Autor Tópico: Minha câmera dos sonhos em 2008  (Lida 3547 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 11 de Janeiro de 2009, 09:48:40
Hoje tive a idéia de montar uma câmera com todos os melhores atributos do mercado em 2008 rs.... Comecei a pegar todos os testes que tenho e coloquei o que uma câmera teria que ter para ser a melhor possível dentro do que todo mundo oferece... Seria um híbrido assim:
Corpo: Oly E-3 (é meio pessoal, mas minha escolha foi por ele passar uma impressão tão robusta como câmeras superiores (1D, D3), ser mais leve, ser resistente a água e muito equilibrado em termos de distribuição do peso).
AF: A900, mas com todos os pontos de foco Cross (rápido e preciso).
View: A900 (100%, maior e mais claro).
Assitente de AF: A700 (holográfico, como nos flashs)
Estabilização de imagem: SSS da A700 (tão eficiente quanto o VR e o IS, mas atua em qualquer lente).
Sensor: ISO alto - D3 (quase não sente a alteração do ISO), ISO baixo - A900/D3x (Detalhamento incomparável).
Sistema de flash: Nikon (apesar da Sony ter atingido o mesmo nível recentemente o preço dos Nikon é mais baixo, e certamente prefiro receber a mesma coisa pagando menos rs).
Sistema de exposição: Oly E-3 (muito preciso).
Lentes: As opções da Canon com a qualidade Zeiss (nem preciso falar porque né?)
Interface: Sony (acessos muito rápidos, muito inteligentes e até um sagüi consegue usar rs).
Processamento de JPG: Canon XSi (muito sóbrio e aproveita muito bem as capacidades do sensor).
Conversor A/D: Interno, como o que equipa as Sony A700, A900 e a Nikon D3x.
Preço na categoria: Pentax.


Bom esses foram os principais atributos que pensei. Para mim seria A CÂMERA rs... Opiniões são bem vindas. Se alguém pensar em outro atributo é só falar...
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 09:50:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


YES

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2009, 11:18:03
Não conheço nenhuma das câmeras citadas (de pegar na mão e usar bem a ponto de formar uma opinião) mas minha câmera perfeita não precisaria ser exatamente melhor em tudo, apenas gostaria de uma câmera como a 5D que uso, porém compacta, num perfil mais estreito, mais discreta.
Em ISO alto, pra mim 6400 estariam ótimos, faço muitas fotos propositalmente em 3200 e convertidas pra PB ficam lindas, geram prints maravilhoros.  Em ISO 6400 seria ótimo.
Não saberia montar uma câmera com os melhores features de cada modelo, mas pelas lentes, acredito que a Canon tenha o melhor set, embora a Nikon tenha algumas lentes muito desejáveis, como 14-24 e 200-400, mas fazer o quê, fico na espera do adaptador Canon-Nikon com AF funcional...hehehe.


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2009, 12:07:43
tá leo... fala logo q vc ta louco com uma A900.... :D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2009, 12:41:25
Uma canon 5D velhinha


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2009, 12:49:37
tá leo... fala logo q vc ta louco com uma A900.... :D
Louco é pouco, rsss
O Leo diz, "A900 cheia de graça... bendita sua foto como nosso..."

kkkk
 :assobi: :assobi: :assobi:

Como tenho tudo para Sony, uma A900 e uma 6D Mark IV. Vai chegar!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 12:51:59 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2009, 13:03:57
tá leo... fala logo q vc ta louco com uma A900.... (II) :assobi:

Mas se é pra  sonhar....
Uma RF FF com cortina de lona e lentes tipo as:
Summilux 80mm
Summilux 35mm e
Summicron 50mm

Ou mesmo um sistema MF 6x4.5 FF


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2009, 17:07:01
Não necessariamente seria a melhor câmera do mundo, mas seria muito legal, seria uma câmera com personalidade:

Uma rangefinder digital Zeiss de médio formato, com um sensor 6x6cm de 120MP e uma linha de lentes fixas ultranítidas, entre elas uma 28mm f/2.8! :hysterical:

O sensor teria 16 pontos de latitude real e teria CFA removível pelo usuário, para funcionar em modo nativo PB. :hysterical:

Isso tudo, claro, é viagem minha, pois 2008 foi um ano ímpar em termos de bons lançamentos, as câmeras de 2008 já fazem tudo que eu quero e mais um pouco. Nunca estive tão satisfeito com câmeras como estou com as novas. :)

