROGRAMA] SIZE CALC 1.1 - Calculadora de resolução para impressão de fotos  (Lida 122712 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Pessoal desenvolvi mais um utilitário para fotógrafos. O Size Calc 1.1.
Fiz este utilitário baseado nas dúvidas de muitos usuários sobre a resolução de suas fotos. Este utilitário calcula não só a distância mínima adequada para se ver totalmente uma ampliação, como também determina a resolução mínima necessária para que uma ampliação consiga satisfazer a acuidade visual humana a partir de uma certa distância (que pode ou não ser a distância mínima recomendada).





Usando o programa
Em primeiro lugar você deve escolher o tamanho da cópia. O programa fornece os tamanhos mais comuns de ampliação fotográfica na forma de botões de acesso rápido. Basta clicar que o programa já ajusta os tamanhos para você. Caso queira usar tamanhos personalizados bastan entrar diretamente os dados nos campos de tamanho da cópia. O programa possui capacidade de lidar com entradas em milímetros, centímetros e metros.

Em seguida é necessário escolher o dispositivo de captura usado, isso porque alguns dispositivos capturam com menor detalhamento do que outros, como o objetivo deste programa é oferecer o detalhamento mínimo necessário para a visualização, então ele possui a habilidade de compensar as perdas dos meios de captura mais comuns. Se sua câmera usa sensores convencionais deixe no padrão (Matriz de Bayer), caso contrário selecione o meio que mais lhe interessa.
Obs: O sistema de cálculo para Scanners tem como base um scanner médio e a geração de imagens a partir da resolução ótica do Scanner, como ele pode fazer ampliações óticas você deve entrar a imagem de forma a ver o número de pixels de saída para cada lado, a densidade de pontos (DPI) poderá variar se a imagem capturada for diferente da imagem de saída que vocÊ for fazer, pois o scanner pode precisar ampliar ou reduzir a imagem para obter o número de pixels desejado por você. Neste caso certifique-se que a resolução do scanner (em DPI) não ultrapassou a resolução ótica do mesmo, pois neste caso a resolução esperada não será atingida. Um outro fator importante nos Scanners é verificar se o que está sendo digitalizado é capaz de oferecer a resolução esperada, para isso verifique se após a digitalização você é capaz de ver a estrutura de formação dos pontos, caso seja é porque a mídia da qual a imagem foi digitalizada não possui a resolução necessária para a digitalização.

Em seguida você deve inserir a distância na qual se pretende visualizar a cópia. Esta entrada pode ser feita manualmente, mas o sistema também é capaz de calcular a distância mínima necessária para que a pessoa possa conseguir uma visão razoável da cópia como um todo (apesar de o ser humano médio conseguir focalizar uma imagem somente a partir de 25cm o sistema considera distâncias a partir de 20cm, que pode ser obtida por seres humanos fora da média). Tal recurso pode ser utilizado para planejar a visualização, pois ajuda a definir os intervalos de distâncias necessários para que o observador tenha acesso aos detalhes e/ou aos aspéctos globais da obra. Caso deseje dar acesso a mais detalhes você deve usar uma distância menor do que a obtida (na verdade a menor possível, mas isso terá um custo em necessidade de resolução), caso deseje dar acesso à visualização global da obra esta distância deve ser maior do que a obtida nesta funcionalidade. Assim pode-se planejar a forma de exposição, atribuíndo espaços tais para que o observador só consiga ver a obra de acordo com o seus interesses.

Com estas informações basta clicar em "CALCULAR RESOLUÇÃO NECESSÁRIA PARA AS CONDIÇÕES DE VISUALIZAÇÃO INFORMADAS" que o sistema irá fornecer qual é a resolução mínima necessária para o dispositivo, qual o número de pixels necessários em cada lado da imagem e por fim a densidade necessária para o dispositivo de saída, para proporcionar visualização adequada para o ser humano médio e para um ser humano acima da média nas condições indicadas.
Obs: Em teoria se você trabalhar sempre com a distância de visualização mínima necessária para ver toda a obra você precisará sempre da mesma dimensão em pixels para a imagem. Por uma questão de facilidade de leitura, o sistema trabalha com arredondamentos, o que pode provocar divergências, principalmente em unidades maiores, como metros. Sempre que precisar de maior precisão opte por trabalhar em milímetros, pois ocorre menor sensibilidade aos arredondamentos.

Entendendo o que acontece com números abaixo e acima do indicado.
Caso você ofereça mais resolução do que indicado você terá uma margem maior de resolução, permitindo até visualizações mais próximas do que o indicado, com qualidade aceitável.
Caso você use resoluções abaixo das indicadas, as pessoas provavelmente conseguirão notar problemas na formação da imagem, quando na distância informada ao programa, principalmente no que tange à nitidez.

Problemas com o ruído
Quando estiver utilizando uma imagem rica em ruído, é aconselhado que seja feita uma compensação, porque o ruído é como uma perda na nitidez da imagem. Quanto maior o nível de ruído maior terá que ser a compensação feita na resolução. Via de regra em uma SLR em ISO 1600 é necessário 40% mais resolução do que a mesma em ISO base (100 ou 200). Em uma compacta em ISO 800 pode ser necessária uma compensação de quase 100% da resolução, para garantir o mesmo resultado esperado.

Profundidade de cor
Para ampliações e cópias onde não serão feitas edições, os 8 bits fornecidos pelo JPG comprimido em nível 10 (no Photoshop) são suficientes para atender à acuidade visual humana. Portanto você pode enviar suas imagens para ampliação em JPG comprimido no nível 10 sem o menor problema, seja qual for o tamanho da ampliação.
Recomenda-se o uso de formatos mais robustos quando a imagem for sofrer alterações e manipulações mais dramáticas, mas mesmo assim o formato final (enviado para impressão) pode ser feito em JPG, pois este carrega a quantidade de informações necessárias para a tarefa.

Botões de cálculo reverso.
Os botões de cálculos reversos são usados para calcular o tamanho máximo ou a distância mínima para uma dada visualização, dada uma determinada resolução.
O botão distância mínima exige que você entre a altura e a largura da imagem capturada em pixels, o tamanho da cópia na unidade de sua preferência e o dispositivo de captura. Com estas informações o sistema reverte o cálculo e modifica o campo distância mínima para a distância mínima na qual você precisa expor a obra para que não sejam percebidos problemas por um ser humano com acuidade visual média. O sistema também ajusta a proporção em pixels para a proporção de saída, de forma a promover o máximo aproveitamento dos pixels em questão.
O botão tamanho máximo exige que você entre a altura e a largura da imagem capturada em pixels, a distância mínima na qual se pretende visualizar a imagem e o dispositivo de captura. Com estas informações o sistema reverte o cálculo e modifica de tamanho da cópia para o maior tamanho no qual você pode produzir a cópia para que não sejam percebidos problemas por um ser humano com acuidade visual média.



Na versão 1.1 foram incluídos:
Suporte a resolução de saída em DPI.
Melhoria do sistema de cálculo do Scanner.
Cálculos Reversos de Distância Mínima e Tamanho Máximo
Limitação da distância mínima calculada pelo software para o limite humano.

Queria pedir ajuda para sugestões e identificação de possíveis Bugs. Não deixem de falar também o que acharam do programa.
Os que quiserem podem divulgar e disponibilizar em outros espaços.



VERSÕES EXECUTÁVEIS

O software também possui versões para MacOS e Windows que podem ser baixadas abaixo:
Size Calc 1.1 Win
Size Calc 1.1 Mac



Conheça também o utilitário de cálculo se Profundidade de campo DOF CALC.

Autor: Leo Terra
Autor dos cursos da Teia do Conhecimento
Disponível no Mundo Fotográfico


PS: Caso tenha interesse em republicar ou divulgar em outros sites favor manter as 3 linhas de créditos acima, inclusive com os links.
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 00:25:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Mais uma ferramenta de grande utilidade Leo!
Parabéns por mais uma iniciativa colaborativa como essa!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
 :clap: :clap: :clap: Parabéns por mais um estímulo para quem sempre gosta de aprender mais sobre fotografia!!!
Muito bom!!!
Só achei que seria interessante que a calculadora também colocasse o DPI, assim já saberíamos quantos pixels por polegadas teríamos que colocar quando editamos uma foto no Ps. Ou falei besteira... Se foi, desconsidere. Ok?

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Conrad DPI é apenas uma informação de cabeçalho para impressão. Se você tiver o número de pixels indicado pelo software e imprimir no tamanho que você indicou terá a densidade de pixels necessária para o trabalho. Mas levarei sua colocação em conta para uma próxima revisão.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Grande Leo! Sempre pronto à responder!
Muito obrigado! Valeu!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 12:56:32 por Conrad Kleinschmidt »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Muito legal a iniciativa, Leo! Parabéns :D


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Leo, uma perguntinha para complicar. Há outros materiais, além do papel fotográfico, em que é possível imprimir, bem como tamanhos diferentes. Seria possível incluir outras variáveis no aplicativo? Ex. Canvas, PVC, vidro, lona. Tamanhos seriam dados em cm e o programa faria uma regra de três (?).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Leo o material não importa, o que importa é apenas a distância na qual você observa a ampliação. O Material tem que conseguir dar essa resolução, porque se não der você não conseguirá atingir a resolução mínima necessária para que a pessoa não perceba as falhas naquela dada visualização. NA próxima versão vou introduzir DPI (que é densidade de pixels na impressão), conforme sugestão do colega acima, ai você poderá verificar se a quantidade de DPIs necessárias para a visualização que você planeja pode ser atingida com o material que você quer.
O programa já leva em consideração outros tamanhos, você não precisa selecionar um dos tamanhos padrões que estão lá só para facilitar. Você pode colocar 1m x 1m lá sem o menor problema, que o programa faz a conta considerando isso. :)
Estou agora vendo de melhorar o cálculo para digitalização. Acredito que ainda hoje eu consiga soltar uma atualização incluíndo DPI.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 10:32:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Pessoal acabo de lançar a nova versão, adicionando alguns pedidos, como cálculos reversos e saída em DPI...
Anexei também um pequeno guia.
:)
Espero que gostem das novidades.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Interessantissimo!! isso vai dar um up nos trabalhos aqui meu!! nunca imaginei que fosse dessa maneira!!
parabéns Léo,  :clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship:
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Muito bom Leo, isso me lembra antigas discuções:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24349.20

[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Cristian esse programinha foi feito levando-se em conta a acuidade visual humana. Ele tem por objetivo reter detalhes suficientes para atender à esta acuidade. ;)

Randal é por essas e outras discussões que eu procurei criar o aplicativo e sempre levando em consideração a acuidade visual humana, para sair daqueles papos sem pé nem cabeça que muitos fazem, que visam produzir materiais que um ser humano só perceberia diferença com uma lupa de 8X. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Perfeito.... :clap: :clap:
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Ficou fantástico!!!!  :ok: :ok: :ok:
Simplesmente demais!!!
Acho que vou mandar fazer um outdoor e colocar no meu jardim,  :hysterical: pois olhando da estrada, cerca de uns 10 metros de distância não há necessidade de mais de 6 DPIs para ter uma imagem nítida.  :D
Agora com essa calculadora tudo fica mais fácil de prever.
Mais uma vez parabéns, professor Leo Terra! E muito obrigado por disponibilizar isso pra gente!  :clap: :clap: :clap:

Reparta seus conhecimentos. É uma maneira de alcançar a imortalidade.  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Legal fico feliz que vc tenha gostado das mudanças Conrad.
Bom qualquer coisa é só falar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.