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:31:05
Eu só quero aquela Olympus micro 4/3 produzida, e que o liveview funcione perfeitamente bem.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:35:57
mascarenhasbh e Felipe-Shokida pior que nem estou rs.... O objetivo não foi dizer o que eu gostaria em uma câmera e sim apontar os campeões em cada quesito, que daria a câmera completa com a tecnologia de 2008. A câmera dos meus sonhos certamente não seria nenhuma das listadas e nem uma montada com tais itens. A idéia foi tentar apontar qual seria o melhor conjunto possível de ser montado se juntasse o que houve de melhor em 2008. Quanto à A900 ela não me atrai por dois motivos, primeiro que não gosto muito do formato 135, por enquanto não me sinto atraído por uma câmera 135... O segundo motivo é que acho que para o corpo dela ela é muito cara, assim com acho que a 5D MKII e a D700 também o são. Não consigo achar justo pagar US$ 1600,00 a mais em uma câmera por um sensor cujo o custo de produção adicional não ultrapassa os US$ 60,00. ME sentiria muito enganado pagando essa diferença rs.
Na verdade estou esperando a nova geração de câmeras, que deve ser apresentada na PMA. Quero ver se vem novidades em termos de sensores, ainda tenho esperanças de ver a Fuji lançando OCMOS (apesar de achar que a Fuji está fora do mercado acho que seria o melhor acontecimento para o mundo da fotografia digital nos últimos anos), ou mesmo de ver a Sony apresentando SLR´s com BI CMOS, que certamente seria portado para as unidades da Nikon e seria uma boa inovação (apesar de eu preferir a anterior).
Hoje, na condição e na quantidade que estou fotografando não tenho me sentido muito motivado a investir em outra câmera mais cara que a 40D que estou usando. Na verdade meu sonho de consumo atual é uma Olympus E-420... ;) Depois que peguei uma na mão não consigo mais esquecer daquele brinquedinho. A danadinha atenderia à maior parte das minhas necessidades de portabilidade para minhas fotos pessoais (que é o que tenho feito hoje), para minha realidade atual acredito que é a câmera mais sob medida, é bem provável que seja minha próxima aquisição, apesar de ela não estar em nada da lista acima. :)


Bucephalus acho que estamos indo para o mesmo lado da fotografia, o que eu quero é uma associação equilibrada entre tamanho e qualidade, essa linha micro 4/3 também tem me interessado muito, mas ainda não me sinto confiante com o EVF... Por isso que tenho sonhado com a E-420. Para quem faz fotos pessoais e quer uma câmera boa acho que é a camerinha mais equilibrada, pelo menos por enquanto. :)
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 18:46:27 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 01:51:31
Sonho de consumo atual:

Compacta: Panasonic LX3. Acrescentaria a ela um contato PC (embora já tenha hot-shoe, o que é ótimo) e uma objetiva 24-60 (equiv.) f/2 em todo o range.

DSLR: Pentax K20D, battery grip e flash Pentax mais um despolido para focagem manual.

SLR: Canon T90 inteiraça (já que não existem mais unidades novas), a EOS 1 das Canon de foco manual.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 06:52:12
Interessante o tópico....

Pode dar uma viajada na câmera?

1- Corpo da Panasonic LX3, mas com o sistema Micro 4/3 de lentes e acessórios, e um flash de pelo menos 13m@ISO100
2- Sistema de medição e flash da Sony (principalmente para poder utilizar o flash Sony de cabeça 100% giratória).
3- IS da Sony, mas o da própria Olympus já está legal.
4- Modeo de vídeo com 1080p, autofoco, gravação stéreo e saída para microfone stéreo.
5- Sensor no formato 4/3 porém com a tecnologia Fuji SCCD SR.
6- Tratamento de imagem dos JPG da Olympus ou da Nikon.
7- Features de DSLR (RAW, RAW+JPG Fine, NR control, HDR, etc, etc).
8- LiveView, AF como de DSLR, Buffer com pelo menos 3fps e ciclo do flash de pelo menos 2s.
9- EVF externo como acessório a ser conectado na sapata do flash, porém permitindo que seja colocado em conjunto um flash externo e o EVF.
10- Wireless para flash, controle remoto sem fio, GPS full, MP3/4 player, WEB Wi-Fi.
11- LCD 3" 920k.
12- Lentes da Leica..rsrs

Acho que é isso....No meu caso eu to achando que logo logo a Olympus vai entregar algo similar...





 




marconi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:33:26
Não conheço as características de todas, então fica difícil fazer uma avaliação completa.

Minha câmera próxima do ideal é a mesma do yes: uma da familia 5D, porém bem pequena. Poderia ser uma A900, mas eu ia ter que mudar tudo, então por inércia prefiro a 5D.

Ela poderia não fazer jpg (ou seja, fazer só RAW), o que reduziria os botões do corpo, bem como as opções dos menus. Poderia ter nenhuma conectividade (usb, ieee, pc, nada disso), nem flash. Ficaria com o corpo bem 'enxuto'.

No futuro, o ideal seria não ter espelho, ficando a câmera ainda menor. Mas pra isso o visor eletrônico teria que ser bom mesmo.

Quanto às lentes, cada fabricante tem boas opções.

ps.: meu primeiro post aqui. :)



Norberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:44:22
Ah, se for pra mais básico, uma Nikon d40x ou d60. Não sei bem... uma d700? :D

Já sei, uma Hasselblad H3DII-50! HAHAHA


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:56:56
Leo,

A sua câmera dos sonhos não pode ser uma possível nova Sony A700? Quem sabe não tenha um sensor com 20Mp como vc gostaria, mas quem sabe uns 15Mp e APS e um desempenho em ISO alto ainda melhor que a atual A700.

Pra mim a 5D MkII é fantástica, quem sabe incorporar nela o sistema da A900 de IS e o AF da D700 e um flash no corpo.

A Canon matou a pau com a 5DII, pra mim um dos grandes destaques de 2008.



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:28:10
Leandro,

O protótipo daquela câmera é seu?


-----------
Agora, um micro sonho de consumo se realizando:

Quando falei que eu queria um despolido para a K20, resolvi procurar um para a minha K100D no Ebay. É razoavelmente barato (cerca de U$26,00 com frete) e vem com as ferramentas (pinças, luvas de borracha) necessárias para realizar a troca. Disponível para várias câmeras/mounts. Quem quiser, pode entrar no ebay e pesquisar a expressão "focusing screen modelo_da_câmera". http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270324277225
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 11:32:00 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS